os jipes 4x4 evoluem de forma diferente dos carros comuns enquanto hatchbacks sedas peruas esportivos e ate mesmo suvs geralmente trazem mudanças notaveis de geraçao para geraçao em termos de design plataformas e mecanica no caso dos off roaders dedicados a evoluçao e mais incremental por sua propria natureza e pela demanda do publico [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] vamos desenvolver melhor carros de passeio o que na pratica tambem inclui a maioria dos suvs acompanham as inovaçoes tecnologicas primeiro os mais caros e os mais acessiveis ao longo do tempo os jipes por outro lado encontraram ha tempos a formula perfeita para fazer o que foram feitos para fazer entre eixos curto traçao 4x4 permanente com reduzida construçao com carroceria e chassi separados nao ha muito o que inventar neste aspecto por isto as geraçoes dos jipes costumam durar muito veja o jeep original por exemplo sua primeira geraçao foi produzida de 1944 a 1986 na pratica o wrangler seu substituto manteve o mesmo metodo de construçao e a mesma identidade visual de 1986 ate hoje 32 anos depois e a quarta geraçao foi lançada no fim de 2017 land rover defender toyota land cruiser mercedes benz classe g possuem trajetorias parecidas o lada niva tambem embora sua construçao seja do tipo monobloco mas temos certeza de que ninguem vai reclamar de o colocarmos ao lado dos outros nomes a versao japonesa tem para lamas menos salientes que os da foto acima para adequar se as normas para kei cars mas o jipe do momento e o suzuki jimny o off roader em miniatura que no japao enquadra se na categoria dos kei jidousha ou kei cars veiculos que respeitam limites de tamanho peso deslocamento do motor e potencia para obter isençoes tributarias mas na pratica e um jipe de verdade com muita capacidade off road e muito potencial sua quarta geraçao foi revelada ha alguns dias e ao menos do ponto de vista estetico ficou ainda mais old school do que a anterior com linhas mais retas e que o deixaram com jeito de filhote de mercedes benz classe g enquanto a suzuki nao solta todos os detalhes e nem imagens do novo jimny no mundo real vamos aproveitar para contar a historia do mini jeep desde o inicio começando la no fim dos anos 60 quando ele sequer ainda era um suzuki hopestar on360 o suzuki jimny tem sua origem em um pequeno jipe com motor de 360 cm³ que era o limite de deslocamento para os kei cars japoneses na epoca projetado por uma fabricante chamada home motor company que na epoca fabricava picapes de tres rodas de baixo custo como a hopestar sm abaixo simpatica nao em 1967 a home motor lançou um pequeno utilitario de quatro rodas chamado hopestar on360 que usava o mesmo motor dois tempos de 359 cm³ e 21 cv da sm era um veiculo bem basico com motor dianteiro dois lugares e nenhuma porta mas seu robusto sistema de traçao 4x4 lhe permitia encarar trilhas bem mais pesadas do que seu tamanho ou ficha tecnica sugeriam o caso e que o on360 tinha mais do jeep original do que apenas a inspiraçao as rodas eram mesmas mais especificamente vinham do mitsubishi jeep versao produzida no japao sob licença em regime ckd montados localmente com compontentes importados de 1953 a 1998 ou seja literalmente o ancestral do jimny tinha um pouco de jeep motor e eixo traseiro tambem eram de origem mitsubishi mas sua vida foi curta o hopestar on360 começou a ser vendido em abril de 1968 e segundo consta foram vendidos cerca de 15 exemplares antes de a hope motor ser comprada pela suzuki e com ela adquirir os direitos sobre o projeto do pequeno off roader mini jeep assumido a conexao indireta como jeep original faz qualquer um ignorar a semelhança mais do que passageira entre o primeiro suzuki jimny lançado em 1970 e o icone off road norte americano nao que o cj fosse um veiculo grande com seus 3 140 mm de comprimento e 2 032 mm de entre eixos mas o suzuki era ainda menor com apenas 2 995 mm de comprimento e 1 950 mm de entre eixos ele precisava ter menos de tres metros de comprimento para ser considerado um kei car por esta mesma razao o motor adotado pela suzuki um dois cilindros arrefecido a ar tambem tinha 359 cm³ de deslocamento a potencia porem era um pouco mais alta 25 cv o primeiro suzuki jimny de codigo lj10 começou a ser fabricado em abril de 1970 sendo o primeiro kei car com traçao nas quatro rodas produzido em serie ele tinha rodas de 16 polegadas pesava 590 kg e era capaz de chegar aos 75 km/h curiosamente o estepe ficava dentro do veiculo posicionado de forma a proporcionar espaço para um terceiro passageiro [youtube id= xpg7mdxytdg width= 620 height= 350 ] ja em 1972 foi realizada a primeira atualizaçao no projeto o jimny lj20 ficou ainda mais parecido com o jeep cj ao adotar slots verticais na grade oito no total o motor ganhou um sistema de arrefecimento liquido e a potencia passou a 28 cv elevando a velocidade maxima para 80 km/h tambem em 1972 foi lançada a versao hard top tambem chamada van que tinha teto de metal e rodas menores de 15 polegadas naquele ano os primeiros exemplares do jimny foram exportados para os estados unidos por intermedio de uma companhia independente chamada internacional equipment company iec os carros vendidos nos eua tinham quatro lugares e o estepe montado na tampa traseira visto que as regras para kei cars nao se aplicavam para o mercado norte americano o sucesso do off roader nos eua levou a suzuki a adotar um motor exclusivo para o mercado externo em 1975 quando uma nova reestilizaçao foi realizada agora chamado sj10 o suzuki jimny um tres cilindros de 539 cm³ e 33 cv foi um timing excelente pois no dia 1º de janeiro de 1976 as regras para kei cars mudaram aumentando o limite de deslocamento para 549 cm³ e o comprimento maximo para 3 200 mm o que tambem levou a suzuki a colocar o estepe na tampa traseira em todas as versoes ja em 1977 foram promovidas novas modificaçoes esteticas com uma dianteira mais baixa e um pouco bem pouco menos parecida com o jeep cj mais uma vez para exportaçao a versao de codigo sj20 tinha um novo motor quatro cilindros de 797 cm³ com comando no cabeçote e 41 cv alem de um interior mais refinado que em 1979 recebeu pela primeira vez a opçao por portas de metal o sj10 continuou sendo produzido com o motor de 539 cm³ para ser vendido exclusivamente no japao e ambos conviveram ate 1981 quando foi lançada a segunda geraçao do jimny antes de falar dela porem precisamos mencionar a versao picape chamada suzuki stockman desenvolvida especialmente para o mercado australiano como uma especie de mini ute ela durou pouco tempo sendo produzida entre 1979 e 1981 o entre eixos era 270 mm mais longo e o comprimento chegava ao 3 620 mm [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] pode me chamar de samurai os fas do jimny original sequer tiveram tempo de lamentar porem ainda em 1981 foi introduzida a a segunda geraçao do suzuki jimny que pela primeira vez recebeu outros nomes nos mercados externos suzuki samurai nos eua a partir dos anos 90 no brasil; suzuki sierra; suzuki potohar no paquistao; suzuki caribian na tailandia; suzuki katana na indonesia; holden drover na australia e chevrolet samurai na colombia o suzuki jimny de segunda geraçao recebeu diferentes codigos ao longo de sua vida que foi bastante longa o jimny sj30 por exemplo era a versao kei car para o mercado japones com o mesmo motor de 539 cm³ da geraçao anterior o sj40 lançado em 1982 era a versao de exportaçao com motor 1 0 de 45 cv e velocidade maxima de 109 km/h em 1984 foi adicionado a linha o sj413 com motor de 1 3 litro cambio de cinco marchas e freios servo assistidos alem de um novo painel de instrumentos e acabamento interno mais refinado em 1987 o sj30 tornou se o ultimo carro japones com motor dois tempos a sair de linha dando lugar ao ja71 que adotou um motor quatro cilindros de quatro tempos e 543 cm³ com turbo e injeçao de combustivel capaz de entregar 42 cv alem do mesmo interior do sj413 em 1990 vieram novas regras para kei cars no japao o limite de comprimento passou a ser de 3 3 metros e o deslocamento maximo permitido foi a 660 cm³ rapidamente a suzuki lançou uma nova versao do jimny jdm com motor de 657 cm³ com turbo intercooler e 55 cv [youtube id= z4x24j _ckw width= 620 height= 350 ] o jipinho começou a ser importado para o brasil em 1991 como suzuki samurai usando um motor 1 3 com carburador e 62 cv nas versoes canvas top conversivel com teto de lona e metal top fechado com teto de metal em 1994 o motor passou a ser alimentado por um sistema de injeçao eletronica para entregar 64 cv ele foi importado ate 1997 pois no ano seguinte o jimny chegaria a sua terceira geraçao made in brazil o grande trunfo do suzuki samurai/jimny de segunda geraçao foi manter se praticamente inalterado em seus aspectos chave atualizando apenas o motor e detalhes esteticos em 1998 porem veio a terceira geraçao e uma mudança radical no desenho externo note a diferença de comprimento e largura do modelo kei japones em cima e da versao internacional embaixo conhecida como wide naquele ano as autoridades japonesas aumentaram novamente o limite de comprimento para os kei cars que passou a ser de 3 6 metros e continua assim ate hoje o entao novo jimny ganhou um visual mais original com linhas ligeiramente mais arredondadas lanternas verticais e farois maiores com lentes lisas dito isto a construçao com carroceria sobre chassi e o sistema 4x4 de verdade com caixa de transferencia e reduzida foi mantido indo na contramao da maioria dos rivais japoneses que adotaram em massa a construçao monobloco no fim dos anos 90 o jimny japones tinha para choques menores e dispensava os para lamas mais largos para satisfazer as exigencias para kei cars alem e claro do motor quatro cilindros de 660 cm³ a maioria dos exemplares para exportaçao tinha para choques maiores e para lamas mais largos e adotava outras opçoes de motorizaçao no brasil por exemplo e em outros mercados o motor era um quatro cilindros de 1 3 litro com injeçao eletronica e 85 cv ele começou a ser vendido por aqui em 1998 e foi importado oficialmente ate 2003 com um hiato de cinco anos ate as importaçoes serem retomadas em 2008 ja com acionamento eletrico para o sistema de traçao integral ele continuou sendo importado ate 2011 quando uma reviravolta aconteceu a fabricante espanhola santana motor que produzia o jimny na europa abriu falencia isto levou a suzuki a firmar uma parceria com o grupo souza ramos que atraves da divisao mmc automoveis ja produzia alguns modelos da mitsubishi no brasil como a picape l200 e o suv pajero na sua fabrica de catalao no sudeste do goias o jimny começou a ser produzido na cidade de itumbiara a cerca de 200 km ate ser transferida para catalao em 2015 a teceira geraçao foi de longe a mais longeva alias ainda e ate onde se sabe o atual jimny continuara sendo produzido no brasil mesmo apos a chegada do novo modelo e ficara posicionado abaixo dele no mercado alguem duvida que no caso dos suvs o segredo e nao mexer no que esta dando certo
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