para cada esportivo alemao lançado ha uma versao aperfeiçoada desenvolvida por uma preparadora independente pode ser um simples up gti ou um porsche 911 sempre havera uma empresa disposta a dar ao seu esportivo mais potencia mais força de frenagem mais estabilidade mais tudo e quase uma tradiçao alema como o habito de tomar cerveja por 17 dias entre o fim de setembro e o inicio de outubro o chamado tuning alemao começou ainda nos anos 1950 quando o fusca se tornou um carro extremamente popular mas ele se tornou o que conhecemos hoje no inicio dos anos 1970 quando empresas como a amg a alpina a brabus a hartge e a oettinger e ruf começaram a se destacar atendendo ao crescente nicho de clientes interessados em personalizar seus carros o negocio fez tanto sucesso que na decada seguinte praticamente qualquer carro vendido na alemanha era atendido por alguma das dezenas de preparadoras que dominaram o mercado a pratica era tao comum que o tuning dos anos 1980 hoje e considerado um estilo a parte como uma dobra temporal e nao apenas uma evoluçao dos anos 1970 muitas iam alem desenvolvendo modelos proprios com o design e o layout mecanico basico dos originais porem com caracteristicas particulares a alpina e a ruf sao duas que se destacam neste sentido a partir dos anos 1980 elas passaram a comprar monoblocos virgens das fabricantes para desenvolver seus proprios modelos como nao sao marcados com um vin da fabrica mas da preparadora estas sao consideradas fabricantes pela legislaçao alema isso resultou em versoes esportivas de carros originalmente sem pretensao esportiva como os amg baseados na classe s da mercedes ou simplesmente alternativas aos esportivos de rua da epoca nesse cenario o bmw serie 3 e30 foi uma exceçao que combinou as duas situaçoes entre 1982 e 1985 ele nao tinha uma versao esportiva de fabrica embora fosse um carro dinamicamente muito bem acertado e ja viesse equipado com um seis em linha de 2 5 litros e ate 170 cv a partir de 1985 a bmw lançou o m3 para homologar o modelo para o campeonato alemao de carros de turismo dtm e com isso os modelos desenvolvidos pelas preparadoras tornaram se alternativas ao m3 — algumas baseadas no 325i outras no proprio m3 a primeira delas foi o alpina b6 fundada nos anos 1960 para ser uma preparadora da bmw a alpina tomou outro rumo no fim dos anos 1970 quando decidiu adotar uma abordagem diferente em seus modelos embora muito comum na epoca combinar o desempenho esportivo dos seus bmw de pista ao conforto de um carro de luxo para as estradas essa filosofia segue a alpina ate hoje e ja estava em pratica quando a marca desenvolveu o b6 que foi o primeiro serie 3 a chegar a marca dos 200 cv quase dez anos antes do lançamento do m3 baseado no e21 a primeira geraçao do modelo o b6 tinha seu seis em linha original de 2 3 litros e 145 cv m20b23 substituido pelo seis em linha de 2 8 litros m30b28 do 528i e12 com um cabeçote modificado novos comandos de valvula e um novo escape a potencia subiu de 170 cv para 200 cv na primeira versao produzida entre 1978 e 1981 e aos 218 cv na segunda versao oferecida entre 1981 e 1983 no ano seguinte a alpina lançou a segunda geraçao do b6 novamente usando como base o 323i e substituindo o seis em linha de 2 3 litros e 137 cv pelo 2 8 do 528i que passou a desenvolver 185 cv com pistoes mais leves da mahle camaras de combustao modificadas um novo comando de valvulas escape modificado e taxa de compressao mais elevada a potencia chegou aos 209 cv alem do motor mais potente ele tambem ganhava amortecedores bilstein com mais carga que os originais molas progressivas que rebaixavam o carro em 20 mm e as tradicionais rodas raiadas da alpina ja com 16 polegadas de diametro e sete de largura calçadas em pneus 195/50 os discos de freio dianteiros originais eram trocados por discos girling ventilados no campo estetico ele recebia volante momo revestido de couro quadro de instrumentos personalizado bancos recaro saia dianteira spoiler traseiro e pintura exclusiva foi o primeiro esportivo do e30 uma vez que na epoca o 323i era o modelo mais potente e o m3 so chegaria dois anos mais tarde o b6 2 8/1 como era chamado podia chegar aos 230 km/h e acelerava de zero a 100 km/h em 6 9 segundos quando o m3 e30 chegou em 1985 com o motor 2 3 de 200 cv ele era capaz de chegar aos 235 km/h e de acelerar do zero aos 100 km/h em 6 7 segundos naquele mesmo ano em julho a alpina encerrou a produçao do b6 2 8/1 depois de apenas 259 unidades produzidas desde novembro de 1983 era hora de fazer algo ainda melhor que o m3 em agosto de 1984 a alpina lançou o b6 3 5 ele era baseado no 325i originalmente equipado com um seis em linha de 2 5 litros e 170 cv m20b25 que era substituido pelo m30b34 de 3 5 litros e 215 cv do m535i como no antecessor de 2 8 litros o motor m30 tinha seu cabeçote modificado novo comando de valvulas escape com fluxo otimizado pistoes mais leves e taxa de compressao maior resultado 261 cv m3 quem o motor nao era o m88 do m5 mas nem precisava a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em seis segundos e a velocidade maxima era de 253 km/h — tudo aferido pelo equipamento da revista auto motor und sport a suspensao e o visual eram os mesmos do b6 2 8/1 mas o interior era um pouco diferente alem do volante momo dos bancos recaro e do quadro de instrumentos personalizado ele tambem tinha instrumentos digitais na parte central do painel as rodas tambem eram as mesmas mas os pneus ficaram maiores passando de 195/50 para 205/50 agora se voce quisesse o visual do m3 sem abrir mao do conforto a alpina tinha o b6 3 5s ele era baseado no m3 e assim mesmo trocava o motor 2 3 original pelo 3 5 do m535i a receita de preparaçao era exatamente a mesma porem com um catalisador no meio do escape o que reduziu a potencia do b6 de 261 para 255 cv as diferenças ficavam por conta do bodykit original do m3 claro mas tambem do cambio getrag dogleg da suspensao original do m3 porem com molas do modelo com ar condicionado e das rodas de 16 polegadas da alpina que tinham oito polegadas de largura no b6 3 5s o desempenho do carro era sutilmente inferior ao do b6 3 5 baseado no 325i somente na aceleraçao de zero a 100 km/h completada em 6 3 segundos devido a aerodinamica mais refinada a velocidade maxima era maior 255 km/h — o que tambem o tornava 7 km/h mais rapido que o m3 sport evolution 2 5 o b6 3 5 teve 219 unidades produzidas entre 1984 e 1990 um volume razoavelmente normal para um alpina de topo ja o b6 3 5 s teve apenas 69 unidades produzidas entre novembro de 1987 e dezembro de 1990 o que faz dele um dos mais raros da marca — mas nao o e30 aftermarket mais raro esse titulo vai para o hartge h36 que teve apenas seis unidades produzidas e usava o lendario m88 de 3 5 litros derivado do m1 e usado na primeira geraçao do m5 no m635csi e no 735i e23 como a alpina a hartge tambem tem o status legal de fabricante por comprar monoblocos novos da bmw tambem como a alpina a hartge usava o motor m30b34 em sua versao esportiva do e30 a h35 lançada em 1983 dois anos depois em 1985 a hartge lançou o novo h35 24 ja com seu recem adquirido status de fabricante e usando o m88/3 com 286 cv naquele mesmo ano a bmw lançou o m3 e a hartge começou a desenvolver o h35 24s usando a carroceria widebody do esportivo essa parte da historia infelizmente nao e muito clara e mesmo as fontes alemas da epoca trazem informaçoes desencontradas o que parece ter acontecido e que por alguma razao a hartge optou por fazer duas versoes do m3 uma fabricada por ela propria e outra convertida a partir do m3 pronto o primeiro acabou batizado h36 e usava o motor m88/3 do m5 e m635cs porem com 330 cvi o convertido se tornou o h35 24s e passou a usar o recem lançado motor s38b35 de 260 cv que equipava a versao americana do m5 e28 como o h35 24s era mais acessivel que o h36 ele se tornou mais popular e acabou ofuscando o modelo com o motor m88/3 em 1989 com o fim do 635csi a bmw deixou de produzir o m88 e a hartge encerrou a oferta do h6 depois de produzir apenas seis exemplares os dois se distinguem pelo motor e pela plaqueta de identificaçao do carro que indica a hartge como fabricante no caso do h6 e a bmw no caso do h35 24s outra forma de conseguir um m3 com o m88/3 era com a concessionaria matthes bmw na mesma epoca da hartge eles desenvolveram o matthes bmw 335i 24s esse das otimas fotos acima e abaixo que usava uma variaçao de 315 cv do m88 instalava bancos recaro com cintos de quatro pontos rodas bbs rs de 16 polegadas e uma barra de amarraçao nas torres dos amortecedores dianteiros com os 315 cv o carro era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 6 segundos e chegava aos 274 km/h [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 227346 227343 ] alem destas versoes de seis cilindros havia uma opçao da ac schnitzer que entrou na briga no final dos anos 1980 a preparadora ja existia desde os anos 1970 mas foi somente em 1987 que começou a desenvolver seus kits de conversao como forma de capitalizar seu sucesso nas pistas como equipe de fabrica da bmw no dtm depois de lançar uma versao esportiva do serie 7 e32 a ac schnitzer lançou o acs3 que poderia ser baseado no serie 3 comum ou no m3 diferentemente da alpina e da hartge a ac schnitzer nao apelou para os seis em linha em vez disso baseou seu pacote no s14 de 2 5 litros do m3 sport evolution porem com algumas modificaçoes usadas no modelo de corrida para melhorar as respostas do motor — alem de revigorar os modelos mais antigos equipados com as versoes anteriores do s14 que passavam a contar com 245 cv como o sport evo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 227349 227348 ] o pacote incluia novos retrovisores retoques na traseira e a modificaçao do limpador do para brisa que ganhava um sistema de um braço como o modelo de pista as rodas eram schnitzer de 17 polegadas ou bbs rs de 16 polegadas a schnitzer tambem oferecia quatro opçoes de volante suspensao rebaixada em 20 mm e saida de escape retangular o desempenho permanecia o mesmo do m3 2 5 zero a 100 km/h em 6 5 segundos e maxima de 250 km/h
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