voce consegue imaginar um shelby um ford gt ou um viper gts/acr sem suas faixas de corrida pintadas de uma ponta a outra de sua carroceria podem ser faixas brancas sobre fundo azul ou vermelho faixas pretas sobre fundo branco elas sao a identidade nacional dos carros americanos so que nao foi sempre assim da mesma forma que italia e alemanha os eua tambem mudaram suas cores nacionais no automobilismo em algum ponto da historia alias foi por causa deles que a italia nao correu de vermelho nos primeiros anos do automobilismo os americanos usaram o vermelho das sete listras de sua bandeira e os italianos ficaram com o preto a partir de 1907 quando o itala de scipione borghese seu motorista ettore guizzardi e do jornalista luigi barzini venceu a corrida pequim paris os italianos passaram a usar o vermelho para identificar seus carros de corrida os americanos mudaram para o branco mas para se diferenciar dos alemaes o esquema de pintura exigia que o chassi ou a base da lateral fosse azul e foi assim com essa combinaçao que os americanos usaram seus carros de corrida mesmo depois que os alemaes largaram o branco para adotar o prata nos anos 1920 foi nessa epoca que um jovem americano chamado briggs swift cunningham ii conheceu o automobilismo ele tinha pouco mais de 13 anos quando começou acompanhar um tio seu as corridas de automoveis e pegou gosto pela coisa ele gostou tanto que em 1930 quando estudava na universidade de yale começou disputar corridas com seus amigos miles e samuel collier — sim os irmaos collier que fundariam o sports car club of america 15 anos mais tarde so que ele nao era piloto mas construtor de carros diferentemente dos europeus os americanos nao tinham carros fabricados para corridas entao eles precisavam se virar com o que tinham e assim nasceram os hot rods cunningham chegou a pilotar em algumas corridas com um de seus carros o bu merc era um chassi rolante da buick com a carroceria de um mercedes ssk normalmente seus carros eram feitos com essa combinaçao de componentes de diversas marcas mas ele tambem chegou a correr com um carro de corrida de fabrica a recem lançada ferrari tipo 166 corsa spyder o fato de ser um dos pioneiros do automobilismo nos eua ja teria garantido a cunningham um lugar na historia mas nos anos 1950 ele foi alem logo no inicio da decada ele construiu dois cadillac para disputar a 24 horas de le mans de 1950 um deles era o cadillac series 61 coupe com visual original porem com as devidas modificaçoes para uma corrida de 24 horas o outro usava uma carroceria exclusiva aerodinamica na medida do possivel e se chamava le monstre como bons carros americanos eles usavam carroceria branca com a base das laterais pintadas de azul e foram razoavelmente bem para um construtor independente terminando a prova em 10º e 11º na classificaçao geral mas foi no ano seguinte que ele deixou seu maior legado para o automobilismo em 1951 ele anunciou que iria construir um carro americano para disputar a vitoria geral em le mans o publico ficou intrigado tanto nos eua quanto na europa e depois de chegar em 10º lugar com um cadillac ele voltou a frança como um dos favoritos para a ediçao daquele ano novamente ele levou duas unidades de seu novo carro o c2 r que usava chassi e carroceria proprios e um motor chrysler v8 de 5 4 litros os carros nao corresponderam as expectativas do publico um deles abandonou na 11ª hora depois de sofrer um acidente e o outro completou a prova mas acabou desclassificado por nao cumprir a distancia minima exigida agora e a hora que voce se pergunta como uma campanha decepcionante em le mans pode entrar para a historia a resposta esta na pintura dos carros alem de excelente construtor de automoveis briggs cunningham tambem era um grande vendedor para se diferenciar dos outros carros nas fotos e videos em preto e branco da epoca ele decidiu deslocar a faixa azul da base lateral dos carros para o topo do capo teto e traseira assim os carros se diferenciariam dos demais imediatamente ele ja havia feito isso em 1950 porem em vez de faixas ele pintou o capo o teto e o deck traseiro de azul em 1951 a pintura foi mais discreta porem muito melhor resolvida a partir daquele ano todo cunningham de corrida passou a ser pintado com faixas azuis sobre o fundo branco — por isso elas ficaram conhecidas como cunningham stripes naquele primeiro momento levou algum tempo ate que as faixas fossem adotadas por outros corredores o projetista pete brock quando ainda era um hot rodder nos anos 1950 inspirou se em cunningham e pintou duas faixas azuis em seu ford 46 branco com motor chrysler hemi mais tarde em 1964 ele seria o responsavel pela introduçao das faixas de corrida nos carros de carroll shelby primeiro no shelby daytona que ele proprio projetara depois quando estava trabalhando em uma versao esportiva e espartana do recem lançado mustang no final de 1964 brock queria algo que desse ao novo modelo um aspecto esportivo algo que lembrasse um carro de corridas como todos os carros seriam brancos ele nao pensou muito antes de adaptar as faixas de briggs cunningham ao mustang acrescentando listras laterais que percorrem as soleiras dos carros assim nasceu o visual do shelby gt350 original [caption id= attachment_237105 align= aligncenter width= 800 ] note que somente o espaçamento e constante ao longo do carro mas a largura das faixas varia[/caption] a partir dali as faixas de corrida se tornaram a pintura nacional dos carros americanos no ford gt40 que venceu le mans em 1966 o esquema foi adaptado as cores da nova zelandia uma vez que a dupla de pilotos era bruce mclaren e denny hulme em 1967 os all american racers dan gurney e a j foyt usaram faixas brancas sobre o fundo vermelho do gt40 mkiv depois em 1968 a fia liberou o uso de cores dos patrocinadores e a gulf tambem adaptou suas cores ao esquema de faixas e elas deixaram de representar unicamente os carros americanos embora eles jamais tenham deixado de usa las viper gts viper acr dodge challenger ford mustang shelby gt500 chevrolet camaro ss camaro z/28 todos eles foram identificados com suas faixas de corrida as faixas americanas de corrida
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