desde que os irmaos lumiere deram um jeito de fazer as fotografias se mexerem e criaram o cinema centenas de diretores e roteiristas tentaram unir o universo dos automoveis a arte das imagens em movimento ha uma lista relativamente extensa de filmes muito bons sobre o tema mas nao foram muitos os que conquistaram o grande publico um dos maiores classicos do genero corrida sem fim two lane blacktop 1971 e considerado apenas um cult movie um rotulo que normalmente designa filmes bons que ninguem assistiu https //www youtube com/watch v=ypbqv9cgv9s o mesmo se aplica a grand prix de 1966 com cenas capturadas em autodromos reais com carros reais ainda que de f2 fantasiados de f1 e pilotos reais ele havia sido o filme de automobilismo mais bem sucedido da historia ate o lançamento de ford vs ferrari — ao menos em termos de indicaçoes e premiaçoes sua bilheteria foi boa mas a qualidade dramatica do filme nao era das melhores ate hoje ele e mais lembrado por suas cenas do que pelo enredo — repleto de cliches e estereotipos segundo as criticas da epoca https //www youtube com/watch v=7ha71tyl640 com 24 horas de le mans aconteceu algo semelhante as cenas de pista foram mesmo gravadas durante uma ediçao da corrida — steve mcqueen chegou a inscrever um carro na prova de 1970 para atuar e havia um carro inscrito atuando como carro camera seu desempenho contudo foi pior que o de grand prix passou pouco tempo em cartaz e arrecadou pouca coisa a mais do que seu orçamento ja os filmes com carros em cena porem nao relacionados ao automobilismo em si historicamente tiveram desempenho muito melhor o melhor exemplo talvez seja corrida contra o destino vanishing point 1971 que usa um viagem atraves dos eua como pano de fundo para retratar o contexto social do pais no inicio dos anos 1970 apesar de ter sido mal sucedido no primeiro lançamento americano — graças ao desinteresse da propria fox films em distribui lo nos grandes cinemas — o filme estourou na europa e na australia e acabou relançado nos eua agora sim tornando se um sucesso de critica e publico corrida contra o destino e apenas um exemplo de uma longa lista de filmes que envolveram carros e se tornaram muito bem sucedidos bullitt 1968 agarra me se puderes smokey and the bandit 1977 quem nao corre voa the cannonball run 1981 encurralado duel 1972 e ate de volta para o futuro e mais recentemente ronin foram filmes com enredos sobre outra tematica que usaram os automoveis apenas como elementos secundarios e se sairam muito melhor que os filmes sobre automobilismo entao chegamos a era das cinebiografias nao que elas sejam novidade mas o genero esta em alta ha pelo menos 15 anos como os esportes em geral tendem a ter excelentes historias o automobilismo nao ficaria de fora o primeiro dos filmes biograficos de automobilistas veio em 2005 de fora do circuito hollywoodiano desafiando os limites the world fastest indian contou a historia de burt munro de forma inspiradora e cinematograficamente bem retratada com um roteiro bem adaptado e uma montagem das cenas de açao bem equilibrada entre os detalhes para entusiastas e a retrataçao empolgante para o publico geral https //flatout com br/desafiando os limites o que e real e o que e ficcao na historia de burt munro/ em 2013 veio a primeira grande produçao de hollywood sobre o automobilismo rush no limite da emoçao que conta a historia de james hunt e niki lauda na disputa pelo titulo de 1976 nenhum roteiro ficticio poderia ser melhor que a historia real de dois pilotos de formula 1 tao antagonicos quanto hunt e lauda e que ainda inclui um dos acidentes mais terriveis da historia do automobilismo o resultado nao poderia ter sido diferente rush se tornou o segundo blockbuster sobre automobilismo depois de grand prix apos arrecadar quase us$ 100 000 000 nas bilheterias de todo o mundo como a historia de burt munro contudo o roteiro tomou algumas licenças poeticas para agradar o publico e nem tudo o que foi mostrado ao longo dos 123 minutos de tela e 100% fiel aos eventos reais os fas de automobilismo perceberam isso desde o inicio do filme quando hunt e lauda sao quase hostis um ao outro nas categorias de base — lauda chega a ser ranzinza em seu incomodo com a personalidade indisciplinada e irreverente de james hunt na vida real contudo os dois eram bons amigos e chegaram a dividir um apartamento no inicio da carreira o proprio niki lauda achou que foi retratado de forma muito mais rigida e focada do que realmente era embora tenha gostado da interpretaçao de daniel bruhl alem desta ha outras liberdades tomadas pelo roteirista de rush peter morgan ainda no inicio do filme quando o diretor nos apresenta aos personagens centrais — lauda metodico e hunt chapado — o pano de fundo e uma corrida de formula 3 em crystal palace em outubro de 1970 na qual lauda e hunt se estranham na pista rodam e lauda acaba abandonando a prova que termina com a vitoria de hunt — e a comemoraçao com lord hesketh a historia real contudo e bem diferente hunt era mesmo piloto da hesketh na f3 mas lauda nao disputou aquela prova e hunt nao a venceu porque se enroscou com outro piloto e acabou abandonando a prova james hunt desclassificado ja na mclaren james hunt vence o gp da espanha mas acaba desclassificado por ter corrido com o carro largo demais com isso os pontos e a vitoria vao para niki lauda isso realmente aconteceu hunt foi desclassificado porque seu carro estava 1 8 cm alem do limite imposto pelo regulamento com isso os pontos foram para niki lauda a mclaren recorreu da decisao contudo argumentando que a diferença nao afetou o desempenho do carro apesar do protesto de lauda a mclaren conseguiu reverter a decisao e os pontos foram para james hunt — que brincou colando um adesivo de cuidado veiculo largo na traseira de seu mclaren rato no filme niki lauda acusa james hunt de chama lo de rato devido a aparencia de seus dentes incisivos que sao mais pronunciados que o normal na historia real o apelido surgiu como ideia de um marqueteiro da marlboro que patrocinava lauda na epoca a marca de cigarros colou um adesivo com o nome super rat na viseira de lauda e o apelido pegou niki conhece marlene https //www youtube com/watch v=sbpu9qayeoc apos uma festa niki lauda conhece uma atraente senhorita americana chamada marlene knaus e acaba indo embora de carro com ela dirigindo o bmw da moça no caminho ele da uma carona a dois mochileiros e os assusta dirigindo mais rapido do que qualquer um imaginava esta cena mostra como lauda conheceu sua esposa e e quase 100% fiel a realidade a unica diferença e que ela nao o provocou para dirigir mais rapidamente porque ela achou que ele fosse um tenista e nao um piloto de formula 1 quanto aos mochileiros eles realmente estavam no carro e lauda confirmou a historia do filme niki abstemio apos vencer o gp dos eua de 1975 em watkins glen lauda esta nos boxes da ferrari quando e abordado por hunt empunhando uma budweiser ali lauda diz que vence porque leva uma vida regrada e que depois da corrida vai para casa e nao fica em bares em uma evidente critica direta a hunt o proprio niki lauda contudo diz que bebia apos as corridas quando confraternizava james hunt e seus colhoes em certa altura do filme hunt e entrevistado por um reporter que pergunta o que ele tinha para ser tao rapido o britanico responde da forma mais direta e imprevisivel possivel big balls esta entrevista aconteceu de verdade e o outro interlocutor era ninguem menos que stirling moss https //youtu be/jiymxwydhiw na ocasiao moss perguntou a hunt como ele mantinha o ritmo com as mudanças nas caixas de ar a nas asas e hunt respondeu na lata tenho colhoes moss solta um riso contido enquanto hunt pergunta se isso pode ir ao ar enquanto um produtor pede para refazer a pergunta hunt entao explica de forma mais polida e limpa a barra de moss niki contra todos no trecho que retrata o gp da alemanha de 1976 o filme mostra niki lauda reunindo os pilotos e pressionando para cancelarem a prova devido as questoes de segurança os pilotos votam todos a favor da realizaçao da corrida e lauda fica sozinho esta reuniao aconteceu mesmo porem com uma votaçao bem diferente os pilotos ficaram divididos e lauda perdeu por apenas um voto o cemiterio esta e moleza no filme os pilotos chamam o traçado norte de nurburgring o nordschleife de the graveyard mas ele nunca foi chamado desta forma por ninguem a inspiraçao aparentemente veio do apelido cunhado por jackie stewart green hell uma referencia as condiçoes desafiadoras e perigosas em meio a floresta o acidente de lauda https //www youtube com/watch v=pygjrtwhwi8& o acidente de lauda foi registrado em video e mostra o austriaco perdendo o controle na saida da curva batendo na proteçao oposta quando seu carro explode enquanto se arrasta para o meio da pista ali e tocado por outros dois carros e arrastado para a borda oposta em chamas o filme entao mostra quatro pilotos salvando lauda de forma um pouco diferente da real alem de lauda sem seu capacete https //www youtube com/watch v=8f5baq6a6jw lauda lembra vagamente do acidente mas sabe que foi arturo merzario quem o removeu do carro havia quatro pilotos realmente mas somente tres agiram diretamente brett lunger soltou os cintos de lauda arturo merzario o puxou do cockpit enquanto harald ertl controlava as chamas com um extintor edwards logo se pos a ajudar mercado a carregar lauda ate a grama longe do carro lauda permaneceu com o capacete ate ser retirado do carro o susto da esposa https //www youtube com/watch v=e5bk5op7aha uma das cenas mais dramaticas do filme e quando marlene lauda encontra niki no hospital logo apos o acidente ainda inconsciente enquanto as noticias explicam a gravidade de sua situaçao a situaçao real contudo foi ainda mais dramatica marlene nao reagiu com lagrimas mas simplesmente desmaiou ao ver o marido queimado e inconsciente no leito da uti o filme pegou leve com a cena talvez para retratar a força que ela precisou para enfrentar a situaçao a aposentadoria quando lauda começa a se recuperar e insiste em voltar as pistas depois de apenas seis semanas marlene pede a ele que pare de correr isso nunca aconteceu a propria marlene negou isso na epoca dizendo que seria errado tentar faze lo desistir do automobilismo por causa do acidente e que aquela era uma decisao que somente ele poderia tomar james hunt e o jornalista https //www youtube com/watch v=gyxxwangql4 o enredo do filme mostra uma lenta aproximaçao entre hunt e lauda a medida em que ambos alternam vitorias na temporada de 1976 e mostra uma guinada radical na relaçao de hunt apos o acidente apesar de a rivalidade ter sido exagerada como ja mencionado anteriormente o filme mostra uma cena em que hunt espanca um jornalista depois que este pergunta a lauda seu casamento sobreviveria com ele desfigurado esta passagem — a pergunta o jornalista e a liçao de hunt — sao totalmente ficticios sem base em nenhum fato real somente a entrevista coletiva aconteceu de fato niki lauda e o gp do japao https //www youtube com/watch v=pesqb1szyym no fim do filme quando os dois vao para o japao decidir o titulo de 1976 niki lauda chega a largar mas abandona a prova depois de apenas duas voltas devido a chuva torrencial que caia sobre o fuji speedway praticamente entregando o titulo a james hunt https //www youtube com/watch v=jgcepdf7xey lauda realmente chegou a alinhar mas a pista molhada nao foi a unica razao o acidente lesionou seus canais lacrimais e ele nao conseguia piscar plenamente com isso seus olhos ficavam excessivamente marejados prejudicando a visibilidade somando essa condiçao a chuva e a pessima visibilidade da prova ele decidiu abandonar a corrida
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.