o lixo de um homem e o tesouro de outro diz o famoso proverbio que segundo algumas fontes e frances nao se sabe quem foi que disse isso exatamente mas e verdade o que para voce nao vale nada pode ser imensamente precioso para outra pessoa e o mesmo vale para carros conceito e fabricantes de automoveis nao entendeu a relaçao eu explico todos os anos as fabricantes de automoveis apresentam dezenas de novos carros conceito alguns adiantam carros que virao a ser produzidos em breve outros porem nao tem o mesmo final feliz e sao simplesmente descartados mas de vez em quando um conceito rejeitado por uma fabricante e aproveitado por outra quer ver so outro dia rolando pelas postagens de certa rede social topei com uma foto curiosa de um conceito projetado pela italdesign giugiaro sob encomenda da fiat e apresentado no distante ano de 1983 o conceito em questao fiquei sabendo mais tarde foi uma das varias propostas de estilo para o fiat tipo o original lançado na europa em 1988 e no brasil em 1993 o que aconteceu foi o seguinte em 1983 ja com a intençao de substituir o fiat ritmo a fiat pediu a alguns estudios de design diferentes propostas para seu novo hatchback alem da italdesign que andava muito proxima da fiat graças ao uno que foi lançado na europa naquele mesmo ano o i de a institute e o proprio centro stile fiat tambem elaboraram suas propostas so ai ja temos uma historia interessante na epoca a direçao da fiat deu um briefing bastante direto o carro precisava seguir a identidade visual do uno porem com maiores proporçoes e foi assim que o centro stile fiat desenvolveu um conceito muito proximo do uno talvez ate proximo demais e um tanto desproporcional na verdade capo baixo demais lanternas muito grudadas no para choque traseiro e teto demasiadamente alto comprometiam bastante o estilo do veiculo ja o conceito desenvolvido por giorgetto giugiaro era bem mais harmonico a proximidade com o estilo do uno foi conservada com capo mais alto lanternas traseiras menores e em posiçao mais elevada e uma linha de cintura igualmente mais alta que ajudava a tornar o desenho do carro mais robusto e bem proporcionado por fim o desenho do i de a institute que acabou sendo o escolhido era praticamente igual ao que veio a se tornar o fiat tipo foram modificados apenas alguns detalhes na grade e nas lanternas o conceito do centro stile fiat que me perdoem os envolvidos nao era la mesmo aquelas coisas e foi descartado imediatamente ja o estilo proposto pela i de a e assinado por ercole spada era mesmo interessantissimo com proporçoes mais horizontais e uma criativa terceira janela inclinada nas coluna c nao foi preciso pensar muito e o resto e historia mas e a proposta da giugiaro nao era de se jogar fora e nao foi jogada fora mesmo de fiat a yugo para quem nao lembra ja faz tempo que a fiat globaliza seus projetos em 1970 por exemplo o fiat 124 foi parar no leste europeu pelas maos da autovaz que criou o lada riva ou 2105 ou laika com base nele o fiat 126 foi fabricado na polonia e tornou se um dos carros mais vendidos daquele pais praticamente dando inicio a industria automobilistica polonesa e na antiga iugoslavia mais especificamente na regiao que hoje e a servia a zastava produzia carros da fiat sob licença desde os anos 1960 no resto do mundo a zastava ficou mais conhecida por causa do yugo carro popular lançado em 1980 e feito com base no fiat 127 da mesma forma que o nosso fiat 147 ele so foi possivel porque a zastava ja mantinha relaçoes com a fiat e fez fama como o pior carro do mundo quando começou a ser exportado para os estados unidos e europa embora a fama nao fosse totalmente injustificada mesmo os ex funcionarios da zastava envolvidos com o projeto na epoca relatam que o controle de qualidade no minimo nao era dos melhores o yugo foi um carro importante para a economia local naquele periodo e ficou 28 anos em produçao de 1980 a 2008 tanto que no final da decada de 1980 yugo deixou de ser apenas o nome do modelo e passou a ser uma marca com direito a outros carros no portfolio e o primeiro deles foi justamente o carro projetado por giorgetto giugiaro para ser o tipo sim o projeto rejeitado na italia foi aproveitado na iugoslavia era o yugo florida como lembrou o leitor e flatouter caio reinhardt nao e dificil perceber a semelhança nas formas e proporçoes especialmente quando se observa as portas a coluna c e as lanternas traseiras e praticamente o mesmo carro embora a face dianteira tenha sido modficada para perder a identidade visual tipica da fiat o yugo florida tinha esse nome justamente para celebrar o fato de o irmao menor ser vendido nos estados unidos mas ironicamente ele nao foi visitar a america ficou relegado ao mercado local onde tambem foi fabricado ate 2008 no resto do mundo porem ele e praticamente desconhecido a razao pela qual o visual criado por giugiaro para o tipo ter ido parar em um hatchback iugoslavo nunca foi totalmente esclarecida dizem que a fiat rejeitou sua proposta em retaliaçao ao fato de giugiaro ter ido trabalhar com a volkswagen criando o desenho do primeiro passat e do golf mk1 e o fato de a fabricante ter optado pelo trabalho de um concorrente deve ter deixado giorgetto ainda mais furioso pode ser que a zastava tenha recebido o projeto de presente da fiat mas tambem existe a possibilidade de o proprio giugiaro ter procurado a fabricante iugoslava e provavel que os fatos como ocorreram nunca venham a tona o que e sabido porem e que o proprio fiat uno tambem passou por uma proposta semelhante originalmente ele era um conceito da lancia e so depois morfou se no uno que todos nos conhecemos e alguns de nos amamos e que coincidentemente tambem e assinado por giugiaro https //flatout com br/como um prototipo da lancia se transformou no fiat uno a historia que voce nao conhecia/ ousado demais para um lamborghini mas um conterraneo contemporaneo e rival de giugiaro tambem teve alguns projetos rejeitados e reaproveitados logo em seguida falo de marcello gandini mais conhecido por seus anos de bertone pelo desenho do miura que alguns ate acreditam ter sido criado por giugiaro e usurpado por gandini e por ajudar a inventar os esportivos em forma de cunha o primeiro caso ate tem a ver com um assunto recente o cizeta v16t cujo criador claudio zampolli faleceu no inicio de julho talvez a historia ate esteja recente na sua memoria graças a materia do marco antonio oliveira mas vale relembrar o cizeta v16t foi criado com a engenharia de zampolli os investimentos do compositor giorgio moroder e o estilo de marcello gandini mas esta ultima parte so foi possivel porque gandini havia acabado de passar por uma rejeiçao depois de assinar o miura e seu sucessor o countach era obvio que gandini tambem seria escalado para criar aquele que viria a ser o diablo [caption id= attachment_278229 align= aligncenter width= 1024 ] lamborghini diablo para o caso de voce ter esquecido como ele e[/caption] o projetista ficou famoso pela ousadia de seus carros e com o diablo nao seria diferente gandini fez diversos esboços e quando chegou no resultado desejado foi ate sant agata bolognese para mostrar suas ideias a lamborghini nao gostou muito o que foi uma surpresa para gandini porque a marca tambem nunca foi famosa pela discriçao so que pelo visto o designer pesou a mao na ousadia suas linhas foram consideradas extravagantes demais [caption id= attachment_279580 align= aligncenter width= 1920 ] seriam as entradas de ar a la testarossa ou os quatro farois escamoteaveis [/caption] irritado com o chute no traseiro apos tantos anos de bons serviços prestados gandini saiu de la e gosto de pensar que ele foi direto para a porta de claudio zampolli que estava mesmo procurando alguem para criar o estilo de seu supercarro de 16 cilindros e foi assim que o cizeta v16t ganhou sua dianteira com quatro farois escamoteaveis dois de cada lado empilhados na vertical e as entradas de ar nas laterais que remetiam a ferrari testarossa e talvez por isso tenham sido vetadas pela lamborghini ou seja se voce acha que o cizeta v16t tem um que de diablo nao e a toa ate porque a produçao ficou quase toda a cargo de ex funcionarios da lamborghini o reliant que virou volvo que virou citroen marcello gandini tambem fornece o terceiro causo que relato aqui e que na verdade aconteceu antes em 1977 marcello gandini foi contratado pela britanica reliant mais famosa por seus carros de tres rodas como o robin para criar o estilo do conceito fw11 que por sua vez era uma encomenda da fabricante turca otosan o visual seria apenas a cereja do bolo porque os atrativos estavam sob a carroceria o fw11 teria alguns recursos verdadeiramente inovadores para a epoca como vidros eletricos em todas as portas elementos de fibra de vidro na estrutura e na carroceria e outras coisas que a otosan acabou achando caras demais o fw11 foi entao cancelado sem cerimonia para que o trabalho de gandini nao fosse desperdiçado a reliant ate construiu um prototipo estatico e o revelou em 1980 no salao de birmingham o carro rebatizado scimitar se 7 passou quase despercebido gandini nao gostou muito mas pelo menos a reliant foi bacana com ele e devolveu lhe a propriedade intelectual sobre o projeto logo em seguida a volvo procurou o estudio bertone para encomendar um novo conceito as instruçoes supostamente eram simples o estudio deveria criar algo delicioso usando como base o conservador volvo 343 um hatchback com vigia traseiro inclinado que nao se afastava muito de outros contemporaneos a bertone nada boba escalou gandini que viu aquela como a oportunidade perfeita para continuar o que havia começado com o reliant fw11 nasceu entao o volvo tundra qualquer semelhança com o fw11 nao era mera coincidencia afinal os dois foram criados por gandini e tudo indica que o tundra era uma evoluçao do fw11 o perfil dos dois carros era praticamente o mesmo assim como o recorte retilineo das caixas de roda e o posicionamento das setas dianteiras so que o tundra era mais conceitual com apenas duas portas janelas laterais traseiras com contorno irregular e conectadas diretamente ao vigia e uma lanterna traseira totalmente diferente que imitava uma peça unica e era instalada em posiçao mais alta por dentro havia mais linhas retas e um painel digital que em retrospecto pode ser considerado bastante influente na estetica geral oitentista e a porçao frontal abrigava um par de farois escamoteaveis que desligados desapareciam a volvo queria algo delicioso nao e mas os suecos nao curtiram muito a ideia o volvo tundra recebeu um ensaio fotografico tipico da epoca bastante conceitual e foi exposto no salao de genebra de 1979 tudo indica porem que foi apenas em respeito ao trabalho de gandini porque de todo modo a volvo decidiu que daria ao 343 um facelift bem mais conservador [caption id= attachment_293469 align= aligncenter width= 964 ] extremamente conservador[/caption] gandini se abateu e queimou todos os papeis nada disso ele provavelmente arquivou com todo o carinho possivel e esperou a hora certa de ver o projeto nas ruas a hora certa veio logo em algum momento de 1980 foi a citroen quem procurou o estudio bertone para criar um design ousado e inovador novamente gandini foi escalado e pela terceira vez tentou fazer o projeto virar realidade ter o cliente certo faz a diferença o mesmo estilo rejeitado pelos britanicos turcos e suecos foi o que deixou os franceses impressionados recem incorporada ao grupo psa ao lado da peugeot a citroen precisava mesmo de um estilo marcante que exalasse novidade e o projeto de gandini era exatamente o que eles buscavam alguns ajustes foram feitos e o resultado foi o citroen bx que sinceramente aproveitou muito bem os elementos de estilo imaginados por gandini como as caixas de roda quadradas as portas sem colunas e o caimento quase fastback da tampa do porta malas apenas a dianteira foi redesenhada escondendo se a grade no para choque para deixar o visual da regiao mais limpo e futurista o citroen bx foi lançado em 1982 cinco anos depois que gandini fez o primeiro esboço do reliant fw11 foi um final feliz para uma historia que tinha tudo para ser uma verdadeira frustraçao feito sobre a plataforma do peugeot 405 porem equipado com a engenhosa suspensao hidropneumatica da citroen e dotado de diversos paineis plasticos na carroceria o bx combinava muito mais com o estilo ousado de gandini do que qualquer volvo ou reliant e ele fabricado por 12 anos so saiu de linha em 1994 substituido pelo citroen xantia
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