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Zero a 300

A RAM brasileira | O fim do Land Rover | O fim do FJ Cruiser e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Nova RAM brasileira será lançada em breve

Conglomerado multimarcas que atende pelo esquisito nome de Stellantis está preparando mais um lançamento de sua prolífica fábrica pernambucana, que hoje faz alguns Jeeps e a picape Fiat Toro. Será  uma picape baseada na Toro, mas aumentada em tamanho e capacidade. Na onda das gigantescas picapes da marca, que com seu preço alto e hipertrofia veicular generalizada, tornou agrochique andar de caminhão, não será Fiat nem Jeep: é uma RAM.

O povo mais antigo, e dojeiros em geral, podem começar a chorar desde já. Sim, oportunidade perdida: se a Stellantis não tivesse tornado suas picapes Dodge uma marca separada (logo ela, que se tem algo sobrando, é marca), seria agora a volta da Dodge ao Brasil. Da PICAPE Dodge. As D100 sobreviventes estão chorando.

A “RAM” nacional original

Mas enfim, a estratégia é ousada e interessante: uma picape monobloco, aparentemente, para competir com as de chassi separado já estabelecidas. As S10/Hilux/Amarok/Nissan/Mitsubishi da vida. Com a marca potente RAM, e a fama agro-amigável de parrudez e macheza (ui!), pode muito bem vencer o preconceito anti-monobloco e dar certo. Seria então o fim deste último bastião anacronista chassizístico. E um problema para essas marcas aí, que já estão com seu mercado diminuído pela Toro. Mas sim, pode também dar errado: vamos assistir curiosos.

Fora o tamanho maior, não se espera muitas novidades além do que se tem hoje nas Toro; câmbio automático de 9 velocidades e tração nas quatro rodas devem ser de série, acompanhando os motores diesel e flex turbo.

Como é comum hoje, vamos ter que passar por mais um lançamento a conta-gotas, aqueles que pretendem manter o interesse vivo pelo máximo de tempo possível via teasers e filmes onde se fala muito mas não se diz nada. Normalmente, só tem sucesso em cansar a gente mesmo antes de ver o caro, mas é inevitável.

Este é o primeiro passo: estas imagens teasers da nova picape que ilustram a notícia. Não sabemos ainda quando o carro será lançado, mas será este ano ainda, mais cedo do que tarde. (MAO)

 

Land Rover deixa de existir

Calma! O nome Land Rover, aparentemente, vai desaparecer. A empresa, não. Pelo menos não já. A Jaguar Land Rover vai mudar. Segundo ela, muito, tudo, de forma completa. Não seus carros, claro que não, esses continuarão, bem, mais ou menos os mesmos, ainda que caminhem para serem todos elétricos.

Não, a mudança é mais etérea que isso, mas mudança de qualquer forma. A marca diz que é para enfrentar o futuro eletrificado; o que certamente é verdade, mas o que não é dito, apenas subentendido, é que é necessário enfrentar o declínio claro da Jaguar também.

O fabricante anunciou novos detalhes deste seu abrangente plano Reimagine, onde “tudo” mudará. Na verdade, as instalações fabris receberão investimentos e mudanças de produtos, e mudará o nome da empresa. Agora não mais a Jaguar Land Rover; será a (rufem os tambores)… JLR.

Não, não são só as iniciais do nome antigo! É o seu novo nome oficial. E aparentemente, não existirá Land Rover mais: além da Jaguar, existirão Discovery, Defender e Range Rover, sem o nome Land Rover antes. Serão “marcas”, como a Jaguar. Não reles modelos. No caso do cacofônico Land Rover Range Rover, uma alegria. Quem tem idade lembra que a marca dos Land Rover era “Rover” num passado distante.

No mundo real dos veículos de verdade, o objetivo da JLR é ser a primeira marca de luxo totalmente elétrica até 2030. Para chegar lá, anunciou que sua plataforma de SUV elétrico (ELR) de próxima geração será lançada no Range Rover totalmente elétrico em 2025. Três novos Jaguar elétricos também estão programados para lançamento, com o primeiro sendo um GT de quatro portas de alto desempenho em 2025. Pode chamar ele de “Ipace” ou isso muda também?

O plano Reimagine também prevê a remodelação das instalações fabris da JLR. A fábrica de Halewood se tornará o marco zero para a construção de veículos elétricos usando a nova plataforma ELR. A fábrica de motores da empresa em Wolverhampton será reformulada como Centro de Manufatura de Propulsão Elétrica. Em Castle Bromwich em Birmingham, a JLR expandirá as instalações.

No total, a JLR investirá £ 15 bilhões nos próximos cinco anos. A empresa planeja ter caixa líquido positivo até o ano fiscal de 2025. Resumindo: vai ter que investir pacas em eletrificação, e o nome mudou, mas não mudou de verdade né? Só foi abreviado. Reimaginado, pero no mucho. (MAO)

 

Toyota FJ Cruiser deixa de ser produzido.

Sim, o Toyota FJ Cruiser ainda estava em produção, por incrível que pareça. O carro, um desenho semi-retrô, semi-inspirado no Toyota antigo que conhecemos aqui como Bandeirante (o FJ40, daí o nome) foi lançado originalmente em 2006!

Há cerca de seis meses, a Toyota lançou o FJ Cruiser Final Edition no Oriente Médio, sinalizando que seria descontinuado em breve. Agora, a Toyota confirmou oficialmente:  a produção está finalmente encerrada. Parece que nenhum carro foi fabricado desde dezembro de 2022.

O FJ Cruiser foi retirado do mercado americano em 2017, e sumiu então de mercados de primeiro mundo. Mas não morreu. Fabricado pela subsidiária Hino Motors na fábrica de Hamura no Japão, era vendido ainda no Oriente Médio, África do Sul e Filipinas. No Oriente Médio, custava o equivalente a R$ 208.280. Mas agora, é realmente o fim.

Nesta fase final, o FJ Cruiser estava disponível apenas com uma opção de motor: o V6 de 4,0 litros da Toyota, bom para cerca de 270 cv e 39 mkgf.  A transmissão era automática de cinco velocidades, e tinha tração nas quatro rodas, com travamento de diferencial traseiro. Pesava cerca de duas toneladas, mas ainda assim fazia o 0-100 km/h em menos de 8 segundos.

Não é exatamente uma perda; o carro não tinha muito mais de especial além de seu desenho retrô. Retrô de 2006, que é um tipo de retrô que já poderia a esta altura do campeonato ser reeditado numa edição retrô do retrô. Ein? Melhor parar por aqui. (MAO)

 

Raríssimo Mustang SVT Cobra R aparece a venda nos EUA

Aparentemente, entre os estudiosos acadêmicos da história recente do Ford Mustang, o carro mais desejável de todos os Mustang já feitos é o SVT Cobra R. É só um fato, que não pode ser contestado. Deal with it, dizem esses augustos professores de história mustanguística.

O primeiro Mustang SVT Cobra R foi introduzido para o ano modelo de 1993, durante o final da era Fox Body. O V8 302 injetado, descendente dos que recebemos aqui nos Mavericks, tinham nele inéditos 238 cv, e fazia o carro fazer 0-100 km/h em 6 segundos; um absurdo. Apenas 107 foram feitos, o mais raro e valioso dos Fox Body hoje.

Vermelho é a cor dos Cobra R; este é o primeiro, 1993

Em 1995, aparece a versão SVT Cobra R do modelo seguinte, o SN95, em 250 exemplares, agora com um V8 de 5,8 litros e 300 cv. Depois 2000, o SVT Cobra R voltou na geração New Edge, com uma produção limitada de 300 unidades. O motor era da família V8 modular, um DOHC V8 de 5.409 cm³ que girava até 6.500 rpm, e dava 390 cv.

Mas este carro ainda era melhor: a suspensão traseira era independente, até ali tabu entre os Mustang, sempre de eixo rígido. Amortecedores duplos Bilstein, molas Eibach, e freios melhores; o carro era um pacote completo, e um que podia fazer o zero a 100 km/h na casa dos 4 segundos.

Como somente 300 foram feitos, é obviamente raro. E agora, um deles apareceu a venda nos EUA. Este exemplo particular das fotos está no eBay Motors, com apenas 32.100 milhas rodadas nas últimas duas décadas.

E, olhando para o preço dos carros raros hoje em dia, nem está caro aos US$ 75.000 (R$ 381.000). Talvez reflexo do fato de que é possível hoje em dia comprar um Mustang zero km na loja, por menos que isso, nos EUA, e ele vai ser mais potente e veloz que esse, e fazer mais curva também. Tem inclusive câmbio manual disponível. Neste caso particular, o saudosismo parece fazer pouco sentido.(MAO)

 

Um video do ‘Cuda Rapid Transit System

Nesta terça feira mostramos o Cuda Rapid Transit System, um carro-conceito único de 1970 que irá à leilão nos EUA. Desaparecido por décadas, reapareceu recentemente, praticamente sem uso por este tempo todo. O video abaixo vai bem mais além, e explica como tudo isso aconteceu, além de mostrar o carro em detalhe. É realmente sensacional, e vale conferir aqui.

Bom feriado a todos, e o zero a 300 retorna na segunda-feira dia 24 de abril. Até lá!