ha exatos dois meses eu fiz uma viagem de 800 km entre sao paulo e santa catarina e notei uma certa anglicizaçao do transito brasileiro os motoristas agora dirigem apenas pela esquerda e as ultrapassagens precisam ser feitas pela direita as vezes nao e nem intencional voce esta ali andando numa boa na direita mas a esquerda esta tao lenta que voce acaba ultrapassando a fila inteira nem faz sentido frear para esperar todo mundo passar e entrar atras da fila ha espaço seguro suficiente entre os carros para que voce de um pulo rapido para a esquerda e volte para a direita depois do caminhao nesses dois meses desde essa viagem mais longa eu devo ter rodado outros dois ou tres mil quilometros sim eu sou o caminhoneiro da equipe lembram e comecei a pensar mais analiticamente sobre esse comportamento do novo motorista brasileiro e a resposta esta em algo que o flatout ja avisou ha distantes oito anos em 3 de fevereiro de 2014 naquele dia eu publiquei uma analise que sugeria o seguinte o excesso de fiscalizaçao eletronica estimula outras infraçoes se quiser ler todo o texto ele esta aqui mas o resumo da historia e que quando o estado concentra seus esforços de fiscalizaçao em duas ou tres infraçoes excesso de velocidade lei seca e licenciamento o inconsciente coletivo passa a se preocupar somente com elas porque elas e que sao reforçadas diuturnamente as demais passam a parecer menores e se sao menores tem menos importancia e se tem menos importancia nao e tao grave comete las o resultado e que temos motociclistas com viseira abaixada mas lendo whatsapp no transito motoristas a 30 km/h na area calma fazendo selfies sobre transito eu gosto de reler estas analises antigas e o tempo que comprova se eu sou um mero palpiteiro ou se eu levo jeito pra esse negocio de analise e considerando minha observaçao pratica a evidencia empirica eu acho que acertei essa analise nao somente porque todo mundo ja viu alguem dando uma olhada no celular enquanto esta parado no semaforo — ou ate mesmo e essa pessoa mas tambem por que foi desta hipotese de que o slogan velocidade mata e seus radares acabou piorando os motoristas e tornando os mais perigosos sem querer o que eu percebi nesses milhares de quilometros concentrados em mais ou menos oito semanas os motoristas tem medo de exceder o limite de velocidade seja por achar que ja estao no limite e ir alem pode ser perigoso — especialmente ao lado de um caminhao bitrem — seja por achar que a qualquer momento eles podem passar por um radar instalado escondido atras de uma barreira de proteçao e acabar multados so porque tentaram ultrapassar um caminhao sem atrapalhar o resto do mundo isso claro sem mencionar o motorista que mesmo dentro dos limites freia repentinamente ao avistar o radar e este e o grande efeito adverso do discurso histerico da velocidade mata e claro que a velocidade pode matar se voce estiver dirigindo a 45 km/h no calçadao da praça da se ou no estacionamento do carrefour ela pode mesmo se voce decidir dirigir a 140 km/h no caminho para a praia em pleno feriadao de ano novo ela pode mesmo mas as vezes a velocidade um pouco acima do limite estabelecido e um recurso de segurança necessario e muito mais perigoso voce levar 30 segundos para ultrapassar um caminhao a noite do que fazer a ultrapassagem em cinco segundos o caminhao tem visibilidade limitada ele pode precisar fazer um desvio emergencial porque seu peso limita a capacidade de frenagem rapida e voce esta no unico lugar que ele tem para fazer isso e melhor ficar 5 segundos ali do que 30 e uma questao meramente estatistica de probabilidade matematica e para ficar 5 segundos voce precisa acelerar e terminar a ultrapassagem rapidamente uma vez abrindo distancia sobre ele voce retorna a velocidade limite e segue viagem mas o que acontece e que as pessoas na faixa da esquerda ao perceber que estao proximas do limite ou ja acima dele simplesmente pisam no freio nao ha obstaculo algum nem aumento da marcha do veiculo que esta sendo ultrapassado mas o cidadao na faixa da esquerda repentinamente pisa no freio por qual motivo so pode ser o medo da velocidade acontece o tempo todo e quanto mais proximo de areas urbanas mais frequente o motorista sai da cidade infestada de radares entra na rodovia e continua com medo de ser multado ai ele esta na faixa da esquerda porque nao vai ficar atras de um caminhao pesado mas tem medo de ser multado e sem placas ele fica na duvida vou ou nao vou na duvida ele acha melhor nao ir nao vale os r$ 200 que ele tera de pagar se estiver errado so que o resultado e uma fila de motoristas que acabam impacientes atras dele e a impaciencia e um dos embrioes das situaçoes de risco no transito e ela que faz o cara colar na traseira do outro costurar o transito ultrapassar em local proibido forçar passagem rodar no acostamento mandar o sujeito tomar no cooler etc uma situaçao muitissimo comum e que eu presenciei tres vezes nesse trajeto sp sc e quando voce pede passagem para o motorista a esquerda e ele em vez de acelerar e concluir a ultrapassagem freia para entrar atras do veiculo que ele estava ultrapassando imagine voce a 120 km/h pede passagem e o sujeito senta a bota no pedal do meio se estiver em uma fileira de carros a reaçao em cadeia podera simplesmente parar o transito mais atras se um veiculo mais pesado — como um suv por exemplo — estiver envolvido o risco de fatalidade aumenta que tipo de motorista freia ao sair da faixa da esquerda em plena br 116 com uma fila de carros atras o motorista que tem medo de ser multado e ai temos a situaçao que eu propus la em 2014 e que infelizmente se concretizou profeticamente o motorista esta dentro dos limites de velocidade mas e um engavetamento prestes a acontecer basta pegar um cara menos prudente que cola na traseira para forçar a ultrapassagem e a obra dadaista esta feita a formaçao dos motoristas no brasil nunca foi das melhores nos ultimos anos apesar do aumento do numero de horas de treinamento so piorou os congestionamentos das grandes cidades nao ajudam os motoristas experientes tentam recuperar o tempo perdido no caos os inexperientes nao tem habilidade em velocidades mais rapidas que a de um congestionamento temos extremos em desequilibrio como um file assado em fogo alto queimado por fora e cru por dentro e claramente um conflito o problema e que radares salvam vidas e qualquer coisa que seja anexada a salvam vidas se torna imediatamente inquestionavel especialmente se tiver cientificismo envolvido; uns numeros convenientemente relacionados para dar um aspecto de logica matematica da conta de convencer uns convencidos quem ousar questionar e um psicopata prestes a matar alguem no transito porque decidiu chegar a 130 km/h para ultrapassar um caminhao a 100 km/h em uma rodovia com limite de 120 km/h agora nao adianta reclamar a ideia de que 130 km/h e perigoso ja esta consolidada no inconsciente coletivo as pessoas vao continuar freando na faixa da esquerda e ela continuara sendo mais lenta — seja na br 116 na marginal tiete ou na linha vermelha as boas intençoes estao lentamente tornando o transito brasileiro mais perigoso e mais agressivo e todo mundo sabe qual e o lugar que esta cheio de boas intençoes
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