se uma soluçao e utilizada ha muito tempo e porque ela funciona e se ela for substituida e porque uma soluçao melhor foi criada e assim que tem que ser nao e acontece que de vez em quando alguem decide inovar simplesmente porque e possivel e isto pode ser algo ruim ou no minimo incomodo especialmente quando a soluçao inovadora atrapalha ou complica uma açao simples e facil como abrir uma porta o novo ford mustang mach e e um exemplo deixando um pouco de lado a polemica quanto a seu nome que alias vai se mostrar uma boa jogada de marketing por parte da ford ao que tudo indica queremos chamar a atençao para um aspecto curioso do projeto ele nao tem maçanetas nao senhor em vez disso as quatro portas do crossover cupe eletrico sao abertas por meio de botoes quatro deles um para cada porta parecidos com sensores de estacionamento eles sao ate que discretos e se iluminam com o toque nas portas dianteiras eles ficam nas colunas b logo acima da linha de cintura os botoes das portas traseiras ficam na coluna c em uma pequena area preta o pessoal do jalopnik esteve no salao de los angeles onde o mach e foi apresentado e testou o funcionamento do sistema https //www instagram com/p/b5a4ge3axiu/ ao apertar o botao voce ouve um clique e observa a porta saltar ficando entre aberta entao usando uma pequena alça embutida na base da coluna voce puxa a porta para entrar no carro quer dizer isto nas portas dianteiras nas portas traseiras nao ha esta alcinha para abrir voce precisa puxar a porta em si colocando a mao por tras dela onde ha uma reentrancia para encaixar os dedos de acordo com a ford nao ha risco de ter os dedos esmagados pois um sistema baseado em sensores impede que a porta se feche durante a açao ja para abrir a porta por dentro cada uma das portas tem uma pequena alavanca vertical encaixada no porta objetos na pratica uma maçaneta tradicional se voce e como eu certamente achou toda esta inovaçao excessivamente complicada agora em vez de um unico movimento para abrir a porta e preciso fazer dois e a ford ainda precisou incluir uma funçao eletronica para impedir que voce se machuque uma coisa a mais para dar problema ou quebrar diriam os mais tradicionalistas parece implicancia mas e mais ou menos a mesma coisa quando a interface de um aplicativo programa ou website muda e passa a incluir um ou dois cliques a mais parece que nao faz diferença mas se for algo que voce usa repetidamente e chato de se acostumar agora o ford mustang mach e nao foi o primeiro e definitivamente nao sera o ultimo a complicar o procedimento de abrir portas o tesla model s por exemplo tem maçanetas que quando nao estao em uso ficam perfeitamente rentes a porta so quando detectam atraves de sensores que alguem quer abrir o carro e que elas saltam para fora saltar na verdade nao e o melhor termo elas deslizam suavemente para fora e um truque bacana mas pode ser inconveniente em uma situaçao de emergencia https //www youtube com/watch v=0ji92dfhlha no caso do tesla model 3 o mecanismo e mais simples a maçaneta fica rente a porta mas e pivotada no centro para abrir a porta empurra se um lado e puxa se pelo outro em paises mais frios isto e um problema no inverno o gelo pode fazer com que a maçaneta fique presa e e preciso dar um leve soco na porta para que o gelo se quebre e a maçaneta se solte https //twitter com/drivingslate/status/1072109543059021825 ref_src=twsrc%5etfw%7ctwcamp%5etweetembed%7ctwterm%5e1072109543059021825&ref_url=https%3a%2f%2fcleantechnica com%2f2018%2f12%2f18%2fhow canadians open tesla model 3 handles when they freeze shut%2f no caso da tesla existe ainda a questao de o publico nao estar pronto para certas tecnologias como os fatidicos casos de acidentes por conta do autopilot que usado da forma errada pode prejudicar nao apenas os ocupantes do carro mas os pedestres; e o smart summon que permite ao carro ir de forma autonoma ate o local onde o motorista esta isto pode ser um problema em estacionamentos lotados e garagens apertadas em tese o carro em baixa velocidade deveria desviar de obstaculos e pessoas mas na pratica nao e isto que ocorre https //www youtube com/watch v=3o2si37xwoc e realmente dificil abordar este tema sem falar como um velho ranzinza mas podemos tentar estes sao so alguns exemplos de tecnologias que complicam atos e mecanismos antigos simples e eficazes quer outro as cameras no lugar dos retrovisores algo que promete se tornar cada vez mais frequente nos proximos anos o simpatico eletrico honda e e o carro mais recente a adota las sob a justificativa de melhorar a eficiencia aerodinamica e consequentemente reduzir o consumo de energia eletricidade as imagens captadas aparecem em telas de seis polegadas uma em cada porta segundo a honda as cameras produzem 90% menos arrasto aerodinamico do que os espelhos retrovisores comuns o que por sua vez corresponde a uma eficiencia aerodinamica 3 8% maior no carro todo https //www youtube com/watch v=urf9jk5szn8 o problema e que cameras podem ter sua visibilidade comprometida por chuva ou sujeira a honda afirma porem que o desenho delas e otimizado para evitar respingos nas lentes e que so para garantir uma camada de revestimento hidrofobico foi aplicada sobre elas para os entusiastas da tecnologia isto pode ser o suficiente mas os retrovisores tambem tem suas vantagens alem de dispensarem componentes eletronicos complexos e caros eles permitem que voce aumente o campo de visao simplesmente mexendo sua cabeça e atraves dos ajustes eletricos as cameras nao oferecem esta possibilidade e ainda nos parecem mais atraentes para ladroes do que simples retrovisores mesmo os que possuem piscas integrados ou vidro foto/eletrocromico isto posto estes dois casos maçanetas eletronicas e cameras no lugar dos retrovisores provavelmente encontrarao cada vez mais espaço no futuro existem outros elementos intrigantes que caem nesta categoria o porsche panamera por exemplo e um dos carros de luxo que adotaram comandos sensiveis ao toque para as saidas de ar abandonando o contato fisico que se podia fazer sem tirar os olhos da estrada se alguem estiver no banco do carona com voce otimo se voce estiver sozinho talvez precise parar o carro para tirar o jato de ar frio do rosto https //www youtube com/watch v=0mhnbnbf0uy ha ainda os controles gestuais que usam cameras e sensores para ler gestos feitos no ar e controlar funçoes do carro como aumentar ou diminuir o volume do radio e atender ou desligar o telefone no caso do bmw serie 7; abrir ou fechar o teto solar no caso do jaguar xf; ou usar o navegador de internet como no mercedes benz classe s o problema e que estes gestos nem sempre funcionam a tecnologia ainda esta em seus primeiros anos e ainda pode ser aperfeiçoada o que acaba causando frustraçao seguida do uso dos comandos tradicionais eles te fazem perder tempo no minimo https //www youtube com/watch v=vpyzob6viqu da mesma forma assistentes de bordo com inteligencia artificial e reconhecimento por voz podem soar como uma mao na roda em teoria basta dizer ei bmw ou ei mercedes por exemplo e fazer perguntas e dar comandos so que por mais que as fabricantes realizem testes preliminares tais sistemas ainda podem sofrer para reconhecer frases ou palavras mais longas e te forçar a de fato usar as maos para fazer as coisas a moda antiga ainda que verdade seja dita estes bugs sao comuns em tecnologias novas e elas geralmente melhoram com o tempo seletores de marcha tambem sao problematicos especialmente em carros com cambio automatico que permitem comandos eletronicos e nao mecanicos para passar as marchas a jaguar conseguiu complicar esta tarefa consideravelmente em 2009 quando o seda xf ganhou o seletor giratorio um gadget que na epoca foi justificado com a necessidade de economizar espaço no console central e hoje esta presente em modelos como o f pace o problema e que alem de juntar marcas de dedo com muita facilidade ha relatos como este do autoblog dizendo que o seletor simplesmente trava em horas pouco convenientes como em um lava jato e preciso aguardar talvez por questao de segurança ou simplesmente uma falha no software cerca de dez segundos antes de colocar o carro no modo n ou selecionar a marcha a re falando em seletores outro carro moderno que sofre com eles e o chevrolet bolt recem lançado no brasil o eletrico possui um seletor de marchas tradicional para que se possa engatar a re aspas porque bem o bolt nao tem um cambio de verdade quanto mais uma re porem e preciso realizar um movimento completamente contra intuitivo para isto apertando um botao na lateral da alavanca e movendo a mesma para a cima e para a esquerda nao ha qualquer tipo de feedback tatil no botao e por isso e facil esquecer de aperta lo o que prontamente inicia uma briga entre motorista e alavanca voltando mais alguns anos no tempo conseguimos identificar outros exemplos de tecnologias desnecessarias que foram abandonadas por uma razao como os cintos de segurança automaticos que na decada de 1990 meio que estiveram na moda quando voce saia do carro e os tirava eles corriam ao longo da moldura da porta para facilitar a saida e a entrada e elas eram relativamente comuns em carros mais caros ou modelos de nicho https //www youtube com/watch v=c2rugy9j41i so que diferentemente do que ocorre hoje em dia os mecanismos automatizados nao eram muito confiaveis o efeito visual era interessante e certamente ajudava a impressionar os passageiros mas eles cairam em desuso por um motivo eram totalmente desnecessarios e so adicionavam traquitanas eletronicas sem um objetivo real neste quesito de certa forma as inovaçoes modernas superam as antigas suas falhas costumam ser conceituais e nao tecnicas alem disso e preciso enxergar o outro lado geralmente os carros que trazem tecnologias inovadoras que podem ser desnecessarias sao os mais caros ou avançados do portfolio das fabricantes muitas vezes mais do que meios de transporte ou ferramentas de diversao estes automoveis sao acessorios de autoafirmaçao e tambem vitrines e termometros para tecnologia de ponta que no futuro poderao ser vistas em modelos mais comuns e quando funcionam podem ate ser interessantes ou uteis como os porta malas que se abrem quando voce passa o pe sob um sensor no para choque traseiro e uma otima quando se esta com as duas maos cheias de compras https //www youtube com/watch v=66hvrqsrpxw e no fim das contas quem diz se as inovaçoes vao emplacar ou nao sao os usuarios e nao jornalistas como este que vos escreve
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