eu ainda acredito que a melhor maneira de se entender qualquer coisa em engenharia e cronologicamente obviamente os sistemas mais antigos tendem a ser mais simples e os problemas que eles encontram nos ajudam a entender os porques das mudanças e evoluçoes o motivo disso ja repeti diversas vezes para voces nao ha mecanismo perfeito cada vez que melhoramos algo pioramos outra coisa os engenheiros gostam de repetir este principio a torto e a direita basicamente porque e muito util nao so para mecanismos complexos e util para entender a vida tambem por isso o crescimento da ciencia e a logica como resposta para tudo metodo praticado pela turba hoje em dia como sagrado so causa frustraçao na populaçao mundial antigamente a religiao nao deixava duvidas faça isso e aquilo que e o correto ao buscar respostas definitivas desse tipo na ciencia a frustraçao e inevitavel nao existem respostas definitivas nela qual e o melhor bom depende nao e uma resposta agradavel mas na maioria das vezes e a correta o publico clama por uma verdade absoluta um pai que tenha a reconfortante resposta para tudo; mas a vida adulta nao e assim mas divago; o fato e que a melhor maneira de se entender as suspensoes de um automovel e partindo do inicio assim podemos compreender por que chegou onde esta e como chegou aqui e como falamos a algum tempo atras de suspensoes traseiras e hora de falar algo sobre a dianteira bem mais complexa simplesmente por causa de um componente importante dela ausente la atras a direçao absorver impactos e definir direçao de movimento toda vez que alguem defende a traçao dianteira dizendo o cavalo puxa a carruagem nao empurra eu me irrito ui que raiva inutilmente sozinho como uma menininha contrariada grito sozinho para minha tela de computador feito um maluco moderno o cavalo esta na frente porque ele e a direçao [caption id= attachment_294592 align= aligncenter width= 560 ] lohner porsche traçao dianteira com motor na roda[/caption] e uma comparaçao completamente fora de proposito na verdade traçao animal e totalmente diferente de traçao nas rodas; se o cavalo estivesse em cima da carruagem andando numa esteira que transferisse a traçao as rodas pode ter certeza de que essas rodas seriam as traseiras pelo simples fato de que nao se sabia como esterçar e dar traçao na mesma roda no inicio sim teve gente que conseguiu o jovem ferdinand porsche patenteou motores eletricos nos cubos das rodas antes de 1900 o que tornava traçao em qualquer roda perfeitamente possivel mas em carros eletricos apenas com todos os seus problemas conhecidos para outros motores que pediam uma transmissao ate as rodas seu desenvolvimento estava sujeito a invençoes futuras juntas homocineticas e suspensoes dianteiras independentes com melhor controle dos movimentos das rodas [caption id= attachment_294595 align= aligncenter width= 508 ] um dos monstros de walter christie[/caption] alguns tentaram cedo claro notadamente o americano john walter christie com seus incriveis carros de corrida de motor transversal dianteiro e suspensao dianteira independente mas esterçavam pouco necessitavam de força herculea para serem dirigidos e nunca chegaram a produçao seriada ou sucesso comercial o primeiro carro de competiçao alvis de traçao dianteira em 1925 usava traçao dianteira com eixo rigido este ficava a frente do diferencial suportado por quatro feixes quarto de elipse bem rigidos de novo possivel apenas em competiçao para seu carro de rua a alvis reverteria para suspensao independente [caption id= attachment_294596 align= aligncenter width= 999 ] alvis 1925 eixo rigido e traçao dianteira [/caption] nao o normal ate o fim dos anos 1920 era uma suspensao dianteira por eixo rigido e um sistema panhard radiador na frente do motor motor na frente da transmissao transmissao na frente de um carda e um eixo traseiro motriz o ford modelo t arquetipo do carro dessa epoca metade dos carros do mundo eram modelo t em 1918 era assim o t era exatamente o pensamento corrente entao vale olha lo com calma [caption id= attachment_294600 align= aligncenter width= 512 ] modelo t off road [/caption] era um carro alto com grande curso e articulaçao de suspensao habilidade de transpor obstaculos era mais importante que estabilidade ou absorçao de impactos mesmo porque eram carros extremamente lentos sua velocidade maxima abaixo de 70 km/h a suspensao dianteira era extremamente simples so um feixe de molas transversal fazia tudo localizava o eixo era a mola e o amortecedor hoje algo inimaginavel mas no off road diario e a baixa velocidade de sua epoca funcionava muito bem obrigado os hot rodders americanos logo descobriam como melhorar muito esta suspensao em seus carros mexidos mais velozes alem do rebaixamento dois compridos braços localizavam o movimento ligando a ponta do eixo rigido ao chassi depois amortecedores permitiam o uso de molas menos duras [caption id= attachment_294603 align= aligncenter width= 549 ] em hot rods baseados em t ate hoje eixo rigido controlado e uma opçao [/caption] o passo evolutivo seguinte e tambem simples dois feixes de mola agora paralelos ao chassi e nao transversal desta forma o eixo rigido tinha menos liberdade de movimento e rotaçao e o controle de cada roda era mais preciso com o aumento da velocidade porem esses feixes de mola vao ficando mais largos e mais rigidos para mais segurança na geometria de direçao o efeito adverso disso claro era que o conforto ficava prejudicado o que acaba por gerar uma necessidade de um tipo diferente de suspensao o independente [caption id= attachment_294601 align= aligncenter width= 730 ] jeep grand cherokee 1992 eixo rigido dianteiro moderno [/caption] mas nao quer dizer que o eixo rigido e ruim apesar de pouco usado hoje como e na traseira se bem controlado por braços de controle funciona bem apenas o espaço que ocupa e os problemas de bump steer os fazem estar apenas em carros fora de estrada como os jeep esta por sinal e uma empresa que realmente sabe fazer eles funcionarem razoavelmente bem ate hoje o eixo rigido em si nao e o maior problema aqui mas sem ele pode se inclusive baixar a altura do motor algo que tem um efeito benigno em todo comportamento do carro claro e permite tambem um controle mais preciso do movimento da roda e crucialmente aqui seu esterçamento mas o mais importante e que com a mola livre da funçao de localizar a roda pode ser mais macia fazendo apenas uma funçao a de absorver impacto [caption id= attachment_294608 align= aligncenter width= 705 ] morgan pilar deslizante [/caption] o metodo para alcançar este controle porem variou muito no inicio inventado pelos franceses da decauville a suspensao por pilar deslizante e uma das pioneiras o pino mestre e na realidade um tubo que desliza em um pilar que determina seu movimento e gira em torno dele para esterçar o controle de movimento e preciso e perfeito a unica real desvantagem aqui e a ausencia de ganho de camber no movimento; algo desejavel para bom desempenho em curvas obviamente tem que subir e descer paralela a roda se adicionar angulo trava tudo o revolucionario lancia lambda monobloco usava este tipo de suspensao dianteira independente hfs morgan usou esse tipo de suspensao em seu primeiro triciclo de 1909; os carros morgan permaneceram assim ate 2020 quando morreu o morgan tradicional e com ele este tipo interessante de suspensao a alvis inglesa em seu carro de traçao dianteira pioneiro em 1926 usava um sistema simples efetivo apenas porque era um carro esporte duro de suspensao quatro feixes de mola quarto de elipse para cada canto dianteiro localizavam a roda nem amortecedor era necessario de tao rigido que era o sistema; qualquer suspensao funciona se voce nao a permitir funcionar [caption id= attachment_294613 align= aligncenter width= 999 ] o chassi do alvis 1926 para as ruas independente na frente [/caption] outro sistema independente pioneiro e o dubonnet um braço arrastado essencialmente o braço arrastado tem uma desejavel caracteristica de auto esterçamento como em um carrinho de supermercado importante aqui e sua adoçao pela chevrolet em 1935 um pioneiro em alta produçao o professor porsche aperfeiçoa este sistema usando dois braços e barra de torçao como elemento de mola em seu auto union de competiçao; as barras transversais ocupavam o mesmo espaço de um eixo rigido no carro mas como o motor estava atras sem problemas aqui este braço arrastado duplo vai para o seu vw se tornando parte do carro mais vendido da historia e eu outros derivados dele como o porsche 356 o sistema tem todas as vantagens do independente dianteiro e funciona muito bem; seu unico problema e que nao tem ganho de camber em seu movimento tambem mas a chevrolet em 1938 ja usava o mais teoricamente perfeito sistema de suspensao dianteira inventado o famoso double wishbone duplo a sobreposto de comprimentos diferentes tambem conhecida como sla short and long arms braços curtos e longos a chevrolet sem duvida influenciada pelo trabalho pioneiro de maurice olley nao inventou o sistema que existia desde o inicio do automovel; mas foi a primeira a usa la em altissima produçao e baixo preço popularizando o sistema definitivamente [caption id= attachment_294622 align= aligncenter width= 512 ] a classica suspensao chevrolet sla peças estampadas e alta produçao [/caption] os dois a sao a base que segura os movimentos ambos articulados no chassi o fato de ter dois comprimentos diferentes o superior menor da o ganho de cambagem de uma roda reta ao se comprimi la se consegue camber negativo as molas e amortecedores nao tem outra funçao senao sua primaria toda a localizaçao se da pelos braços da suspensao na verdade se assim desejar pode se fazer esta suspensao com zero ganho de camber tambem este e a grande coisa deste sistema permite que o engenheiro controle cuidadosamente o movimento da roda durante o curso da suspensao controlando parametros como angulo de camber angulo de caster convergencia e divergencia altura do centro de rolagem scrub radius e muito mais e o mais perfeito em controle de movimento da suspensao [caption id= attachment_294626 align= aligncenter width= 999 ] sla teoricamente perfeito [/caption] mas tambem e o mais caro e complexo ocupa bastante espaço no carro ficando cada vez melhor a medida que os braços sao mais compridos; veja um formula 1 por exemplo como sao compridos os braços exigindo acionamento de mola/amortecedor via alavancas e varetas pushrods e apesar de sim poder ser adaptado para traçao dianteira por exemplo exige que os amortecedores e molas se movam para outros lugares alem do meio dos triangulos sua posiçao ideal; por ali passara o semi eixo de traçao claro e se o motor e cambio estiverem em posiçao transversal dianteira a situaçao de espaço fica critica o que nos leva aquela que e a mais popular suspensao hoje earle s macpherson o engenheiro earle s macpherson começou na engenharia da gm em 1924 e se tornaria com o tempo o engenheiro chefe num projeto de grande influencia no desenvolvimento do automovel moderno apesar de nunca ter sido produzido um projeto de um avançado carro pequeno chevrolet chamado internamente de cadet pesaria uma tonelada e seria um carro monobloco em aço estampado com suspensoes independentes e um seis em linha ohv de 2 0 litros dianteiro traçao traseira os pedais eram pivotados por cima em vez do assoalho e operavam cilindros hidraulicos por meio de articulaçoes isso tudo antes da segunda guerra [caption id= attachment_294627 align= aligncenter width= 282 ] earle s macpherson[/caption] mas num ambiente onde custo era minuciosamente controlado o projeto morre simplesmente porque o preço de venda objetivo nao consegue ser alcançado macpherson nao desiste e começa estudar maneiras mais baratas de criar o carro na traseira adota suspensao por eixo rigido na dianteira acaba por inventar um novo tipo de suspensao independente bem mais barata leve e que ocupava pouco espaço sim voce ja adivinhou a coluna macpherson [caption id= attachment_294628 align= aligncenter width= 620 ] aqui num audi a invençao de macpherson[/caption] o desenho e simples e por isso mesmo genial um braço inferior em a faz a localizaçao da roda; a mola helicoidal e o amortecedor hidraulico em cartucho sao concentricos e definem o movimento da roda com seu angulo de montagem em seu topo e embaixo gira em rolamentos permitindo esterçamento pronto apesar de ter menos recursos que um duplo a sobreposto dava ganho de cambagem no movimento era leve barato e genial ocupava pouquissimo espaço lateralmente no carro mas o ponto de montagem superior era mais alto que o normal nada de capo baixinho aqui [caption id= attachment_294631 align= aligncenter width= 512 ] ford vedette 1949 [/caption] mesmo assim o carro nao e aprovado macpherson arrasado por seu carro dos sonhos ter morrido antes de sequer aparecer muda se para a ford em dearborn em setembro de 1947 em 1949 o ford vedette frances o antecessor de nosso simca chambord aparece com suspensao macpherson dianteira em 1950 aparece o ford consul ingles era o cadet fabricado pela ford ate nos pedais pivotados por cima a ford e claro patenteou o sistema ja em 1947 [caption id= attachment_294629 align= aligncenter width= 999 ] ford consul 1950 [/caption] mas onde o sistema de nosso amigo earle realmente brilha e com motores transversais e traçao dianteira com precisa direçao por pinhao e cremalheira e pneus radiais de perfil baixo aparece no fiat 128 de giacosa em 1969 e o mundo nunca mais seria o mesmo hoje praticamente todo mundo usa o esquema de giacosa com motor e transeixo transversais alinhados e a suspensao de earle s macpherson [caption id= attachment_294630 align= aligncenter width= 999 ] fiat 128 1969 [/caption] depois alguns fabricantes como a honda e a audi aprimoram isso colocam um braço superior triangular em volta da coluna mola amortecedor e criam uma suspensao sla que ocupa o mesmo espaço que uma mcpherson melhora o comportamento claro mas hoje e raro a coluna de mr macpherson continua muito mais barata leve simples e quase tao boa quanto os sistemas sla em uso normal [caption id= attachment_294632 align= aligncenter width= 600 ] sla moderno para traçao dianteira inspirado no mcpherson [/caption] apenas carros de desempenho superior usam o duplo a sobreposto hoje e mesmo esses nem sempre para dar mais espaço no seu porta malas dianteiro o porsche 911 nasceu em 1964 com uma variaçao do macpherson que usava barra de torçao no braço inferior e essa tradiçao nunca morreu dali em diante o 911 ano/modelo 2021 ainda usa macpherson classico de corolla a 911 e uma soluçao praticamente universal e earle steele macpherson usufruiu de fama e sucesso que essa invençao incrivel lhe trouxe claro que nao ne sim e promovido e aposenta se bem na ford mas nunca viu esse sucesso todo; morre em 1960 ao desmontar uma suspensao sua levando uma molada bem no meio da cara em seguida peugeot 1961 bmw 1962 e porsche 1963 adotam sua suspensao inicio de um sucesso simplesmente absoluto o engenheiro chefe da bentley recentemente disse o macpherson se bem feito lhe da tudo que voce precisa e um sistema sensacional um sucesso que certamente nem macpherson nem mesmo em seus mais loucos sonhos poderia sequer imaginar
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