entre 1976 e 1990 o brasil manteve suas fronteiras fechadas aos produtos importados uma medida protecionista estupida que criou uma industria postiça que sequer conseguia atender as demandas do publico brasileiro quanto mais sobreviver a concorrencia das multinacionais estrangeiras o resultado foi uma hipervalorizaçao de produtos de qualidade duvidosa uma proliferaçao de fabriquetas de fundo de quintal sem muita noçao administrativa e um periodo sombrio em nossa historia economica ou o negocio era fabricado aqui ou voce trazia de fora numa cota pessoal ou ficava sem em 1990 o entao novo presidente percebeu o retrocesso que isso causava a economia e finalmente derrubou as trancas das alfandegas e reabriu nossos portos aeroportos e postos aduaneiros aos produtos importados os carros claro vieram junto dos eletronicos e todo tipo de produto fabricado no exterior a proibiçao fez com que praticamente todos os carros interessantes produzidos entre 1976 e 1990 ficassem do lado de fora do pais quem quisesse tinha que arranjar um esquema com uma embaixada na epoca ou entao mais recentemente esperar os carros completarem 30 anos para que fossem classificados como veiculos de coleçao a unica forma de se importar um veiculo usado permanentemente para nos entusiastas isso significava que a cada ano uma lista enorme de carros altamente desejaveis passavam a ser liberados para cruzar as barreiras alfandegarias brasileiras e rodar sobre este solo pela primeira vez foi assim com o lamborghini countach a ferrari testarossa o porsche 930 e o delorean dmc12 mas em 2020 esse cenario ficou um pouco diferente porque os carros que completaram 30 anos em 2020 foram produzidos em 1990 e em 1990 o brasil ja estava aberto a eles isso significa que muitos carros desejaveis vieram ao brasil na epoca quando novos ferrari 512m e 456gt porsche 964 e 993 lamborghini diablo jaguar xj220 e bugatti eb110 para citar alguns porem alguns deles nao foram trazidos oficialmente; apenas exemplares avulsos importados de forma independente por pessoas e empresas que faziam muita questao de ter aqueles modelos foi assim com o mustang ate 2017 ou com o camaro ate 2010 [caption id= attachment_277220 align= aligncenter width= 1024 ] ha centenas destes no brasil nenhum importado pela ford oficialmente[/caption] outra coisa a se considerar e que alguns carros foram lançados em 1991 mas seus primeiros exemplares foram produzidos em 1992 como a legislaçao considera o ano de fabricaçao do veiculo eles terao que esperar mais um ano para entrar no brasil — o caso mais notorio e o do bugatti eb110 que foi lançado no salao de paris de 1991 mas seu primeiro exemplar ficou pronto somente em 1992 e foi vendido apenas em dezembro de 1992 neste ano portanto nossa tradicional lista de carros que completaram 30 anos e agora podem ser importados incluira nao apenas os carros que jamais foram trazidos para o brasil mas tambem alguns modelos que desembarcaram por aqui de forma independente ou mesmo oficialmente porem sao extremamente raros audi ur s4 o audi ur s4 nao se chama realmente ur s4 o prefixo vem da palavra alema ursprunglich que significa original ou inicial algo como s4 1 o modelo foi trazido para o brasil em meados de 1993 e ficou famoso por ser o carro escolhido por ayrton senna para uso diario em sao paulo mas fora lançado dois anos antes em agosto de 1991 nesta primeira iteraçao o audi s4 era baseado no audi 100 modelo que se tornaria o audi a6 a partir de 1994 seu motor ainda era o cinco cilindros de 2 2 litros com um turbo produzindo 230 cv combinado ao cambio manual de cinco marchas e a traçao quattro o ur s4 acelerava de zero a 100 km/h em 6 2 segundos quem trouxer o ur s4 dos eua encontrara apenas o modelo com cambio manual de cinco marchas ou automatico de quatro marchas o modelo europeu era oferecido com cinco ou seis marchas este ultimo um opcional ou ainda com o automatico de quatro marchas ha uma quantidade razoavel do s4 no brasil mas eles nao sao os audi mais faceis de se encontrar o problema aqui e que a produçao foi muito maior em 1992 e 1993 do que em 1991 — afinal ele foi feito somente entre agosto e dezembro daquele ano — o que limita muito as opçoes de s4 que ja podem ser importadas em 2021 um exemplar 2 2 dos primeiros anos pode ser encontrado por entre € 10 000 e € 25 000 na alemanha enquanto os americanos cobram entre us$ 25 000 e us$ 35 000 lancia delta hf integrale evoluzione sim o lancia com o nome mais legal da historia do wrc finalmente pode ser trazido para o brasil o modelo foi lançado em 1991 e produzido a partir de setembro daquele ano — o que faz dele ainda mais raro que o audi s4 neste primeiro ano de importaçao liberada diferentemente do audi s4 que ainda nao e um classico muito valorizado nos eua e europa o lancia delta hf integrale se tornou um classico disputado ha mais de 15 anos quando ainda era um adolescente com espinhas no rosto e voz desafinada pior os americanos ja podiam importa lo desde 2016 o que significa que seu preço ja começou a ser regulado pelo mercado internacional antes de começar a escrever esta lista encontrei um exemplar anunciado no quattroruote it nao clique no link se voce precisa trabalhar nos proximos dias a venda por 63 000 euros — o que da quase r$ 410 000 sem frete nem impostos ha ao menos dois exemplares no brasil e nao espere que eles troquem de maos por menos de meio milhao de reais — isso se seus proprietarios tiverem um lapso de insanidade e decidirem vende los bentley continental r quem tem menos de 35 anos nao ira lembrar mas a bentley vendeu os continental nos anos 1990 no brasil em toda lista de carros importados ela estava la com seus rolls royce rebeldes o continental r contudo nao era um destes ele foi o primeiro modelo moderno da bentley a nao compartilhar sua carroceria com um rolls royce era um cupe com estilo proprio classico porem com elementos modernos e com a tradicional luxuosidade que se espera de um bentley ao mesmo tempo levantando o portao do cofre do motor o que se encontrava la era uma versao turbinada do lendario v8 de six and three quarter litre da rolls royce/bentley a potencia hoje parece pouca afinal 330 cv e potencia de suv prata e hot hatch mas em 1991 isso era 10 cv a mais que o porsche 911 turbo mesmo com quase 2 500 kg nao e erro de digitaçao o carro pesa quase duas toneladas e meia e com um cambio automatico de quatro marchas da gm o bentley continental r chegava aos 100 km/h em 6 5 segundos mas estas vulgaridades sao para proprietarios de porsche o continental usava sua força para viajar longas distancias em altas velocidades de forma confortavel e confiavel — ao menos para o padrao britanico da epoca em seu lançamento o bentley continental r custava us$ 270 000 corrigindo pela inflaçao do dolar estamos falando de us$ 515 000 um exemplar usado que possa ser trazido para o brasil em 2021 ira custar entre us$ 50 000 e us$ 70 000 nos eua e entre £ 25 000 e £ 35 000 no reino unido gmc syclone a super picape da gmc finalmente pode ser trazida para o brasil em 2021 lançada em 1991 ela teve 2 995 unidades produzidas naquele ano e outras tres em 1992 o que significa que praticamente todos os exemplares que voce encontrara a venda podem ser importados legalmente o problema aqui e que como o delta integrale a gmc syclone ja atingiu o status de veiculo colecionavel ha algum tempo e por isso seus preços ja estao orbitando a faixa de us$ 25 000 a us$ 35 000 com os melhores exemplares batendo os us$ 50 000 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 278666 278664 ] ha ao menos dois exemplares no brasil e um deles foi vendido em 2015 por r$ 120 000 considerando o valor que os americanos pedem pela picape nao espere colocar uma destas no brasil por menos de r$ 300 000 — o que abre espaço para os exemplares brasileiros custarem pouco menos que isso honda beat e suzuki capuccino nenhum honda beat e nenhum suzuki capuccino jamais foi fabricado com o volante no lado esquerdo da cabine mas isso nao os impede de ser importados a partir deste ano isso porque a legislaçao so proibe o emplacamento de carros novos com volante na direita os veiculos colecionaveis com o volante a inglesa estao autorizados a dupla de mini roadsters surgiu apenas dois anos depois de a mazda reinventar o roadster com o miata e eles tinham a receita exata dos melhores conversiveis leves do passado baixo peso e dinamica afiada [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 278669 278670 278672 278674 ] cada um ao seu jeito o honda usava um motor de 660 cm³ aspirado que girava quase 8 500 vezes por minuto para produzir 64 cv — numero de 1 0 brasileiro dos anos 2000 como pesava pouco mais que um temaki de pizza do rio de janeiro ele entregava um comportamento divertido e acelerava ate os 135 km/h o suzuki tambem tem um 660 de 64 cv afinal estes eram os limites da legislaçao japonesa dos kei cars mas voce sabe que limitadores eletronicos nunca foram impedimento para ninguem o mais louco e que apesar de a direçao a direita torna los mais atraentes para os britanicos sao os americanos que estao importando estes pequenos roadsters nos ultimos anos — ja que a idade minima de importaçao de usados por la e 25 anos isso ao menos e um fator positivo para os brasileiros e mais facil trazer um carro dos eua do que faze lo atravessar o pacifico o canal do panama e descer o atlantico o lado negativo e que os americanos acabam definindo os preços destes carros um capuccino em bom estado ira custar entre us$ 12 000 e us$ 20 000 enquanto um honda beat vai dos us$ 7 000 a us$ 15 000 mercedes benz 500e os mercedes sempre foram vendidos no brasil ate mesmo durante o banimento das importaçoes quando os consulados e embaixadas davam um jeito de te vender um carro importado oficialmente nao surpreende que o primeiro carro a desembarcar no brasil apos a retomada das importaçoes tenha sido um mercedes benz a marca alema veio com tudo naquele inicio de decada classe c classe e classe s e classe sl faltou so o classe g o 500e estava entre eles mas por ser um modelo caro e mais exclusivo — chegando a custar quase o mesmo que um classe s de entrada — ele teve poucas unidades por aqui entao importar um deste pode ser a soluçao para quem quer um exemplar deste super seda feito pela porsche embora tenham sido lançados em 1990 somente 46 unidades foram produzidas naquele primeiro ano por esta razao o modelo entrou na lista de 2021 em vez da lista de 2020 em 1991 foram produzidas 2 566 unidades — foi o segundo maior volume de produçao em seus seis anos de mercado superado apenas por 1992 a boa noticia aqui e que eles ainda nao estao inflacionados se voce pegar um 500e regular sem nenhum opcional raro ou algum kit esportivo de epoca renntech amg lorinser brabus ira encontrar por menos de us$ 30 000 isso na versao americana geralmente menos desejada pelos entusiastas da marca na europa um deste em bom estado fica na casa dos € 30 000 com os melhores chegando aos € 50 000
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.