ola amigos em primeiro lugar gostaria de dizer que e uma honra poder trazer para voces mais um pedaço da historia do nosso project car na primeira parte desta serie de posts eu pude contar um pouco da minha relaçao com os carros e em particular com esse mustang que ocupa um lugar especial na nossa coleçao agora e hora de atualizar todos voces sobre o andamento da restauraçao do mach 1 1969 embora algum leitor desavisado possa pensar o contrario como a maioria de voces pode ver no post anterior o estado do carro era bastante razoavel quando ele chegou ao brasil nos haviamos estudado bastante o projeto e sabiamos que teriamos trabalho pela frente principalmente no que se refere aos acabamentos contudo em termos de estrutura o carro era muito bom estavamos entao prontos para dar o start nos trabalhos e um passo importante precisava ser dado a escolha dos profissionais que iriam trabalhar no carro em pouco mais de 15 anos de antigomobilismo meu pai principalmente e eu ja tivemos muitos amores e dissabores talvez mais do ultimo quando o assunto e prestaçao de serviços nem sempre aquela oficina de maior renome ou supostamente mais qualificada e a que presta de fato o melhor serviço pode ser ainda que voce se identifique mais com um tipo de profissional do que outro enfim sao diversas variaveis envolvidas em uma equaçao nao muito simples que pode definir se o seu projeto sera mais permeado por realizaçoes ou lamentaçoes a nossa ideia sempre foi de uma restauraçao aos padroes originais para tal precisariamos de um profissional imbuido do mesmo espirito antigomobilista o escolhido foi o sr celso viegas barbosa popularmente conhecido como sr celso da lapa bairro aqui de sao paulo ele reune uma serie de atributos que julgamos importantes para o projeto o conhecimento necessario sobre o carro em questao a qualidade e acabamentos desejados e uma forma de trabalhar incomum neste meio perfeccionista que e o sr celso trabalha em um ou dois carros por vez e so ha uma fila de clientes pre agendados e ele so recebe os carros quando tem condiçoes de trabalhar neles os prazos estimados sao na maioria das vezes cumpridos a risca relatorios semanais acompanhados por fotos sao enviados por email aliando agilidade e individualidade ao serviço prestado apesar de todos os predicados acima o fator decisivo na escolha desta oficina foi o fato do sr celso trabalhar com uma tecnica que queriamos empregar neste projeto o alisamento da carroceria usando material metalico apos a realizaçao de serviços de funilaria e muito comum que este pre preparo da pintura seja feita com massa plastica em muitos casos a quantidade de massa necessaria para alisar a carroceria e tao grande que o carro se transforma em uma coxinha gigante sobre rodas isso era tudo que nao queriamos nesse carro assim o alisamento onde necessario foi feito com a fusao de material metalico a carroceria com posterior lixamento ate atingir o alinhamento perfeito eliminando a necessidade de uso de massa plastica que dependendo da quantidade pode ate mesmo se deformar com o sol confesso que nao me lembro a liga metalica que e usada mas definitivamente eu recomendo esta tecnica em restauraçoes high end [gallery columns= 4 link= file ids= 30933 30932 30928 30929 ] apesar da expectativa inicial o serviço de funilaria acabou sendo um pouco mais complicado do que o planejado embora tenha dito no post inicial que o carro tinha dois paralamas o assoalho do porta malas e o quarto traseiro novos — o que em tese limitaria o serviço de funilaria ao alinhamento destas peças e ao acabamento geral da carroceria — outros pequenos reparos foram necessarios a parte boa e que estas peças exceçao aos paralamas que sao parafusados e claro vieram apenas ponteadas e nao soldadas em definitivo o que facilitou a sua remoçao para um alinhamento perfeito antes da soldagem final os outros reparos necessarios foram a grelha do sistema de ventilaçao as folhas de porta e alguns outros pontos como pequenas partes do assoalho que poderao ser observados nas fotos notem que o carro foi totalmente raspado para o serviço de funilaria ele ainda recebeu um fundo que servia tanto para proteger a lataria apos a raspagem e serviços de funilaria como tambem para melhor visualizaçao das imperfeiçoes de forma a orientar o serviço de alisamento da carroceria com o material metalico citado anteriormente o resultado do serviço foi alem da expectativa a carroceria esta alinhada ao nivel da perfeiçao contrastando de certa forma com o processo de manufatura da epoca o qual nao permitia tamanha exatidao no alinhamento entre as peças da carroceria atualmente o carro se encontra pintado e aguarda a montagem da parte mecanica apesar de querer guardar as minucias mecanicas para o nosso proximo encontro sei que muitos tem curiosidade sobre esta parte; assim aproveito para atualiza los brevemente sobre alguns detalhes a este respeito bom no post #1 eu inclui uma foto do marti report documento que detalha as origens do carro nele pudemos ver que a mecanica original do mach 1 e constituida por um motor v8 351 windsor quadrijet com cambio automatico fmx e diferencial com deslizamento limitado como o projeto preve a restauraçao do carro aos padroes originais nada ou virtualmente nada sera mudado todos os componentes serao obviamente revisados e ajustados de acordo com a necessidade e pouquissimas concessoes serao feitas alem do original vamos alterar o carburador e o sistema de igniçao originalmente os ford mustang exceçao feita aos emblematicos modelos cobra jet boss e shelby que eram equipados com carburadores holley vinham com carburadores autolite embora estes ultimos atendessem a demanda na epoca ja era comum a substituiçao destes pelos modelos holley mais eficientes e com mais recursos de ajustes alem da maior abundancia de peças aftermarket embora tenhamos o autolite original guardado faremos a substituiçao deste por um modelo holley com segundo estagio a vacuo ja que usaremos um cambio automatico e queremos priorizar a dirigibilidade outro fator motivador e o fato de que como o carburador escolhido ja era produzido quando da fabricaçao do carro nao ha penalidade eliminatoria na obtençao da placa preta com relaçao ao sistema de igniçao em nome da eficiencia leia se da menor encheçao de saco usaremos um sistema de igniçao eletronica do tipo pertronix que nao altera esteticamente o compartimento do motor ja que nao implica em instalaçao de modulo adicional e resolve os sabidos problemas do sistema original espero que tenham gostado este update e prometo mais detalhes e fotos nos posts seguintes abraços a todos e ate la por hamilton roschel project cars #131
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