muito tem se falado sobre tecnologia autonoma e em carros capazes de se dirigir sozinhos e os mais entusiasmados com esta possibilidade ate falam em abolir o volante por completo deixando que o carro va para onde precisa ir por conta propria e que todos os ocupantes possam aproveitar seu tempo dentro dele para fazer outras coisas em nossa visao eliminar a possibilidade de um ser humano tomar o controle do carro em uma emergencia e uma ideia arriscada ainda vai levar bastante tempo para que uma maquina por melhor programada que seja tenha a mesma capacidade de tomar decisoes rapidas em situaçoes de risco isto sem mencionar todas as barreiras eticas que uma sociedade com carros totalmente autonomos teria de superar ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o conceito de uma peça que gira para esterçar as rodas de um carro e universalmente adotado porque funciona nao existe alternativa melhor mas ainda assim nao e de hoje que o volante uma peça que esta em todos os carros ha quase 150 anos e tema de experimentos feitos pelas fabricantes e se um carro em vez de um volante fosse controlado por alavancas ou por um manche ou por joysticks nao e devaneio nosso ao longo das decadas as fabricantes ja tentaram revolucionar a forma como guiamos nossos carros na direçao que eles devem ir mas estas tentativas quase nunca passaram da fase de conceito por uma razao bem simples ate agora nao inventaram uma forma melhor de conduzir um carro do que o volante como veremos a seguir ford wrist twist em portugues o nome wrist twist pode ser traduzido como torcer o pulso e qualquer um que ja tenha torcido o pulso sabe o quanto e dolorido mas no caso deste sistema que a ford experimentou na decada de 1960 era exatamente assim que voce controlava o carro torcendo os pulsos o sistema foi criado pelo engenheiro robert rumpf que trabalhava com tecnologia aeroespacial e foi contratado pela ford para desenvolver tecnologias experimentais em 1965 rumpf desenvolveu o sistema wrist twist e o instalou em um mercury park lane o topo de linha da divisao intermediaria da ford na epoca acima da marca ford e abaixo da lincoln o sistema consistia em uma especie de guidao no lugar do volante que se levantava para permitir que o motorista entrasse no carro e contava com dois mini volantes um em cada extremidade o motorista encaixava os pulsos nas peças e os virava simultaneamente para controlar a direçao do carro segundo a ford o wrist twist tinha as vantagens de melhorar a visibilidade do quadro de instrumentos e da estrada e ainda permitia que o motorista descansasse os braços enquanto dirigia e de uma maneira que jamais seria dita nos dias de hoje a fabricante dizia que o sistema facilitaria muito a vida das mulheres na hora de estacionar ainda que no video de demonstraçao o momento em que a mulher aparece estacionando e na verdade uma filmagem dela saindo da vaga reproduzida de tras para a frente https //youtu be/pwwykxqcffq o sistema era ate facil de usar uma vez que o motorista se acostumava mas era sensivel demais no fim das contas era uma soluçao para problemas que o volante nao tinha complicaçao e gastos desnecessarios manches e joysticks por vezes as fabricantes tentaram substituir o volante por um manche como nos avioes a sueca saab conhecida por seu espirito inovador e por seu passado na aviaçao o fez em 1993 utilizando o saab 9000 como base era o conceito saab prometheus a ideia tinha a ver com segurança o volante dava lugar a um airbag e o console central tinha um manche que girava em 180° para virar as rodas do carro nao havia conexao mecanica com a caixa de direçao a atuaçao era eletrica alem de questoes ergonomicas ficar segurando o joystick com o braço em posiçao horizontal por mais que uma ou duas horas era extremamente cansativo havia as questoes tecnicas o movimento de 180° do manche significava que qualquer pequeno movimento fazia as rodas esterçarem bastante em um volante tradicional geralmente se tem um giro de 1 260° tres voltas e meias o que permite correçoes sutis e precisas e tambem mudanças de direçao repentinas e rapidas caso seja necessario https //www youtube com/watch v=5pv4zk1hqma quando se joga um game de corrida ou um simulador a diferença entre usar um volante e um joystick fica apenas nos tempos de volta na vida real nao poder controlar o carro da forma mais precisa possivel pode custar a sua vida e a de outras pessoas mas isto nao impediu que tres anos depois em 1996 a mercedes benz tentasse algo parecido com seu conceito f200 imagination ele era baseado no classe s w220 que estava para ser lançado e tinha um v12 de seis litros debaixo do capo https //www youtube com/watch v=s8u7qbjbqwm o manche no console central era posicionado de forma que tanto o motorista quanto o passageiro pudessem controla lo nao havia volante ou pedais a alavanca do manche era movimentada para os lados para mudar a direçao e tambem controlava a aceleraçao e a frenagem ele tambem tinha botoes para subir ou baixar os vidros ligar os limpadores de para brisa e acionar a buzina na porta do motorista ficava outro manche que era redundante para permitir que o motorista alternasse os braços na hora de dirigir pela mesma questao de resolver um problema que nao existia o sistema de direçao do f200 imagination nao saiu do conceito por outro lado diversos outros recursos que o carro apresentava como airbags de cortina cameras no lugar dos retrovisores externos teto solar de vidro eletrocromico e suspensao ativa foram incorporados em modelos seguintes da mercedes benz outro carro mais recente que apostou nos joysticks para controlar a direçao foi o conceito ev ster da honda que estreou no salao de toqui de 2011 no lugar do volante ele trazia um joystick duplo que se movia para a tras e para a frente nao muito diferente do sistema de conduçao de um tanque https //www youtube com/watch v=gqkx804kb8m segundo a honda o sistema havia sido projetado para ajudar o motorista a nao sentir as forças g sobre o corpo no momento da curva mas como outras ideias mostradas aqui o conceito era experimental e nao tinha argumentos suficientes para substituir o bom e velho volante a boa noticia e que o ev ster acabou chegando as ruas como o interessantissimo honda s660 o kei car esportivo com motor central traseiro que e o sucessor espiritual dos classicos s500 s600 e s800 da decada de 1960 mas com um volante tradicional claro messerschmitt kr200 o carro com guidao ha quem conteste a afirmaçao de que o messerschmitt kr200 fabricado na alemanha depois da segunda guerra mundial e mesmo um carro o pequeno veiculo foi criado porque a messerschmitt conhecida como fabricante de aeronaves ficou proibida de produzi las por dez anos apos o conflito e precisava de uma alternativa com apenas tres rodas dois lugares com o passageiro atras do motorista e um pequeno motor dois tempos de 191 cm³ e 10 cv o kr200 era pouco mais que uma scooter fechada tanto que seu nome vem de de kabinenroller que literalmente significa scooter com cabine em alemao https //www youtube com/watch v=6vuam10bqwa e como uma scooter ele era controlado por um guidao instalado na mesma posiçao do volante e conectado diretamente ao eixo dianteiro permitindo uma conduçao bastante direta e precisa mesmo a velocidade maxima de 90 km/h conferida pelo motor monocilindrico em um veiculo que pesava 230 kg em ordem de marcha cubo fixo embora sejam volantes de fato os volante de cubo fixo sao recorrentes e interessantes demais para ficar de fora desta materia sem duvida os mais famosos sao os volante de cubo fixo da citroen no brasil presentes no c4 e no c5 vendidos nos anos 2000 tecnicamente o cubo nao era fixo mas ficava oculto atras da porçao central do volante esta sim fixa apenas o aro se movia e o duplo chevron da fabricante ficava sempre apontado para cima mas decadas antes houve outro carro com volante de cubo fixo o maserati boomerang que foi apresentado no salao de turim de 1971 como nos citroen ja citados apenas o aro do volante se movia enquanto o miolo ficava parado https //www youtube com/watch v=6_jbmbgfmb4 isto porque era no miolo do volante que ficava o quadro de instrumentos com velocimetro conta giros manometros de temperatura pressao do oleo e medidor da bateria alem de comandos diversos para os farois e limpadores de para brisa por exemplo apesar do aspecto interessante a ideia nao foi para a frente quando o maserati bora modelo de produçao inspirado no boomerang foi mostrado em 1972 ele tinha um arranjo convencional de volante e painel volante quadrado [caption id= attachment_261573 align= aligncenter width= 999 ] foto news d anciennes[/caption] uma coisa sao os volantes de superesportivos modernos que tem o mesmo contorno ligeiramente retangular dos carros de competiçao como os monopostos modernos que praticamente exigem volantes pequenos e retangulares para acomodar o piloto que de certa forma veste o carro outra coisa sao carros de passeio bem mais mansos que decidem que o volante redondo e comum demais nesse caso ha uma longa historia de volantes meio quadrados ja na decada de 1920 gabriel voisin criou o c6 laboratoire acima uma releitura de um carro de grand prix com carroceria aerodinamica e um volante com base e topo retos nas decadas de 1950 e 1960 fabricantes americanas como a chrysler tambem ofereceram volantes ligeiramente quadrados em seus carros abaixo o volante do plymouth fury 1960 mais recentemente o aston martin volante tambem trouxe algo parecido em 2015 bem como o fiat panda de terceira geraçao lançado em 2011 que trazia quadrados arredondados ou squircles em inges de square + circle em diversos elementos incluindo o volante [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 261576 261577 ] mas talvez o volante mais quadrado de todos seja a peça do mazda mx 81 aria cupe de quatro lugares desenhado pelo estudio italiano bertone alem da carroceria em forma de cunha e da grande area envidraçada que lhe conferiam um ar futurista o mx 81 tinha um volante quase totalmente retangular na verdade sequer era um volante mas sim uma fita de borracha flexivel que se movia guiada por uma armaçao retangular no meio dela ficava um monitor colorido do tipo crt como as tvs de tubo bem como alguns comandos para o motorista na epoca a mazda disse se tratar de uma soluçao engenhosa para ocupar menos espaço na cabine e tornar o ato de dirigir mais facil na pratica porem o volante prejudicava os movimentos do motorista e dificultava a tarefa
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