uma das formulas mais antigas de diversao esportiva ao volante e o seda familiar leve e de suspensao bem acertada normalmente esses carros sao lerdos com motores pequenos para que seja economico e barato o tal carrinho familiar mas isso nao importa como diz um amigo meu comportamento bom e freio bom e tudo motores potentes sao overrated eu concordo com isso mas ainda diria mais nao importa se um carro tenha 45 ou 450 cv o importa e o entusiasmo a vontade e a alegria dele em despejar esses cavalos e a vontade de explorar toda infima porçao deles ate a ultima gota no sexo e na direçao e o entusiasmo mutuo em fazer a atividade que e importante nao a aparencia ou a capacidade fisica dos envolvidos se o carro nao colabora e tem dor de cabeça de que valem os mil cavalos vapor de potencial nao realizado todo piloto de carro desse tipo que ja tirou o suco de sua monta de unos com escadas no teto ou nao ate celtas sabe do que falo aqui ou pensando em temos historicos mais profundos austin 7 e minis os mini originais antes do cooper sao um bom exemplo disso https //flatout com br/os 7 filhos famosos do austin 7/ o que nao meu nao estou falando de mini one 2001 falo de mini de verdade o austin/morris mini de 1959 antes de aparecer o cooper e muito antes de toda esta melangerie de tetos com bandeiras inglesas em carros alemaes [caption id= attachment_339489 align= aligncenter width= 999 ] mini 850 freios podiam ser opcionais[/caption] o mini 850 original era tao bom de curva e tao fraco de motor que os manicacas brincavam ou afirmavam que neles se devia manter o pe ao fundo at all times e nunca mas nunca encostar o pe no freio nao era permitido verboten de fato acredito que fizeram uma petiçao para a bmc retirar os freios completamente no interesse da reduçao de peso e preço do carro ja que sua utilidade era obviamente dispensavel [caption id= attachment_339490 align= aligncenter width= 999 ] giulietta [/caption] mas muito antes disso algo ainda mais legal aconteceu em 1955 a alfa romeo lançava um minusculo seda familiar de 1300 cm³ chamado giulietta mas dentro desse negocinho pequeno e aparentemente mundano estavam 30 anos de tradiçao de competiçao da empresa e 358 toneladas metricas de brio italiano o pequeno carrinho tinha duplo comando de valvulas no cabeçote era leve tinha traçao traseira e se voce quisesse fazia uma imitaçao bem convincente de um carro de corrida em furia foi a giulietta de uma multidao de pais de familia que pensavam ser o proprio romeo automotivo [caption id= attachment_339491 align= aligncenter width= 999 ] o seda esportivo pequeno nasce de verdade aqui [/caption] depois disso apareceu na inglaterra o mini cooper que aparentemente fez necessario que o freio fosse reintroduzido no modelo mas o entusiasta por mais que goste de traçao dianteira quando e boa suspira mesmo forte quando ela esta nas rodas traseiras com ofertas diferentes disponiveis o cooper permanecia sozinho com a traçao dianteira para os weirdos somente [caption id= attachment_339492 align= aligncenter width= 999 ] olha mae sem uma roda [/caption] o tipo de carro estreado pela alfa cresceria em variedade de oferta em seguida quando a lotus colocou seu cabeçote de duplo comando num insuspeito e vetusto ford cortina que com seu renovado entusiasmo lotistico chapmaniano se tornou uma bem convincente imitaçao plebeia de um alfa romeo jim clark ganhou corridas aparentemente sem precisar de todas as rodas do carro para isso e pronto o negocio do carro familiar rwd esportivo estourou [caption id= attachment_339493 align= aligncenter width= 999 ] giulia [/caption] a alfa romeo neste ponto tinha transformado a giulietta na giulia tipo 105 maior a partir de 1600 cm³ em versoes seda cupe e roadster um dos mais incriveis carros desse tipo ja criados a alfa romeo cobrava preço de carro grande em seus carros pequenos devido sua sofisticaçao cheia de comandos aluminio freios a disco e cinco marchas essas coisas modernosas que essa juventude transviada prafrentex que e uma brasa mora parece apreciar [caption id= attachment_339494 align= aligncenter width= 999 ] giulia desnuda [/caption] preço alto em carro pequeno chamou a atençao daqueles irritantes alemaes que logo faziam a sua propria imitaçao bavara de alfa romeo mas obviamente incapazes da poesia de tornar seu carro a noiva de todo romeo apaixonado colocam um numero no nome dele se os italianos tinham a giulia os alemaes tinham o eintausendfunfhundert era o bmw 1500 de 1962 [caption id= attachment_339495 align= aligncenter width= 999 ] eintausendfunfhundert [/caption] como o cortina que ganhou um irmao mais novo no escort mk1 dogbone famoso com o cosworth bda de 1600 cm³ o bmw 1500 logo viraria o 1602/2002 com duas portas e espirito mais esportivo como voces podem ver uma longa linhagem de coisinhas profundamente amadas pelo entusiasta e que desapareceu completamente da face da terra na busca desenfreada de sei la o que esse povo quer mas nao e um carrinho familiar que da para colocar na pista e levar a familia de ferias para o guaruja o que ninguem vai mais para o guaruja mas enfim divago esta aqui hoje e a historia que falta nesse conto falei tudo isso e aposto que nenhum de voces parou no meio e falou ei mao e o datsun 510 esqueceu [caption id= attachment_339499 align= aligncenter width= 1280 ] o datsun 510[/caption] nao meu imaginario mas talvez real leitor sagaz e bem versado no que e sem sombra de duvida o mais importante carro japones que foi completamente esquecido pela historia hoje vasculhada com lupa que e a da ascensao do carro japones no ocidente nao esqueci e esta e minha tentativa de fazer menos gente esquecer dele datsun vai para a america era uma vez um humilde zeibatsu japones que desejava tao somente conquistar o mundo chamado de nissan este conglomerado fofinho tinha como arma no seu braço automobilistico uma marca chamada datsun cuja origem sinceramente ninguem aqui quer saber a nao ser o alexandre zamariolli que ja sabe entao vou poupa los [caption id= attachment_339498 align= aligncenter width= 999 ] datsun 510 nao pera [/caption] basta aqui saber que existia desde 1959 uma certa linha de sedas familiares pequenos e baratos de traçao traseira na nissan chamada de nissan bluebird nao nao fique animado o primeiro bluebird era a cruza bastarda de um conglomerado japones e um austin a50 cambridge tao excitante quanto pode ser um conglomerado japones e a cidade de cambridge juntos vou poupa los ate de uma foto dele mas a nissan tinha exilado nos eua um certo senhor chamado yutaka katayama para presidir a empresa la nao havia muito que presidir entao em 1958 um grande total de 83 datsuns foi vendido nos eua mesmo ano em que os alemaes venderam 78 000 fuscas [caption id= attachment_339497 align= aligncenter width= 999 ] bmw 1602 nao pera [/caption] em meados da decada de 1960 este senhor que me dizem ser um cristao japones e rebelde nato descobriu que entre os americanos o que realmente animava as vendas eram carros ou esportivos e excitantes ao volante ou com motores gigantes um espirito jovem varria a america e estes jovens queriam andar rapido parou para pensar e disse a si mesmo nao vou concorrer com os v8 americanos isso e certo e os vw e seus donos sao esquisitos demais para serem enfrentados mas se a gente fizer o proximo bluebird algo parecido com os bmw so que baratinho temos uma chance [caption id= attachment_339500 align= aligncenter width= 999 ] braços arrasados traseiros mcpherson na frente 4 em linha ohc 1600 podia ser um 510 mas e um 1602[/caption] o mr k foi ao japao e fez uma apresentaçao bem informada e detalhada sobre este plano colocando o tamanho e especificaçao tecnica do seda bmw 1600 como referencia era do mesmo tamanho e potencia que um bluebird mas um era um sucesso e vendido a sobrepreço outro a prova de vendas mesmo barato seu argumento foi convincente e mudou imediatamente o que seria a terceira geraçao do bluebird codigo interno de projeto 510 [caption id= attachment_339501 align= aligncenter width= 1000 ] o motor em 1970[/caption] por sorte logo em seguida a nissan compra a prince uma marca japonesa que fabricava um carro chamado skyline um ancestral imemorial da criatura mitica japonesa que hoje conhecemos pelo apelido de godzilla a prince fazia motores de seis e quatro cilindros em linha pesadamente influenciada pelos propulsores da mercedes benz da mesma epoca mas aparentemente sem ligaçao formal o resultado e um alinhamento de planetas como poucas vezes se viu a vontade de se fazer um bmw japones; o motor de inspiraçao mercedes benz um novo e leve monobloco e mais um certo jovem e inspirado desenhista industrial chamado teruo uchino que criou um carro que deixaria um estudio italiano orgulhoso por sua simplicidade proporçao e beleza intrinseca nascia o datsun 510 [caption id= attachment_339502 align= aligncenter width= 999 ] o motor hoje[/caption] o nome na verdade o codigo interno era para os eua e canada; no japao era o bluebird e em outros lugares imitando a bmw ate nisso o datsun 1600 mas era um classico instantaneo nao um classico como um ferrari ou mesmo um bmw 2002 um classico proletario de pobre mesmo era um sedazinho de 4120 mm num entre eixos de 2416 mm; compare ao bmw com respectivamente 4220 e 2500 mm e se tem dois carros na mesma categoria ainda que o datsun fosse menor ambos pesavam em torno de 950 kg o 510 tinha suspensao dianteira mcpherson direçao por pinhao e cremalheira e freios a disco em 1968; um motor de quatro cilindros ohc nervoso e companheiro; e inedito em carros de seu preço suspensao traseira independente por braço arrastado identico dentro deste paragrafo ao bmw ’02 faltava so o pneu radial que para economizar algum a nissan deixou de fora o motor era um quatro em linha de ferro fundido comando unico no cabeçote acionado por corrente superquadrado aos 83 x 73 3 mm e 1595 cm³ que com taxa de 8 5 1 e carburador duplo hitachi dava 96 cv a 5600 rpm e saudaveis 13 8 mkgf a 3600 rpm o cambio era manual de quatro marchas mas o que os numeros nao diziam era equivalente ao bmw 1602 com 14 segundos no zero a 100 km/h e que o carrinho era alem de uma delicia de dirigir solido economico e inquebravel tinha preço de vw e nao de bmw foi um imenso sucesso nao so entre entusiastas mas com o publico em geral especialmente depois de 1970 e a crise do petroleo competiçao no final dos anos 1960 o scca tinha classes amadoras em rapido crescimento em 1966 o presidente a scca fundou o conhecido trans american sedan championship trans am na categoria ate 2 litros no começo a classe estava cheia de carros europeus como porsche alfa romeo mini cooper bmw saab e volkswagen mas os esforços da nissan fariam do 510 um campeao dois times fizeram fama aqui da california pete brock famoso por trabalhar nos cobras de carrol shelby e sua bre e no outro lado do pais bob sharp nao esse bob sharp outro americano em 1971 o grid do final da temporada da scca national runoffs incluia cinco datsun 510s em um total de 18 carros em 1972 eram doze datsuns em um total de 20 e nas ruas tambem sua fama era refletida em um monte de gente que começou a se dedicar a preparar os carros usando as peças desenvolvidas para as pistas e vendidas pela datsun para preparaçao um verdadeiro culto se formou em volta dele e muitos dizem ser o inicio da cultura do tunning japones da california que depois explodiria com o filme velozes e furiosos nos anos 2000 https //flatout com br/toretto do mundo real conheca o cara que inspirou o primeiro velozes e furiosos/ nao e a toa que o cara que foi a inspiraçao do mundo real para o toretto da franquia furiosa começou com datsun 510 hoje os clubes dedicados a ele nos eua apontam que menos de 2% dos carros dos associados sao originais um 510 e eminentemente uma tela em branco e ninguem quer um original mais um classico nao pelo que era quando novo; pelas possibilidades maravilhosas que oferece aos interessados nao existiria um 240 z a criaçao seguinte de mr k sem o sucesso do 510; e a nissan devia se arrepender de verdade de ter abandonado a veia esportiva de seu carro pequeno a partir de 1973 e a geraçao seguinte do carro um bmw serie 3 hoje pode ser uma sombra do que foi mas e um carro de respeito ainda nao posso dizer o mesmo do sentra
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.