Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Sabine Schmitz não será apresentadora de Top Gear
No fim do ano passado surgiram as primeiras especulações de que Chris Evans, o novo apresentador de Top Gear, ganharia a companhia de Sabine Schmitz e Chris Harris. A notícia até fazia sentido, afinal, Sabine Schmitz tem seu apelo por ser uma ótima piloto e, claro, a “Rainha de Nürburgring”, e Chris Harris é simplesmente um dos melhores jornalistas automotivos do planeta, além de se dar muito bem com as câmeras, como vemos em seu canal “Chris Harris on Cars”.
Só que o programa já está em gravação e tem data para estrear (maio deste ano), mas até agora nenhum outro apresentador foi confirmado. E quando for, é provável que Sabine Schmitz não seja um deles. Durante uma entrevista à IMSA Radio nos treinos para as 24 Horas de Daytona deste último fim de semana, o apresentador Joe Bradley fez a seguinte pergunta a Sabine: “Agora você ficará muito ocupada… filmando… sou do Reino Unido, então vou ver você na TV, no novo Top Gear. Como estão as coisas no programa?”
Sabine se recusou a comentar a pergunta, mas Bradley insistiu perguntando se ela estava proibida de comentar o assunto. A resposta nos parece uma forma discreta de negar: “Sabe, eu estou o tempo todo com o Top Gear, mas não como… apresentadora”.
A resposta pode ser interpretada como uma referência às suas várias participações no programa, ou então simplesmente ao seu envolvimento com a nova versão de Top Gear, mas é impossível interpretar de outra forma a parte sobre não ser uma apresentadora.
Além dessa negativa de Sabine, é importante lembrar que Chris Evans havia dito no ano passado que Top Gear iria abandonar o formato com três apresentadores. Além disso, Sabine é alemã, e quem já viu entrevistas e programas com ela pôde perceber que, embora fale bem o inglês, ela não é articulada como um falante nativo — o que é logicamente um problema em um programa da TV pública britânica.
Apesar disso, não podemos ignorar que ela confirmou seu envolvimento com o programa — como visto nas fotos das gravações com o Audi R8 em Laguna Seca, quando Chris Evans passou mal a bordo do esportivo.
Cegonha com nove supercarros tomba em Paris
Acidentes com cegonheiras não são incomuns, afinal, estamos falando de um veículo alto, articulado e com muito peso na parte superior. A menos que elas estejam transportando nove esportivos e supercarros — isso sim é quase impossível de se ver.
Foi o que aconteceu próximo a Paris, na última sexta-feira. O caminhão tentou fazer uma conversão e, de alguma forma, acabou tombando. A preciosa carga incluía um Lamborghini Gallardo branco e um amarelo, uma Ferrari F430 vermelha, um Porsche 911 GT3 preto, um Shelby GT500 azul (vistos nas fotos e vídeos) e também um Porsche Cayman e um Cayenne, relacionados pela imprensa francesa. Felizmente, ninguém se machucou no acidente
Porsche não está interessada em carros autônomos
Enquanto alguns esportivos estão prestes a ganhar versões autônomas, outros fabricantes não querem nem saber da tecnologia em seus carros. É o caso da Porsche.
Em entrevista à imprensa alemã, o presidente da companhia, Oliver Blume, disse que a Porsche não está “remotamente interessada” em tecnologias de condução autônoma, ainda que as marcas rivais alemãs — Mercedes, BMW e Audi — estejam todas trabalhando nesse tipo de sistema. “As pessoas querem dirigir um Porsche por conta própria. Um iPhone deve ficar no bolso, não na estrada”, disse o executivo.
Apesar do desinteresse por autônomos, a Porsche está trabalhando intensivamente em versões híbridas de todos os seus modelos — incluindo o 911, como já vimos em outras ocasiões — e até em um modelo elétrico baseado no conceito Mission-E, que deverá chegar ao mercado em 2020.
Nova Saab não poderá usar o nome Saab
Lembra que em dezembro a holding National Electric Vehicle Sweden (NEVS) anunciou que a Saab voltaria ao mercado em 2017 com cinco novos modelos — incluindo um veículo 100% elétrico? Bem, os planos continuam os mesmos, mas agora apareceu um pequeno problema: eles não poderão usar o nome nem o logotipo da Saab.
Isso porque a Saab que foi à falência e agora recuperada pela NEVS foi a divisão automotiva. A divisão aeronáutica continua firme e forte e, acima de tudo, dona do nome e da marca. E eles não permitirão o uso da identidade nos novos carros — é por isso que a foto do 9-3 elétrico divulgada pela NEVS não tinha o tradicional logotipo da Saab, com o grifo vermelho sobre o círculo azul.
Agora, a NEVS espera negociar o direito do uso do nome Saab para os novos modelos. A holding planeja lancar uma variação elétrica do 9-3, antecipada pelo protótipo 9-3 EV, e outros quatro carros baseados em uma nova plataforma batizada com o sugestivo nome de Phoenix. Eles chegam a partir de 2018 na forma de SUV compacto, SUV médio, crossover compacto e fastback médio. Todos terão versões a combustão e elétricas.
Volvo V90 será lançado no próximo dia 18 de fevereiro
A nova perua da Volvo, a V90, será lançada oficialmente no próximo dia 18 de fevereiro em Estocolmo, a capital sueca. A apuração é dos suecos da Teknikens Varld, que já havia publicado as primeiras imagens da V90 no começo do mês passado.
O modelo será baseado na arquitetura SPA, compartilhada com o sedã S90 e o crossover XC90. Por isso ela também terá os mesmos motores dos irmãos já lançados: o D4 e D5 a diesel, com 190 e 235 cv, respectivamente, e as versões a gasolina T5 e T6, com 255 e 320 cv. Também é provável que a V90 ganhe a versão T8, com powertrain híbrido.
É provável que a perua chegue ao mercado em setembro em três versões de acabamento: Kinetic, Momentum e Inscription. Mais adiante ela poderá ganhar a versão esportiva R-Design.