outro dia falando no podcast sobre o porsche 911 o leo o juliano e o mao discorreram sobre o comportamento dinamico do 911 classico e o compararam ao comportamento do porsche 911 moderno a porsche se orgulha de manter o 911 fiel as suas raizes com o motor atras do cambio pendurado na traseira mantendo a mesma silhueta desde 1964 acontece que embora o design pareça o mesmo a porsche neutralizou muito o comportamento do 911 enquanto o classico e um carro que exige que o motorista reaja o tempo inteiro ao seu comportamento arredio o novo foi modificado amplamente desde os anos 1960 de forma que ele demonstra apenas resquicios desejaveis daquele comportamento belicoso de outrora suas bitolas ficaram enormes assim como suas rodas e pneus seu entre eixos foi alongado e o motor foi aproximado do eixo traseiro e agora ele tem rodas traseiras que puxam o carro para dentro da curva pelo esterçamento um carro estupidamente rapido e divertido mas um animal bem diferente do seu avo bem pense no modo que seu avo resolvia as coisas da vida e compare o ao seu e acho que teremos uma otima analogia talvez por isso os porsche com visual classico e desempenho de supercarro tenham feito tanto sucesso ultimamente singer e rwb sao dois excelentes exemplos alem claro do pessoal da ruf agora essa receita de supercarro aplicada ao porsche classico nao foi algo adquirido de modo empirico por preparadores que testaram erraram testaram e acertaram e aprenderam nao a receita foi dada pela propria porsche ha exatos 27 anos e ela tem nome e sobrenome porsche 911 gt2 evolution sendo um porsche de 27 anos ele e evidentemente baseado no 993 e o tempero especial de sua receita esta em sua origem ele foi um criado para homologar o 911 para a categoria gt1 da fia — a mesma do 911 gt1 que venceu as 24 horas de le mans tres anos depois o 911 993 foi lançado em 1993 e no ano seguinte ja ganhou uma variaçao extremamente visceral para a categoria gt2 de turismo o chamado 911 gt2 tinha um flat six biturbo de 3 6 litros com 450 cv e 59 6 mkgf de torque; capacidade para chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos e maxima de 301 km/h foram feitos 57 exemplares de rua no ano seguinte com o excelente desempenho do 911 gt2 nas pistas a porsche decidiu criar uma variante ainda mais insana o 911 gt2 evo para justificar o sobrenome ele tinha varias modificaçoes de carro de corrida — começando pelo interior completamente aliviado trazendo apenas um banco com cinto de competiçao claro rollcage homologada pela fia e ate um sistema de supressao de incendio francamente e um interior de carro de corrida como o 911 gt2 ele tinha traçao traseira cambio manual de seis marchas e obviamente nao havia sistemas eletronicos para te ajudar a domar os 600 cv que a porsche conseguiu extrair do motor 3 6 turbo que vinham acompanhados de 67 7 mkgf de torque os pneus eram mais largos para compensar a força extra mas so conseguimos imaginar que a porsche fez apenas 11 deles para garantir que pouca gente morresse em uma bola de fogo gigantesca vista do espaço como diria marco antonio oliveira https //www youtube com/watch v=q 0gayqlchw alem do stance agressivo tipico dos carros de corrida evidenciado pelo tow hook na frente pelos pneus slick e pelas janelas de acrilico ele tinha alargadores nos para lamas com rebites expostos; para choque dianteiro com entradas maiores e splitter e uma enorme asa traseira de dois andares com dutos para arrefecimento do motor — extravagancia que consequencia da necessidade de gerar downforce e tentar manter um carro de 1 295 kg com motor na traseira e 600 cv nas rodas traseiras o mais distante possivel dos muros ao redor da pista e exatamente isso o que faz do gt2 evo 993 o mais extremo de todos os 911 com motor arrefecido a ar — cara sao 600 cv em um carro de corrida que pode rodar nas ruas tudo feito pela fabrica e o tipo de coisa que motiva os puristas e inspira aqueles que acreditam que nao ha nada tao bom que nao possa ser melhorado estamos falando estas coisas porque o fato de o gt2 evo ser o porsche purista definitivo nos lembra uma discussao a respeito do tema — e ela envolve akira naka https //www youtube com/watch v=xcmni tt6uw e evidente que os carros de akira nakai sao completamente inspirados pelo 911 gt2 evo basta olhar para os para lamas alargados e para a asa traseira alem da predileçao de nakai san pela geraçao 993 os para choques dianteiros usados pelos carros da rwb como o number one apresentado em 2011 e muito parecido com o do gt2 evo naturalmente akira nakai se da a certas liberdades quanto ao estilo — os carros tem cambagem mais negativa suspensao ajustavel e alguns deles sao feitos para impressionar pelo visual e por isso que os mesmos puristas que idolatram o 911 nao curtem muito a rwb em 2011 o jornalista americano jack baruth na epoca era um dos editores do site the truth about cars escreveu um artigo dizendo que a rwb estava acabando com os porsche classicos e os transformando em aberraçoes os chamando de caricaturas sobre rodas sera que ele esqueceu do 911 gt2 evo ou sera que ele acha o gt2 evo uma aberraçao sem falar no fato de que boa parte dos carros feitos por akira nakai vao para a pista todo fim de semana para os idlers games e que uma de suas receitas favoritas envolve justamente um flat six refrigerado a ar com dois turbos e cerca de 600 cv o fato e que fora algumas liberdades esteticas que de fato podem nao agradar a todos akira nakai resolveu o problema de so existirem 11 exemplares do 911 gt2 evo como isso pode ser ruim
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