minha primeira e ate agora unica experiencia com games de rali atuais e dirt rally 2 0 lançado em 2019 e um jogo belissimo com graficos estonteantes ambientaçao perfeita e uma seleçao incrivel de maquinas classicas e modernas que competiram no wrc do lancia stratos aos carros de rallycross que vao de zero a 100 km/h em menos de dois segundos tres palavras que jogo dificil seguindo a tradiçao dos games da codemasters dirt rally 2 0 e um simulador de rali bastante sofisticado ao menos para o padrao dos consoles o que se traduz em fisica fiel a realidade uma infinidade de ajustes nos carros e uma curva de aprendizado bem ingreme agravada pelo fato de cada carro se comportar de maneira especifica dependendo da potencia do sistema de traçao e do layout mecanico e um pouco frustrante para quem nao quer dedicar se exclusivamente a pegar todos os macetes e busca algo mais casual na verdade jogos de rali assim estao ficando mais raros um deles e gravel desenvolvido pela milestone e publicado pela square enix o jogo tem aquela pegada mais arcade que troca os movimentos precisos e as frenagens perfeitamente sincronizadas por algo mais livre rapido e divertido mas gravel nao foi muito bem recebido pela critica e pelo publico a opiniao geral e que apesar de bonito o game acaba sendo superficial demais sem algo que o destaque e dificil agradar ao publico hoje em dia agora se voce quiser experimentar um arcade de rali verdadeiramente aclamado e inovador talvez seja uma boa ideia olhar para tras mais precisamente para a decada de 1990 quando a sega colocou no mercado aquele que viria a se tornar um pioneiro do genero sega rally championship sega rally championship foi lançado em 1994 quando games de corrida tridimensionais ja haviam evoluido consideravelmente os carros ja nao pareciam mais blocos com rodas e existiam texturas mais sofisticadas nos cenarios na epoca a cena de games de corrida japoneses tinha dois grandes nomes ridge racer franquia de corridas no asfalto da namco; e daytona usa que colocava os jogadores para correr em um oval inspirado pelo famoso circuito americano de mesmo nome lançado um ano antes em 1993 daytona usa era um titulo da sega assinado por yu suzuki chefe da equipe de desenvolvimento sega am2 e o nome por tras de outros classicos absolutos como hang on/super hang on e outrun mas havia outro time dentro da produtora que queria algo diferente algo que se destacasse da concorrencia interna e externa e foi assim que tetsuya mizuguchi que liderava a equipe sega am3 teve a ideia de criar um jogo de rali como jamais se havia visto em uma entrevista ao site edge kenji sasaki diretor do game diz que foi dele a ideia de usar o rali como cenario algo que na epoca era considerado arriscado mas sasaki foi chamado por mizuguchi por sua experiencia previa ele havia trabalhado com a namco em ridge racer e o produtor tinha total confiança em seu trabalho na epoca havia dois tabus no japao em relaçao aos jogos de rali o primeiro eram os carros quadradoes ninguem queria fazer jogos de corrida com carros comuns nas ruas todos os jogos de corrida usavam carros estilosos da formula 1 ou prototipos de turismo disse sasaki o segundo era o rali em si havia uma insegurança quanto a games baseados neste tipo de corrida acontece que bem a equipe estava errada havia muito o que se aproveitar na ideia de um game de rali para torna lo sensacional a começar pelos proprios carros a sega fez questao de dar ao jogo veiculos licenciados nao muitos so tres o lancia delta hf integrale o toyota celica gt four e o lancia stratos este secreto o segredo estava na forma como os carros foram recriados alem de tomar um cuidado especial com caracterizaçao tanto modelagem 3d quanto na reproduçao das pinturas dos patrocinadores cada carro tambem recebeu suas proprias caracteristicas dinamicas para isto a sega fez algo que ainda nao era padrao foram realizados testes com as versoes reais dos carros graças a ajuda das proprias fabricantes ainda que tenha sido necessario insistir bastante para que toyota e fiat embarcassem no projeto os pilotos de teste das duas equipes cuja participaçao no campeonato mundial de rali ainda estava recente forneceram feedback aos programadores para ajuda los a definir o comportamento dinamico dos carros do jogo e isto garantiu que os veiculos nao fossem apenas diferentes entre si mas que tambem agissem de forma distinta dependendo do tipo de superficie sobre a qual rodavam claro que sem um nivel excessivo de sofisticaçao pois a proposta ainda era a de um arcade https //www youtube com/watch v=gi9 axk5lci os circuitos no inicio do jogo tambem eram tres todos baseados em locaçoes do mundo real desert inspirado no safari rally no continente africano; forest feito com base nas florestas da america do sul; e mountain que era baseado no circuito de monaco no modo principal world championship o objetivo era disputar provas nos tres circuitos e terminar em primeiro lugar eram corridas de fato e nao provas cronometradas como nos ralis https //www youtube com/watch v=6reofti1lbq um aspecto de sega rally championship altamente elogiado na epoca foi a ambientaçao incrivelmente realista para a epoca o jogo aproveitava ao maximo a nova placa de arcade model 2 da sega desenvolvida em parceria com a general electric capaz de executar filtros de textura e anti aliasing tecnica que remove serrilhados das bordas a placa tambem podia exibir ate 300 000 poligonos simultaneamente a 60 fps poucos games da decada de 1990 eram tao suaves quanto sega rally championship que aproveitava ate mesmo fotografias feitas pelos proprios desenvolvedores para compor as texturas dos cenarios havia uma serie de comandos na maquina de arcade usando o volante a alavanca do cambio e os pedais que liberava o stratos sem a necessidade de vencer o world championship nos ports para sega saturn e windos terminando o ultimo circuito em primeiro lugar o jogador desbloqueava um quarto estagio chamado lakeside e caso vencesse a corrida o jogador liberava o lancia stratos https //www youtube com/watch v=jks3m1rmo 0 jogando com o stratos era que se percebia o cuidado com a dirigibilidade dos carros sendo o unico com traçao traseira ele subesterçava com muito mais facilidade e exigia mais precisao nas frenagens por esta razao quem jogava com ele tambem tinha seu nome gravado em uma tabela de recordes separada com seus proprios tempos https //www youtube com/watch v=36sx1j4j7rm incrivelmente a propria sega am3 nao estava muito confiante quanto ao sucesso do jogo por conta das ja citadas preocupaçoes com a receptividade de um game de rali eles nao poderiam estar mais equivocados nada menos que 12 000 maquinas de arcade foram vendidas e havia a opçao de ligar quatro maquinas para disputas multiplayer havia maquinas simples para jogar em pe; e versoes mais sofisticadas com um ou dois lugares e ate mesmo uma carroceria de fibra de vidro com lanternas funcionais e voltamos a falar da codemasters o produtor dos primeiros games da franquia colin mcrae rally que tambem foi tema de um retro review aqui no flatout diz que sua experiencia no game foi de grande influencia na criaçao do seu proprio game
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.