FlatOut!
Image default
Car Culture

Quando um conceito rejeitado ganha uma segunda chance – ou “se tu não quer, tem quem queira!”

"O lixo de um homem é o tesouro de outro", diz o famoso provérbio que, segundo algumas fontes, é francês. Não se sabe quem foi que disse isso, exatamente, mas é verdade – o que para você não vale nada, pode ser imensamente precioso para outra pessoa. E o mesmo vale para carros-conceito e fabricantes de automóveis. Não entendeu a relação? Eu explico: todos os anos as fabricantes de automóveis apresentam dezenas de novos carros-conceito. Alguns adiantam carros que virão a ser produzidos em breve – outros, porém, não têm o mesmo final feliz e são simplesmente descartados. Mas, de vez em quando, um conceito rejeitado por uma fabricante é aproveitado por outra. Quer ver só? Outro dia, rolando pelas postagens de certa rede social, topei com uma foto curiosa de um conceito projetado pela Italdesign Giugiaro sob encomenda da Fiat, e apresentado no distante ano de 1983. O conceito em questão, fiquei sabendo mais tarde, foi uma das várias propostas de estilo para o Fiat Tipo – o origin