ha alguns anos quando fui atras de um carro usado para o dia a dia eu procurava algo mais simples que meu classe a nao que ele fosse um carro ruim mas eu estava morando numa cidade pequena e ja havia passado um perrengue com um mecanico que achou que sabia trocar a embreagem do carro e acabou arrebentando a linha hidraulica do atuador um carro que sempre me agradou desde seu lançamento no brasil em 1995 era o ford fiesta meu pai teve um nos anos 1990 eu mesmo tive outro dez anos mais tarde e sempre gostei do carro o modelo de sexta geraçao tambem conhecido como mk6 nao me agradava muito pela qualidade de construçao mas como era um carro emergencial para uso diario em uma rodovia mal cuidada me convenci de que seria uma boa ideia ate seria mas alem do estado lastimavel da maioria eles eram caros pelo que ofereciam por curiosidade inclui o outro carro equipado com o motor rocam 1 6 o ford focus na mesma faixa de preço do fiesta eu poderia levar um focus apenas um ano mais antigo porem muito superior em todos os aspectos dane se o fiesta comecei a procurar os focus e encontrei um modelo com quilometragem baixa e mais barato que alguns fiesta que eu cogitei comprar avaliei o carro e arrematei na hora sem dirigir mesmo eu ja havia dirigido o focus e conhecia suas qualidades o bom acabamento era uma delas mesmo na versao gl a mais barata de todas para baratear a versao a ford fez algumas concessoes como trocar as rodas 15 por 14 dispensar a abertura remota do porta malas e retirar a barra estabilizadora traseira mas no fim das contas isso tambem torna o carro mais leve costumo dizer que o focus gl e o melhor fiesta ja fabricado — e isso nao e uma critica mas as demais qualidades se aplicam a qualquer versao sejam as glx e ghia 2 0 ou a glx 1 6 no caso do modelo 1 6 ele usa a versao mais potente do rocam com 113 cv e 16 kgfm quando queima etanol — que e o unico combustivel que uso o cambio da ford sempre tem o melhor escalonamento possivel para as curvas do motor nada do cambio ultra curto que estranhamente e mania nacional nem de relaçoes alongadas para economizar combustivel ele e o que tem de ser os motores sao bons a transmissao e bem relacionada e o acabamento vai do bom no gl ao excelente no ghia mas onde o focus se destaca e de forma ainda atual e em seu acerto dinamico — algo que honra sua origem anglo germanica e grande parte deste comportamento se deve a sua suspensao traseira independente batizada comercialmente pela ford de control blade um arranjo multilink modificado para ser mais compacto e mais leve que os arranjos multibraços convencionais ocupando o mesmo espaço que um eixo de torçao o negocio tem origem nobre richard parry jones engenheiro britanico considerado um guru da dinamica automotiva fa de rali e e de jackie stewart que introduziu um teste de baixa velocidade e curta distancia chamado o teste dos 50 metros segundo ele era possivel descobrir muito da caracteristica dinamica de um carro a 20 km/h em um estacionamento o que ele fez foi pegar uma suspensao independente multilink e substituir os braços semi arrastados que controlam o movimento lateral das rodas por uma lamina longitudinal que permite o movimento vertical da suspensao sem limitar a variaçao de convergencia e cambagem da roda esses movimentos essenciais para melhor controle dinamico do caro eram controlados por um braço transversal inferior e outros dois braços menores superiores entao o resultado e que o focus tem uma suspensao multilink simples e robusta sem um conjunto de braços juntas e pivos que fatalmente acabarao desgastados e causarao ruido e instabilidade o conjunto foi tao revolucionario que continuou usado em todas as geraçoes seguintes do focus claro atualmente o focus de primeira geraçao e um carro com mais de dez anos — seu ultimo exemplar foi fabricado no distante ano de 2009 — mas por alguma razao mesmo com suas qualidades ele e um carro razoavelmente barato no mercado de usados custando o mesmo que modelos populares da mesma idade aqui e o momento em que voce questiona o custo de reparo e manutençao do carro mas considerando que ele dois dos motores mais populares da ford no brasil — o rocam foi usado em todos os ka e fiesta e o duratec nos tres focus na ranger e no fusion — e foi um dos modelos mais vendidos de seu tempo suas peças sao faceis de encontrar ha componentes compartilhados com o fiesta e suas peças exclusivas sao relativamente baratas ha dois grandes inconvenientes no focus contudo a valvula termostatica do motor rocam que se quebra e faz o motor ferver — voce precisa comprar a valvula de aluminio paralela para resolver o problema — e a chave hexagonal que a ford usava na epoca ao menor sinal de desgaste ela começa a enroscar nas fechaduras e o focus usa uma fechadura para abrir o cofre do motor estes inconvenientes contudo nao estao no focus de segunda geraçao que tambem tem as mesmas qualidades do antecessor os inconvenientes aqui sao outros a versao 1 6 do hatchback ja nao e tao agil quanto o modelo 1 6 da primeira geraçao isso porque o carro ganhou mais de 100 kg e o motor embora tenha 16 valvulas e seja da familia sigma o antigo zetec s a potencia aumentou apenas 3 cv chegando aos 116 cv o modelo 2 0 tambem ganhou peso e pasme perdeu potencia passando dos 147 cv para 143 cv ainda assim e uma relaçao muito boa e que faz dele uma opçao muito mais interessante ao fiesta de setima geraçao portanto se voce esta pensando em um fiesta considere voltar um ano e com o mesmo preço levar um focus sera muito mais carro pelo mesmo dinheiro
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