todo mundo sabe que prever futuro e impossivel para quem nao tem uma bola de cristal bem calibrada mas tal coisa nao impede a maioria das pessoas de tentar um exemplo claro aconteceu na apresentaçao do gma t 50 semana passada repetindo gordon murray criador do carro todos nos dissemos que este e o ultimo supercarro analogico definitivamente como ja disseram o futuro ja nao e mais o que costumava ser tal coisa vem do fato de que as legislaçoes principalmente europeias caminham para restringir o uso de carros com motor a combustao interna nas cidades abrindo caminho para um futuro totalmente eletrico isto devia ser suficiente para fazer todo mundo abandonar as cidades ou mesmo a europa mas nao apenas faz esse clima de fim de mundo generalizado e estas previsoes de ultimo disso e ultimo daquilo mas o mundo e mais que essa gaiola de loucas que se instalou no velho mundo e as noticias do fim me parecem bem exageradas no caso dos supercarros quem tem dinheiro para te los pode muito bem ter uma garagem fora da cidade para guarda los [caption id= attachment_266103 align= aligncenter width= 999 ] xkss recriado mas nao emplacado[/caption] mais que isso recentemente uma nova onda de recriaçoes de icones do passado zero km invadiu a industria coisas como jaguar xkss e bentley pre guerra zero quilometro produzidos novamente pelas empresas que os criaram originalmente sao criados em metodos de baixo volume sem preocupaçao com custo de fabricaçao mas ainda assim vendidos com tanto lucro que a cada dia vemos outra empresa entrar no clube detalhe nenhuma dessas recriaçoes por serem carros zero km mas incapazes de atender as legislaçoes atuais pode ser emplacada sim voce entendeu corretamente pessoas gastam milhoes e milhoes de dinheiros comprando carros que nao podem usar nas ruas hoje existem mais furos nestas previsoes de ultimo que abaixo da linha d agua no titanic vamos por exemplo imaginar um cenario de futuro nesta utopia todos os governos do mundo entram em acordo sei e acabam com motores de combustao interna em 10 anos o numero de baterias toxicas descartadas se torna inviavel a emissao de gases nao abaixa e a populaçao cheia da inferioridade tecnica dos eletricos clama pela volta de motores a combustao interna e um futuro tao possivel quanto qualquer outro que se possa imaginar convenhamos; eu sempre achei que o melhor para provar o tamanho dessa loucura e implementa la completamente ah voces querem tome [caption id= attachment_266104 align= aligncenter width= 645 ] thomas edison resolvendo o problema das baterias do carro eletrico 1911[/caption] e mais se o carro eletrico morreu de causas naturais em 1920 e 100 anos depois foi exumado de sua cova como salvaçao da humanidade tal coisa pode se repetir com o tecnicamente superior motor a gasolina daqui a mais 100 anos as vezes nos esquecemos que nossa vida e somente um pequenino grao na grande caixa de areia cheia de coco de cachorro naquele parquinho abandonado bem no cantinho esquerdo da grande praça da se da eternidade mas divago; o fato e que nada e realmente o ultimo a nao ser que seja observado do futuro em retrospectiva esta e uma verdade repetida varias vezes por gente bem mais inteligente que eu a vida so pode ser compreendida ao olhando se para tras; mas deve ser vivida olhando para a frente ja dizia um cabra batuta chamado kierkegaard ele mesmo o proponente desta corrente filosofica ultimo so pode existir quando passado nunca futuro e ainda assim pode voltar como pode garantir o ultimo carro eletrico de 1922 mas ainda assim a pergunta ainda fica nos incomodando qual sera o futuro do supercarro sera mesmo que sera eletrico e coisas como o aston martin valkyrie e o t 50 os ultimos suspiros de uma era relegada ao passado para tentar imaginar futuros possiveis especular sobre o assunto o melhor e primeiro entender onde estivemos somente assim podemos entender de onde veio primeiro o que e e para onde pode evoluir definir entendendo o passado para podermos olhar adiante com alguma chance de acertar o nascimento do supercarro o primeiro carro que foi chamado de supercarro o carro para quem o termo foi inventado foi o lamborghini miura de 1966 o miura e o divisor de aguas aqui ponto definitivo e inicial desta jornada; genese pura e simples um carro tao impossivelmente diferente veloz exotico incrivel que precisou de um novo nome de alguma forma carro carro esporte ou qualquer outro nome entao existente nao era digno o suficiente para aquilo num mundo onde sedazinhos quadrados com motores ohv dianteiros de quatro cilindros e um carburador de corpo unico eram norma aqui estava uma impossivelmente bela criaçao italiana com doze cilindros em v atravessados na traseira praticamente aparafusados as costas do piloto e nao somente um doze cilindros qualquer um impossivelmente exotico motor de aluminio com duplo comando de valvulas e quatro carburadores de corpo triplo visiveis pelo retrovisor como doze chamines furiosas de uma pequena fabrica particular de potencia infinita numeros incriveis absurdos bisbeticos transbordavam pelas bordas das fichas de dados como mana do paraiso quase quatro litros 350 cv zero a 100 em cinco segundos quase 280 km/h numeros quase incompreensiveis para gente que mal chegava a 120 km/h em seus carros de uso mas carros velozes sempre existiram; o impacto do miura por isso merece um pouco mais de atençao aqui era primeiro diferente alguns poucos carros de rua com motor central traseiro existiram antes dele mas nunca algo com um v12 enorme nunca de maneira tao completamente desafiadora depois elevou o estado da arte ate ali os ferrari de rua tinham apenas um comando por bancada e motor dianteiro os maserati ainda usavam eixos rigidos e molas semi elipticas atras era tambem exotico caro e raro mas para fechar ainda por cima era um dos carros mais belos jamais criados era mais baixo mais largo e mais comprido visualmente que qualquer outro carro de entao mas mais que isso tinha proporçoes perfeitas com a cabine bem menos adiante do que e norma hoje em carros assim fazendo um carro quase com volumes tradicionais de motor dianteiro e tinha mais sobrancelhas longas ancas quadris e curvas que quinze brigitte bardot juntas dava agua na boca fogo na cueca mesmo parado; andando com o sofisticado e alto som do v12 era de cair o queixo nao carro era muito pouco carro esporte nem começava a defini lo; era definitivamente um supercarro o miura e praticamente a definiçao do genero desempenho de primeira linha estilo de parar o transito configuraçao tecnica que muda o jogo a alto preço e baixa produçao criando exclusividade e desejo o termo foi alargado e e usado com mais frequencia desde entao retrospectivamente carros como o mercedes benz 300sl e o ford gt40 passaram tambem a ser chamado de supercarros valido claro mas o impacto do miura ainda permanece o exemplo mais claro da especie e seu marco zero veja bem o miura nao era o mais veloz de todos os carros principalmente depois que aparece a farrari 365 gtb/4 daytona em 1968 nem muito menos o mais caro ou o melhor atras do volante era simplesmente o mais incrivel o que deixava o queixo mais caido o que atingia o coraçao nao a cabeça com mais força som beleza e furia o primeiro supercarro e o que despertava as melhores emoçoes numeros ajudavam mas definitivamente nao e o que nos atraia de verdade aqui era emoçao pensem um pouco nisso substituir alguma coisa como o miura e subir a barra ainda mais parecia algo impossivel mas a lamborghini desse tempo era uma empresa impossivel o countach mostrado pela primeira vez em 1971 e em produçao a partir de 1974 era raio atingindo o mesmo lugar duas vezes agora a lamborghini fazia uma cunha cheia de angulos agudos que definiria a decada de 1970 e 1980 mas inovava tambem no packaging o enorme v12 estava agora longitudinal com o cambio virado para frente do fim desse cambio na altura dos pes do piloto um eixo voltava para tras passando por dentro do carter ate o diferencial traseiro la atras pouco depois do fim do v12 incrivel por uma segunda vez a lamborghini redefinia o supercarro de novo algo impossivelmente desejavel de novo nao era so aparencia potencia desempenho inovaçao era como tudo estava junto em um carro que simplesmente nao parecia possivel que nos deixava bobos e simplesmente de queixo caido por muito tempo depois disso nao existiu mais nada igual aos lamborghini a empresa sempre mais interessada em carros que em dinheiro passa por dificuldades e muda de dono algumas vezes e o countach permanece em produçao ate 1990 quando e substituido pelo diablo um carro que apesar de todo novo e sem duvida muito legal era mais do mesmo nada de mudar o jogo como seus dois antecessores por mais que coloque barbatanas e enfeites por mais que aumente o volume do v12 a lamborghini nunca mais esteve tao alto quanto na epoca do miura e countach mas era o diablo um supercarro pode algo que nao muda nada no estado da arte ainda ser chamado assim agora sim pois se tornava rapidamente uma categoria nao um evento metafisico a decada de 1990 ve uma explosao de opçoes de supercarros romano artioli revive a bugatti na italia com gandini e stanzani reunidos de novo; mas ao inves de outro miura vemos um carro de estilo duvidoso e jogando um jogo de numeros apenas quatro turbos traçao nas quatro rodas 330 km/h antes disso ao fim dos anos 1980 a porsche entra tambem no jogo ao lançar o 959 seu tour de force tecnologico que tornava o desempenho superlativo de supercarro algo facil de ser atingido por qualquer um em quase qualquer situaçao era um carro benigno e seguro a velocidades onde antes era necessario superlicença da fia ou breve de piloto no caso do notorio voador miura a ferrari ao mesmo tempo mostra um caminho diferente com o f40 uma experiencia na direçao dificil de ser igualada focando na experiencia ao volante e nao na praticidade e usabilidade os dois carros nao podiam ser mais diferentes e representam uma encruzilhada importante um supercarro deve sacrificar tudo pela experiencia de dirigir ou tem que ser usavel e pratico tambem gordon murray acredita que nao precisamos escolher seu mclaren f1 prometia uma experiencia superior ao volante que a do f40 mas com usabilidade e praticidade de 959 e lugar para tres ocupantes murray usa seu fino senso de engenheiro e o controle total do projeto ate sua ultima consequencia o carro pesa menos de 1 200 kg e tem mais de 600 cv e recebido como o apice do automovel algo que nunca poderia ser repetido apesar da recessao do fim dos anos 1990 torna lo um fracasso de vendas as versoes de competiçao salvam o projeto financeiramente o que ocorre em seguida e bem estranho todo mundo finge que o f1 nao existiu e vai para outro lado ferdinand piech na vw resolve flexionar seus musculos de engenheiro e cria o bugatti veyron o carro mais veloz do mundo a mais de 400 km/h impulsionado por 1 001 cv mas tambem o arauto de uma nova era piech prova que e possivel ganhar dinheiro com supercarros fazendo os artigos de luxo de verdade alem do melhor desempenho de forma mensuravel a melhor qualidade e metodos de produçao compensados financeiramente por preço de venda obscenos e com validaçao igual a de um golf durabilidade e confiabilidade garantidos por precisao e metodo repetitivo de construçao nao importava que pesava duas toneladas e era praticamente um seda de luxo ao volante cambio automatico e tudo era o mais caro o mais potente e o mais veloz para um certo publico realmente rico provou se ser so o que importa para faturar o que a vw faturou com a venda do veyron 500 carros em 10 anos um fabricante de carros pequenos nacionais tem que vender 200 000 copias dele impossivel saber a margem de lucro de ambos e o investimento necessario mas olhando de fora parece claro que fazer supercarro de repente parece um grande negocio supercarros sempre foram caros mas num exemplo de como o patamar mudou o preço do miura era uma fraçao dos 3 000 000 pedidos por um chiron zero quilometro; ajustado pela inflaçao americana custaria hoje us$ 160 000 mas entao apareceram os eletricos modernos um tesla model s pode ser um seda familiar de luxo e pesar tanto quanto um veyron mas com seu torque maximo desde zero rpm e seus motores com potencia combinada acima de 800 cv mostrou para qualquer bom entendedor que se numeros sao importantes nada pode ser mais rapido que um eletrico o que começa a colocar em duvida o caminho tomado desde o veyron os eletricos mostram claramente que desempenho superlativo nao e o que faz um supercarro lento ou rapido eletricos sao experiencias inocuas ao volante passada a primeira impressao insana de velocidade e aceleraçao [caption id= attachment_266142 align= aligncenter width= 999 ] impressionante mas nunca bonito veyron[/caption] porsche mclaren e ferrari lançam hibridos super potentes de novo expandindo as fronteiras do desempenho possivel mas de novo nenhum deles tem um impacto duradouro como antigamente parecendo simplesmente um jogo de numeros para milionarios o desempenho hoje e tao alto e seus donos cada vez mais removidos da realidade dos entusiastas que provavelmente 10% da capacidade desses carros e usada de verdade mas ainda pior e um supercarro eletrico como o anunciado lotus evija pode ser super veloz mas ninguem que conheço parece se importar com isso se os milionarios vao adota los e ainda uma incognita e o futuro o lançamento do t 50 e realmente um marco a releitura do f1 para os dias de hoje se mostra extremamente oportuna pois vai de contraponto a tudo que temos hoje o porsche 918 spyder o topo da tecnologia ha apenas cinco anos pesava praticamente o dobro que o novo carro de murray e um motor v12 aspirado girador acoplado a uma caixa realmente manual e aerodinamica inovadora e inteligente e algo a se festejar o carro muda realmente o jogo e provavelmente juntara velocidade comparavel aos mastodontes modernos com diversao e envolvimento ao volante algo que faz falta hoje em dia muita gente ve isso como saudosismo e volta ao passado; na verdade e uma volta a realidade faz tempo que correr atras de numeros apenas se tornou algo sem sentido em breve veremos se este carro e o aston martin valkyrie em segundo plano serao arautos de um novo foco dos supercarros ou como o mclaren f1 serao solenemente ignorados o que pode acontecer o entusiasta adora carros como o f1 mas o mercado de supercarros como categoria existe apesar do entusiasta em circulos de bilionarios mundo afora onde numeros parecem ainda mais importantes que a realidade claro que impossivel de se saber mas pela primeira vez na historia começamos a ver que velocidade apenas nao e o que faz verao pela primeira vez ha um desinteresse total do entusiasta pelo superlativo desta forma tao completa nunca existiu antes e o motivo e claro chegamos a um nivel tecnologico onde a velocidade e facil de obter de uma forma nunca antes vista ao mesmo tempo no dia a dia andamos mais devagar do que a 20 anos atras fazendo nos questionar se algo nao esta errado [caption id= attachment_266144 align= aligncenter width= 999 ] deliciosamente louco aston martin valkyrie[/caption] e e claro que esta se nao ha uso nas ruas nao precisamos mais procurar ainda mais velocidade e aceleraçao todo mundo sabe que um zero a 100 de cinco segundos ja e rapido o suficiente; menos que isso francamente nao faz diferença na sensaçao de desempenho talvez faça; tem gente que passa mal e devolve a janta em carro atual acelerando em tres segundos passa do ponto da diversao e particularmente estou fora existe uma maneira de ver que ha mais gente com muito dinheiro prestando atençao nisso nao vamos esquecer que carros tem um valor mesmo os bem antigos e olhando a quantidade deles disponivel e seu preço de venda podemos ver qual sao os mais procurados e como o mercado se move nao existe um movimento de valorizaçao de bugatti veyron mesmo o eb110 nao parece subir muito 959 estabilizou seu preço ha algum tempo ja o mclaren f1 vendido novo a us$ 1 000 000 em 1994 us$ 1 700 000 hoje ajustado pela inflaçao americana sobe de preço regularmente desde que parou de ser fabricado hoje sendo cotado acima de us$ 25 000 000 indo mais adiante neste raciocinio carro mais caro do mundo e portanto o mais desejado carro do mundo ferrari 250 gto de 1962 a 1964 com valor de mercado entre us$ 45 000 000 e us$ 80 000 000 o gto nao e o mais raro pois existem 36 deles ainda existem varias ferrari mais raras por exemplo para ficar so na marca apesar de ter carreira vitoriosa em competiçao participava de categorias inferiores e nao e ligado a vitorias epicas em la mans ou coisa parecida seu pequeno v12 de tres litros tem 300 cv e acelera de zero a 100 em quase seis segundos numeros de golf gti hoje nada demais portanto visto de hoje e um carro barulhento quente mal feito como se sabe que um gto ja foi batido ou e falso soldas minimamente decentes nao aceita muito tempo no trafego sem esquentar ou sujar velas como um carro meio de transporte e uma lastima tambem nao mudou nada na historia sendo ele o ultimo ferrari de competiçao com motor dianteiro era ultrapassado mesmo quando novo entao porque tanto valor simplesmente porque segundo a totalidade das pessoas que podem julgar isso e o carro mais sensacional para se dirigir que ja existiu seu balanço e comportamento e previsivel nao tem aderencia demais e portanto pode ser deslizado em delicioso sobresterço sempre que se deseja pode ser usado na pista e voltar para casa pelas ruas seu compacto leve baixo v12 gira solto com torque e potencia desde la embaixo ate a perfeita rotaçao de 7 500 rpm e com um som tao maravilhoso que certamente teve dedo do criador em pessoa ninguem fez este som de proposito em projeto; era impossivel na epoca seu cambio com alavanca alta era preciso as relaçoes perfeitas o cle clec das trocas entusiasmante o carro mais caro do mundo e o melhor para se dirigir a moda entao com isso chega a hora de especular sem medo de errar prevejo que o f40 herdeiro em experiencia ao volante do 250gto e unico carro que gordon murray diz ser tao excitante que o f1 ainda vai subir mais de valor os 100 t 50 que murray fara sao investimento garantido estao baratos a menos de £ 3 000 000 com o f1 trocando de maos a mais de vinte mas digo mais acredito que mesmo murray de leve tanto no f1 quanto no t 50 esta meio preso ainda com o paradigma prestes a ficar velho que supercarro tem que ter lugar para malas e ser usavel no dia a dia nao ele nao precisa ninguem nem mesmo ele usa esses carros assim quem gasta milhoes num carro normalmente tem pelo menos dez outros e nenhum deles e usado regularmente precisa ser confiavel e bem feito claro e um ar condicionado hoje e basico mas pode ser ainda mais focado e ainda mais doido sim mais doido porque jeito diferente de fazer carro ainda existem inexplorados e o supercarro e o melhor laboratorio que ha se perdermos tempo com eficiencia e numeros chegamos ao ideal e nada mudara mas se experiencia ao volante e o que interessa ha campo para evoluçao ainda pode ter certeza os sultoes e os criadores de apps do mundo ainda esperam um carro de 500 km/h 2 000cv e tres toneladas custando dez milhoes espero sinceramente que nao esse tipo de coisa ja cansou tenho fe que vamos ser melhores que isso hoje com o t 50 temos a chance de ser e pelo menos um começo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.