quem inventou a cortina quem foi o criador do alicate qual o nome do primeiro arquiteto a projetar uma porta onde a roda foi inventada estes objetos foram inventados por alguem mas a humanidade nunca se preocupou em descobrir quem exatamente os construiu porque eles provavelmente nao tem um unico criador e sim uma serie de variaçoes e motivaçoes de uso que resultaram em sua forma final ha dezenas de invençoes que foram concebidas ao longo de anos as vezes decadas ou ate mesmo seculos por pequenos progressos obtidos individualmente por diferentes pessoas um bom exemplo e a locomotiva se voce procurar o nome do inventor da locomotiva a vapor encontrara ao menos os nomes de william murdoch john fitch william reynolds e richard trevithick entre os criadores da maquina o mesmo acontece com a guitarra eletrica e com o automovel no caso da guitarra ha dezenas de patentes datadas do inicio do seculo 20 e no caso do automovel ha ao menos cinco nomes que contribuiram para a criaçao — ainda que karl benz seja considerado o pioneiro a historia contudo e bem diferente quando falamos do aviao existe uma disputa nacionalista sobre a paternidade desta maquina voadora que coloca o brasileiro alberto santos dumont contra os irmaos americanos orville e wilbur wright para os brasileiros e alguns franceses e santos dumont o pai da aviaçao para os americanos e boa parte do mundo sao os irmaos wright afinal quem esta certo ninguem tanto santos dumont quanto wilbur e orville tiveram papeis diferentes no processo de desenvolvimento desta maquina voadora mais pesada que o ar mas quando eles fizeram suas primeiras aeronaves experimentais ao menos quatro outros pioneiros ja haviam feito algum tipo de avanço significativo no desenvolvimento do aviao [caption id= attachment_271819 align= alignleft width= 237 ] sir george cayley[/caption] o primeiro deles e talvez o mais importante foi george cayley um engenheiro e inventor britanico nascido em 1773 ele foi o primeiro cientista a se dedicar ao estudo do voo e o primeiro a compreender as forças envolvidas no voo — peso sustentaçao empuxo e arrasto — alem da importancia do perfil assimetrico das asas que permite a produçao de sustentaçao e arrasto para que o aviao possa voar o angulo diedral que permite a estabilizaçao lateral bem como a importancia do centro de gravidade com base nestes fundamentos em 1804 cayley construiu um prototipo de planador em escala reduzida e o fez voar com sucesso a aeronave tinha a forma de pipa e uma asa traseira ajustavel com estabilizadores horizontais bem com uma barbatana vertical — soa parecido com um aviao moderno depois de elaborar a teoria e testa la na pratica ele publicou um tratado dividido em tres partes entre os anos de 1809 e 1810 intitulado sobre a navegaçao aerea quase 50 anos mais tarde em 1853 cayley finalizou seu primeiro planador em escala real feito para ser controlado por um tripulante o aviao tinha as mesmas caracteristicas do modelo de 1804 porem era equipado com um cockpit abaixo dos planos de onde o piloto controlava a aeronave e tambem o lastro movel que alterava o centro de gravidade do planador foi o primeiro voo tripulado bem sucedido da historia em uma aeronave mais pesada que o ar [caption id= attachment_271817 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro aviao tripulado da historia[/caption] como ficou claro cayley poderia ser considerado o verdadeiro pai da aviaçao por ter determinado e experimentado os principios basicos de todos os avioes e seu trabalho logicamente era conhecido por todos os aeronautas da epoca — os irmaos wright por exemplo reconheciam a importancia dos estudos e experimentos de cayley para o avanço da aviaçao [caption id= attachment_271824 align= alignleft width= 98 ] clement ader[/caption] um dos argumentos dos defensores da tese de que santos dumont e o verdadeiro inventor do aviao e que o 14 bis foi o primeiro aviao a decolar por seus proprios meios e permanecer em voo isso e verdade em partes porque o 14 bis nao foi o primeiro aviao a decolar por seus proprios meios o primeiro aviao a fazer isso foi o ader avion iii do engenheiro frances clement ader usando como base os estudos de louis pierre mouillard sobre o voo dos passaros ele começou a construir sua primeira aeronave em 1886 batizado ader eole ele era uma aeronave em forma de morcego equipada com um motor a vapor de quatro cilindros e 20 cv que movia uma helice de quatro pas em 9 de outubro de 1890 o aviao foi testado pela primeira vez acelerando para sair do chao e atingir uma altura de 20 cm sim vinte centimetros ele seguiu no ar por 50 metros usando o efeito solo ate que a falta de estabilizaçao lateral derrubou a aeronave apesar de nao ser um voo propriamente dito adler e creditado como o primeiro aviador a fazer uma decolagem motorizada — ou seja foi o primeiro a criar uma aeronave capaz de decolar por seus proprios meios ader ainda construiria outras duas aeronaves o avion ii e o avion iii patrocinado pelo ministerio de guerra da frança segundo o proprio adler no ultimo teste do avion iii a aeronave decolou e voou por 100 metros antes de novamente perder o controle e cair como os testes foram realizados pelo ministerio de guerra sob confidencialidade apenas duas pessoas testemunharam a decolagem e o voo e como o teste nao foi bem sucedido o ministerio registrou no relatorio que o aviao nao voava devido a essa incerteza a maioria dos historiadores da aviaçao nao considera um fato concreto o voo do avion iii nessa mesma epoca nao muito longe de ader um outro pioneiro da aviaçao contribuia para os avanços desta ciencia o alemao otto lilienthal que fez mais de 2 000 voos entre 1891 e 1896 que resultaram em um total de cinco horas de voo nestes cinco anos cada um de seus voos experimentais foi documentando assim como suas conclusoes de cada um destes experimentos o que resultou em um material ate entao jamais visto sobre os avioes suas aeronaves eram majoritariamente planadores que usavam uma barra para controlar o movimento — algo semelhante as asas delta e aos ultraleves — mas ele construiu dois biplanos e um ornitoptero aqueles avioes bizarros que batiam asas para testar seus planadores lilienthal construiu uma rampa de terra proximo a sua casa nos arredores de berlim e tambem saltava de colinas naturais na regiao de brandeburgo seus primeiros voos feitos em 1891 se estendiam por 25 metros quando iniciados em sua rampa ou ate 250 metros quando iniciados nas colinas de brandeburgo como cayley lilienthal era um estudioso seu objetivo era coletar dados confiaveis sobre a navegaçao aerea dai a documentaçao dos voos seus avioes eram construidos usando principios estabelecidos por cayley com distribuiçao de peso que buscava o maior equilibrio da aeronave https //www youtube com/watch v=qluiiwmu3oe como resultado seus documentos fundamentaram as tecnicas de pilotagem e controle da aeronave durante o voo e dele por exemplo a ideia de elementos moveis nas asas para estabilizar e controlar a aeronave com mais eficiencia — o conceito basico dos flaps lilienthal tambem foi uma das referencias tecnicas para os irmaos wright que foram guiados por seu trabalho ate que decidiram construir um tunel de vento para testar a aerodinamica de seus avioes usando modelos em escala reduzida e claro que nada disso diminui os feitos dos irmaos wright e de santos dumont os tres tiveram desenvolvimentos semelhantes na mesma epoca e conseguiram resultados muito proximos a principal diferença entre eles era que santos dumont se dedicava a aviaçao como um entusiasta desta ciencia enquanto os irmaos wright pretendiam desenvolve la de forma comercial santos dumont alias e um dos poucos aeronautas que contribuiu com o desenvolvimento de aeronaves mais leves e tambem mais pesadas que o ar uma vez que era balonista projetou dirigiveis — ele ate usava um dirgivel como transporte pessoal em paris durante o seculo 19 os irmaos wright tambem no seculo 19 com planadores usando como base os estudos de cayley e lilienthal e entao migraram para os avioes motorizados e onde nasce a polemica sobre o pioneirismo do primeiro voo motorizado de uma aeronave mais pesada que o ar como pretendiam desenvolver o aviao comercialmente os irmaos wright faziam seus experimentos longe do publico e sem divulgar suas realizaçoes enquanto santos dumont fazia parte de aeroclubes e sempre participava de desafios aereos bem remunerados por isso quando os irmaos wright fizeram seus primeiros voos motorizados somente cinco pessoas testemunharam a realizaçao foi no dia 17 de dezembro de 1903 quatro voos que partiram do nivel do solo com a ajuda de um lançador mecanico contra uma corrente de vento de 45 km/h orville wright decolou para o primeiro as 10 35 elevando se a cerca de tres metros e percorrendo uma distancia de 37 metros em 12 segundos — uma velocidade de solo de 10 9 km/h depois seu irmao wilbur assumiu o comando do flyer e tambem a cerca de tres metros de altura percorreu 53 metros orville retomou o comando para o terceiro voo e cobriu outros 61 metros por volta do meio dia orville partiu para o ultimo voo do dia esta ultima tentativa cobriu 260 metros durante 59 segundos segundo relatos de orville apos o voo nos primeiros 90 metros o aviao ainda estava instavel mas nos 100 ou 150 metros seguintes ele se estabilizou mas apos cobrir cerca de 230 metros a instabilidade voltou e o aviao mergulhou encerrando o voo com uma queda aquela altura santos dumont ainda nao se dedicava aos avioes — ele so concluiria sua primeira aeronave de asa fixa em 1905 seus experimentos contudo evoluiram rapidamente e em 23 de outubro de 1906 o 14 bis elevou se cinco metros em relaçao ao solo e voou por 60 metros antes de voltar ao chao foi o primeiro voo de aviao registrado na europa vinte dias mais tarde em 12 de novembro de 1906 o 14 bis voou novamente por 220 metros em 21 5 segundos estabelecendo um recorde de distancia reconhecido pela federaçao aeronautica internacional https //www youtube com/watch v=zqfp7nvy5zw aqui surge outra controversia sobre os irmaos wright e santos dumont os criticos dos americanos argumentam que eles precisaram de decolagem assistida para fazer seu primeiro voo bem sucedido enquanto santos dumont decolou com seus proprios meios contudo os irmaos wright ja haviam feito decolagens com o proprio aviao em 1904 no dia 13 de agosto daquele ano decolando com seus proprios meios o flyer ii sobreevoou uma distancia de 400 metros novamente o feito foi testemunhado por poucas pessoas embora tenha sido fotografado pelos irmaos como as tentativas no ano anterior eles so fariam exibiçoes publicas a partir de 1908 quando santos dumont ja tinha desenvolvido o demoiselle o melhor e mais bem sucedido de seus projetos que tambem foi o primeiro aviao produzido em serie para ser comercializado ele teve uma produçao de 50 unidades que foram vendidas a 7 500 francos cada https //www youtube com/watch v=f5orpqp4wo0 quando se observa a historia da aviaçao fica claro que nao faz sentido discutir se o pai da aviaçao e alberto santos dumont ou orville e wilbur wright ambos tiveram contribuiçoes significativas com seus desenvolvimentos intensivos ao longo da primeira decada do seculo 20 mas os fundamentos da aviaçao e a coleta de dados que permitiram esta rapida evoluçao foram obra de cayley e lilienthal como o automovel a guitarra eletrica a cortina o alicate e as portas o aviao tambem e uma invençao coletiva sem uma unica pessoa responsavel pela criaçao
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