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Zero a 300

A volta do MG roadster | o Mustang Raptor | Um XM “light” e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

A volta do roadster MG: Cyberster

O roadster MG está de volta! Bom, não exatamente como a gente gostaria; desta vez, é um elétrico moderno superpotente. Vou ter que perguntar aos amigos do MG Club do Brasil (@mgcbr), augusta entidade guardiã da história da marca por aqui, se um MG elétrico de origem eminentemente chinesa é permitido no clube. Parece um pouco distante dos charmosos e idiossincráticos ingleses do passado, que tanto amamos.

Mas tudo muda, e quem fica parado é poste. A não ser que um caminhão acerte o poste. De qualquer forma, um novo MG roadster, o primeiro desde que o MGF de motor central-traseiro estreou lá nos anos 1990, apareceu esta semana no Salão de Birmingham Shangai.

MGF: o último MG de verdade

É o MG Cyberster, um “carro esportivo EV de alto desempenho”, que parece vai chegar na frente do Tesla Roadster ao mercado. Tesla Roadster, gente, lembram dele? Só quem fez depósito deve lembrar.

A empresa ainda não deu muitos detalhes sobre o carro, além de mostrar o design, que é bem agradável e inofensivo. Promete tecnologia de ponta, e cabine futurista. As portas são exóticas “Lambo-doors”, que abrem para cima.

Se não temos informações oficiais, temos alguns detalhes vazados em documentos de registro do modelo na China. Aparentemente, o Cyberster tem dois motores elétricos, um em cada eixo, e tração nas quatro rodas. O dianteiro iria até 201 cv, e o traseiro, 335 cv, para um total de 536 cv. Não existem detalhes da bateria, mas a velocidade máxima seria limitada à 200 km/h.

É bastante potência, mas o roadster vai precisar: os boatos colocam seu peso em ordem de marcha ao redor de 1900 kg. Ou quase três MG TC, o roadster de 1948, o que fez a fama e a fortuna da MG original e é a imagem que se deve ter na cabeça quando se fala “MG”. Ele pesava pouco mais de 700 kg.

O MG TC: origem de tudo.

O MG Cyberster estará à venda no Reino Unido e na Europa junto com a linha atual de SUVs e sedãs da marca a partir do meio de 2024. Nenhum detalhe de preços ainda. Mas, como no caso do Tesla, mais de 5.000 chineses loucos para pôr as mãos num deles já depositaram algo em torno de R$ 800 na conta da MG, para garantir um lugar na fila. Sim, sem saber o preço final. (MAO)

 

BMW XM 50e é um XM “light”

O BMW XM foi anunciado como um recomeço para a submarca M, um carro exclusivo dela e não uma conversão em cima de um BMW normal existente. Meio como um M1 para 2023. M1, no caso, o supercarro de motor central que lançou a submarca em 1978, não o cupê M da série 1, que se chamava 1M, não M1. Confuso? Bom, esperava o quê desses pesky germans?

BMW M1: o nascimento da divisão M

 

Enfim: o fato é que a M virava marca de SUV com o XM, e o carro, como o M1, devia ser um superSUV para brigar com outros superSUV de marcas como Porsche, Lamborghini, Maserati, e Ferrari. Até aí tudo bem; goste ou não, era esta a ideia.

Mas agora, aparece uma versão mais barata e menos potente do XM. OK: a Porsche por exemplo tem Cayennes de várias potências e preços. Mas neste caso não deixa de soar meio estranho. Não existiu um M1 de quatro cilindros mais baratinho em 1978 afinal; era uma mostra, um topo, um exemplo de onde se podia chegar com a marca M. Era algo épico. O XM está parecendo cada vez mais apenas outro caça-níqueis SUV, e mais nada.

Esta versão light do carro se chama XM 50e. Vem com o onipresente seis em linha turbo de três litros da marca, aqui auxiliado por um motor elétrico. A potência total é de 475 cv e o torque, de 71,3 mkgf. Está longe de algo que pode seriamente ser classificado de “pouco”, mas é um downgrade no XM. Filosoficamente, causa um monte de pontos de interrogação.

O carro pesa na casa dos 2800 kg; com isso o 0-100 km/h agora é de 5,1 segundos. Nada lerdo, mas uma queda considerável se olharmos os 3,7 segundos do XM “de verdade”.  Não há informação de preços e disponibilidade, ainda. (MAO)

 

Este é o novo Hyundai Elantra N

O Hyundai Elantra N é um daqueles carros que desejávamos que fosse importado para cá, mas parece que não vai acontecer. É um sedã esportivo amado pela imprensa internacional, uma fera tanto em desempenho puro isolado, quanto em curvas e pista.

Vem com um animado quatro cilindros turbo de 2,0 litros, emparelhado com um câmbio manual de seis marchas ou um automático de dupla embreagem de oito marchas, em um sedã que pesa 1495 kg. São 280 cv em um carro ardido e decididamente esportivo, apesar da carroceria sedã e a origem humilde.

Antes do face-lift era assim

Agora, a Hyundai revelou imagens do Elantra N com estilo alterado, no Salão Automóvel de Shangai. Vem para tentar resolver a única reclamação incômoda do carro anterior: muita gente o achava feio. As mudanças são basicamente na frente do carro,

A aparência agora é mais elegante e simplificada. Há uma barra de luz central que conecta os dois faróis, que ganharam um design mais agradável. Os emblemas agora são pretos, e as rodas também tem um novo desenho. O resultado parece ser positivo.

Não há notícias além das imagens; não se sabe se a mecânica permanecerá a mesma, ou se será também modificada. Preço e disponibilidade ainda não estão claros, também, mas hoje nos EUA um Elantra N parte de US$32,150 (R$ 160.428). Hyundai, nunca te pedi nada… (MAO)

 

Ford pode estar preparando um Mustang Raptor

(renderização de Oscar Vargas no site Carscoops)

Dos EUA, a Car & Driver continua a jogar ideias ventiladas pela indústria para testar a reação do público, em troca de assunto para poder publicar. Pelo menos, desta vez, a ideia parece mais interessante que um Corvette SUV.

Trata-se de um Mustang Raptor. Diz a estranhamente bem-informada e animada publicação: “Nas profundezas da sede da Ford em Dearborn, existe uma mentalidade para raptorizar tudo. O F-150 foi o padrinho do conceito. O Bronco Raptor que se seguiu foi totalmente lógico. Faz sentido que a filosofia chegue ao próximo Ranger Raptor. Mesmo dar o tratamento ao Explorer e à Expedition não parece muito distante. Mas transformar o Mustang em um cupê preparado para trilhas parece um exagero. Ou é?

A Porsche transformou o icônico 911 em um Dakar. A Lamborghini está pronta para descer no parquinho e se sujar, não com o SUV Urus, mas com o Huracán Sterrato. Agora a Ford está aumentando a mania.”

A configuração, segundo a Ford Car and Driver, inclui um V-8 de 5,0 litros e transmissão automática de 10 velocidades, sem manual opcional. Terá tração nas quatro rodas permanente, com diferencial central, e sem reduzida. Um Raptor R com o V8 supercharged e mais de 700 cv deve aparecer depois.

Uma ideia realmente sensacional, esta, como todas do tipo, mesmo que o sucesso no mainstream ainda esteja para ser confirmado; tanto o 911 Dakar quanto o Sterrato são edições limitadas para se checar as possibilidades. E você, o que acha de carros esporte de todo tipo com rodas grandes, tração nas quatro rodas, e mais vão livre? (MAO)