hoje vamos começar falando direto do carro sem preambulo nem divagaçao ja ficara claro o motivo prometo aguarde e confie no ultimo capitulo desta nossa homenagem aos 50 anos do porsche 911 turbo deixamos voces na geraçao 993 o ultimo turbo arrefecido a ar e o primeiro com traçao permanente nas quatro rodas depois da longa vida da primeira geraçao do turbo o 930 e a atualizaçao leve dele que foi o 964 o 993 trazia muitas novidades como dois turbos injeçao moderna e traçao integral; um salto de capacidade e de tecnologia definiu o que seria o 911 turbo no futuro https //flatout com br/porsche 911 turbo 993 ultimo a ar primeiro 4x4/ este carro de hoje e outro salto tao grande quanto o anterior principalmente por ser um carro totalmente novo sim ainda seis contraposto la atras e de desenho externo evolutivo mas um carro totalmente novo e moderno o porsche 996 lançado em 1996 tambem foi o primeiro a abandonar o arrefecimento a ar era liquida agora com radiadores na frente mas do lançamento do 996 ate o aparecimento de sua versao turbo algum tempo se passou os ultimos 993 turbo foram produzidos em 1998 e o 996 turbo estreou no salao do automovel de frankfurt em setembro de 1999 nos eua foi colocado a venda no segundo semestre de 2000 como modelo 2001 e o que era o novo 911 turbo baseado no 996 era como ele outro carro nenhuma peça do anterior foi trazida para o novo e mesmo o desenho interno e externo embora uma reverencia ao carro anterior era totalmente diferente era parte da familia lançada no boxster que se estendia agora ate o seu maximo alem das tradicionais rodas mais largas e asa traseira o que chamava atençao em relaçao ao 996 era a frente com 3 grades maiores necessarias para cobrir uma area de radiadores 50% maior que a do 996 aspirado graças a uma bomba de agua maior o liquido de arrefecimento fluia por eles a ate 17 000 litros por hora 21% a mais que no 996 aspirado o ar passava pelos radiadores e seus condensadores de ar condicionado a mais de 6 metros cubicos por segundo na velocidade maxima do turbo o oleo era resfriado por um trocador de calor oleo/agua em cima do motor como o carro anterior eram duas turbinas kkk aqui modelo k17 cada compressor empurrava o ar atraves de seu proprio intercooler e depois se juntavam para passar por uma borboleta de admissao unica o acelerador em si era eletronico e gas da bosch como era o sistema de gerenciamento motronic me7 8 no cabeçote dohc do novo motor arrefecido a liquido de 3 6 litros molas duplas nas valvulas uma novidade pela primeira vez na porsche aparece no cabeçote do 996 turbo; o variocam plus o sistema vvt variava ate 30 graus o acionamento de cada comando permitindo mais torque disponivel em toda rotaçao sozinho segundo a porsche o sistema permitiu melhora de consumo de 18% e reduçao de emissoes em 13% com muito mais taxa agora 9 4 1 mas menos pressao a um maximo de 11 2 psi a potencia era ligeiramente maior que a do carro anterior basico 420 cv a 6000 rpm com o corte ocorrendo a 6750 rpm no idioma moderno o torque maximo de 57 mkgf era disponivel num patamar que ia de 2700 ate 4600 rpm em 2002 o pacote x50 foi oferecido como opcional no turbo incluindo turbocompressores e intercoolers k24 maiores uma ecu revisada e escapamento de quatro tubos que aumentava a potencia para 450 cv o sistema de traçao nas quatro rodas era o mesmo do 996 carrera 4 com diferencial de acoplamento viscoso perto do eixo dianteiro o 996 foi tambem o primeiro 911 turbo a ganhar opçao de cambio automatico uma unidade tiptronic com conversor de torque e cinco marchas o cambio manual tinha seis marchas as duas ultimas overdrive a porsche disse na epoca que a maior evoluçao alem do arrefecimento a liquido era a estrutura nada menos que 49% mais rigida em torçao e 89% mais rigida em flexao em relaçao ao 993 turbo o carro pesava agora 1539 kg o que nao e muito pelo ganho o 993 turbo pesava 1500 kg o transeixo automatico aumentava o peso do carro em 45 kg porem o carro manual distribuia seu peso em 42/58% e o auto 38/62% freios e cubos de roda eram maiores com quatro pistoes e discos de freio ventilados de 13 polegadas nas quatro rodas; os discos dianteiros eram mais espessos que os traseiros porem discos de carbono ficaram disponiveis em 2001 como opcionais outra primazia tecnologica desta geraçao do turbo as rodas eram de 18 polegadas calçadas em pneus 235/40 r18 na frente e 315/30 r18 atras o desempenho continuava impressionante claro 0 100 km/h ao redor dos 4 segundos cravados 0 200 km/h em menos de 14 segundos; o quarto de milha era despachado em 12 3 segundos como e hoje chegar a velocidade maxima era dificil simplesmente por falta de espaço e lugar teoricamente seria de 330 km/h mas a road & track chegou a 305 km/h; a alema auto motor und sport chegou a 312 km/h mas o desempenho nao era o grande salto deste 911 turbo nao o que ele fez foi fechar a nova missao do carro com o aparecimento do gt2 e o gt3 o turbo era agora basicamente um gt um carro muito mais benigno e controlavel com traçao nas quatro rodas para enfrentar chuva e neve sem problema e uma carroceria e mecanica moderna e usavel era potente como poucos sim mas o 911 era agora um carro normal o 911 deixava aqui definitivamente e sem sombra de duvidas de ser algo que de noite plotava maneiras de assassinar o dono totalmente calmo e benigno era outra coisa agora disse daniel pund na car and driver americana embora mais rapido mais agil e mais seguro do que seus antecessores este 911 foi despojado de toda alma traiçoeira limpo de delinquencia e sanitizado totalmente a porsche o limpou das mesmas qualidades que tornavam os turbos anteriores dignos da fantasia adolescente ecoava os sentimentos de alguns de que a porsche havia polido seu turbo a uma perfeiçao beirando a insipida o carro baseado no 993 atraiu algumas dessas criticas; o novo atraiu mais esta era a visao de peter egan da road & track o carro faz quase tudo brilhantemente tao brilhantemente na verdade que alguns colegas expressaram preocupaçao de que sua perfeiçao perfeita tenha diminuido a famosa personalidade forte do turbo aquela combinaçao de foco excessivo excentricidade leveza e simplicidade teutonica de acabamento adorada pelos loucos por porsche desde que o primeiro 356 surgiu a ultima evoluçao por isto a nossa homenagem aos 50 anos do turbo acaba aqui e nao continua no 997 991 e 992 nao que cada um desses nao seja uma grande evoluçao e sejam carros fantasticos tomados pelo seu valor inerente; claro que sao incriveis e desejaveis e voce seria louco se nao quisesse ter um nao o problema e que nao ha mais uma historia para se contar aqui alem de evoluçao tecnica constante nao ha mudança ou algo notavel a nao ser que voce considere o complexo automatico dct uma novidade incrivel o 911 turbo continua o mesmo daqui adiante apenas melhor a cada passo [caption id= attachment_364355 align= aligncenter width= 999 ] os antecessores do 996[/caption] o 911 turbo original o 930 era uma volta ao passado ali se dizia que qualquer um dirigia porsche bem com o 911 a dose cavalar de potencia extra do 930 nao so levou o desempenho ao nivel dos v12 italianos tornou os porsches temiveis e respeitados novamente porsches eram carros para dirigir para entusiastas e para gente que nao so nao tinha medo de comportamento nervoso e as vezes traiçoeiro no limite mas que tambem adorava isso adorava ter que ficar sempre no controle de uma maquina nervosa mas que se domada e controlada lhes dava uma sensaçao que nao se encontrava em nenhum outro lugar em nenhum outro lugar este e o ponto importante sim o carro mais moderno e melhor objetivamente em tudo mas que uso se tem de um carro de motor traseiro se o carro nao parece ter motor traseiro o que ha de diferente de todo outro carro esporte onde esta crucialmente o prazer a alegria ate o senso de humor desta maquina perfeiçao nao nos cansamos de dizer e chata pacas o lançamento do 911 turbo 996 marcou tambem justamente por isso uma peça de propaganda que justamente chamava a atençao para o prazer e a alegria que deve vir de um carro assim chamada a company of dreamers a peça e filosofica bela emocionante e baseada em perguntas nao respostas e e estranhamente presciente mas emociona mesmo por basicamente por expor o que foi a porsche ate ali num crescendo de verdades e com um nostalgico sentimento de que aquilo nao ia durar para sempre e era incrivel ainda existir hoje podemos ver que nao podia mesmo dizia ela como seria o mundo se tudo tivesse que ser pratico haveria um lugar para algodao doce ou parques de diversao como seria o mundo se os compositores fossem instruidos a serem mais eficientes; e os poetas tivessem que se ater aos fatos e neste mundo onde viveriamos como viveriamos o que nos daria alegria e os carros os carros nos dariam alegria ou eles tambem seriam construidos apenas para satisfazer uma necessidade como seria o mundo se tudo tivesse que ser pratico https //www youtube com/watch v=d09qq_nm6qa o que aconteceria com os homens com sonhos sonhos loucos impossiveis incrivelmente impraticaveis de construir algo que ninguem disse que eles precisam como seria o mundo se tudo tivesse que ser racional haveria espaço para um sonhador haveria espaço para uma companhia de sonhadores um lugar aonde a inspiraçao nao vem apenas uma vez mas de novo e de novo onde tudo o que eles fazem e a culminaçao de tudo o que eles sabem e tudo o que eles sao entao talvez seja hora mais uma vez de olhar ao redor e ser grato por vivermos no mundo que vivemos um mundo onde existem empresas como a porsche que constroem carros como esses carros que permitem que garotinhos e o resto do mundo sonhem por mais impraticavel irracional e desnecessario que isso possa ser apresentando o novo 911 turbo da porsche um brinde aos sonhadores quando a propaganda diz de um lugar aonde a inspiraçao nao vem apenas uma vez mas de novo e de novo somos expostos a toda geraçao do turbo ate ali e e uma homenagem sucinta mas perfeita para ele mas e quando diz que onde tudo o que eles fazem e a culminaçao de tudo o que eles sabem e tudo o que eles sao e que me pega nao so o logico do que se sabe mas o metafisico do que se e ferry porsche que aparece tambem em outro ponto emocionante que pergunta se haveria espaço para um sonhador tinha acabado de falecer finalmente deixando de ir todo dia ate a empresa que fundara depois da guerra pode ser coincidencia mas acho que nao parece que com sua saida tembem a inspiraçao aquela que acontecia nao uma vez mas de novo e de novo finalmente arrefeceu [caption id= attachment_364360 align= aligncenter width= 999 ] ferry porsche em 1998 ano em que faleceu[/caption] fazer o que nada e para sempre e os carros continuam por ai todos eles independente do fato de que o mundo de hoje nao tem lugar para coisas indomaveis e diferentes como um 930 seu legado indubitavelmente continua nao so no 911 turbo e todo 911; a vasta maioria e turbo hoje mas tambem nos gt2 tenho fe que essa pausa e temporaria e a porsche um dia vera que tem que dar salto de novo e nao apenas evoluir de qualquer forma e isso feliz aniversario de 50 anos ao turbo seja 930 964 993 996 997 991 992 nao importa e tudo um legado de um monstro sagrado de nosso credo que atende pelo nome de 911 turbo que venham mais 50 anos postscriptum como me dei o trabalho de transcrever o audio original em ingles para depois traduzi lo vou deixar aqui o texto original em ingles da propaganda para mim a peça e uma das mais belas peças de propaganda ja criadas mais filosofia que propaganda em si e merece ser lembrada a intençao aqui e so deixar o texto registrado para posteridade e lembrança futura vai que um dia o filme some https //www youtube com/watch v=d09qq_nm6qa what would the world be like if everything had to be practical would there be a place for cotton candy or amusement parks what would the world be like if composers were told to be more efficient and poets have to keep to the facts and in this world where would we live how would we live what would give us joy and the cars would the cars give us joy or would they too only be built to satisfy a need what would the world be like if everything had to be practical what would happen to men with dreams crazy impossible unbelievably impractical dreams of building something that no one has said they need what would the world be like if everything had to be rational would there be room for a dreamer would there be room for a company of dreamers a place where inspiration comes not just once but again and again where everything they do is a culmination of everything they know and everything they are so perhaps it s time once again to look around and be thankful that we live in the world that we do and that there are companies like porsche that build cars like these cars that allow little boys and the rest of the world to dream as impractical irrational and unnecessary as that may be introducing the new 911 turbo from porsche here s to the dreamers
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