ha tanto dinheiro em jogo hoje em dia para se criar um automovel que cada vez mais vemos menos da personalidade de seus criadores nele minuciosamente estudado em seus minimos detalhes o carro moderno nos espanta com sua excelencia tecnica durabilidade economia e desempenho ao aumentar se o investimento neles cada vez menos se deixa algo ao acaso tudo deve ser decidido e estudado em interminaveis reunioes que buscam um consenso; ate a mais escondida rebimboca e discutida ate o fim dos dias aparentemente como ferramenta e algo incrivel como resultado mas como uma obra de arte tecnica perde um pouco a influencia da mao e alma humana indispensavel na arte esta cada vez menos visivel [caption id= attachment_294530 align= aligncenter width= 900 ] o porsche 911 e seus criadores em destaque ferry porsche erwin komenda butzi porsche e ferdinand piech[/caption] em empresas como a porsche isso e facil de notar para manter alguma ligaçao com seu passado mais humano se ve presa ao 911 eternamente mesmo que ele seja muito diferente do carro original quase uma caricatura dele o seu espirito tem que ser mantido para justificar a existencia da empresa o que seria da porsche sem o 911 apenas mais uma das inumeras empresas que existem por ai o 911 e o seu significado o alfa e o omega o começo e o fim mas o mundo era muito diferente do que e hoje em setembro de 1963 quando ele apareceu finalmente para o publico no salao de frankfurt o 911 era um produto diferente de uma empresa diferente ainda familiar os dois principais personagens de seu projeto sao netos do professor porsche o designer butzi porsche e o engenheiro ferdinand piech ferry porsche ainda era o lider alem de tio de piech e pai de butzi peter porsche irmao de butzi era o chefe da produçao hans michael piech marketing e vendas [caption id= attachment_294520 align= aligncenter width= 999 ] butzi e sua equipe [/caption] erwin komenda o desenhista do 356 ainda era pessoa chave na empresa em engenharia de carrocerias karl rabe ainda era o chefe da engenharia esse pessoal junto com ferry porsche simbolizavam a tradiçao de engenharia do velho patriarca todos eles parte da companhia de consultoria fundada em 1933 gente que fez o auto union de grand prix o volkswagen o primeiro porsche junte isso a sede de fazer algo da nova geraçao simbolizada principalmente por ferdinand piech e butzi e se tem a receita de algo grande porque e no conflito na briga de gente interessada em impor sua visao de algo grande que algo grande se faz e se centrando em tradiçao mas abraçando a inovaçao que se anda adiante e foi nesse momento unico da historia da empresa e do automovel; criado ainda antes do crescimento do envolvimento estatal no projeto do automovel via legislaçao que nasceu o 911 e em meio a conflito ele nasceu tenha certeza e aqui neste projeto que a familia começa a briga e a divisao que durante os anos 1960 criaria um verdadeiro caos administrativo ferry porsche claramente queria seu filho butzi como seu sucessor o terceiro ferdinand porsche a liderar a empresa butzi era apelido para ferdinand alexander porsche mas em 1971 a empresa era claramente liderada por um engenheiro de força de vontade e ambiçao gigantescas ferdinand piech ele tambem neto do patriarca a empresa acabara de ganhar le mans pela primeira vez fruto claramente da liderança de piech e um engenheiro deveria liderar a porsche todo mundo acreditava nunca um designer industrial como butzi esta briga acaba com empate em 1972 a familia decide por se afastar da administraçao direta da empresa um conselho liderado por ela existiria claro mas a administraçao da porsche seria profissional piech e butzi e todos os outros membros do cla vao desenvolver suas carreiras em outros lugares nao e dificil notar que o impeto inicial da porsche arrefeceu; lentamente se torna outra empresa ainda de sucesso claro certamente por sua incrivel capacidade tecnica mas ainda assim outra empresa ferry porsche continuava como presidente honorario ate sua morte em 1998 mas ja sem tanto poder ou interesse direto quanto antes e e engraçado notar que vem a falecer junto com o 911 original em 1998 claramente um fim e um recomeço mas certamente nem os criadores do 911 poderiam prever sua importancia e influencia era apenas mais um projeto numa empresa fervilhando de criatividade atividade e crescimento certamente nao pararia ali mas somando se a tsunami regulatoria dos anos 1970 com a saida da extremamente talentosa terceira geraçao da familia da empresa parece que a porsche ficou condenada a repetir uma ideia de 1963 para sempre presa em seu proprio passado e sucesso hoje vamos falar um pouco entao desta epoca crucial para a historia do automovel o genese do 911 original nao nao desceu dos ceus nas maos gigantes de um endeusado prof porsche para alegria dos mortais; e uma criaçao de muito suor confusao duvidas e certezas vontade e barreiras; inspiraçao e transpiraçao em igual medida nao e uma visao unica de um genio como um lotus; e uma dificil e procrastinada briga de gente extremamente talentosa e de genio forte que em varios niveis e funçoes lentamente deu forma e substancia a algo em igual medida tradicional e avançado diferente e igual uma gestaçao complicada um parto dificil mas que deu um resultado fenomenal e imortal uma criaçao eminente humana e coletiva a familia porsche tornada automovel quatro lugares a origem crescer sempre o objetivo de toda empresa capitalista nao e algo facil; principalmente se voce ficou famoso produzindo caros carros esporte pequenos baseados no fusca para onde expandir daqui durante muito tempo na historia da empresa carros de quatro lugares sejam ele de 2 ou quatro portas pareceram a maneira mais logica de fazer isso [caption id= attachment_294523 align= aligncenter width= 840 ] tipo 530 1952 a origem[/caption] e por isso que temos o panamera na verdade como um corvette de motor central um porsche para a familia porsche de verdade; nao peruas off road e uma ideia que pairou pela empresa por tanto tempo de tantas formas que tomou uma vontade propria e se fez acontecer mas divago; o fato e que a historia do 911 começa nao com um substituto para o 356 mas em uma evoluçao dele um carro de quatro lugares e duas portas o primeiro estudo serio a este respeito e de 1952 o tipo 530 um carro desenvolvido como expansao da linha um quatro lugares de entre eixos estendido baseado no 356 em 1959 usando o mesmo entre eixos do 530 2400mm contra 2108mm no 356c e 2209mm no 911 original e iniciado um estudo de um novo carro nos mesmos moldes a carroceria t7 o desenho de butzi porsche e familiar visto de hoje em 1959 ja previa corretamente o 911 tirando a area envidraçada e a traseira maior e mais pratico que o 356 este carro deveria ter mais capacidade para bagagem o que leva a uma suspensao dianteira diferente adeus as barras de torçao de fusca que ocupam muito espaço nasce a suspensao dianteira mcpherson dianteira com barras de torçao desenhadas por wolfgang eyb a suspensao traseira seria por braço arrastado e os freios a disco ate do 356c o desenho que seria do 911 final este carro tambem por seu maior tamanho e capacidade de carga deveria ter no minimo 130cv segundo ferry mas nao a partir de um motor de competiçao como era o 2 0 litros carrera dohc usado nos 356; era um carro mais luxuoso um gt e por isso precisava de um motor mais suave e menos barulhento o porsche seis por causa do 911 hoje seis cilindros pendurados atras do eixo traseiro nao espantam ninguem mas em sua epoca foi algo incrivelmente diferente algo que dividiu os fas da marca nao era relacionado a potencia o 356 carrera 2 com seu quatro cilindros dohc de competiçao e dois litros tinha a mesma potencia do novo seis cilindros mas quase ninguem lembrou disso; seis cilindros e muito comprido certamente o delicado balanço do 356 sera perdido para sempre porschefilos corriam para la e para ca esbaforidos cabeça atrasada na inversao de movimento feito o urso colimerio temos que agradecer o desenho original do carro de 1959 com entre eixos comprido e quatro lugares nele os seis cilindros nao pareciam um absurdo e foi assim que se decidiu por ele e se iniciou o desenvolvimento seria longo a configuraçao de seis cilindros contrapostos refrigerados a ar e dois litros se manteve mas varias versoes existiram dele ate aparecer a final que conhecemos o motor final tinha comando no cabeçote um para cada bancada acionando valvulas opostas em uma camara de combustao hemisferica via balancins acionados diretamente pelos comandos o projeto deste motor era liderado pelo mais ambicioso dos netos do professor porsche ferdinand piech o bloco de aluminio na verdade era apenas uma carcaça de virabrequim como num vw dividido ao meio bem no centro dele eram nada menos que sete mancais principais e cada pistao tinha seu proprio munhao separado fazendo o virabrequim forjado em aço uma peça de desenho bem complexo um eixo paralelo ao virabrequim abaixo dele movia as duas bombas de oleo do sistema de carter seco usado inicialmente este eixo que girava a metade da velocidade do virabrequim tambem acionava os pinhoes das correntes duplas reynolds que acionavam os comandos as correntes eram protegidas por uma capa de aluminio e tensionadas por mola e tensionador o distribuidor era acionado diretamente pelo vira os cilindros montados nessa carcaça do virabrequim sao individuais como o do vw em aluminio com camisa integral de ferro fundido os pistoes eram em aluminio forjado e as bielas de aço forjado o motor do 911 na verdade tem seis cabeçotes individuais um por cilindro a gaiola com os mancais e acionamento dos comandos e valvulas e uma peça unica fundida por lado que montado acima deles efetivamente faz um conjunto cabeçote que parece uma peça so complexo mas eficiente ao extremo nunca seria um motor barato a refrigeraçao se dava por um ventilador coaxial de 11 pas acionado por uma polia e v belt a 1 4 vezes a rotaçao do virabrequim media inicialmente 80 x 66 mm para um total de 1991 cm3 com dois carburadores solex 40 pi de corpo triplo e taxa de 9 1 a potencia ao lançamento era de 130 cv a 6100 rpm e 17 8 kgfm a 4200 rpm a rotaçao maxima recomendada era de 6800 rpm e mais tarde um limitador eletrico entrava em açao a 7100 rpm era tambem o mais pesado motor de rua da porsche ate entao 183 kg com embreagem e acessorios entao uma loucura completa mas o centro do que fez o 911 tao especial em 1962 ferry porsche decide abandonar a ideia do carro de quatro lugares mas manter o resto do desenho ja desenvolvido selando o sucesso de uma configuraçao errada o carro final tinha agora uma area envidraçada que evoluia o desenho fastback do 356 e agora seria seu substituto depois do lançamento apareceria o 912 com o quatro cilindros do 356 era uma piscadela para os orfaos do tradicional porsche de quatro cilindros o 911 era maior que o 356c em 150mm no comprimento e em 100mm no entre eixos 4178 mm num entre eixos 2209 mm mas era 60mm mais estreito ainda assim visto com olhos de hoje e um carro minusculo usava pneus e rodas do 356c e seus freios a disco radiais dunlop 165 15 nas quatro rodas pesava apenas 1070 kg fazia 0 96 km/h entre oito e nove segundos cravados dependendo de quem o testava e chegava a 209 km/h gosta de banco recaro agradeça ao 911 como sabemos a porsche começou na alemanha em 1950 alugando parte das instalaçoes da reutter seu fornecedor de carrocerias sua fabrica foi construida vizinha dela depois para diminuir o custo de transporte dessas carrocerias era uma relaçao boa e lucrativa para ambos e durante os anos 1950 a fabrica de carrocerias da reutter e praticamente dedicada exclusivamente a porsche uma tradiçao da reutter que ajuda muito a porsche em seu inicio e dos bancos; sempre foram excelentes em 1953 registra uma patente importante um reclinador que permitia por meio de uma roda que se girava com a mao definir milimetricamente a inclinaçao do encosto usado nos porsches e algo incrivel que todo mundo quer logo outros fabricantes batem a porta da reutter para licenças do reclinador ou para comprar bancos [caption id= attachment_294550 align= aligncenter width= 999 ] carroceria do 911 moderna [/caption] em 1963 porem o relacionamento com a porsche desestabiliza os oito herdeiros da reutter o patriarca morrera na guerra estremecem a saber dos investimentos necessarios para o novo maquinario moderno que faria o 911 uma longa discussao acontece e a reutter oferece vender a fabrica de carroceria para os porsche um investimento certamente bom para a empresa mas grande ferry porsche nao queria se endividar para isso mas e inevitavel e em 1963 a fabrica de carrocerias reutter se torna parte da porsche pouco mudou fisicamente nao existia muro entre os vizinhos os herdeiros porem criam outra empresa para vender bancos para fabricantes e cuidar de suas lucrativas patentes na tecnologia; seriam tambem os unicos fornecedores de bancos para a porsche venderia bancos esportivos no mercado de varejo tambem para serem montados em qualquer carro se tornaria nos anos 1970 e 1980 sinonimo de bancos esportivos modernos presentes em todo tipo de carro o nome dessa empresa voce conhece bem; era um acronimo da antiga reutter carosserie recaro suspensao sem manutençao o 911 dava outro passo para modernidade nas suspensoes nao era mais necessario engraxar periodicamente alguns pontos chave dela hoje parece algo estranho falar isso mas a porsche foi uma das pioneiras nisso antigamente engraxar suspensao era tao periodico quanto verificar pressao dos pneus [caption id= attachment_294549 align= aligncenter width= 999 ] mcpherson por barra de torçao 911 classico[/caption] um desenvolvimento longo foi necessario para isso claro calçado em uso intenso de borracha na suspensao helmut bott passa literalmente anos dedicado a isso procurando uma suspensao sem manutençao mas ainda com comportamento preciso apesar de tanta borracha o seu sucesso nesta busca o deixa muito orgulhoso numa reuniao apresentando o projeto ao grupo de engenharia de pos venda bott lembra estar entusiasmado em expor seu sucesso certamente ia ser festejada esta vitoria ali num exemplo de como o desenvolvimento acontecia diferente entao a resposta deles nao foi nada entusiasmada mesmo nunca foi um problema manutençao de suspensao se fosse numa empresa moderna onde nada e desenvolvido sem um pedido firme de alguem ate hoje estariamos entrando debaixo de carro com engraxadeira uma vez por mes [caption id= attachment_294528 align= aligncenter width= 991 ] peter falk trabalhando no prototipo do 911[/caption] direçao central o 911 usava pela primeira vez direçao por pinhao e cremalheira num porsche de rua era uma caixa fabricada pela zf montada 78mm atras do centro das rodas e estranhamente com o pinhao bem no meio do carro eram necessarias duas juntas universais trabalhando em angulo para acionar a caixa o que de novo deu muita dor de cabeça a bott e seu departamento os motivos para esta original localizaçao eram varios e desconhecidos pela maioria diz a sabedoria popular que esta ali para ser mais precisa por ficar bem no meio do carro mas nada disso tudo lenda segundo bott e peter falk os motivos eram bem menos nobres facilidade de se fazer carros com direçao em ambos os lados e segurança passiva a intrusao da coluna no habitaculo em crash era minima 901 ou 911 muita confusao e lenda existe tambem a respeito do nome que mudou para 911 depois de ser apresentado como 901 todo mundo sabe o motivo da mudança a peugeot tinha os direitos ainda que apenas na frança sob todas as designaçoes de automoveis de tres numeros com um zero no meio a porsche resolve isso pragmaticamente muda o nome imediatamente para 911 depois de alguns poucos carros sairem como 901 mas vale contar aqui o motivo de uma mudança tao rapida e sem trauma teoricamente esses numeros seriam sequenciais de projeto e entao muda los abriria um precedente mas na verdade os numeros da porsche ja eram ali totalmente confusos karl rabe era seu dono e nunca levou isso muito a serio desde cedo o primeiro projeto da empresa recebeu o numero 7 para nao dar revelar ao contratante a wanderer que seria o primeiro projeto da companhia porsche mudar numero de projeto era algo corriqueiro e usual existem inumeros furos na numeraçao e erros cronologicos no meio dos projetos na casa dos 400 por exemplo houve a mudança para stuttgart la começou se a numeraçao em 500 cronologicamente o projeto do 911 estaria ao fim dos 700 mas se decidiu de novo começar do zero em 900 o motivo e prosaico a porsche imaginava em unificar sua numeraçao de peças com a vw grande fornecedor e cliente o numero de peça inteligente alemao sempre e formado de 3 grupos de 3 digitos os tres primeiros sendo o numero de projeto onde apareceu a peça ao verificar a numeraçao da vw a unica serie inicial nao usada era a 900 e pronto todo porsche dali em diante começaria com esse numero nao que seja algo ainda valido quarenta anos depois em resende rj a nova divisao de carros pesados iniciava seus projetos com o numero 900 tambem; a unificaçao de numeraçao de peças nunca aconteceu afinal de contas e a serie 900 ainda sobrava e foi usada aqui no brasil em veiculos comerciais algo mudaria se o carro se chamasse sei la porsche 789 talvez nao mas nunca saberemos 911 esta para sempre marcado como o simbolo maximo e insubstituivel de uma familia que deixou sua marca na historia do automovel sua maior e imortal criaçao
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