em 2020 no dia 16 de agosto sera realizada a 70ª ediçao do concous d elegance pebble beach que pode ser considerado uma da s mais importantes competiçoes de classicos do planeta se nao a mais importante o concurso encerra a monterey car week e premia os carros classicos expostos no evento de acordo com diversos criterios agrupados por fabricante decada pais de origem e carroceria o premio maximo do concours d elegance e o best of show concedido ao carro que de acordo com os juizes e que melhor atende aos criterios de originalidade ou autenticidade funcionalidade historia e aparencia o pareo e durissimo pois estamos falando de carros que valem por vezes dezenas de milhoes de dolares e que vem de diversas eras do inicio do seculo a decada de 1960 e paises sao carros que passam por restauraçoes minuciosas que muitas vezes duram varios anos e que sejam feitas com muito criterio nada de over restorations ou seja nada dar ao carro caracteristicas que eles nao tinham originalmente apenas porque e possivel quando se tem orçamento ilimitado ja faz um bom tempo que nas discussoes entre a equipe do flatout para definir os assuntos do site surgiu a ideia de falar a respeito dos vencedores do best of show afinal sao carros invariavelmente interessantes com uma importancia historica muito grande por mais que eles sejam afastados da realidade de muitos entusiastas sao automoveis que de certa forma nos mostram como o carro evoluiu ao longo das decadas e cada um deles e um verdadeiro deleite para os olhos ha alguns meses falamos aqui sobre o vencedor de 2019 o bentley 8 litre sportstourer gurney nutting pouco depois que foi anunciado que ele havia vencido o concurso hoje vamos dar continuidade a sequencia falando do vencedor de 2018 o alfa romeo 8c 2900b lungo touring berlinetta 1937 de chassi numero 412 020 o alfa romeo 8c e sempre um carro interessante porque mostra outro lado da alfa romeo para os entusiastas a alfa e uma fabricante de esportivos com uma pegada mais club racer considerando os giulia outros lembram mais da era moderna com modelos incriveis como o 155 o 164 e 156 sedas que mesmo com traçao dianteira transbordavam personalidade e esportividade alem de dar origem a versoes de competiçao emblematicas no caso do 8c por outro lado estamos falando de uma herança direta dos carros de grand prix vencedores de provas de longa duraçao em uma epoca na qual as rodovias eram pouco melhores que as estradinhas de terra do interior e os pilotos corriam por dias a fio com capacetes de couro oculos e um mecanico no banco do carona sem ele terminar a corrida era impossivel o alfa romeo 8c começou a competir em 1931 inicialmente com um motor de 2 3 litros 8c 2300 e nao demorou para que ele começasse a vencer corridas como o gp da italia de 1932 realizado em monza e a mille miglia de 1936 nesta ja com motor de 2 9 litros 8c 2900 representando a scuderia ferrari que na epoca ainda nao fazia seus proprios carros inicialmente a alfa romeo disse que nao venderia o 8c ao publico mas francamente era inevitavel os ricaços fas de corridas estavam dispostos a pagar uma boa grana pelos carros e por isso logo a alfa romeo tratou de disponibilizar chassis com motores para que seus clientes pudessem escolher a carroceria que desejassem [gallery type= grid link= file size= medium ids= 252860 252861 252859 ] o exemplar de chassi 412 020 por exemplo foi encomendado com uma carroceria touring superleggera e muito provavelmente foi o primeiro cupe feito pela encarroçadora a usar o chassi lungo com entre eixos de 3 000 mm contra 2 799 mm do chassi corto demais medidas 4 600 mm de comprimento 1 330 mm de altura e bitolas de 1 350 mm cada como voce pode perceber apesar das proporçoes dizerem o contrario o 8c 2900 nao era um carro tao grande assim o motor era o oito cilindros de 2 905 cm³ com diametro de 68 mm e curso de 100 mm feito de aluminio ele tinha o bloco e o cabeçote integrados em uma unica peça dois comandos de valvulas ligados por engrenagens e um supercharger entregava 184 cv a 5 200 rpm e era acoplado a um cambio manual de quatro marchas sem sincronizadores montado no eixo traseiro era o suficiente para levar o 8c 2900 e seus 1 250 kg ate os 217 km/h excelente desempenho para um octagenario diga se [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 252857 252863 ] o carro foi um dos dez exemplares com chassi lungo e um dos cinco com carroceria berlinetta como todos os outros construida em paineis de aluminio sobre um chassi tubular de aço o que explica o peso relativamente baixo o carro ficou pronto no começo de 1937 e fez sua estreia no salao de paris daquele ano e os presentes viram um carro diferente dos seguintes em varios detalhes na dianteira por exemplo a grade do radiador tinha uma inclinaçao mais acentuada e era ladeada por duas buzinas estas instaladas no mesmo local onde nos carros feitos depois ficariam os farois auxiliares ele tambem nao tinha saias laterais e uma curiosa quebra na linha inferior das janelas algo que foi motivo de criticas na epoca dizendo que havia modelos menores da alfa como o 6c feitos com mais capricho [gallery type= grid link= file size= medium ids= 252839 252840 252837 ] a lanterna traseira por outro lado e montada com mais capricho sendo perfeitamente alinhada ao desenho da tampa do porta malas ao contrario dos carros seguintes que a traziam encaixada em um suporte que a deixava em posiçao vertical com um ar mais improvisado [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 252836 252838 ] evidentemente que estas caracteristicas que na epoca podiam ser demeritos nao fizeram diferença para os juizes em pebble beach no concours de 2018 na ocasiao o que contava era mesmo o estado de conservaçao e originalidade e o exotismo do exemplar de chassi 412 020 ate contava pontos positivos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 252855 252856 ] os primeiros anos de vida do alfa romeo nao tem muitos registros mas sabe se que ele foi o vencedor da primeira corrida disputada no autodromo de watkins glen nos estados unidos em 1948 com um piloto chamado frank griswold ao volante isto posto outras fontes afirmam que o carro so foi levado para os estados unidos pela primeira vez em 1956 e que antes disto passou seus dias em uma coleçao na alemanha o carro foi restaurado pela primeira vez em algum momento da decada de 1990 ainda nos estados unidos alguns anos depois foi comprado pelo casal de colecionadores david e ginny sydorick que participa com ele de eventos e concursos desde 2001 quando o carro ganhou seu primeiro premio em pebble beach o alfa romeo 8c 2900 412 020 tambem venceu o premio best in show no european concours d elegance de 2003 e o no concorso d eleganza villa d este de 2009 e ele tambem participou do goodwood festival of speed em 2010
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