quanto custa um punto t jet foi o que eu me perguntei enquanto fazia o guia de compra da dupla de hatches turbinados da fiat ha alguns dias eu ja havia revirado todos os anuncios possiveis na internet tabelas de referencias de preços mas nao consegui chegar a valores medios plausiveis para o modelo os extremos estavam distantes demais e a media estava muito alta quando comparada aos rivais diretos e indiretos ha uma clara distorçao no mercado — e nao so em relaçao ao punto t jet o cenario e compreensivel passamos por dois anos de instabilidade economica interrupçao completa da cadeia produtiva e de distribuiçao dinheiro aos montes injetados pelos governos nas economias locais e isso tudo produziu inflaçao generalizada em todo o mundo e como se nao bastasse ha duas disputas geopoliticas interferindo nos preços de coisas novas ate agora — uma na ucrania e outra em taiwan os carros nao ficariam imunes a toda essa instabilidade https //flatout com br/fiat punto t jet e bravo t jet guia de compra/ isso explica em parte a impossibilidade de se encontrar uma media fidedigna dos preços praticados no mercado mas ha muito mais entre o ceu e a terra quando se fala em preços de carros usados as tabelas a primeira coisa que voce deve ter pensado eu pensei foi na tabela de preços medios da fipe que e a referencia de preços mais comum do mercado brasileiro — ao menos para pessoa fisica ela afinal e a referencia de preços para seguradoras e para o imposto sobre a propriedade de veiculos automotores o famigerado ipva ela e uma media fidedigna nao nesse caso neste momento nao e e isso se deve justamente a instabilidade do mercado entre os dados coletados para chegar aos valores medios de sua tabela a fipe usa valores de anuncios publicos alem de pesquisas feitas com lojistas e revendas de veiculos isso significa na pratica que ao mesmo tempo em que orienta o mercado a tabela fipe tambem e influenciada por ele se ha um movimento de alta generalizada a fipe acabara considerando esta alta evidentemente ha mecanismos estatisticos para evitar que uma açao coordenada por grupos de pressao influenciem os preços sabe aquela turma que combina de aumentar o preço do clubinho no grupo do whatsapp a confirmaçao de dados contorna isso em periodos mais estaveis a fipe acaba sendo um retrato fiel do mercado uma foto do que aconteceu nos meses anteriores — ha uma media de preços se o seu carro estiver nas condiçoes que o mercado considera na media ele vale mais ou menos o valor da fipe se ele estiver acima da media vale mais se estiver abaixo vale menos e simples mas nao estamos em um periodo estavel o mercado nao para de se mexer entao a foto feita pela fipe sai tremida lembra quando a fipe disparou em meados de 2021 primeiro veio a inflaçao que elevou os preços dos carros novos isso puxou para cima o preço dos carros usados semi novos aqueles de ate tres anos com baixa quilometragem etc a fipe captou essa alta e atualizou sua tabela depois tivemos as paralisaçoes devido a crise na cadeia de suprimentos a demanda mesmo reduzida se tornou maior que a oferta filas de espera se formaram quem precisava de um carro novo logo foi para o plano b os semi novos e ai os preços subiram a ponto de ficar mais caros que o dos novos — afinal a urgencia tem seu preço e a fipe captou isso e ali chegamos a parte em que a fipe começa a influenciar o mercado depois de ser influenciada por ele se a fipe esta subindo meu carro vale mais so que ha um detalhe lembra que a fipe nao se baseia apenas em valores anunciados pois a medida em que ha a verificaçao de valores reais a tabela foi se reajustando para ficar mais proxima da realidade esse processo contudo leva tempo para acontecer porque a atualizaçao da tabela e mensal entao o que ela mostra hoje aconteceu no mercado ha 30 dias ou mais ou seja se os carros estao encalhados pelos preços anunciados ela so vai captar isso depois de meses e e por isso que ha tanta variaçao de preços alguns vendedores adequaram os valores a demanda real outros chegaram agora ainda guiados pela tabela baseada nos dados de 30 45 50 dias atras para trazer ainda mais distorçoes o menor volume de anuncios e transaçoes realizadas traz imprecisao para o resultado ou seja se ha carros anunciados por valores que ninguem paga nao ha transaçoes reais para ajustar o valor medio entao ocorre a diferença entre o valor da tabela e o valor praticado no mundo real nas poucas transaçoes que ocorrem https //flatout com br/vendas de carros usados precos dos carros usados/ e por isso que grandes revendedores de carros — sejam eles redes concessionarias ou lojas independentes— usam em tabelas alternativas baseadas em valores praticados nas lojas os valores de venda nao de anuncio estas tendem a ser mais precisas como referencia de preços para os lojistas mas novamente carros de nicho com menor volume de transaçoes podem ter seus valores reais diferentes dos apontados na tabela de referencia hoje as duas tabelas de preços de referencia mais usadas pelo mercado como alternativa a tabela da fipe sao as tabelas da kelley blue book brasil kbb e a tabela molicar ambas levam em consideraçao fatores que nao sao incluidos na metodologia da fipe como a quilometragem do veiculo pacotes de equipamentos e estado geral de conservaçao apesar de trazer referencias mais precisas para o mercado elas tambem podem ter algumas distorçoes nas referencias devido ao eventual volume reduzido de transaçoes entao quais sao os preços dos carros no mundo real com o metodo basico das tabelas de referencia explicado acho que fica claro o que esta acontecendo com o mercado o vendedor anuncia o carro x por r$ 50 000 porque o novo custa r$ 100 000 a fipe indica que o valor medio e r$ 38 000 mas o novo custa r$ 100 000 entao nem faz sentido vender por tao pouco um segundo vendedor ve que estao anunciando um carro igual ao seu por r$ 50 000 porem com quilometragem mais alta entao ele anuncia o seu por r$ 55 000 entao vem um terceiro vendedor com mais urgencia encontra um anuncio por r$ 50 000 outro por r$ 55 000 e decide vender por r$ 47 000 e esse comportamento vai sendo repetido a cada novo anuncio acontece que apesar de ser um bem o automovel e um passivo financeiro ele gera despesas se voce nao vende lo em um prazo razoavel tera de fazer uma manutençao preventiva para vender ou oferecer desconto por nao te la feito em certa altura sera mais vantajoso financeiramente vender o carro com desconto do que desembolsar dinheiro em licenciamento manutençao e imposto todo lojista por exemplo sabe que estoque parado e dinheiro perdido em algum momento um ou mais vendedores começarao a adequar o preço a baixa demanda se o carro nao vende por r$ 50 000 talvez seja uma boa anunciar por r$ 47 000 passaram se tres semanas e nada de ofertas bem e uma evidencia de que talvez ele nao valha tudo isso no mundo real foi esse tipo de inconsistencia que me levou a publicar o guia de compra sem uma referencia de preços e tambem foi o que me levou a questionar quais sao os preços praticados no mundo real — quao distantes os preços praticados estao das tabelas de referencia mais populares ao longo dos ultimos cinco dias eu conversei com mais de 60 proprietarios de veiculos que venderam ou compraram ou as duas coisas para descobrir como foram as negociaçoes fiz duas perguntas basicas a primeira questionava se o valor do anuncio estava na media abaixo ou acima dos valores medios da tabela fipe a segunda questionava se o valor final da transaçao foi o mesmo anunciado ou se houve desconto analisando todos os casos cheguei ao seguinte cenario a maioria dos carros e anunciada pelos valores de referencia da fipe alguns contudo por apresentarem baixa quilometragem ou um pacote de equipamentos mais desejavel sao anunciados acima do valor da tabela; carros 2019 2020 2021 e 2022 os chamados semi novos sao negociados por valores iguais ou muito proximos aos da tabela fipe; carros de 2018 ou mais antigos contudo sao negociados abaixo do valor de referencia da fipe — quanto mais antigos maiores os descontos; utilitarios sao anunciados por valores acima da tabela fipe o primeiro ponto o anuncio por valores da tabela fipe e algo esperado a tabela fipe e a mais conhecida e a mais acessivel ao grande publico alem disso e a referencia para as seguradoras entao e natural que o publico se guie por ela em um primeiro momento tambem e natural e esperado que carros acima da media sejam anunciados por valores acima da media quanto aos valores reais ficou evidente que os carros que foram comprados novos ja muito proximos da crise da pandemia foram os que mais retiveram valores a maioria destes semi novos teve uma pequena desvalorizaçao real porque a alta dos preços minimizou a perda para a inflaçao outros contudo chegaram a custar mais do que quando novos mesmo considerando a inflaçao no periodo https //flatout com br/veja variacao real dos precos dos carros usados/ a alta dos preços dos carros novos e tambem a produçao inferior a demanda que causou filas de espera fez com que as pessoa procurassem estes semi novos e esta demanda segurou os preços mais proximos dos valores de referencia como ja mencionei mais acima ja os carros mais antigos por nao serem semi novos tem menos demanda eles tambem tinham preços de referencia anteriores a inflaçao pandemica entao em um primeiro momento os vendedores tentaram fazer os preços acompanharem a alta mas com a baixa demanda pelos preços anunciados os valores começaram a cair os utilitarios e blindados estao realmente valorizados o preço dos blindados novos subiu exponencialmente porque ele e composto pelo preço do carro novo mais o preço da blindagem e ambos subiram entao os usados blindados tiveram um aumento na demanda e por isso estao realmente valorizados os utilitarios seguem a mesma logica dos novos porem com menos opçoes de picapes compactas o preço das usadas disparou a ford courier que nao e fabricada desde 2012 e vendida acima dos r$ 25 000 e pode chegar perto dos r$ 45 000 dependendo do ano e estado de conservaçao por outro lado os suv a diesel devido a queda no preço da gasolina e do etanol estao com menor demanda e por isso estao sendo vendidos por entre 10% e 15% abaixo da tabela outro fator que impactou os preços reais destes carros a taxa de juros para financiamento de usados esta alta some isso as incertezas sobre o cenario economico nacional e global e o resultado e que uma parte consideravel dos consumidores esta guardando dinheiro para comprar a vista em vez de se endividar para comprar um carro inflacionado os pagamentos a vista neste cenario permitem propostas de desconto mais agressivas resultando em vendas entre 5% e 15% abaixo do valor anunciado essa regra contudo tem sua exceçao os carros mais antigos 2018 ou anteriores sao vendidos por preços mais proximos da tabela de referencia caso sejam modelos especiais modelos de nicho ou modelos com algum pacote de equipamentos diferenciado alem claro da baixa quilometragem e estado de conservaçao acima da media considerando todos estes fatores concluo o seguinte nossa frota envelheceu devido a crise que se iniciou em 2014 e mostrava sinais de recuperaçao em 2019 e claro aos efeitos da pandemia um carro de tres anos que e a idade maxima em que eles sao considerado semi novos e um carro lançado em 2019 — em breve serao os carros novos da epoca da pandemia como esta e a faixa mais procurada eles sao mais valorizados os carros anteriores tem menos demanda e nao vao acompanhar a inflaçao porque sao carros usados e carros usados envelhecem e se desvalorizam e essa e a ordem natural do mercado nao da para fingir que eles ainda estao valorizados por causa da inflaçao do carro novo enquanto aqueles carros novos inflacionados de outrora ja estao no mercado de usados e a oferta de carros novos esta aos poucos se normalizando por isso e muito provavel que o preço medio dos carros usados continue caindo e o buraco que se formou na faixa de preços reais entre os modelos pre pandemicos e os pos pandemicos acabe se equilibrando naturalmente de forma gradual
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