grand tourisme gt ano passado parei um pouco para tentar explicar cronologicamente e tecnicamente o que e um gt e o motivo dele ser tao diferente de um carro esporte ao mesmo tempo que geneticamente ligado a ele https //flatout com br/grand tour a origem e a definicao do gt/ numa passagem daquela materia expliquei que tradicionalmente existem duas formas de se chagar a um gt ou se pega um carro esporte aquele totalmente focado em velocidade apenas e o piora maior mais pesado mas ao mesmo tempo mais confortavel e usavel no dia a dia e aqui detalhe crucial em viagens viagens de luxo afinal de contas estao na origem do termo gt fazer um carro esporte de luxo foi a maneira que a alfa romeo e a bugatti no pre guerra chegaram a sua formula de gt a outra maneira de chegar ao mesmo lugar mas de forma radicalmente diferente e pegar um carro de luxo normalmente um seda ta hoje um suv grandao e tranquilo e torna lo melhor dinamicamente um entre eixos menor menos peso mais potencia suspensoes mais firmes e como a mercedes benz uma empresa mais acostumada com caminhoes que carros entao chegou a sua formula de gt aqui no brasil la atras na epoca em que nossa industria nativa foi criada e floresceu nunca tivemos muitos gt de verdade talvez por ser inevitavelmente caro num pais onde coisa cara tem que ter prestigio acima de funçao relegando a especie somente aos medalhoes importados talvez pelo motivo de que o brasileiro nao e muito de fazer viagens longas de carro; prefere para isso na maioria das vezes o aviao o motivo podemos discutir ad infinitum mas e certamente ligado a um dilema do tipo tostines nao viaja por sua malha rodoviaria ser ruim relativamente a extensao territorial do pais ou a malha rodoviaria e ruim pelo povo nao ter costume de viajar [caption id= attachment_316485 align= aligncenter width= 999 ] brasinca 4200gt[/caption] mas de qualquer forma o gt fora carros importados e raro por aqui mas nao quer dizer que nao existam a primeira tentativa realmente com algum efeito que me lembro foi a do brasinca 4200gt; um carro baixo de dois lugares com mecanica de picape chevrolet seis cilindros nacional acordada por tres carburadores su de jaguar nao foi um sucesso por seu preço altissimo; era tambem um pouco mais para o lado do carro esporte do que para gt foi criado para ser o mais veloz carro brasileiro e realmente foi foi cronometrado a mais de 200 km/h entao algo quase inacreditavel [caption id= attachment_316488 align= aligncenter width= 999 ] o puma gtb[/caption] depois existiu tambem o puma gtb que usava o seis em linha mais moderno do opala este e uma tentativa de sucesso vendeu bem por muito tempo mais de dez anos era um carro que ate conseguiu prestigio o que permitia as pessoas pagarem caro por ele mas de novo o foco na missao era o problema era mais para um muscle car brasileiro; tentava tambem ser um carro esporte mas nao era; apenas podia ser usado como um gt e nao podia escapar da sensaçao de que tecnicamente um opala doador de sua mecanica e um carro mais barato e mais leve parecia melhor em comportamento e engenharia [caption id= attachment_316486 align= aligncenter width= 999 ] o furia fnm gt[/caption] toni bianco tentou fazer um gt tambem muito promissor no inicio dos anos 1970 criou o furia fnm gt um cupe com ares de lamborghini jarama e quatro lugares com a mecanica alfa romeo do fnm 2150 pena que nao seguiu adiante como foi a outra tentativa nacional anterior de um cupe baseado no alfa romeo brasileiro o fnm onça criado por rino malzoni obviamente influenciado pelo ford mustang [caption id= attachment_316479 align= aligncenter width= 999 ] o sm 4 1[/caption] o carro brasileiro produzido em serie que chegou mais proximo da formula do gt na verdade estava fora do circulo normal da industria; uma fabrica de equipamentos rodoviarios e implementos agricolas que era sediada em tres rios no rj uma cidadezinha isolada no interior carioca era o sm 4 1 a companhia industrial santa matilde se for convidado a um encontro de sm aqui no brasil preste atençao antes de colocar o quepe a jaqueta de couro preto cheia de tachinhas a mordaça de bola vermelha e o chicotinho na mala o encontro pode ser a respeito de um automovel chamado sm e nesse carro o sm significa santa matilde santa que foi rainha da alemanha e faleceu no ano de 968 bem longe portanto do significado ao qual sua mente suja imediatamente te levou a empresa que fabricava o sm na milenar tradiçao de nomear empresas com nome de santa que herdamos de portugal era a companhia industrial santa matilde a historia da empresa vem de muito antes dos automoveis que fabricou e na verdade uma historia bem brasileira manter um empreendimento funcionando por aqui sempre e uma dificuldade imensa ainda mais se voce quiser fabricar algo gerar valor economico real e criar coisas que as pessoas precisam e muito dificil por uma serie de motivos um deles a mudança constante das condiçoes economicas e do que se pretende como futuro no pais a historia da empresa e por falta de uma palavra melhor uma zona tentou uma serie de negocios diferentes durante sua historia e no fim teve uma das mais proteladas dificeis e complicadas falencias entre as empresas automotivas nacionais um fim comprido se e que me entendem mas o fato e que nasceu em 1916 com o objetivo de explorar minerio de manganes na regiao de conselheiro lafaiete mg onde mais tarde instalou planta industrial logo estaria entrando na area onde e talvez mais conhecida equipamentos ferroviarios a partir de 1946 ja na sua unidade em tres rios tambem passou a fabricar vagoes e carros ferroviarios seria um dos principais fornecedores no pais mas quando os anos 1960 chegam o setor ferroviario começou a perder importancia nas politicas publicas brasileiras a santa matilde procura outras areas de atuaçao e as encontra no setor agricola arados implementos diversos e tratores e colheitadeiras automotrizes inicialmente sob licença da case depois sob marca propria chegou a ter grande sucesso nesta area mas a crise economica que quase paralisou a industria brasileira no inicio dos anos 80 aliada a entrada de novos fabricantes e a modernizaçao da tecnologia da concorrencia pouco a pouco expulsou suas maquinas do mercado neste ponto a empresa ja tinha diversificado suas atividades de novo e voce sabe como com automoveis o sm 4 1 o carro santa matilde aparece como ideia no meio dos anos 1970 da cabeça de humberto pimentel dono da empresa e sua filha e diretora da empresa ana lidia pimentel duarte da fonseca ana lidia e reputada como sendo a autora do desenho externo do veiculo e o duble de piloto e lanterneiro renato peixoto de petropolis rj teria ajudado no projeto e acerto dinamico do carro mostrado no salao do automovel de 1976 em sao paulo o carro foi um sucesso o que impulsionou a familia pimentel a coloca lo em produçao em tres rios os primeiros prototipos começaram a rodar em 1976 e segundo a empresa na epoca cobriram mais de 100 mil km em testes em 1978 entrou em produçao ao ritmo planejado de ate 35 carros/mes a vantagem do sm e que foi criado para ser um gt 2+2 e nao um carro esporte desde o inicio usando a mecanica chevrolet do opala inclusive suspensoes era ainda assim mais baixo e usava rodas maiores com pneus mais modernos que o opala rodas rei exclusivas para a sm em liga leve aro 15 polegadas calçando pneus pirelli ps radiais na medida 215/60 r15 90h o carro tambem tinha freio a disco nas quatro rodas a estrutura era de aço galvanizado chassi escada estrutura metalica da carroceria e a carroceria de fibra de vidro em si formando uma especie de monobloco media 4180 mm de comprimento em um entre eixos de 2420 mm a revista motor 3 pesou o carro em 1980 e encontrou 1350 kg 55% no eixo dianteiro e 45% no traseiro o carro tinha um desenho original com traseira fastback e uma frente de farois duplos redondos na quina dianteira a lanterna de pisca pode ser vista pelas laterais do carro e seu formato e o mesmo do logotipo da empresa um triangulo com as letras sm dentro os para choques eram retrateis uma mola permitia que se movesse para tras sem deformar em pequenos impactos mas onde brilhava realmente era no interior bancos altos e confortaveis individuais um painel completo com instrumentos tradicionais redondos e um volante exclusivo de diametro generoso os bancos e o teto eram revestidos de couro tinha direçao hidraulica ar condicionado do passat segundo a motor 3 controles eletricos de vidros para brisa laminado com faixa degrade abertura interna da tampa do porta malas e algo que nunca antes tinhamos visto aqui; um completo jogo de ferramentas ainda que esse jogo ficasse solto no porta malas o radio/toca fitas inovava com a antena embutida entre o teto e seu revestimento eliminando a feia haste externa que ainda por cima era vulneravel a vandalismos [caption id= attachment_316459 align= aligncenter width= 999 ] 1984 um novo sm[/caption] mecanicamente o motor forte do opala de 4 1 litros e 171cv brutos sae era suficiente para fazer deste gt um dos mais rapidos e velozes carros nacionais a aceleraçao de 0 100 km/h se dava em menos de 12 segundos e a velocidade maxima ficava em torno de 180 km/h de acordo com a motor 3 o carro emitia um rosnado grave e masculo que provoca olhares desconfiados dos guardas rodoviarios mesmo quando dentro do limite legal tolerado em nossas estradas a empresa logo ofereceria mais opçoes de motores 2 5 a alcool original 2 5 a alcool com turbocompressor e 4 1 de 6 cilindros a gasolina com cambio manual ou automatico nao esta claro quantos sm de quatro cilindros sairam de fabrica; parece dificil que alguem comprasse um dos mais caros carros nacionais e ainda escolhesse uma versao lerda para o ano de 1984 uma extensa reformulaçao da carroceria e do carro criaram sua versao definitiva e ao mesmo tempo um gt inesquecivel uma versao conversivel com teto de lona e um teto de inverno de fibra e dois lugares passava a ser oferecida e o cupe ganhou ares de alfa gtv na traseira o carro todo era mais fluido menos reto e mais profissional em execuçao o interior ficou ainda melhor; a versao revestida de couro claro e carpete marrom ficou simplesmente sensacional o carro era ainda mais baixo e novas rodas aro 15 exclusivas melhoravam ainda mais o desenho e os pneus eram agora modernos pirelli p6 uma versao a alcool do seis em linha o mesmo motor da picape a10 apareceu antes mesmo da gm oferece lo no opala disse expedito marazzi na motor 3 os 170 km/h chegam com certa facilidade e geralmente surgem curvas no caminho e ai e que o sm surpreende de verdade sua postura nas curvas alem de elegante e extremamente funcional na verdade ele quase nao se mexe nao apresentando tendencia exagerada de sair nem de frente nem de traseira no teste anterior 1980 o paulo facin queixava se de que o carro saia de traseira e que a suspensao traseira batia no fim do curso isto agora nao aconteceu mais ela foi modificada e melhorou bastante em interlagos numa pista que certamente nao e o habitat natural de uma maquina como o sm ainda assim ele esbanjou classe nas curvas tanto de baixa quanto de alta velocidade a curva um e a curva dois foram vencidas com o pe cravado no acelerador velocimetro indicando 160 km/h o preço era de suar os olhos porem no mes que um fusca zero km custava 2 5 milhoes de cruzeiros um diplomata completo oito e um alfa romeo 2300ti doze milhoes um sm nao saia por menos de 16 milhoes mesmo assim marazzi concluia em 1984 quem espera de seu carro aquela aceleraçao de cair o queixo aquela velocidade maxima capaz de assustar a policia rodoviaria nao deve comprar o sm 4 1 pois ele nao oferece bem isso quem entretanto aprecia os carros firmes bem acabados gostosos de se dirigir nos moldes convencionais encontra no sm 4 l a melhor resposta aos seus anseios neste mesmo anos de 1984 a empresa diversificava de novo onibus e troleibus uma area onde nunca deu certo e na verdade no fim so atrapalhou o foco [caption id= attachment_316498 align= aligncenter width= 999 ] 1987 novos farois[/caption] os carros sm por outro lado continuaram a vender relativamente bem e 1986 foi seu ano recorde de produçao 207 unidades em 1987 mais algumas alteraçoes de estilo especialmente na dianteira com novo formato da grade e farois retangulares do vw santana se iniciava o projeto de um seda de quatro portas de alto luxo para competir com o opala diplomata mas acima dele mas nao era para ser a empresa começava a entrar numa crise da qual nunca sairia em 1987 apenas apenas 25 unidades do sm seriam fabricados e em 1988 apenas oito carros os detalhes da crise sao muitos e na verdade nao vem ao caso aqui; basta dizer que uma empresa familiar presidida havia decadas por seu principal acionista que com mao de ferro sempre imprimiu a companhia seu estilo proprio personalista e autoritario acaba por enfrentar greves problemas de fluxo de caixa decorrentes delas e uma bola de neve de problemas sem fim mas como a liderança nao desistia demorou a acabar totalmente o carro sm quase que nunca acaba; permaneceu sendo fabricado em limitadissima quantidade ate 1995 os poucos exemplares produzidos a partir de 1992 receberam nova frente em 1997 foi construido um ultimo exemplar sob encomenda e supervisao do comprador era baseado no omega e tinha inclusive sua suspensao independente traseira em outubro de 2005 a santa matilde teve a falencia decretada um total de 937 automoveis sm 76 dos quais conversiveis foi produzido em sua historia toda era o fim de um grande gt nacional o unico pelo menos o mais focado nesta missao ate hoje um carro interessantissimo e perfeito nessa funçao ainda ainda hoje quase 40 anos depois um cupe 1984 com interior claro ainda e um gt como poucos por ai um tipo de carro que nao parece mais existir pelo menos nao brasileiro
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