imagine a situaçao voce tem um carro v8 e vai preparar para as pistas uma unica pista na qual voce precisa ser muito rapido interlagos nao o circuito atual mas o antigo e nao o circuito que vai e volta na parte interna mais baixa uma variaçao dele o velocissimo anel externo para correr nesse circuito voce poderia preparar seu motor como quisesse de qualquer jeito mesmo mas deveria manter o carburador original pois e o carburador como voce sabe e o modulo de injeçao do passado sem mexer nele tudo o que voce pensou em fazer nesse v8 acaba sendo limitado voce pode colocar comandos de valvula mais bravos mas sem mexer no carburador eles nao podem ser muito bravos voce pode redimensionar o coletor de escape mas sem mexer no carburador eles nao serao muito redimensionados por que alguem faria uma regra como essa de se exigir o carburador original do carro foi a soluçao que a turismo 5000 brasileira dos anos 1970/80 encontrou para manter os custos baixos com os carburadores originais a preparaçao dos motores ficaria limitada ao ajuste fino e entre estes ajustes finos estava algo que pouca gente repara na preparaçao dos motores da categoria espaçadores de carburador https //flatout com br/turismo 5000 quando os v8 nacionais rodavam em interlagos/ nos carros de turismo 5000 por exemplo era permitido alterar o coletor de admissao e todo o restante mas nao o carburador isso e um fator limitador em altas rotaçoes pois ainda que o motor tenha capacidade volumetrica o carburador nao consegue fornecer volume de ar suficiente e ai se tem aquela sensaçao de motor amarrado o carburador acaba funcionando como um restritor de admissao nos carros de rua isso nao e um problema porque afinal eles rodam com rotaçoes intermediarias entre 2 000 e 4 000 rpm na maioria das categorias de corrida os motores atingem sua rotaçao maxima por um curto periodo somente em uma reta mais longa e nas retomadas mas em categorias de alta velocidade constante como a turismo 5000 e a nascar um carro amarrado em alta e um carro pouco competitivo como resolver esse problema sem poder mexer nos carburadores uma das soluçoes encontradas pelo pessoal na epoca foi o bom e velho espaçador de carburador — um suporte no formato da saida do carburador que e instalado entre o carburador e o coletor de admissao efetivamente aumentando a distancia entre o carburador e o cabeçote isso resulta em dois efeitos o primeiro e um maior tempo para a vaporizaçao da mistura antes de ela chegar aos dutos curvos do coletor; o outro o aumento da pressao no coletor de admissao o que ajuda a alimentar o motor em altas rotaçoes começando pelo primeiro efeito o ar e o combustivel sao misturados no corpo do carburador e no espaço entre o carburador e a curva do coletor de admissao essa mistura e vaporizada e se torna homogenea como o combustivel e mais denso que o ar ele precisa ser atomizado dividido em pequenas goticulas para que se misture de forma homogenea ao ar admitido comburente caso contrario se mantido em gotas maiores ele sera mais dificil de se inflamar para visualizar melhor pense no efeito de uma garoa fina sobre um incendio e uma chuva mais densa sobre o mesmo fogo a garoa nao tem potencial para apaga lo enquanto a chuva tem as goticulas menores de agua nesse caso da garoa acabam evaporadas pelo calor enquanto as gotas de chuva conseguem afetar o fogo so que no motor ocorre o contrario voce quer que o fogo vença a atomizaçao/vaporizaçao da mistura ar combustivel no carburador e semelhante a um assoprao sobre uma gota de agua faça isso coloque uma gota d agua na palma da mao e assopre a agua contra o espelho do banheiro voce vera centenas de goticulas sobre o espelho e isso o que o que acontece com a gasolina o carburador e a palma da mao com uma gota de agua o ar admitido e seu assoprao https //youtu be/tbxqqw5 vsk se a mistura ar combustivel nao estiver homogenea e atomizada antes de entrar na curva do coletor de admissao as gotas maiores de combustivel irao bater nas paredes do coletor e ficar por ali mesmo na pratica a mistura estara empobrecida ao entrar na camara de combustao e o motor perdera rendimento ao instalar um espaçador entre o carburador e o coletor o espaço extra ajuda a garantir uma melhor homogeneidade da mistura — especialmente em altas rotaçoes quando ha maior velocidade do fluxo de ar este contudo e apenas um efeito secundario do espaçador o efeito primario o principal motivo pelo qual os preparadores instalam um espaçador sob o carburador e aumentar o volume do plenum uma admissao com uma caixa de ar/plenum maior desloca a curva de torque para cima fazendo com que o motor tenha melhor desempenho em altas rotaçoes — ao custo de sacrificar o desempenho em baixa o que nao tem problema pois estamos falando de carros de pista que andam com o motor cheio a 200 km/h o efeito e parecido com o do ram air intake o ar chega ao coletor de admissao em alta velocidade e encontra as valvulas de admissao fechadas como tende a continuar em movimento ele e desacelerado ganhando pressao e deslocado para continuar fluindo em outro sentido — o que gera uma onda de pressao que e refletida pelas paredes do coletor de admissao enquanto o ar continua entrando e sendo desacelerado aumentando a pressao no interior do coletor quando este ar pressurizado no coletor encontra a valvula de admissao aberta o ar pressurizado e despejado no cilindro criando um efeito de sobrealimentaçao https //flatout com br/ram air intake como funciona o supercharger aerodinamico/ no caso dos carros da turismo 5000 o maior volume da admissao na pratica compensava a restriçao do carburador pelo aumento da pressao no coletor o carburador e ajustado para este novo volume e o problema do desempenho em alta estava resolvido https //flatout com br/mao drives o chevette azul do mao em romeiros/ agora se voce me perguntar em mensagem privada se um espaçador vai fazer diferença no seu chevette azul de pista nao que tenham feito isso estou apenas ilustrando eu respondo vai se voce usar o motor proximo da rotaçao maxima na maior parte do tempo caso contrario voce perdera torque/potencia em baixas rotaçoes o que e indesejavel em circuitos travados como a parte interna da capuava ou de interlagos por exemplo
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