nao faz tanto tempo assim que abordamos a decadencia da harley davidson e as possibilidades que a lendaria fabricante de motocicletas tem para reconquistar o mercado falamos sobre como nos ultimos anos a harley davidson confiou seu sucesso a um publico que ja esta envelhecendo e deixando de comprar motos; ao mesmo tempo em que nao tem apelo entre os mais jovens que nao querem motos grandes pesadas e caras e sim motocicletas off road e modelos retro com pegadas mais esportiva ha quem acredite porem que a harley davidson começou a morrer ha mais tempo os mais tradicionalistas claro para eles a harley renunciou a tradiçao e se vendeu em 2001 quando lançou a harley davidson vrsc ou simplesmente v rod com motor arrefecido a agua e visual esguio ela era diferente de qualquer outra harley davidson lendaria que se podia comprar e por isto muitos admiradores e clientes de longa data da harley davidson sentiram se traidos por sua existencia e ate hoje boa parte destas pessoas culpa a v rod pelo declinio em popularidade da harley por outro lado a v rod nao pode ser considerada um fracasso ao contrario ela foi vendida quase sem alteraçoes por 17 anos e so deixou o mercado em 2017 quando foi tirada de linha sem muito alarde e ela teve sim muitos fas que apreciavam nela justamente o desempenho do motor arrefecido a agua projetado pela porsche e a proposta de uma harley davison mais esportiva e arrojada a porsche alias era a parceira perfeita para ajudar a harley davidson a desenvolver seu primeiro motor arrefecido a agua a v rod começou a ser desenvolvida em 1997 quando uma equipe de engenheiros da h d mudou se para a alemanha para trabalhar no projeto na epoca a porsche estava fazendo os ajustes finais no 911 da geraçao 996 que seria lançado no ano seguinte e era o primeiro porsche 911 com motor arrefecido a agua desde o primeiro de 1963 da mesma forma que a harley davidson v rod o porsche 911 996 dividiu opinioes alem da transiçao drastica no powertrain ele tambem tinha um visual pouco ortodoxo abandonando os farois redondos que eram sua marca registrada para usar as mesmas peças do porsche boxster que era um modelo mais barato alguns torceram o nariz pelo compartilhamento de peças outros pelo design dos farois que mantiveram o formato irregular no facelift e ficaram conhecidos como ovo frito mas no fim das contas o 911 996 mostrou se extremamente digno hoje olhamos com naturalidade para os 911 arrefecidos a agua que hoje sao quase todos turbinados em ultima instancia a revoluçao da porsche foi um sucesso ja a v rod provou se um sucesso mas nao a ponto de tornar se a nova cara da harley davidson ela tinha seus apreciadores mas o grosso das vendas das harley davidson continuou sendo de seus modelos tradicionais de todo modo quando a harley davidson matou a v rod na surdina o burburinho na comunidade motociclistica foi audivel enquanto alguns comemoraram outros lamentaram o fim de uma das poucas harley que ousaram romper a tradiçao a harley davidson v rod tinha rivais certos as muscle bikes japonesas como a yamaha warrior e a honda vtx as duas motos haviam aprendido muito nos estados unidos e livres do peso da tradiçao investiram em motos que emulavam perfeitamente a estetica americana porem com motores mais modernos elasticos e absurdamente confiaveis e acabaram abocanhando uma porçao gorda do mercado dando trabalho a harley davidson em sua propria casa para a harley a soluçao era revolucionar apropriadamente o motor da v rod era o chamado revolution e bem verdade que o v twin com angulo de 60° e nao 90° como era o costume tinha como base o motor da vr 1000 a superbike high tech que a h d fez na decada de 1990 mas foi a porsche quem projetou todas as modificaçoes que o transformariam no motor da v rod na configuraçao original produzida entre 2001 e 2007 o motor tinha 1 131 cm³ com diametro × curso de 104 9×72 mm tinha comando duplo nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro e entregava 115 cv a 8 250 rpm com 11 6 kgfm aparecendo as 7 000 rpm sim um motor moderno e girador em uma harley que construiu a maior parte de seu legado sobre motores com comando no bloco torcudos em baixa e que giram pouco embora em menor escala a adoçao do arrefecimento liquido tambem era uma decisao radical para a harley davidson v rod ao ponto de a fabricante fazer o possivel para disfarçar os componentes do sistema repare por exemplo que os cilindros tem aletas para dissipaçao de calor mesmo que nao sejam necessarias ja o radiador ficava oculto sob uma cobertura esculpida que parecia fazer parte do sistema de escape o sistema de escape alias foi um dos pontos criticos do projeto uma das exigencias da harley davidson era que o novo motor soasse o mais parecido possivel com um v twin tradicional da marca https //www youtube com/watch v=glf5wsf0npc o envolvimento da porsche porem mostrou se benefico para o produto final o motor nao apenas roncava como deveria como tambem tinha outros predicados o arrefecimento liquido por exemplo fazia com que a v rod fosse menos propensa ao superaquecimento problema comum nas harley que rodavam nas regioes mais quentes especialmente em cidades com muitos congestionamentos ja os cabeçotes dohc traziam mais elasticidade e ajudavam a reduzir as emissoes o motor era ligado a um cambio de cinco marchas e a transmissao era por correia dentada um dos poucos elementos mais tradicionais da moto visto que as harley utilizavam correias desde a decada de 1980 o restante da moto porem tinha outros elementos curiosos a propria construçao que usava um chassi hidroformado e motor semi estrutural era uma ruptura com a estrutura tradicional das outras harley o tanque de combustivel de 18 litros ficava alojado na porçao central do chassi sob o banco o tanque externo era na verdade uma cobertura para o coletor de admissao e a tampa do reservatorio do sistema de arrefecimento a suspensao usava garfo telescopico de 49 mm na dianteira e amortecedores do tipo coilover na traseira outro elemento relativamente tradicional da v rod e que amarrava muito bem o conjunto dotado de um acerto mais rigido bem adequado para a proposta do motor a v rod era uma moto rapida ja em sua forma original a vrsca vendida entre 2001 e 2006 com o motor de 115 cv ela era capaz de ir de cumprir o quarto de milha em menos de 12 segundos e tinha velocidade maxima de otimos 218 km/h considerando que era uma moto enorme com 280 kg em ordem de marcha sao numeros excelentes mas nao parou por ai em 2007 na vrscaw foi adotada uma versao de 1 247 cm³ do motor revolution com 125 cv suficientes para elevar a velocidade maxima para 230 km/h com o novo motor que foi mantido ate 2017 a harley davidson v rod ganhou um chassi retrabalhado mas suas proporçoes que a deixavam com jeito de moto de arrancada foram mantidas a v rod sempre foi inconfundivel o rigor dos engenheiros alemaes durante o desenvolvimento da v rod valeu a pena seu motor ficou conhecido por sua robustez e disposiçao garantindo usabilidade surpreendentemente boa em ambientes urbanos e baixo consumo na estrada a v rod fazia 15 km por litro e da para dizer que ela tambem foi bem sucedida em trazer novos clientes para a harley davidson enquanto o pessoal das antigas a desprezava muitos clientes vindos de outras marcas a adotaram atraidos justamente pelo motor mais girador e pelo estilo diferenciado este ganhou novas facetas com a night rod que tinha uma proposta mais cruiser e a street rod que fazia o papel de esportiva da familia [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 268007 268000 ] tanto foi que como dissemos mais acima a v rod foi a longo prazo um grande sucesso especialmente e sem surpreender fora dos estados unidos na europa ela foi a harley davidson mais vendida por boa parte de seu ciclo de vida e seus fas sentiram sua ausencia quando a harley davidson anunciou seus planos para 2018 quando teve inicio o projeto de renovaçao da marca do qual fazem parte a eletrica livewire e as futuras bronx e pan america nao e por acaso que no museu da porsche em stuttgart a v rod tem uma seçao especial na qual a porsche relembra seu envolvimento no projeto com visivel orgulho um exemplar prata impecavel da primeira serie da v rod esta em exposiçao permanente e a porsche faz questao de mencionar que seus engenheiros construiram o motor da v twin talvez a porsche ate trate a v rod com mais respeito que a propria harley que a tirou de linha de repente parece que a revolucionaria v rod ja nao tem mais espaço na nova revoluçao da marca
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