o assunto das ultimas semanas no meio automobilistico e um so o recorde de velocidade do ssc tuatara no dia 10 de outubro de 2020 o piloto oliver webb levou o supercarro de 1 774 cv aos 509 km/h media aferida com o carro acelerando nos dois sentidos de uma rodovia em nevada nos eua o feito foi divulgado pela ssc em 19 de outubro ha exatos dez dias acompanhado de um video onboard de 360° que mostra o tuatara chegando aos 532 9 km/h 331 mph ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] toda a imprensa automotiva noticiou o ocorrido com empolgaçao o que inclui o flatout obviamente afinal por mais que fiquemos meio saturados com tantos superlativos e sempre bacana ver a engenharia automotiva testando seus limites alem disso havia o fato de ser um salto consideravel em relaçao aos recordes anteriores quase 20 km/h considerando que o chiron super sport 300+ atingiu os 490 km/h em ehra lessien sendo assim e natural que todos queiram provas incontestaveis quando alguma fabricante atinge uma marca tao importante ou logo surgem os ceticos os que duvidam da veracidade da conquista e foi exatamente o que houve com o recorde do ssc tuatara logo depois que a noticia veio a tona e foi publicada por toda a imprensa https //www youtube com/watch v=n22jfnhic1k discussoes em redes sociais topicos em foruns e videos no youtube analisavam o video divulgado pela ssc que foi publicado tambem no canal do top gear acima e apontavam inconsistencias que no minimo colocavam em duvida a autenticidade das imagens e na pior das hipoteses levantavam a possibilidade de que tudo nao passasse de uma grande fraude este tipo de escrutinio e repetimos natural quando ocorre uma quebra de recorde tao significativa o inicio da controversia entre estes videos um dos mais vistos e compartilhados foi publicado por tim burton nao o diretor de cinema mas o youtuber shmee150 cujo canal e quase exclusivamente dedicado a supercarros e hipercarros tim aponta no proprio video diversos detalhes que nao fazem sentido e mostram que os numeros divulgados pela ssc e exibidos na tela nao podem corresponder a realidade ele tambem utiliza o video do antigo recorde de velocidade para carros produzidos em serie o koenigsegg agera rs que em 2017 atingiu velocidade media de 447 2 km/h e pico de 457 4 km/h no mesmo trecho de rodovia atraves dos canteiros centrais da rodovia ao todo sao tres no trecho utilizado para a mediçao tim calculou a velocidade media do ssc tuatara ao longo do trajeto para isto ele utilizou o google maps para medir a distancia entre o ponto de partida e entre cada um dos canteiros e a multiplicou pelo tempo necessario que o carro levou para atingir cada uma das marcas a explicaçao começa por volta dos 5 50 no video https //www youtube com/watch v=3datg4_js_4&feature=emb_title de acordo com os calculos de tim a titulo de informaçao da largada ao canteiro distancia 1 69 km tempo 38 18s = velocidade media de 160 1 km/h do primeiro ao segundo canteiro distancia 1 81 km tempo 22 64s = velocidade media de 289 1 km/h entrada a 308 km/h saida a 494 km/h do segundo ao terceiro canteiro distancia 2 28 km tempo 24 4s = velocidade media de 337 1 km/h entrada a 494 km/h saida a 389 5 km/h usando o video como referencia tim observa o piloto oliver webb leva cerca de 22 64 segundos para ir do primeiro ao segundo canteiro em um trajeto de 1 81 km o que resulta em uma velocidade media de 289 1 km/h no entanto os dados que aparecem em tempo real no video mostram um velocimetro marcando 308 km/h quando o carro passa pelo primeiro canteiro e 494 km/h quando passa pelo segundo canteiro o que resultaria em uma velocidade media bem maior de aproximadamente 402 km/h entre o segundo e o terceiro canteiros ocorre algo parecido 24 4 segundos para percorrer a distancia entre os dois pontos 2 28 km o que resulta em uma velocidade media de 337 1 km/h os numeros na tela porem mostram o carro a 494 km/h no segundo canteiro depois no pico de 509 km/h e por fim desacelerando ate passar pelo terceiro canteiro a 389 5 km/h resumindo seria fisicamente impossivel para o ssc tuatara atingir a velocidade exibida na tela durante o video que lembramos mostra a aferiçao que supostamente atingiu a maior velocidade tim ressalta que podem haver imprecisoes em seu metodo que afinal e bem simples e foi feito com base nas imagens fornecidas pela propria ssc no youtube por esta razao ele tambem levanta outra questao as relaçoes de marcha do carro o proprio piloto oliver webb confirmou que no momento em que o carro atinge os 509 km/h o cambio esta na sexta marcha ocorre que a cima fornecedora do cambio diz que as relaçoes de marcha sao as seguintes repare na area demarcada em sexta marcha a velocidade final e de 473 66 km/h bem superior aos 509 km/h registrados em video ainda com base no video tim fez uma comparaçao a olho nu entre o video divulgado pela koenigsegg em 2017 e o video da ssc afinal ambos foram filmados na mesma locaçao com angulos de camera semelhantes outros youtubers ja haviam feito a mesma coisa invariavelmente chegando a mesma conclusao o koenigsegg parece levar menos tempo para percorrer a mesma distancia mesmo que tenha sido mais lento pelos numeros fornecidos pelas duas fabricantes https //www youtube com/watch v=fsnrkbj_hue as consideraçoes de tim foram ecoadas por outros youtubers como misha charoudin e robert mitchell e foram suficientes para colocar em duvida toda a comunidade entusiasta mas este foi so o começo da controversia verificado ou nao no dia 26 de outubro tres dias atras a ssc divulgou em seu site um press release dizendo que a dewetron fornecedora dos equipamentos utilizados na aferiçao das velocidades por gps havia validado as marcas obtidas pelo ssc tuatara no comunicado a ssc diz que as duas empresas trabalham juntas desde 2007 quando foram feitos os primeiros testes de velocidade com o ssc ultimate aero o texto tambem cita o ceo da dewetron christoph weidner porem as citaçoes nao dizem respeito as aferiçoes em si e sim sobre os metodos utilizados pela empresa em seus equipamentos de aferiçao por gps que incluem captura de dados por 15 satelites diferentes simultaneamente aspectos tecnicos das mediçoes feitas em 10 de outubro nao sao abordados e nem se fala sobre testemunhas oculares da dewetron nem nada do tipo porem em 28 de outubro ontem veio uma surpresa um comunicado oficial da dewetron esclarece que nao houve qualquer tipo de validaçao por parte da empresa quanto ao recorde do ssc tuatara assinado pelo proprio christoph weidner o press release esclarece que os funcionarios da ssc foram treinados remotamente sobre como operar os equipamentos porem que todos os resultados sao de inteira responsabilidade da fabricante do tuatara a explicaçao da ssc com tudo isto a legitimidade do recorde foi obviamente colocada em xeque surgiram mais artigos e videos abordando o assunto alguns defendendo a ssc outros criticando pela suposta fraude a revista motor trend e uma das que defendem jerod e sua empresa argumentando que o video nao serve como ferramenta de validaçao e sim os dados de telemetria obtidos pelos equipamentos mesmos argumentos que utilizam carbuzz e top gear por exemplo o que levou a propria ssc a enfim pronunciar se hoje 29 segundo jerod shelby fundador e presidente da ssc uma serie de fatores e responsavel pelas discrepancias entre os numeros obtidos atraves da analise das imagens e os dados de telemetria que aparecem na tela nao vamos transcrever toda a nota aqui mas seguem as partes mais relevantes em outubro de 2019 no dia em que as noticias foram divulgadas nos pensamos que dois videos haviam sido publicados um do cockpit com os dados de telemetria sobrepostos e outro video com as cenas de bastidores por algum motivo houve uma confusao no lado da ediçao e receio admitir que a equipe da ssc nao fez a revisao do video antes de o mesmo ser publicado tambem nao tinhamos percebido que nao um mas dois videos onboard diferentes existiam e haviam sido compartilhados com o mundo todo a primeira vista parece que os videos divulgados trazem diferenças no momento em que os editores incluiram o data logger que mostra a velocidade em relaçao a posiçao do carro na pista esta variaçao nos pontos de sincronia sao as responsaveis pela diferença nos registros da sessao jerod diz que de todo modo ambos os videos traziam informaçoes erradas ele acrescenta que a intençao nunca foi legitimizar o recorde utilizando os videos que a driven empresa responsavel pela produçao possui muito material das filmagens e ja esta trabalhando com a ssc para divulgar o video correto em sua forma mais simples assim que possivel ou seja em essencia a ssc diz que o video usado como referencia pelos youtubers e toda a comunidade para analisar o recorde do tuatara e o video errado e que o video o certo existe mas ainda nao foi visto por ninguem quanto as relaçoes do cambio de sete marchas jerod diz que elas sao diferentes daquelas disponiveis com a fornecedora cima as conversoes em vermelho sao nossas ou seja segundo a ssc as relaçoes de marcha do tuatara permitem um limite de velocidade muito maior o comunicado da ssc nao aborda possiveis diferenças entre as relaçoes de marcha do carro usado nos testes e os veiculos que serao vendidos ao publico nao nega nem confirma deixando no ar contudo jerod aborda outros detalhes das aferiçoes segundo ele o carro gera 349 kg de downforce a 500 km/h ao mesmo tempo em que o coeficiente aerodinamico nesta velocidade aumenta de 0 279 para 0 314 e admit que os pneus michelin pilot sport cup 2 de medidas 345/30/20 nas quatro rodas foram calibrados com 49 psi normalmente sao 35 psi com isso a circunferencia calculada dos pneus foi de 2 264 mm e nao 2 248 mm como diz a ficha tecnica do tuatara e isto pode causar variaçoes o caso e que a ssc parece confiante em seus numeros e jerod diz que eles estao do seu lado em uma entrevista ao top gear publicada ontem 28 ele tambem afirmou que o recorde ainda nao foi enviado para validaçao por parte da guinness world records esclarecendo outro ponto que ainda nao havia ficado totalmente transparente segundo ele a ssc esta aguardando informaçoes de terceiros antes de enviar os dados por fim jerod shelby explica que o equipamento da dewetron utilizado para as aferiçoes incluindo sensores de velocidade sera enviado em breve para analise e verificaçao de sua precisao e e por isso que as informaçoes de telemetria ainda nao foram compartilhadas com o mundo justamente as informaçoes que poriam uma pedra em qualquer duvida jerod nao desmente o fato de que o acompanhamento dos testes dewetron foi feito remotamente e nem isenta a ssc da responsabilidade sobre suas declaraçoes e agora por ora ainda e dificil chegar a uma conclusao embora existam de fato inconsistencias nas explicaçoes da ssc tambem existem alguns furos nos metodos utilizados pelo youtuber shmee150 para calcular a velocidade do tuatara a ferramenta do google maps pode servir como referencia aproximada mas nao leva em consideraçao por exemplo a topografia do terreno alem de nao permitir mediçoes muito precisas alem disso o erro de ediçao no video e uma explicaçao plausivel para as inconsistencias apontadas pelos que duvidam do recorde so mesmo as informaçoes de telemetria dos equipamentos quando forem reveladas porao um fim as especulaçoes
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