o que e o carro moderno a primeira revoluçao do automovel foi o ford modelo t; com ele de repente todas as inovaçoes ate ali das peças intercambiaveis aos novos processos de produçao e os novos materiais disponiveis estavam juntas num carro so e um barato que podia ser comprado por quase qualquer pessoa o modelo t era mais leve mais confiavel e duravel que a maioria dos carros muito mais caros que ele foi um sucesso e mostrou o caminho [caption id= attachment_336406 align= aligncenter width= 999 ] nissan mid4 1985[/caption] depois a gm partiu de onde o t começou e adicionou o ano modelo o estilo bem cuidado que mudava sempre e causando a ansiedade de se comprar sempre algo mais novo nem que esse novo fosse por baixo o velho outra evoluçao que ainda esta em uso mas nao define o carro moderno depois no pos guerra vimos a evoluçao dos motores com mais taxa de compressao e construçao mais apurada evoluiram sobremaneira os v8 chevrolet ate hoje um exemplo de um motor em casa em carro de corrida sedan ou caminhao outros como ele existiram [caption id= attachment_336415 align= aligncenter width= 999 ] mid4 mkii 1987[/caption] quando chegam os anos 1970 a evoluçao natural do automovel para por motivos externos a legislaçao de emissao de segurança passiva entre outras começam a crescer e ditar como seria o automovel do futuro mas a tecnologia para faze los ainda nao existia os carros dos anos 1970 eram olhando se pragmaticamente piores que os dos anos 1960 a primeira vez que isso aconteceu na historia do automovel mas entao a tecnologia começou a alcançar a legislaçao com o progresso da injeçao eletronica dos catalisadores e principalmente a tolerancia de construçao os motores voltaram a ganhar potencia e economia agora sem poluir no meio dos anos 1980 o futuro parecia brilhante novamente tolerancia os japoneses impulsionados por uma cultura de qualidade mostraram que automoveis podiam ser fabricados em massa de uma formula quase infalivel de qualidade de construçao isso se refletia em tudo de pequenas maçanetas ou um porta luvas ate as mais importantes peças mecanicas do motor ou transmissao ao prestar atençao a tudo e com metodos de tolerancia cada vez mais baixas os japoneses mostraram ao resto do mundo como fazer automoveis considero este o carro moderno o carro onde o projeto e tao detalhado e tecnologicamente avançado como consegue ser em todas as suas minusculas partes ate 1980 se vendiam carros em mercados de primeiro mundo que eram positivamente amadores um belo motor e chassi mas o resto impossivelmente mal feito falho irritantemente mal pensado antes se imaginava que isso era normal aguentar algumas falhas para ter uma mecanica legal os japoneses mostraram que nao durante todos os anos 1980 e os anos 1990 eles so fizeram mostrar isso ate que lentamente dos anos 2000 ate 2010 o resto do mundo se igualou a seus metodos hoje claro que apesar de existirem diferenças todos sao modernos mas desde os anos 2000 quando o carro moderno se consolidou a evoluçao parece que parou continuando somente em detalhes pneus evoluem amortecedores evoluem motores evoluem; a arte de se fazer o carro inteiro nao pense bem o mclaren f1 e de 1993 o clio williams de 1993; o cayenne de 2002 o veyron de 2005 pouca coisa realmente diferente apareceu depois disso com a perfeiçao tecnica do carro moderno aliada a uma industria cada vez menos autoral e mais qualquer coisa que venda nos da as estranhas carrocerias suviformes somente em varias interpretaçoes diferentes existe o carro eletrico agora tambem nao so a emissao do escape eliminada nos anos 1980 era nociva mas agora tambem o co2 esta mudando o clima e aparece a tesla com o modelo s em 2012 mudando o mundo de novo olha o carro eletrico funciona uma tecnologia de antes do motor a combustao e assim exumada para o mundo moderno uma revoluçao tambem ainda que impulsionada por legislaçao mas divago; o fato e que nos anos 1980 os japoneses firmemente mostravam como seria o futuro e nao somente na infalibilidade e cuidado com detalhes eles brilhavam tambem criando carros inteiros que hoje parecem extremamente prescientes o futuro em 1985 em 1985 aqui no brasil ainda estavamos firmemente na era do carburador mas nao so aqui tanto nos eua quanto na europa ainda eram comuns tambem ate motores ohv hoje extintos a nao ser em grandes v8 americanos eram comuns em varios carros basicos europeus e americanos quando nao era ohv era ohc apenas um comando no cabeçote e duas valvulas por cilindro o duplo comando de valvulas no cabeçote hoje praticamente universal era rarissimo reservado a carros de corrida e exoticos ferrari e lamborghini mercedes benz bmw e porsche ainda eram todos ohc por exemplo alfa romeo era dohc mas ainda um antigo motor de duas valvulas por cilindro com raizes nos anos 1950; seu novo motor mais potente o v6 busso era ohc e tinha seis carburadores de corpo unico um pesadelo para qualquer mecanico fora de portello o corvette camaro e mustang recentemente ganhavam injeçao; mas ainda sistemas bem arcaicos inicialmente tbi’s de um so injetor depois multiponto na europa os carros mais caros ja eram todos injetados pela bosch mas era algo caro a maioria ainda era carburada mas os japoneses investem firmemente em injeçao e logo sao os pioneiros nisso em carros baratos tambem em motores multivalvulas turbocompressores e tudo mais o mundo ainda escaldado pelas peripecias recentes de lucas o principe da escuridao morria de medo de eletronica; os japoneses a fizeram ser normal aplicando ciencia melhoria continua e atençao aos detalhes nossos amigos orientais aperfeiçoam seus sistemas eletronicos sobremaneira os tornam o que sao hoje mais confiaveis que os sistemas mecanicos ta a maioria das vezes pelo menos e nesse cenario que de repente aparece nas revistas mundo afora o novo prototipo da nissan recentemente abandonando o nome datsun a marca quer se consolidar como uma de alta tecnologia era algo absolutamente fora do normal incrivel de se imaginar hoje nao parece muito mas entao parecia que muito antes dos supercarros japoneses dos anos 1990 o futuro era deles o nissan mid4 o carro se chamava nissan mid4 a revista americana car & driver ja dizia tudo na sua capa godzilla visita a fabrica da ferrari o carro era um tour de force tecnologico muito acima do que poderia se imaginar entao a revista road & track tambem colocou o carro na capa onde dava o significado do 4 do nome traçao nas 4 rodas direçao nas 4 rodas 4 comandos e 4 valvulas por cilindro tudo isso num supercarro de motor central traseiro desenvolvido pela equipe do engenheiro shinichiro sakurai o mesmo dos skylines a ideia era coloca lo em produçao ate 1987 e o carro parecia realmente pronto para isso diferente de muitos carros conceito por ai era totalmente funcional mais que isso era um carro realmente de sua epoca nao do futuro; nada a nao ser a sofisticaçao debaixo de sua pele dizia que ele era nada alem de um carro esporte de 1985 o motor era o v6 da marca que entao era ainda sohc transformado por novos cabeçotes de aluminio agora tinha dois comandos por bancada acionados por correia dentada que por sua vez acionavam quatro valvulas por cilindro em uma camara triangular em seçao pentroof a novidade era que o eixo comando de valvulas de admissao tem um acionamento hidraulico que varia a faze eletronicamente sim timing variavel eletronicamente em 1985 o motor tambem nao tinha distribuidor e sim bobinas individuais acionadas eletronicamente outra coisa normal hoje mas novidade em 1985 o acelerador era drive by wire acionado pelo computador sem conexao mecanica do pedal a borboleta como assim faltava ainda somente o turbocompressor para o pacote completo de motor moderno ainda que receberia isso no futuro proximo aspirado dava 245 cv o carro pesava 1290 kg com 60% disso na traseira fruto do motor transversal central traseiro assim fazia o 0 100 km/h em seis segundos cravados e chegava ate 260 km/h o peso de quase 1300 kg parecia entao alto para um carro de 4150 mm 2435 mm de entre eixos ; mas algo que vinha por causa da complexidade moderna que gerava numeros e aderencia muito superiores; de novo o futuro hoje 1300 kg em um carro deste tamanho e leve o transeixo era manual de cinco velocidades do maxima mas acoplado `ele estava uma caixa de transferencia da traçao permanente nas quatro rodas diferencial central com acoplamento viscoso e e uma divisao de torque que acompanhava a distribuiçao de peso de perto 33% no eixo dianteiro 67% no eixo traseiro a caixa de transferencia e projeto subcontratado da steyr daimler puch a suspenao era independente nas quatro rodas via colunas mcpherson; equipado com uma direçao traseira hicas da nissan controlada via pressao hidraulica pelo computador o objetivo era ser um carro benigno neutro e subesterçante depois do altissimo limite outra caracteristica moderna os pneus eram bridgestone re71 205/60 r15 com freios a disco nas quatro rodas com abs [caption id= attachment_336422 align= aligncenter width= 999 ] o mkii de 1987[/caption] o preço estimado de us$ 30 000 nos eua assustou todo mundo era preço de corvette barato pelo desempenho e tecnologia empregados como sabemos nunca chegou a ser lançado mas o seu sistema de traçao integral attesa e o de direçao nas 4 rodas hicas apareceriam no nissan gt r r32 em 1987 mas ao mesmo tempo uma nova versao do mid4 seria mostrada o mid4 mkii mostrado no tokyo motor show de 1987 era em design um carro novo mais baixo e mais com cara de superesportivo abandona as proporçoes de carro de motor dianteiro do anterior para ser de verdade uma ferrari niponica a frente e muito parecida com a posterior honda nsx outra mudança mais significativa foi o motor chamado agora de vg30dett as duas letras do fim significavam twin turbo os dois turbocompressores eram garret desenvolvidos exclusivamente para a nissan um hibrido t22/tb02 com dois intercoolers dava 330 cv a 6800 rpm e 39 mkgf de torque a 3200 rpm este motor amansado depois seria usado no 300zx z32 era tambem agora um carro maior porem media 4300 mm num entre eixos de 2540 mm o peso aumentava proporcionalmente para 1400 kg o desempenho nunca foi divulgado provavelmente apenas pouco melhor que o mid4 anterior o resto do carro ainda era tao tecnologicamente avançado quanto antes mas a gente fica na duvida qual o motivo de se mudar totalmente o carro ao inves de se desenvolver a versao anterior com turbo que fosse a verdade e que o gasto no projeto ali se tornava imenso e a empresa resolve que nao teria chance em mercados onde teria que vender o carro territorio de porsches e ferraris a honda depois com o nsx descobriria a mesma coisa mas na verdade nao importa mostrar este carro em 1985 mudou tudo a ferrari imediatamente começou investigar a traçao nas quatro rodas e a porsche que ja o investigava ha anos corre para colocar um sistema assim no 911 este carro mostrou a todos que ninguem estava mais seguro e que o carro do futuro era japones
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