Aqui estou eu de volta com aquele que deveria ser o último texto da série sobre o Ka XR. Terminei o texto anterior falando sobre uma leve batida que deram no meu carro enquanto ele estava parado na rua.
Estava trabalhando (utilizo o carro para trabalhos eventuais) e estacionei o carro na rua. Como sou metódico, sempre paro o carro alinhado ao meio-fio, com uma certa distância para evitar arranhados nas rodas. Quando estava voltando para o carro, reparei que ele estava torto e com a roda dianteira colada ao meio fio.
Ao chegar perto do carro fui avisado que uma pessoa deu ré manobrando, bateu no meu carro e foi embora. Respiro fundo, vou olhar o carro e deparo com o para-lama amassado, duas mossas na porta e um arranhado na roda dianteira esquerda. Não vou comentar sobre esse péssimo hábito brasileiro da falta de consideração com o próximo, apenas que xinguei todas as gerações da família da pessoa que fez isso.
Enfim, prejuízo feito, hora de orçar o reparo do para-lama. Serviço feito em cinco dias, rápido, conforme combinado. O valor ficou em R$ 300. Naquele momento não mexi nas mossas da porta do motorista e nem no pequeno arranhado da roda. O reparo do para-lama ficou muito bem feito. As mossas na porta são quase imperceptíveis e serão arrumadas quando pintar o capô e os para-choques do carro.
Neste meio-tempo, precisei comprar um comando de seta novo, pois o alerta do meu carro parou de funcionar. Achei a peça original em Curitiba por R$ 295, bem mais barato o que os R$ 650 cobrados aqui no Rio de Janeiro. Comprei a peça e instalei. Problema resolvido. Só esqueci de tirar fotos dela….
O intuito era chegar neste texto com o carro perfeito de funilaria, com o capô sem marcas de pedra, e para-choques sem marcas de estacionamento pelos antigos proprietários. Mas, como já dizia o Joseph Climber, “a vida é caixinha de surpresas” e estas surpresas acabaram por postergar um pouco este quarto texto e vai prolongar um pouco a história deste Project Cars.
A intenção com esse carro era mantê-lo original, tanto na estética, quanto na mecânica. Ocorre que um belo dia — na Páscoa,se não me engano — recebo a ligação de um amigo perguntando se eu estava ocupado e onde eu estava. Como era Páscoa, estava com a família da minha namorada na cidade natal dela, cerca de 140km da minha cidade, mas já era domingo e voltaria pra minha cidade à noite.
Este amigo vem com a notícia que um outro amigo nosso deu PT no XR dele e precisava de uma ajuda pra tirar algumas peças do carro para colocar as originais de volta e que isso precisaria ser feito no domingo ainda.
Chega aquele momento que eu deparo com a família da namorada reunida e falo que surgiu um imprevisto e precisaria voltar pra minha cidade o mais rápido possível. Sem dar maiores explicações, apenas para a minha namorada, entrei no carro, deixei minha namorada na casa dela no caminho e fui para a casa desse amigo para ver o que tinha por lá.
Desmonta uma peça aqui, desmonta outra ali e após algumas horas no meio da rua mexendo nos carros eis o resultado:
– Filtro Inbox K&N
– Comando de Válvulas SWR1
– Discos de Freio novos, ventilados e slotados
– Forros de porta originais em tecido
– Faróis novos com máscara negra
– Antena de rádio original e outras miudezas
– Adesivo Powered By Zetec Rocam
Por fim, mas não menos importante, adquiri um jogo de molas H&R que ainda não chegaram, então não tenho fotos ainda.
Vamos ao que interessa. A parte da pintura ficará para depois (novamente) e agora vou focar em instalar estes pequenos upgrades no carro.
No próximo texto, venho com as modificações feitas e as comparações do carro original e do carro preparado, se possível com passagens no dinamômetro para mostrar os ganhos.
Pretendo fazer a instalação do comando SWR1, fazer um remap, colocar o filtro K&N e mexer no escapamento do carro (adeus catalisador), não sei ainda se aumentando para 2” ou não…
Talvez as mudanças não ocorram tão rápido, pois tenho outra maconha na garagem que também me consome uma parte do orçamento, mas pretendo fazer essas mudanças o mais rápido possível para postar aqui. Acredito que com essas modificações o carro fique ainda mais divertido do que ele já é. Espero que tenham gostado das novidades e até o próximo texto.
Por Patrick Lopes, Project Cars #427