o ano de 2015 nao apenas uma desgraça total em termos de vendas pelo menos nao para todo mundo houve modelos que tiveram crescimento assombroso enquanto outros acompanharam a mare brava da economia e chegaram perto do volume morto e isso que mostra um levantamento realizado pelo flatout com base nos dados de vendas acumuladas fornecidos pela fenabrave para o levantamento consideramos apenas as vendas realizadas no varejo se fossem contadas tambem as diretas poderia haver distorçao na demanda verdadeira do atual mercado em suma de quem realmente esta nas intençoes de compra dos brasileiros e de quem so esta fazendo figuraçao de todo modo o cenario ainda inspira cuidados so 11 modelos apresentaram algum tipo de crescimento excluindo os lançamentos como honda hr v e jeep renegade que nao existiam em 2014 e portanto nao permitem margem de comparaçao quem mais ganhou 1º ford ka 739 32% a nova geraçao do modelo de entrada da ford foi um golaço sem duplo sentido em relaçao ao modelo anterior de mesmo nome as vendas cresceram em inimaginaveis 791 32% ou mais exatamente de 3 305 unidades de janeiro a junho de 2014 em relaçao as 29 458 do modelo no mesmo periodo em 2015 vale dizer que o ka+ versao seda do modelo nao entrou na conta e que ela teve mais 11 191 unidades vendidas por que tanto sucesso pode se dizer que o ford ka colocou a marca no jogo pelos modelos mais vendidos ele e o sexto modelo mais vendido em 2015 antes de sua chegada e considerando o mesmo periodo o nome ka havia ficado em 60º lugar quem ainda tentava defender posiçao era o antigo fiesta rocam 5º colocado em 2014 a troco de descontos expressivos e mais conteudo de serie 2º toyota hilux 407 37% a picape da toyota mesmo prestes a ter sua oitava geraçao produzida na argentina teve um crescimento nada desprezivel de 407 37% em vendas foram 14 105 unidades em 2015 contra 2 780 picapes em 2014 por que tanto sucesso tanto a hilux quanto os proximos tres modelos da lista mostram que os modelos preferidos onde o dinheiro esta sao naturalmente os mais vendidos e o dinheiro hoje no brasil esta no agronegocio picapes sao os modelos preferidos em grandes centros produtores pela vocaçao para o trabalho entendeu agora porque renault e fiat criaram suas picapes medio compactas a oroch e a toro respectivamente 3º mitsubishi l200 triton 385 88% outra que tambem ja ganhou cara nova no exterior a l200 triton passou de 1 289 unidades em 2014 para 6 263 em 2015 o salto de 385 88% que a colocou em terceiro lugar em nossa lista por que tanto sucesso e o mesmo caso da hilux crescimento do agronegocio que tambem e a razao do sucesso do quarto colocado 4º ford ranger 128 24% a picape da ford tinha vendido ate junho do ano passado 2 865 unidades ao longo de 2014 em 2015 tambem ate o final do mes passado foram vendidas 6 539 unidades um crescimento de 128 24% mesmo com a previsao de um facelift ainda este ano por que tanto sucesso voce ja sabe 5º vw up 28 89% a partir do compacto da volkswagen os crescimento começam a ficar mais minguados em vez das 18 140 unidades vendidas de janeiro a junho de 2014 o up no mesmo periodo deste ano exibiu 23 380 de resultado crescimento de 28 89% por que tanto sucesso na verdade a expectativa para o up era muito mais agressiva ele deveria ser um novo gol outro campeao de vendas da volkswagen mas nao esta entre os dez mais vendidos do pais e o 11º va la mas e muito menos do que se imaginava que ele poderia fazer e o preço o seu maior vilao se custasse menos ou se viesse mais bem recheado pelo que cobra ele teria tido crescimento muito superior especialmente por ser um dos carros mais seguros do brasil os outros carros que apresentaram crescimento no pais em 2015 sao nissan march 18 23% toyota corolla 14 86% hyundai ix35 11 13% honda fit 6 39% toyota etios 2 6% e honda city 0 16% so eles e os honda tem a quem culpar hr v com quem dividem plataforma e fabrica e que ja vendeu 17 035 unidades isso porque a honda nao consegue fabricar mais tirando espaço de fit e city para ver se consegue atender quem procura seu suv compacto quem preferia que 2015 nao existisse 1º fiat doblo 77 1% as vendas do furgao da fiat cairam de 1 515 no acumulado de janeiro a junho de 2014 para 347 no acumulado deste ano e como se o modelo tivesse vendido apenas 22 9% do que vendeu em 2014 ou para manter o metodo de avaliaçao que ele tivesse vendido 77 1% menos neste ano as razoes da lama o doblo e um modelo ultrapassado que ja sofreu diversas renovaçoes na europa e que por aqui se mantem mais ou menos o mesmo desde 2010 com a reestilizaçao que a primeira geraçao sofreu em 2005 e a segunda geraçao lançada em 2008 na europa ja teve ate facelift por mais espaçoso que seja mesmo sem concorrentes ele ja envelheceu demais 2º nissan frontier 61 42 mas nao existe demanda do agronegocio por picapes elas nao deveriam estar vendendo feito agua pois e no caso da nissan frontier a demanda nao valeu em vez de vender as 3 510 unidades que conseguiu emplacar de janeiro a junho de 2014 a frontier ficou em 1 354 neste ano um retrocesso de 61 42% as razoes da lama provavelmente porque a marca tem uma distribuiçao menor que mitsubishi toyota e ford nos pontos de maior demanda por este tipo de produto mas tambem pode ser porque ela simplesmente nao caiu no gosto dos fazendeiros como e o caso da vw amarok que vendeu 49 41% menos este ano 3º ford new fiesta 59 28% aqui existe uma distorçao importante o new fiesta e o fiesta tinham vendas separadas em 2014 o fiesta vendeu 50 558 unidades com suas unidades 1 0 com ar vidro e direçao a preço baixo e o new fiesta emplacou 6 010 unidades somando ambas chegamos a 56 568 unidades de janeiro a junho de 2014 isso daria uma retraçao de 59 28% nas vendas deste ano que foram de 23 055 unidades mas e se elas forem comparadas as 6 010 unidades do new fiesta o carro teria tido um crescimento de 283 28% mas e as vendas do fiesta rocam entrariam em que conta nas do ka se entrassem o ka e que teria tido retraçao de 45 31% mas seria justo como nao e a conta ficou para o new fiesta mesmo quem mandou ter o mesmo nome as razoes da lama como dissemos comparadas as vendas do mesmo modelo em 2014 o new fiesta ate que se saiu bem diante do cenario de crise que vivemos mas ele tinha de carregar a cruz das boas vendas do fiesta rocam em seu final de vida e ainda que tivesse tido crescimento sua produçao em sao bernardo do campo caiu demais o que nao seria um sucesso verdadeiro 4º fiat strada 56 55% ela ate pode continuar em alta nas vendas diretas mas o consumidor comum ja nao olha mais para a strada com os mesmos olhos em vez de vender 50 370 unidades como em 2014 ela so viu sairem das concessionarias 21 886 picapes uma queda de 56 55% as razoes da lama talvez seja a proximidade de um modelo inteiramente novo ou simplesmente o cansaço do consumidor com mais do mesmo mas a strada ja nao e mais aquela e ao lado da weekend praticamente a mesma desde os anos 1990 e o consumidor quer novidade 5º fiat idea 55 81% ela ja nao vendeu grande coisa em 2014 de janeiro a junho do ano passado foram so 7 155 unidades este ano 3 162 ou 55 81% a menos minivans da fiat nas ruas as razoes da lama na italia ela morreu em 2012 e nao recebeu sucessora coisa de que o doblo nao pode se queixar mas isso mostra bem o momento que vivem as minivans no lugar delas e das peruas as pessoas andam preferindo suvs e a fiat ainda nao tem nenhum ecosport/duster/renegade para chamar de seu
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.