por luca belga project cars #33 fala pessoal espero que esteja tudo otimo com voces nesses tempos complicados que vivemos como mencionei no final do ultimo post esse terceiro e penultimo capitulo dessa saga eu comento o fundo do poço que cheguei com esse project car como sabemos bem um project car e facilmente iniciado mas algumas complicaçoes fazem com que muitos fiquem pelo caminho e quase foi o caso dessa marea weekend turbo que possuo ja adianto que o forte desse post nao sao fotos e sim um monologo de como tudo deu errado vamos la com todas aquelas peças compradas o projeto poderia ser dado como finalizado certo errado muito errado por incrivel que pareça comprar as peças foi a parte facil a parte dificil foi justamente coloca las todas juntas da forma correta e harmonica em simples traduçao montar o carro foi dificil nao porque e uma marea afinal comparando com o que temos hoje no mercado praticamente computadores sobre rodas a marea se tornou um carro extremamente simples de se realizar intervençoes mecanicas sempre lembrando de respeitar a natureza de um projeto complexo o meu maior problema com esse carro foi a mao de obra como disse no primeiro post em uma expressao que nos cariocas utilizamos quando alguma coisa e mal feita o carro foi montado a bangu nao me perguntem a origem da expressao nos simplesmente utilizamos algo como os paulistas falam como feito nas coxas e basicamente isso o que quero dizer vale salientar que tambem tive problemas graves com algumas das peças que utilizei no motor do carro e isso sera explicado mais adiante nesse post como o pardal posteriormente disse como pode um investimento tao alto em peças da melhor qualidade terminar um lixo como esse por mais ofendido que eu tenha ficado era uma verdade que tive que engolir eu investi o melhor que eu podia nas peças desse carro mantendo o projeto o mais no chao possivel mas com varias escapadas para o mundo da lua e no final o que tive de retorno foi um carro extremamente mal montado e problematico bom depois das peças compradas levei para o curioso montar nao tenho condiçoes de chamar aquele acefalo de mecanico eu aluguei um fiat mobi rebati seus bancos e fiz duas viagens de casa ate a oficina tamanha a quantidade de peças que seriam colocadas novas naquele carro a lista era imensa e o trabalho seria longo e arduo mas como combinado ajudaria no que fosse possivel fazendo viagens rapidas ate uma loja de ferragem comprando abraçadeiras e outras miscelaneas que poderiam faltar me coloquei em total disposiçao para tornar o trabalho do rapaz o mais fluido possivel os problemas começaram logo no começo onde depois das peças todas entregues na oficina que fica a 45 km da minha casa passei duas semanas indo ao encontro do curioso na esperança dele ja ter começado a montar o carro tudo em vao apos uma pequena discussao sobre quando que aquela pilha de porcas e parafusos voltaria a ser um carro novamente o ajudante dele que por sinal e uma pessoa muito mais competente do que o chefe arregaçou as mangas e se pos a trabalhar apesar de competente faltava capricho cuidado espaço e experiencia a montagem em si ocorreu sem grandes problemas o pesadelo começou apos a montagem como todo mareeiro que se preze sabe a marea tem um sistema de lubrificaçao sensivel nao e insuficiente e extremamente sensivel tambem por causa de suas folgas internas extremamente limitadas na casa do milionesimo de milimetro qualquer quebra do filme lubrificante o resultado pode ser catastrofico entao a primeira informaçao que eu busquei na primeira partida do motor foi a pressao de oleo como todo o motor estava zero por dentro inclusive a bomba de oleo eu estava relativamente tranquilo com a saude do motor mas nao livre de preocupaçoes no momento da primeira partida utilizando o petronas syntium 15w50 a pressao a frio beliscou os 7bar ja fiquei aliviado pelo menos frio o carro nao quebraria por falta de lubrificaçao como o tempo no dia estava corrido desliguei o carro antes do carro esquentar totalmente isso foi um erro para finalizar o carro e retirar daquela oficina faltava apenas colocar o restante dos fluidos uma memoria que tenho fresca na cabeça ate hoje era o curioso trocando fluido de freio abrindo os drenos das pinças e o fluido escorrendo direto pelas pinças seguida das rodas e pneus novos que tinha comprado fiquei tao estupefato que nao consegui esboçar reaçoes para aquele evento mas me marcou mentalmente apos esse evento o carro ainda sem o downpipe foi de reboque para a loja de escapamentos onde ficou cerca de tres dias para a confecçao da peça toda em aço inoxidavel em 3 polegadas para posteriormente voltar e finalizar as pequenas pendencias que restaram do projeto aproveitando a oportunidade de a loja oferecer o serviço de alinhamento e balanceamento optei por realizar por la mesmo e ali ja apareceram outros problemas como a porca do semi eixo estar bem frouxa com o risco da suspensao colapsar durante a conduçao do carro tambem o fato de as pinças de freio estarem mal apertadas e a roda nova estar manchada de fluido de freio porque o porco nao limpou corrigido esse problema finalmente poderia levar o carro de volta para casa porem nao foi bem o que aconteceu durante o percurso o carro finalmente atingiu sua temperatura normal de funcionamento podemos ver que a ventoinha trabalhava bem a troca termica acontecia e o carro funcionava muito bem ate que a luz de oleo começou a piscar em marcha lenta nessa hora eu me apavorei passou um filme na minha cabeça de todos os possiveis riscos que eu poderia ter mitigado e onde eu poderia ter falhado logo apos a luz de oleo piscar no painel o manometro nao indicava pressao de oleo o ponteiro estava repousando no seu batente em 0 bar ali eu comecei a suar frio bateu o desespero desliguei o carro na hora sem saber o que fazer por que isso acontecia esperei algumas horas ate o carro esfriar e o oleo engrossar novamente ali mesmo no meio da rua e voltei a ligar o carro com a pressao mais alta consegui chegar na casa da minha namorada que era mais proxima da oficina do que a minha casa durante esse curto percurso percebi que a pressao de combustivel ao contrario da pressao de oleo estava estupidamente alta por volta de 5 bar e o funcionamento do carro acima das 3 000 rpm muito irregular com falhas constantes quando cheguei a casa da minha namorada ainda com o carro ligado aproveitando os ultimos momentos de pressao de oleo eu tirei toda a pressao de combustivel que consegui pelo dosador e nada aconteceu manteve estavel por volta de 5 bar ainda muito alta para uma pressao inicial no dia seguinte tentando imaginar o que seriam os problemas nas falhas do carro acima de 3 000 rpm dado o historico curto e problematico que o carro apresentava parti logo para a verificaçao do ponto do motor e para a minha infeliz surpresa o carro estava cerca de tres dentes fora de ponto entao apos eu mesmo colocar o carro no ponto novamente esperei o melhor dia para leva lo de volta pra casa um domingo bem cedo com pouco transito e temperaturas amenas consegui realizar o feito porem na entrada da minha garagem mais precisamente embaixo do portao escuto um estalo e o carro desmorona para o lado esquerdo quando coloco a cabeça para fora da janela vejo tres quartos do pneu para fora do para lama e o carro simplesmente travado sim meus queridos a roda do carro soltou quero lembrar a todos que nessa altura o carro tinha aproximadamente 30 km rodados desde a sua saida da oficina e cerca de quatro dias e um alasca em banho de agua fria bom consegui rebocar o carro para dentro da garagem pelo menos para livrar o portao do condominio eu e o porteiro empurramos o carro ate uma vaga mais reservada onde pude encostar o carro e tirar uns dias para chorar num quarto escuro em posiçao fetal quando passei essa fase de desespero e sentimentos de suicidio desci na garagem novamente para verificar mais claramente o estrago que havia sido feito no carro no final a roda ficou apoiada no disco de freio e por isso ela nao destruiu os para lamas do carro alem disso empenou os quatro prisioneiros que havia pedido sob medida para fechar com chave de ouro fui verificar o reaperto das outras rodas com medo de que elas pudessem se soltar e descubro que dos quatro cubos dois estavam com as roscas espanadas por excesso de aperto e os outros dois com as porcas frouxas sob o risco da roda cair como aconteceu com uma delas entao os quatro cubos encomendados sob medida utilizando prisioneiros para furaçao de rodas 4x100 viraram lixo caso voces nao saibam para trocar o cubo dianteiro da marea e preciso retirar a manga de eixo e destruir o rolamento de roda peça esta que e extremamente dificil de conseguir pois o carro possui freios abs e a fita magnetica para a leitura do sensor fica no rolamento o prejuizo beirou os r$ 1 000 por conta disso eu desisti de utilizar rodas 4x100 comprei parafusos e cubos originais e retornei o jogo de rodas originais aro 15 o que fez o rombo nas contas ainda maior mas sem isso o carro nao iria a lugar nenhum acrescentando que isso tudo aconteceu um dia antes do meu aniversario foi um belo presente bom eu ja estava com um carro sem acerto sem rodas sem pressao de oleo com muita pressao de combustivel e com motor fora de ponto assim finalizava minha primeira semana com o carro apos a retirada do carro da oficina recomendo o serviço dos caras caso voces desejam encurtar o caminho do seu automovel pro ferro velho nesse ponto e de se pensar que qualquer se humano queira desistir do projeto eu cheguei a simular uma venda do carro daquele jeito com tudo montado mas tudo por fazer sem diagnosticos um verdadeiro tiro no escuro quase tudo acertado para mandar o carro embora e tudo se acabar mas meu nome e joseph climber pelo menos me sentia como ele hehe meus pais namorada amigos pouquissimos e o pardal me ajudaram moralmente e financeiramente para finalizar esse projeto deixei o carro parado aproximadamente dois meses tentando resolver o que seria feito e resolvi que mandaria ele para a pardal racing pela primeira vez a pardal racing entra como o novo mecanico do carro ele foi para sao jose dos campos de cegonha completamente inapto a rodar tamanha a quantidade de problemas e ficou resolvido que nesse primeiro momento ele faria somente o carro apto a se mover pelos seus proprios meios chegando a vez da marea na fila da pardal racing começaram a surgir os primeiros diagnosticos a primeira etapa foi resolver o problema das rodas sendo trocadas todas as peças que enviei o carro agora poderia ser movimentado pela oficina com o carro no elevador foi retirada a bomba de oleo nova da takao e observada que havia uma grande folga nas engrenagens para uma bomba tao nova e a mola da valvula de by pass ou alivio estava com pouca carga elastica oferecendo menos resistencia e abrindo a valvula antes do momento correto aproveitando o carro no elevador retiramos o carter e verificamos um excesso enorme de cola para vedar e as bronzinas compradas novas de um distribuidor antigo da metal leve com defeitos de fabricaçao [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 265162 265163 ] as bronzinas tinham desgaste acentuado de material em algumas partes e outras nao o que nao permitia um assentamento adequado da bronzina no colo do virabrequim dessa forma surgiam pontos de maior folga entre as peças o mais assustador foi que todas as bronzinas de virabrequim mancal fixo estavam defeituosas apesar de as bronzinas de biela mancal movel estarem em boas condiçoes [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 265164 265165 ] como eu ja estava pelas tampas com o carro eu nao quis ter trabalho de mandar as bronzinas para analise do fabricante para um diagnostico para verificar se as peças eram falsas ou nao apesar de tentar conter o risco de nao comprar peças em qualquer lugar o estrago ja estava feito entao eu simplesmente joguei as peças no lixo e instalei bronzinas da sintermetal nas bielas e apex no virabrequim nesse momento o gasto extra de fazer a nitretaçao do virabrequim me poupou de um enorme prejuizo pois a peça estava simplesmente impecavel sem nenhum tipo de risco nem raso tampouco profundo a superficie mais endurecida da peça manteve a integridade dela entao sequer retirar o virabrequim foi necessario com dois problemas resolvidos partimos para a linha de combustivel tentar desvendar o motivo de uma pressao tao alta e de cara descobrimos a razao o curioso na tentativa de deixar o trabalho limpo passou uma tubulaçao muito mais grossa pelo mesmo espaço da tubulaçao original e para poupar tempo e aproveitar as conexoes originais ele estrangulou a linha prensando as mangueiras entre o monobloco e o tanque de combustivel e tambem no acesso ao tanque onde o retorno de cerca de 9 mm de diametro encontrava uma entrada de 4 mm de volta ao tanque de combustivel sem falar no fato das mangueiras estarem em contato constante com a caixa de direçao e ja apresentando desgaste acentuado podendo se romper num futuro proximo entao foi necessario basicamente refazer toda a linha de combustivel pare que ela tivesse mais fluidez pelo carro todo dessa forma conseguimos matar mais um problema e agora partiriamos para as falhas constantes do carro o primeiro problema foi o parafuso do virabrequim do carro e um parafuso cujo torque e extremamente alto cerca de 36 kgfm de torque para apertar adequadamente esse parafuso ou seja e ter sangue nos olhos para apertar corretamente caso ela nao seja apertada corretamente com a vibraçao do motor aos poucos ela se afrouxa e a polia se movimenta entre o parafuso e o bloco e a trava da chaveta se desloca tirando o motor do ponto de sincronismo correto o que ocasionou o problema mencionado anteriormente no post depois disso finalmente partimos para o acerto do chip da motronic realizado de maneira exemplar pelo hermes junto a pardal racing com muita calma conseguimos extrair excelentes numeros do carro passamos o dia todo no dinamometro acertando cada detalhe do mapa os resultados finais foram 459 cv nas rodas com 53 kgfm de torque a 1 2 bar de pressao fixa na turbina usando pouca pressao um mapa conservador para que o carro durasse bastante sem me dar dor de cabeça finalmente estava vendo uma luz no fim do tunel o carro finalmente funcionando de forma decente apesar de feio andava e andava muito bem mas infelizmente a luz no fim do tunel era um mata mosquito que queimou com o carro finalizado depois de cerca de quatro meses finalmente eu busquei o carro e trouxe ele de volta para casa estava muito animado de finalmente poder rodar com o carro que aguardava cerca de dois anos e meio para concluir e curtir pelas ruas a fora os dois primeiros dias de lua de mel foram os melhores levei a namorada pro primeiro e unico passeio no carro assustei velhinhas nas calçadas com o ronco visceral do cinco cilindros dei benga no gti de um amigo meu foi tudo bem legal ate o terceiro dia chegar nesse ponto o carro ja estava bem rodado com cerca de 600 km no hodometro ironia mode on quando fui levar um conhecido para uma volta numa rua bem proxima da minha casa dou uma acelerada daquelas de respeito destracionando tudo que podia a verdadeira prezepada quando escuto um estouro muito alto no escapamento e o motor apaga do nada gelei fiquei sem reaçao o carro como um zumbi rolando nos pneus pela rua silenciada pelo estrondo do escapamento foi realmente muito alto ate que consegui parar numa rua vizinha menos movimentada sem esboçar reaçoes eu sai do carro e abri o capo para ver o tamanho do estrago quando eu levanto o capo como uma cobra a correia dentada se atira em minha direçao quase caio para tras com o susto minha proxima açao foi simplesmente fechar o carro e dar as costas para ele [gallery type= grid link= file size= large ids= 265168 265169 265170 ] de novo um outro filme com todos os problemas passou pela minha cabeça tudo o que gastei de dinheiro de peças frete tempo meu do mecanico amigos parentes etc todo esse desgosto acumulado passou pela minha cabeça quando vi a correia do carro arrebentada fui a pe para casa chorando igual uma criança chorando de raiva misturada com impotencia de nao conseguir vencer esse desafio que era colocar o carro em ordem me senti vencido pela fama de bomba que o carro tinha foi realmente muito estressante mais tarde naquele dia ligo para o reboque a essa altura eu ja tenho varios contatos salvos na agenda do celular para ele buscar o carro e leva lo para casa nesse ponto ligo para o pardal e explico a situaçao para ele a partir dai voces irao descobrir o que aconteceu com o carro no proximo episodio como disse esse capitulo triste repleto de problemas e frustraçoes foi absolutamente necessario para que conseguissemos chegar onde o carro se encontra hoje no proximo e ultimo post voces descobrirao a reviravolta espero que tenham gostado dessa longa leitura excelente para nos distrair nesses tempos sombrios de quarentena um forte abraço
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