fala galera tudo certo todo mundo progredindo nos seus projetos volto depois de um longo periodo para seguir a serie de posts sobre o 626 dessa vez vou falar sobre a suspensao traseira e dianteira e algumas decisoes e retrabalhos infelizmente que sao parte importante de entender por que o projeto esta ha tanto tempo parado no dia 31 de março de 2016 completaram tres anos de projeto os espaçadores de 28mm nao so acertaram a distancia pra instalaçao da roda como ainda jogaram ela 8mm pra fora fazendo o fitment ficar mais agradavel esteticamente lembram da suspensao traseira de legacy tw 1992 entao para que ela se adequasse ao monobloco do 626 algumas modificaçoes foram feitas uma vez que o 626 e 4cm mais largo ao todo espaçadores foram utilizados para mitigar esta distancia e converter a furaçao 5x100 subaru para 5x114 mazda assim eu poderia continuar com as rodas enkei aro 15 no lugar e ter como opçao outros conjuntos de rodas aro 15 de mazda que tenho em casa no drift e facil passar por tres quatro ou cinco pares de pneus traseiros em um fim de semana apos os espaçadores e uma mediçao preliminar dos angulos da suspensao veio insatisfaçao muita coisa poderia ser melhor muita coisa deveria ser melhor e pra solucionar isso foram feitos braços de suspensao regulaveis sistema de rosca porca e contra porca que ficou simplorio mas criava um grande numero de possibilidades de ajuste simples e facil de fazer fosse em um carro original teria sido provavelmente suficiente junto disso havia minha vontade de fazer um projeto de freios super complexo contando com o freio de estacionamento original e um par de pinças que lidaria exclusivamente com o freio de mao hidraulico foi uma das coisas que mais demorou pra ser feita no projeto a regulagem e os ajustes eram terriveis nao havia espaço fisico pra fazer funcionar sem mais cortes e modificaçoes no monobloco do carro o que faria o projeto virar um carro de pista que nunca foi minha intençao o horror o horror ficou obviamente terrivel perdi varios meses nesse caos que nao me levou a lugar nenhum optei por encomendar um conjunto de suspensao de rally de subaru com todas as regulagens possiveis e imaginaveis para instalar nas posiçoes originais foi facil de encontrar seguindo recomendaçoes de amigos um kit no ebay a um bom preço para instalar esse kit eu deveria voltar atras nas mangas de eixo traseiras e depois de muito pesquisar ponderar e conversar com bons amigos muito obrigado fabio birolini gastei mais algum tempo construindo as mangas de eixo novas ja pensando na nacionalizaçao de diversos componentes e na interaçao perfeita com o conjunto de suspensao de subaru que havia encomendado a manga de eixo nova era um hibrido entre a manga de eixo original traserira do 626 fixaçao da torre do amortecedor e posiçao da pinça de freio e a manga de eixo de subaru estria rolamento e fixaçao dos braços de controle e link lateral eu fiquei apaixonado pelo produto final com a manga de eixo nova no lugar ficou muito facil colocar o kit novo de suspensao que era muito melhor de trabalhar mais robusto e com um acabamento excelente nao tirei muitas fotos do processo de remoçao do antigo e instalaçao do novo pois esse momento foi um apice de decepçoes com o carro e uma lenta recuperaçao depois de colocar a suspensao nos eixos eu havia feito progresso lateral caminhei com passos de carangueijo durante quase todo o ano de 2014 dentre as limitaçoes de orçamento e a espera pelas entregas e pelo serviço dos prestadores contratados com a suspensao nova voltava o sistema de freios e freio de mao original finda a contenda na suspensao traseira em 2015 minha concentraçao foi para a suspensao dianteira e o motor como falarei do motor em um capitulo separado vamos ter foco na suspensao a posiçao da caixa de direçao 5cm acima dos furos originais passando por dentro da capa seca criou a necessidade de subir a posiçao da fixaçao da barra axial na manga de eixo fazendo com que o carro tivesse um bump steer quase incontrolavel pra quem nao lembra o que e bump steer vale a pena ler aqui na pagina do project car #102 sobre o fenomeno eu vou tomar a liberdade de colocar um link para o mesmo video abaixo [youtube id= zimgoxa80ic width= 620 height= 350 ] em uma segunda manobra extremamente questionavel que acabaria por me fazer novamente perder muitos meses uma grana e inumeros fios de cabelo eu observei os carros ao meu redor e notei que os subaru tinham a caixa de direçao abaixo e a frente do eixo e o chevette carro que usamos muito na interstadual tambem o que era um bom sinal sinal de teria como fazer funcionar dessa forma certo pois bem munido de peças de subaru construi toda uma fixaçao nova para a caixa de direçao removendo a barra estabilizadora dianteira trataria dela depois de resolver a direçao que nesse momento era o mais importante e posicionando a caixa de direçao a frente do eixo entre o carter e a caixa de cambio bonito ne fazer isso me consumiu junto do mestrado e de meus problemas pessoais ansiedade tive um fim de ano terrivel focado no carro e bastante estressante o resultado final ficou mecanicamente funcional esteticamente adequado e pessimo do ponto de vista da geometria eu acabei invertendo as caracteristicas de bump steer ele continuava la ainda que menor era grave de qualquer forma a soluçao receber novamente a luz do amigo engenheiro fabio fui ate sao paulo depois de tirar diversas medidas da suspensao e simulamos tudo no software de analise de suspensao da lotus para chegar na soluçao voltar a caixa de direçao para o lugar onde eu tinha colocado no primeiro momento e modificar as mangas de eixo e longarinas cortes como fazem nos carros extremamente rebaixados com reforços adequados subindo os pontos de fixaçao da barra axial na manga de eixo e reduzindo o bump steer a valores muito mais proximos aos ideais menores que os presentes em um carro de fabrica como bonus deixo aqui a foto da barra estabilizadora traseira nao tem nenhum segredo uma peça maciça de 1 polegada de aço 8620 gentilmente massageada com uma marreta fogo e uma bigorna para receber as curvas necessarias ela possui 3 furos na ponta em cada lado para fazer ajustes como as barras estabilizadoras aftermarket que se pode comprar para varios outros carros foi a unica peça desse rolo todo que nao incomodou nadinha suas definiçoes de forjada foram atualizadas resolvidas estas situaçoes de direçao atualmente estou montando a suspensao dianteira para fazer os cortes e reforços nas longarinas o projeto entrara na reta final de uma corrida de 24h ta longa essa missa alguns ajustes no interior escapamento e motor sao o que separa o projeto das ruas novamente no proximo post falarei da preparaçao do motor e das ultimas novidades ate la por maximilian bretschneider project cars #58
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