Quando a Porsche lançou o 991 GT3 em 2013 sem a opção de câmbio manual, eles justificaram a decisão com base na frieza dos números dos testes de desenvolvimento. Os fãs e clientes mais puristas reclamaram, como sempre, mas desta vez eles tinham alguma razão. O Porsche 911 GT3 sempre foi um driver's car. Os entusiastas que queriam virar tempo em track days poderiam comprar o modelo com o câmbio PDK. Aqueles que preferiam uma experiência mais envolvente precisavam apenas selecionar o câmbio manual na ordem de compra. Era simples, mas por algum motivo a fabricante achou que deveria "evoluir" e os críticos deveriam aceitar ou comprar outra coisa.
Na verdade não foi bem assim. A Porsche obviamente entendeu que foi um erro lançar o seu carro mais entusiasta sem câmbio manual e em 2016 se redimiu com o 911 R — praticamente um GT3 RS sem todo o aparato aerodinâmico característico da versão. Foram feitas apenas 991 unidades do 911 R, todos foram vendidos quase que instantaneamente e uns poucos