roland garros este nome certamente imediatamente o faz lembrar do torneio aberto de tenis de paris parte do grand slam e um dos mais tradicionais eventos do esporte famoso mundo afora roland garros e o nome do estadio onde ele acontece e o evento e conhecido mundialmente simplesmente como o roland garros o campeonato deste ano esta em curso começou segunda feira dia 20 de maio e vai ate dia 6 de junho [caption id= attachment_363752 align= aligncenter width= 999 ] o que todo mundo pensa ao ouvir roland garros [/caption] voce ja se perguntou de onde vem o nome roland garros e tao somente o nome do estadio dado a ele pelo governo frances que e seu dono; como sempre acontece em casos assim e nomeado em homenagem a um heroi da patria neste caso o pioneiro da aviaçao de caça inventor e heroi da primeira guerra mundial [caption id= attachment_363758 align= aligncenter width= 999 ] o que me lembro quando ouço roland garros [/caption] monsieur eugene adrien roland georges garros e um heroi da frança por morrer por ela em batalha; mas e famoso hoje ainda mais de 100 anos depois nao somente por emprestar seu nome ao estadio de tenis mas tambem por participar de forma decisiva no inicio da bugatti e e essa historia e a do seu automovel feito pela bugatti que falaremos hoje sim ha um bugatti que chama roland garros tambem o homem [caption id= attachment_363757 align= aligncenter width= 999 ] eugene adrien roland georges garros 1888 1918 [/caption] a virada do seculo xx e a hora em que as pessoas como nos vidradas no transporte mecanizado e a liberdade que ele trouxe sairam dos armarios e ganharam o mundo principalmente os que tinham familia de posses e podiam se dedicar a essas novas invençoes e uma industria ainda nascente tanto o automovel quanto ao aviao eram a febre da epoca e o centro deste mundo era paris um desses jovens foi justamente o parisiense roland garros o jovem garros era um esportista que gostava de futebol rugby e tenis; mas a invençao da bicicleta deu a ele um esporte que se tornou sua primeira paixao [caption id= attachment_363766 align= aligncenter width= 999 ] santos dumont demoiselle aqui uma replica[/caption] mas o aviao a maior expressao da liberdade de movimento mecanica era sua maior paixao e o que o tornaria famoso aprende a voar encontrando um velho conhecido nosso um certo filho de barao do cafe brasileiro chamado alberto santos dumont roland garros comprou um dos demoiselle do brasileiro em 1909 e começou a voar com ele em 1913 ja voava com monoplanos morane saulnier mais rapidos e em 23 de setembro ganhou fama por fazer o primeiro voo sem escalas atraves do mar mediterraneo de frejus saint raphael no sul da frança ate bizerte na tunisia com um desses avioes no ano seguinte garros juntou se ao exercito frances com a eclosao da primeira guerra mundial foi ali que as primeiras batalhas aereas aconteceram; no inicio nao se conhecia nenhuma maneira de se fazer uma arma atirar atraves da helice do aviao; e as asas nao eram grandes ou fortes o suficiente para conter metralhadoras roland garros parte de um esquadrao de reconhecimento tentava sem sucesso abater inimigos com uma carabina de mao e um revolver se voce pode acreditar nisso frustrado com as tentativas infrutiferas de se sincronizar helices e metralhadoras garros tomou o assunto para si mesmo com a ajuda de seu mecanico jules hue desenvolveu cunhas de proteçao que foram instaladas nas pas da helice ligeiramente estreitadas que desviavam o disparo ocasional que de outra forma teria atingido a helice com uma instalaçao dessas em seu monoplano morane saulnier g garros conseguiu o primeiro abate de uma aeronave por um caça disparando atraves de uma helice em 1º de abril de 1915 e nao e mentira [caption id= attachment_363771 align= aligncenter width= 999 ] acerta ele françois tres dificile monsieur garros [/caption] ao cair na alemanha virou prisioneiro de guerra; escapou da prisao e conseguiu chegar a londres via holanda; de la voltou a frança e reintegrou se a armee de l air recebeu um novo caça spad xiii e continuou derrubando avioes alemaes ate que em 5 de outubro de 1918 ele foi abatido e morto perto de vouziers ardenas a data era a vespera de seu aniversario de 30 anos e em um mes depois a guerra acabava imediatamente se tornou um heroi da sua patria como o prova o importante estadio em seu nome o bugatti chamado garros ettore bugatti em seu palacio adjunto a fabrica de automoveis artesanais que criara que juntos formavam um mundo utopico afastado do resto do mundo dedicado ao automovel nao recebeu nada bem as noticias da morte de roland garros era um heroi da patria para todos os franceses sim mas para ettore era mais era um de seus melhores amigos seu quarto filho nascido em 1922 receberia o nome de roland em homenagem ao amigo [caption id= attachment_363776 align= aligncenter width= 999 ] ettore e roland bugatti circa 1935[/caption] a fabrica de bugatti ainda estava na infancia quando ele conheceu garros o inicio e em 1910 quando seus pequenos carros de ate 1 5 litros começaram a ser fabricados e vendidos conhecidos como les petit pu sang os pequenos puro sangue em 1912 porem ettore faz uma batelada de cinco carros bastante diferentes do seu usual de baixa cilindrada foram feitos visando competiçao mas como era a pratica daquela epoca poderiam facilmente se transformar em carros esporte ou sedas para uso nas ruas era o tipo 18 [caption id= attachment_363793 align= aligncenter width= 999 ] um tipo 18 de competiçao hoje[/caption] continuavam quatro cilindros em linha como todos os bugatti ate ali e com comando unico no cabeçote com uma novidade que se tornaria norma dali em diante ate o tipo 50 aparecer em 1930 com um cabeçote dohc tres valvulas por cilindro mas diferente de todo bugatti tinha um motor grande 100 x 160 mm para um total de 5014 cm³ era um carro de 100 cv a 2400 rpm algo rarissimo entao e que podia ser tornado realmente compacto em leve para competiçao mas tinha estranhamente transmissao final por corrente um anacronismo que nao fora usado nos primeiros bugatti [caption id= attachment_363794 align= aligncenter width= 999 ] o bugatti roland garros tipo 18 chassi 474 no dia da entrega[/caption] algo entre 6 e 7 chassis foram fabricados durante 1912 expressamente para competiçao mas sabemos que pelo menos um foi vendido para uso nas ruas para um cliente privado justamente roland garros ettore conhecera garros via um amigo mutuo o dr gabriel espanet que tambem era um piloto pioneiro alem de medico por este meio garros visitou a fabrica e ficou muito impressionado; colocou um pedido para um dos carros de 5 litros com carroceria esporte compacta de dois lugares escalonados de labourdette [caption id= attachment_363758 align= aligncenter width= 999 ] roland garros e seu carro novo 18 de setembro de 1913[/caption] foi um sensacional golpe de marketing de ettore a entrega do carro quando garros recebeu o chassi nr 474 em 18 de setembro de 1913 a aviaçao ainda estava em plena infancia romantica e nao era a terrivel maquina de guerra que em breve se tornaria pioneiros como garros eram herois e celebridades nacionais o fato do celebre e jovem aviador de apenas 25 anos receber um novo bugatti de 5 litros apareceu em todos os jornais franceses dali em diante o carro seria chamado de bugatti roland garros ou as vezes type garros ninguem lembra do tipo 18 garros disse que com o seu bugatti podia andar a 160 km/h a mesma velocidade de cruzeiro do seu morane saulnier igualando seu tempo de viagem na terra ou no ar roland garros firmou amizade com ettore e regularmente o visitava; muitas vezes vinha de aviao e pousava nos vastos jardins da propriedade que admiravel era aquele mundo novo durante a guerra como sabemos garros foi capturado e passou um tempo preso na alemanha o carro ficou com um amigo que acabou por vende lo para outro dono famoso louis coatalen entao engenheiro chefe da sunbeam na inglaterra o carro mudou de pais e ficaria famoso na inglaterra o unico bugatti 5 litros do pais foi comprado depois da guerra por ivy cummings um famoso piloto na epoca por sua absoluta falta de medo foi usando o nas pistas que apareceu o apelido do carro ‘black bess’ o lendario cavalo do bandido das lendas inglesas dick turpin cummings alcançaria muitos sucessos ao volante de black bess em subidas e eventos de velocidade em locais famosos da decada de 1920 e torna o carro e a marca bugatti realmente conhecida naquele pais dez anos depois de sua fabricaçao ainda era um carro competitivo; um atestado ao avanço da marca o carro teve um monte de donos depois de cummings ate que foi encontrado abandonado pelo entusiasta da marca e presidente do bugatti owners club o coronel gm giles foi totalmente restaurado e ja em 1935 em diante era parte das corridas de carros antigos do clube sim ja era um carro antigo em 1935 depois da segunda guerra o carro passaria as maos de outro colecionador peter hampton que tambem o usou em competiçoes do clube ate 1988 hoje esta aposentado no louwman museum na holanda uma testemunha da historia como poucas outras todo mundo lembra de um certo esporte quando se lembra de roland garros; particularmente imagino um pequeno carro esporte tao impossivelmente estreito que seu unico passageiro provavelmente uma jovem alegre tinha que ficar um pouco atras do piloto para nao levar cotoveladas penso no carro andando a velocidades inacreditaveis nas estradas francesas cheias de arvores na lateral o berro do motor de competiçao apagando qualquer tentativa de conversa e os dois ocupantes agachados para a frente debaixo do parabrisa imagino o espanto dos fazendeiros em suas carroças quando ultrapassados por aquilo a mais de 150 km/h lembro da pessoa de roland garros e toda uma geraçao que por sua sede de aventura e liberdade nos deu coisas tao maravilhosas quanto o automovel e o aviao e nao so isso por apenas se meterem em aventuras incriveis e morrerem cedo ajudaram a elevar a fama de marcas como a bugatti; marcas que simbolizam nao so gente endinheirada como hoje mas uma incrivel tradiçao que remonta ao inicio da industria algo muito mais interessante que perseguir uma bolinha numa quadra se voce me perguntar
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