o porsche 959 e um carro conhecido por todos que acompanham a historia da marca a obra prima do engenheiro helmuth bott na porsche o supercarro inaugura uma nova fase no desempenho em carros esporte com 450 cv dois turbos traçao integral e uma completa e absoluta tranquilidade em cruzar as estradas a mais de 300 km/h e em 1985 inaugurou a era dos carros esporte modernos que nao precisam de pilotos habeis para operar em capacidade perto da maxima depois do 959 um comportamento docil e confortavel no dia a dia passou a ser o esperado neste tipo de carro representa um incrivel avanço tecnologico um carro que nao seria atrasado mesmo se tivesse sido lançado quinze anos apos seu lançamento a porsche de entao ainda era uma empresa liderada por engenheiros de uma forma que nao existe mais hoje nada ali era decidido com base em estudos de marketing ou com algum input de vendas os engenheiros decidiam tudo erravam claro como qualquer ser humano os 924 944 e 928 eram excelentes conceitos mas rejeitados pelos clientes da marca mas em casos como o 959 nao apenas acertavam levavam o conceito do automovel adiante henry ford famosamente disse que se tivesse perguntado a seus clientes o que eles desejavam eles diriam um cavalo mais rapido e o automovel nunca existiria a porsche hoje como praticamente toda a industria esta permanente presa no ciclo de fazer apenas cavalos mais rapidos um mundo onde o maior inovador a tesla e um produtor de carros eletricos podemos ver o quanto tudo mudou mas nao aqui; o 959 era uma tentativa nao apenas de se fazer um novo carro de competiçao era uma tentativa de levar a tecnologia de alto desempenho mais adiante 20 anos adiante bott famosamente disse que fizeram o 959 para impressionar os colegas na industria os outros engenheiros e so isso uma maneira de se fazer carros que desaparece aos poucos no mundo a historia e especificaçao do 959 sao conhecidas mas um projeto assim um marco tao importante da historia do automovel nao pode ser entendido apenas se contando linearmente os fatos se explicando o que e o que e como faz e que corrida ganhou nao o 959 e uma rara de conversao de fatores que levou a um avanço tao grande do estado da arte que obviamente nao e obra apenas de frias reunioes tecnicas em empresas cujo objetivo unico e lucrar fabricando carros se nao tiver outro jeito nao a vontade humana de se superar nunca vem assim vem de gente dedicada a sua vocaçao procurando leva la para frente para ganho pessoal e satisfaçao tambem claro mas de uma forma que ajuda a sua area de atuaçao e a humanidade a evoluir muito mais nobre por isso hoje vamos falar um pouco do 959 de uma forma tangencial nao contando uma historia mas sim algumas historias as quatro coisas que voce provavelmente nao sabia sobre o porsche 959 quase foi baseado em 914 em 1982 a fia acaba com os antigos grupos de 4 a 7 e aparecem os novos grupos a b e c o grupo c era tranquilo para a porsche seus engenheiros tinham ajudado a escrever as regras e elas dariam origem ao 956 e depois ao 962 dois dos carros de corrida de maior sucesso na historia [caption id= attachment_260726 align= aligncenter width= 999 ] porsche 956 para o grupo c da fia[/caption] mas o grupo b parecia algo mais elusivo carros de dois lugares um minimo de 200 carros em 12 meses duzentos era um numero dificil muito pequeno para produçao seriada muito grande para ser feito no departamento de competiçao artesanalmente mas como o campeonato mundial de rali seria disputado com as normas do grupo b os fabricantes de automovel começaram a bolar carros para atender a fia a audi fez uma versao especial curta de seu quattro ford peugeot e bl criaram carros de competiçao com traçao integral e motor central com carroceria que lembrava seus carros de rua turbocompressor era a norma aqui com poucos decidindo por motores aspirados pois a categoria equalizava os com um fator de equivalencia baixo 1 4 aumentando a competitividade dos turbo [caption id= attachment_260731 align= aligncenter width= 999 ] lancia 037 inspiraçao[/caption] a multicampea de rali lancia eventualmente seguiria tambem o esquema de motor central e motor integral mas inicialmente fez um carro mais tradicional e de sucesso o 037 baseado no cockpit e estrutura central do beta monte carlo/scorpion de produçao normal o 037 apesar disso tinha estruturas tubulares anexadas ao monobloco central motor longitudinal traseiro transversal no beta monte carlo e suspensoes de competiçao independente por duplo a sobreposto nos quatro cantos e traçao traseira enquanto isso na porsche os engenheiros abaixo de bott os senhores barth falk e kussmaul queriam tambem um carro de motor central para o grupo b no idioma da lancia a ideia era para la de simples usando a seçao central do monobloco do porsche 914 entao descontinuado criariam estruturas dianteira e traseira tubulares e suspensoes de corrida como a lancia mas o carro teria um estilo diferente apenas as portas denunciando sua origem no 914 e o motor seria o feroz flat 6 turbo de 2 1 litros de competiçao usado recentemente em le mans [caption id= attachment_260730 align= aligncenter width= 999 ] o 911 sc/rs de 1984[/caption] o trio pediu a bott meio milhao de marcos para construir o primeiro carro experimentalmente mas bott tinha outras ideias disse nos nao podemos escapar desta nova era de traçao nas quatro rodas temos que nos envolver sua primeira decisao foi atender as normas do grupo b com uma evoluçao do 911sc chamado de 911sc/rs 954 internamente vinte desses carros estavam prontos para homologaçao em 1984 [caption id= attachment_260729 align= aligncenter width= 999 ] o vencedor do paris dakar 1984 953[/caption] outro curso de açao foi o desenvolvimento de traçao integral para o 911 que se tornaria o carro de denominaçao interna 953 que ganhou o paris dakar em 1984 este carro e claro e a semente do que se tornaria logo apos o 959 a conexao ff vinte anos antes do 959 ser lançado no meio dos anos 1960 um jovem engenheiro começava a trabalhar na porsche no departamento experimental liderado entao por outro jovem ferdinand piech piech era um dos donos da empresa na verdade filho de louise piech porsche antes do casamento [caption id= attachment_260725 align= aligncenter width= 999 ] jensen ff 1966[/caption] o primeiro projeto deste jovem na porsche foi a avaliaçao completa de um jensen ff primeiro carro esportivo de traçao integral permanente e o primeiro com abs efetivo da historia este revolucionario sistema era patenteado pela empresa de harry ferguson famoso pelos seus tratores e era o significado do ff ferguson formula no nome comprado pelo representante ingles da porsche afn ltda mesma empresa que costumava produzir os frazer nash o carro chassi 119/008 chega em stuttgart em julho de 1967 e roda mais de quatro mil milhas 6 400 km em teste na porsche nas maos de nosso jovem engenheiro no ano seguinte discretamente retorna a afn na inglaterra para ser vendido como um carro usado o carro foi testado exaustivamente inclusive em operaçao apenas com traçao dianteira e traseira para comparaçoes objetivas de mesma base com traçao total uma grande quantidade de material tecnico interno e produzida sobre a experiencia uma das pessoas mais entusiasmadas com o carro era justamente piech este quando toda familia e retirada de cargos na empresa em 1972 vai trabalhar no grupo vw onde sem duvida inspirado pelo conhecimento da porsche nesses testes cria o famoso audi quattro e com ele a revoluçao de traçao integral dos anos 1980 [caption id= attachment_260724 align= aligncenter width= 999 ] manfred bantle em 1977[/caption] mas o que tudo isso tem a ver com o 959 quando bott nomeia o engenheiro chefe do projeto 959 procura alguem na empresa com conhecimento sobre a traçao total permanente afinal de contas o 959 seria o primeiro porsche de rua vendido ao publico com um sistema desse tipo claro que essa pessoa e o nosso jovem engenheiro que avaliara o jensen ff tantos anos antes; agora 20 anos mais experiente e um importante engenheiro da porsche seu nome era manfred bantle alçado agora a fama eterna como o engenheiro chefe do porsche 959 gruppeb o 911 de volta ao centro das atençoes pouca gente se lembra hoje mas o porsche 911 era para ter morrido no inicio dos anos 1980 a liderança de engenheiros serios e devotos apenas da logica na empresa criou uma serie de carros nos anos 1970 com configuraçao tecnica avançada e tecnicamente superior os carros com motor dianteiro e transeixo traseiro conhecidos como 924/944 e 928 era esperado que esses dois substituissem o 911 [caption id= attachment_260720 align= aligncenter width= 999 ] o gruppeb ainda nao tinha o motor final; usava uma unidade de competiçao do 956[/caption] mas no inicio dos anos 1980 epoca que falamos aqui internamente na porsche ja se sabia que este plano falhara o 911 continuava um sucesso de publico e critica mesmo sendo ele um fugitivo dos anos 1960 um anacronico dinossauro de uma epoca passada mas era claro que nao podia morrer nao o futuro da porsche voltava a ser a formula tradicional de motor traseiro imortalizada pelo 356 e o 911 mas aqui de fora alem dos portoes da fabrica nao existia nenhuma evidencia disso o 911 continuava com poucas melhorias e todo mundo nao via futuro ali muito velho muito diferente muito refrigerado a ar como evoluir isso parecia algo impossivel uma encruzilhada intransponivel logicamente dentro da empresa esta evoluçao tomava impeto ao inicio de 1983 com o inicio oficial do projeto 959 a nomeaçao de bantle como engenheiro chefe e o caderno de encargos publicado o carro seria justamente um meio de expandir ao futuro o conceito do 911 traçao integral motores mais potentes pneus e rodas maiores e muito mais seria a resposta a pergunta ate onde pode chegar o 911 para nos olhando ha quase de 40 anos no futuro da porsche de 1983 parece obvio que o 911 e eterno mas o que se tem que entender e que nao parecia tao eterno assim ali motores grandes atras do eixo traseiro pareciam impossiveis refrigerados a agua menos ainda ninguem fora da porsche e muita gente dentro antes do 959 acreditava que existia maneiras de desenvolver o conceito ultrapassado do projeto 901 de 1965 o carro faria tudo ficar claro o motor nao seria refrigerado a agua de cara apenas metade dele cabeçotes refrigerados a agua modernos dohc e 4 valvulas por cilindro em cima de cilindros refrigerados a ar de 911 tradicional dois turbos traçao nas 4 rodas e 450cv mostrou um 911 turbo do ano 2000 quase que literalmente mas em 1983 isso ainda estava ha 3 anos no futuro ao fim deste ano o estilo novo tambem fora as portas e vidros ja estava pronto o que a empresa faz e com ele preparar um carro conceito efetivamente mostrando ao mundo cedo o que seria seu proximo carro a ser lançado em 1985/1986 chamou se gruppeb e foi mostrado no salao de frankfurt em 1983 dificil explicar o impacto deste carro em 1983 era uma revelaçao que o 911 continuaria de uma forma sensacional que misturava modernidade e passado como nunca mais se veria toda tecnologia que traria o desempenho a um patamar muito superior nos anos 1980 aplicado a um conceito familiar e adorado por milhares de fas no prototipo atras das calotas aerodinamicas lisas tradicionais rodas fuchs algo que mostra de novo a perfeita interseçao do moderno e do antigo em um so carro [caption id= attachment_260723 align= aligncenter width= 949 ] como conheci o gruppeb em 1984 [/caption] o 911 nunca mais ia morrer e foi este prototipo mostrado neste salao em 1983 que fez todo mundo realmente acreditar nisso um dia feliz de verdade o sucessor chamava 965 o objetivo do projeto 959 nao era somente os 200 carros de homologaçao e os de corrida derivados dele algo tao ambicioso com tanta pesquisa e desenvolvimento como ele nunca seria pago com apenas 200 carros por mais caros que fossem o plano era que logo em seguida aparecesse um novo 911 turbo baseado nele este super porsche codigo 965 morreria apenas um ano antes do lançamento com um flat 6 refrigerado a ar e agua baseado no 959 deslocava agora 3 5 litros 2 85 no 959 dava 380 cv mas muito mais torque em toda rotaçao traçao nas quatro rodas e o cambio pdk o primeiro dupla embreagem ate ali so existente em competiçao tambem faziam parte da especificaçao ambiciosa mais de 310 km/h eram possiveis prototipos chagando a esta velocidade com relativa facilidade [caption id= attachment_260719 align= aligncenter width= 960 ] um prototipo do 965 que depois recebeu um v8 audi para testes do projeto 993 [/caption] dezesseis prototipos foram feitos muito do ferramental de produçao estava feito ou em construçao mas a crise na porsche durante o inicio dos anos 1990 que contamos aqui acaba por matar o sucessor as versoes turbo do 911 nas duas geraçoes seguintes ainda nao alcançariam o desempenho do 959 ou do 965 somente no ano 2000 com o aparecimento do 996 turbo o desempenho do 959 seria alcançado o que faz do 959 talvez o maior dos carros do futuro que ja existiram sem bola de cristal aqui mais que prever este futuro ele ajudou de forma clara e definitiva a construi lo [caption id= attachment_260716 align= aligncenter width= 999 ] um nao existiria sem o outro [/caption] p s existem incontaveis detalhes alem desses aqui na incrivel historia desse carro se voce gostou e quer mais avise nos comentarios talvez exista material para mais capitulos
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