quando a delegaçao da etiopia desembarcou em roma para os jogos olimpicos de 1960 ninguem jamais havia ouvido falar daquele tal abebe bikila o homem estava longe de ser jovem havia recem completado 28 anos era casado pai de familia e membro da guarda pessoal do imperador haile selassie que mais tarde seria conhecido como ras tafari por isso quando bikila se apresentou em solo italiano ele foi visto inicialmente como um personagem excentrico sou abebe bikila guarda real vim a roma para vencer a maratona teria dito a afirmaçao transitava na linha que separa a pretensao e a insolencia um sujeito que entrara na equipe de atletismo como reserva substituindo um corredor que torceu o pe jogando futebol completamente desconhecido integrante de uma delegaçao que jamais conquistara uma medalha de ouro ganhar a maratona duas semanas mais tarde na manha do sabado 10 de setembro de 1960 os corredores começam a chegar para a prova de encerramento da olimpiada bikila para surpresa de todos — seus compatriotas inclusive — aparece com os pes descalços era demais o sujeito anonimo pretendia vencer a maratona correndo descalço quarenta e dois quilometros ralando o cascao no chao nao era um capricho de bikila momentos antes do inicio da prova ele deveria pegar suas sapatilhas fornecidas pela patrocinadora da olimpiada a adidas provou o tenis nao se sentiu confortavel nao encontrou nenhum outro que caisse bem e decidiu correr descalço como fazia em seu treinamento militar ao som do tiro de largada bikila começou a correr e so parou depois de cobrir exatos 42 195 metros quando cruzou a linha de chegada a frente de todos os outros competidores descalço abebe bikila cumpriu o que prometera em seu desembarque venceu a maratona conquistou o primeiro ouro da historia da etiopia e como se nao bastasse fez tudo isso mais rapidamente que qualquer outro corredor porque quebrou o recorde mundial ele precisou de apenas duas horas e quinze minutos para escrever com os pes descalços um dos mais incriveis capitulos da historia olimpica quatro anos depois ele embarcou para toquio agora conhecido ele era o favorito mas foi proibido de correr descalço nao importava bikila repetiu a dose correu os 42 195 metros com sapatilhas repetiu as duas horas e quinze e quebrou seu proprio recorde olimpico ele ainda voltaria a olimpiada no mexico em 1968 mas foi obrigado a abandonar a prova devido a uma lesao no joelho foi sua ultima maratona bikila acabou morrendo em 1973 por complicaçoes decorrentes de um acidente de carro que o deixou paraplegico em quatro anos antes e considerado o maior maratonista de todos os tempos e esta imortalizado no hall da fama do atletismo abebe bikila contudo conseguiu fazer tudo isso porque competiu individualmente ele nao dependeu de artefatos como um arqueiro ou um arremessador de martelo nao dependeu da equipe como os corredores do revezamento 4x100 nao dependeu de tatica coletiva como um time de basquete de um cavalo como um cavaleiro nem de uma bicicleta como os ciclistas era ele seus pes seus pulmoes seus musculos e coraçao o esporte tem dessas quanto mais variaveis voce inclui na analise mais dificil ela fica pele teria sido pele se fosse nascido na irlanda do norte como george best um craque que jamais chegou perto de uma copa do mundo vindo de um pais que jamais produziu outro craque como ele tony hawk teria conquistado tudo o que conquistou se os rolamentos de seu skate tivessem travado no summer world series o evento que o projetou para a fama em 1982 rodrigo pessoa teria trazido a medalha de hipismo se baloubet du rouet tivesse empacado na final de atlanta em 1996 — como aconteceu na olimpiada seguinte em 2000 [caption id= attachment_293009 align= aligncenter width= 964 ] george best e pele a maior rivalidade que nunca existiu[/caption] traga essa discussao para o automobilismo e a complexidade se torna exponencial porque as corridas de automovel ha muito tempo deixaram de ser entre um piloto e seu carro contra outros pilotos e seus carros os carros sao projetados por uma equipe o piloto depende tanto da equipe quanto de si mesmo porque uma equipe boa nao faz um bom carro sem um piloto que consiga expressar as demandas do ajuste fino e ele precisa de uma equipe que seja capaz de construir e acertar um carro que possa entregar o que ele precisa fazer e o que ele e capaz de fazer ao volante e e dai que surgem as discussoes sobre quem e o melhor piloto de f1 e os argumentos de que fulano so ganhou por causa do carro como se ele pudesse ganhar sem um carro ou com outro carro automobilismo lembre se nao e apenas uma disputa de pilotos mas tambem de construtores o piloto e uma peça tao importante quanto um diretor tecnico e por isso que costumamos aclamar os grandes construtores colin chapman e idolatrado como gordon murray adrian newey ou john barnard ha construtores cujos feitos sao inquestionaveis mas ha pilotos que se questiona com perguntas do tipo qual o campeao que menos mereceu o titulo na maioria dos casos o piloto campeao tem o melhor carro e a melhor equipe — algo que pode ser em parte verificado pelo desempenho da equipe no campeonato de construtores mas estamos falando de esporte e o esporte tem suas imprevisibilidades quem diria por exemplo que alain prost iria superar piquet e mansell comendo pelas beiradas ate passar os dois e faturar o caneco de 1986 ou que kimi raikkonen faria o mesmo em 2007 enquanto alonso e hamilton se estapeavam na mclaren evidentemente o papel do carro o desempenho dos pilotos nao desqualifica a genialidade ao volante porque ainda que o piloto precise de um bom carro para ser campeao ele nao precisa necessariamente do melhor carro do grid veja o que aconteceu em 1958 por exemplo foi o primeiro ano do campeonato mundial de construtores e foi o ano em que os garagistas ingleses deixaram de copiar os italianos e alemaes e começaram a fazer seus chassis e motores super leves criando o arquetipo do carro britanico e com esta mudança de paradigma dos britanicos a vanwall despontou como uma potencia naquele primeiro campeonato de construtores https //flatout com br/como o reino unido se tornou o centro do universo da formula 1/ era uma equipe totalmente britanica o chassi o motor os pilotos stirling moss tony brooks e stuart lewis evans os mecanicos tudo na equipe era britanico ate mesmo seu principal rival mike hawthorn entao piloto da ferrari naquele ano a ferrari ainda estava correndo atras desta mudança de paradigma estabelecida pelos britanicos e ainda nao tinha um carro tao leve nem tao rapido quanto os carros verdes da vanwall foi por isso que os britanicos acabaram dominando a temporada das dez provas sete foram vencidas pela vanwall — stirling moss venceu quatro e tony brooks venceu as outras tres o problema e que moss so terminou metade das provas que disputou assim como brooks enquanto isso mike hawthorn abandonou apenas duas corridas e pontuou em todas as outras chegando sete vezes ao podio com isso mesmo usando um carro inferior aos vanwall que conquistaram o titulo de construtores hawthorn conseguiu faturar o titulo de pilotos https //flatout com br/quando stirling moss perdeu o campeonato de formula 1 por fazer o que era certo/ john surtees ferrari 158 1964 algo semelhante voltaria a se repetir em 1964 quando lotus e brm eram as forças dominantes no grid daquela temporada o campeonato alias estava sendo ferrenhamente disputado entre graham hill correndo pela brm e jim clark de lotus claro a temporada começou com uma vitoria de hill seguida por duas vitorias de clark na quarta corrida clark abandonou mas hill terminou em segundo na corrida seguinte clark voltou a vencer com hill em segundo clark abandonou as tres corridas seguintes enquanto hill terminou em segundo e abandonou as outras duas hill voltaria a vencer nos eua penultima etapa enquanto clark terminou a corrida com um modesto setimo lugar os dois foram para o mexico ultima prova do ano disputar o titulo https //flatout com br/quando a ferrari foi campea vestindo azul e branco/ mas enquanto eles brigavam entre si john surtees acumulou dois segundos lugares um terceiro lugar e duas vitorias a ferrari por causa de uma disputa com a fia se recusou a ir ao mexico e em vez disso inscreveu a nart naquele grande premio mas entao o acaso falou mais alto hill se enroscou com lorenzo bandini da ferrari/nart perdeu posiçoes e nao conseguiu mais se recuperar clark teve um problema na suspensao perdeu ritmo de prova e terminou em quinto com isso surtees teve chance de conquistar o titulo mantendo o ritmo forte e trocando de posiçao do seu colega bandini ele chegou em segundo e superou graham hill por um misero ponto no campeonato conquistando o titulo com um carro que nem de longe fazia frente aos lotus e brm surtees nao superou clark em condiçoes de igualdade em nenhuma prova suas duas vitorias aconteceram no gp da alemanha e da italia duas provas que clark abandonou seus outros quatro podios aconteceram em duas corridas vencidas por clark e duas corridas em que clark teve problemas mecanicos jackie stewart tyrrell 006 1973 para nos brasileiros o lotus 72 foi o carro do primeiro titulo de emerson fittipaldi mas aquela ja era a terceira temporada do modelo o 72 apesar do nome coincidir com o ano da temporada vencida por emerson estreou na temporada de 1970 e de cara a dominou jochen rindt venceu consecutivamente as quatro primeiras corridas que disputou com o carro e emerson fittipaldi estreante na categoria venceu o gp dos eua a vantagem da lotus foi tamanha que rindt venceu o titulo mesmo tendo sofrido seu acidente fatal na italia quatro etapas antes do fim do campeonato a vitoria de emerson ajudou a manter o caneco na mao do austriaco que infelizmente se tornou o primeiro e unico campeao postumo da formula 1 em 1971 a lotus decidiu aprimorar a suspensao e a asa traseira do 72 e perdeu um pouco da competitividade da temporada anterior stewart com o tyrrell 003 bem desenvolvido conquistou o titulo ganhando seis das 13 provas e terminando outra em segundo lugar o tyrrell 003 nao era apenas um projeto dominante mas tambem o chassi mais vitorioso da historia da f1 [caption id= attachment_293016 align= aligncenter width= 800 ] peterson emerson e stewart[/caption] em 1972 a lotus finalmente estava com o 72 resolvido e novamente dominou a temporada emerson fittipaldi terminou oito das 13 corridas no podio sendo cinco no degrau mais alto a lotus conquistou o titulo de construtores mais uma vez e para 1973 contratou uma das maiores promessas da epoca o sueco ronnie peterson juntos emerson e peterson venceram sete das 15 corridas terminaram cinco vezes em segundo lugar e tres vezes em terceiro stewart enquanto isso tinha um chassi novo o tyrrell 006 que havia sido colocado a prova no fim da temporada de 1972 e embora competitivo nao tinha o mesmo nivel de desenvolvimento que o lotus tanto que ele e seu colega/pupilo françois cevert conseguiram apenas tres poles ante as 10 dos lotus mas enquanto emerson e peterson brigavam internamente — algo que levaria emerson a deixar a lotus devido a quebra da promessa de colin chapman em favorecer o piloto que tivesse mais chances de ser campeao — jackie stewart ganhava os pontos que a dupla da lotus desperdiçava com sua disputa interna nas corridas em que emerson e peterson chegaram em segundo ou terceiro stewart ficou em primeiro com cinco vitorias — e com um carro menos desenvolvido — ele conquistou o titulo de pilotos e se tornou o terceiro piloto a vencer o campeonato tres vezes depois de fangio e brabham nelson piquet brabham bt49 1981 em toda a sua historia a brabham so teve dois carros dominantes o bt19 que venceu o titulo de construtores de 1966 usando um motor buick transformado em motor de f1 e o bt46b fan car que so correu uma vez e foi muito mais rapido que todos os outros do grid quando nelson piquet assumiu o posto de principal piloto da equipe ele tinha a seu favor a experiencia como mecanico o aprendizado com o recem aposentado niki lauda e uma sinergia raramente vista com o projetista gordon murray juntos eles desenvolveram o brabham bt49 para tentar fazer frente aos williams fw07 de carlos reutemann e alan jones na temporada de 1980 naquele primeiro ano quase deu certo piquet foi ao podio logo na primeira corrida do ano e voltou outras cinco vezes sendo tres no degrau mais alto superou o argentino mas nao o australiano alan jones foi o campeao piquet o vice e reutemann terminou em terceiro o desempenho dos williams deu a equipe seu primeiro titulo de construtores para a temporada seguinte tanto a brabham quanto a williams seguiram desenvolvendo seus carros a williams entrou com o fw07c e a brabham com o bt49c a disputa foi acirrada mais uma vez com os tres pilotos disputando o titulo ate a ultima etapa mas desta vez piquet levou a melhor e faturou seu primeiro titulo com apenas 1 ponto de vantagem sobre carlos reutemann o vice campeao jones ficou em terceiro https //www youtube com/watch v=lcfcptwmbia como evidencia de que piquet tinha um carro inferior naquela temporada dos 61 pontos da brabham somente 11 foram trazidos por hector rebaque na temporada anterior que a brabham terminou em terceiro piquet conquistou 54 pontos e rebaque somente 1 ponto na williams em 1980 jones conquistou 71 e reutemann 49 em 1981 reutemann conquistou 49 e jones 46 um equilibrio que evidencia nao apenas o talento dos pilotos mas tambem a qualidade do carro keke rosberg williams fw08 1982 veja so como e o esporte automotor em 1981 a williams foi campea de construtores em 1982 ela fez um carro novo que nao funcionou muito bem mas mesmo assim conseguiu levar keke rosberg ao seu unico titulo da f1 naquela temporada as duas grandes potencias da formula 1 eram ferrari e mclaren a ferrari tinha a evoluçao do seu 126 e a mclaren estreava o revolucionario mp4/1 o primeiro carro com monocoque de fibra de carbono na f1 o problema e que durante a temporada gilles villeneuve sofreu seu acidente fatal em zolder nos treinos do gp da belgica a ferrari manteve apenas didier pironi ate a nona etapa quando patrick tambay foi chamado para ocupar o lugar do canadense duas etapas depois pironi sofreu um acidente gravissimo que resultou nas duas pernas fraturadas e na aposentadoria forçada sem nenhum piloto disputando todo o campeonato a ferrari so poderia disputar o titulo de construtores enquanto isso na mclaren niki lauda foi tirado da aposentadoria para substituir andrea de cesaris ao lado de john watson os dois veteranos ate conseguiram bons resultados e watson chegou a disputar o titulo contudo o boicote ao gp de san marino devido a disputa fisa foca e uma sequencia de seis corridas sem pontuar na reta final do campeonato permitiram que keke rosberg o piloto mais regular do campeonato conquistasse o titulo apesar de ter vencido apenas uma prova chegado duas vezes em segundo e duas vezes em terceiro com um carro que terminou em quarto no campeonato de construtores foi a segunda e ultima vez que um piloto foi campeao vencendo apenas uma corrida a outra ocasiao foi o campeonato de 1958 vencido por mike hawthorn tambem com um carro inferior a frente da williams ficaram a ferrari campea a mclaren vice e a renault em terceiro lewis hamilton mclaren mp4 23 2008 a temporada mais traumatica para os brasileiros tambem foi vencida por um piloto com um carro que nao era o melhor do grid — e por isso ela foi tao traumatica para nos sim a mclaren era uma das equipes mais fortes do grid mas a ferrari tinha claramente o melhor carro felipe massa venceu seis vezes kimi raikkonen venceu outras duas mas uma serie de erros da ferrari e de felipe massa o colocaram em uma posiçao delicada na ultima etapa da temporada justamente o gp do brasil felipe massa teve uma quebra de motor devido a uma biela defeituosa no gp da hungria rodou sozinho tentando buscar raikkonen no gp da malasia quebrou o motor no gp da australia durante sua recuperaçao e teve o problema tragicomico da mangueira de combustivel que ficou presa ao carro depois que o mecanico chefe liberou sua saida antes da remoçao da mangueira com isso massa precisava vencer a prova e torcer para que lewis hamilton chegasse no maximo na sexta posiçao massa venceu mas a tipica chuva de interlagos molhou a pista de forma que timo glock perdeu traçao na subida da junçao sendo ultrapassado por hamilton que cruzou em quinto e mesmo com um carro inferior conquistou seu primeiro titulo mundial a ferrari foi campea de construtores com 172 pontos 19 a frente da mclaren — que teve no desempenho de hamilton sua principal fonte de pontos uma vez que heikki kovalainen terminou em setimo com apenas 53 pontos
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