em março quando o problema do carro popular se tornou uma discussao publica urgente o governo federal se viu forçado a fazer algo para evitar um nao distante colapso da industria automobilistica durante a pandemia por exemplo a industria fechou cerca de 8 500 vagas de trabalho em 2021 as fabricantes empregavam 101 050 pessoas o pior numero desde 2007 quando 100 674 pessoas trabalhavam nestas fabricas a crise nao envolve apenas na industria automobilistica entre 2011 e 2020 o brasil viu nada menos que 9 579 fabricas fecharem o que causou a reduçao de 1 milhao de vagas de trabalho nesse periodo a industria automobilistica foi a mais afetada de todos os segmentos em 2011 ela representava 12% da industria nacional em 2020 7 1% mais de 23 000 pessoas perderam suas vagas por este encolhimento as medidas para incentivar as vendas de carros populares vem sendo discutidas desde entao e serao anunciadas nesta proxima quinta feira 25 dia da industria especula se uma nova reduçao do ipi imposto federal e possivelmente do icms imposto estadual alem de reduçao de margens das fabricantes para esse tipo de carro tambem fala se em alguma forma de liberar o uso do fgts para comprar carros populares zero quilometro https //flatout com br/quanto custavam os carros populares de 1994 em valores atuais/ no inicio das discussoes falava se em um preço alvo na faixa dos r$ 50 000 para os populares mas com o decorrer da conversa ficou claro que este valor nao sera possivel e agora ja se fala em conseguir ao menos uma opçao de r$ 55 000 ajuda claro se os carros que hoje custam r$ 65 000 chegarem aos r$ 55 000 sera um grande avanço mas ainda nao resolve a questao da popularidade o conceito de carro popular em sua essencia e um automovel que possa ser comprado por um trabalhador comum alguem que recebe mais ou menos a media salarial hoje a renda media da populaçao brasileira e r$ 2 715 enquanto a taxa media para financiamento de carros zero quilometro e de 1 2% ao mes nesse cenario um carro de r$ 55 000 financiado em 60 vezes sem entrada como ocorreu no ultimo boom dos carros novos custaria ao trabalhador medio r$ 1 291 19 ao mes — quase metade do salario medio ao longo de cinco anos o problema e que um carro nao fica muito mais barato do que estes r$ 55 000 nao no mundo de 2023 hoje um dos carros mais baratos do mundo e o proprio renault kwid que temos como popular no brasil na india onde ele tem rodas menores menos airbags nao tem isofix nem controle de estabilidade e tem menos reforços estruturais ele varia de us$ 5 600 a us$ 7 600 — o que corresponde a algo em torno de r$ 28 000 a r$ 38 000 nos eua e europa que tem um padrao de carro popular mais parecido com o brasileiro os carros mais baratos sao o mitsubishi mirage eua de us$ 17 750 e o dacia sandero eu de € 12 000 us$ 12 900 — o dacia sandero que aqui e mais caro que o kwid faça as contas us$ 17 750 sao r$ 87 800 enquanto € 12 000 sao us$ 63 900 na africa do sul a na tailandia o carro mais barato e o suzuki celerio de 184 000 rands africa do sul e 328 000 baht tailandia equivalentes a cerca de r$ 47 000 percebe o padrao a media do preço dos carros de entrada nestes paises e de r$ 66 000 mesmo se tirarmos os eua da jogada a media fica em r$ 55 000 e isso o que custa um carro hoje no mundo se a gente nao consegue comprar o problema talvez nao seja do carro mas da economia brasileira o custo brasil fazer um carro afinal demanda insumos que sao cotados no mercado internacional as tais commodities nao da pra fugir dos preços em dolar quando se trabalha com aço vidro borracha aluminio magnesio e derivados de petroleo na pratica nao se faz um carro capaz de atender as normas de segurança e emissoes presentes por muito menos do que ja se faz ainda que os salarios brasileiros sejam mais baixos o brasil e a america do sul em geral tem um dos maiores custos de contrataçao do mundo o custo de se contratar alguem no brasil e 15 vezes maior que na africa do sul cinco vezes maior que no canada duas vezes maior que nos eua india e australia e 45% maior que na alemanha depois outro ponto critico na produçao de automoveis no brasil e o custo da energia eletrica industrial — talvez um dos recursos mais caros para a industria visto que carros sao feitos com soldas eletricas ate bem pouco tempo atras a reduçao de pontos de solda era uma medida para reduzir custos no brasil o megawatt hora da energia eletrica industrial custa us$ 113 nos eua o mwh custa us$ 69 no mexico sai a us$ 90 na coreia do sul a us$ 100 na alemanha custa us$ 143 e no japao us$ 150 em uma entrevista ao portal ig em 2013 o engenheiro mecanico e professor da universidade de sao paulo marcilio alves disse que o custo da eletricidade usada para fazer um carro corresponde a 20% do custo da estrutura e que por isso economizar eletricidade e uma forma de reduçao de custos como se reduz custos nesse sentido reduzindo o numero de pontos de solda ou usando menos energia para cada ponto — o que reduz a eficacia do ponto e por isso entre outros fatores que o renault kwid brasileiro e mais caro que o renault kwid indiano para citar um exemplo a renault disse na epoca do lançamento do kwid que o modelo local era 150 kg mais pesado que o indiano devido aos reforços estruturais — que sao feitos tambem por mais pontos de solda alem de elementos adicionados a estrutura tambem por solda ainda ha a questao tributaria apesar de a carga tributaria nominal estar na media dos paises da ocde o brasil tem uma peculiaridade rara em outros sistemas tributarios mundo afora imposto sobre imposto — o famoso imposto em cascata o imposto que melhor exemplifica essa jabuticaba fiscal e o imposto sobre a circulaçao de mercadorias e serviços o famigerado icms ele incide em todas as etapas da cadeia produtiva e tambem sobre a eletricidade usada no automovel e cada um de seus componentes https //flatout com br/por que os carros populares nao tem impostos populares/ portanto quando se diz que os impostos correspondem a cerca de 30% do valor final do carro o que se considera e apenas os impostos que incidem sobre o carro pronto sem colocar na conta os impostos sobre os insumos e componentes sao custos invisiveis para o consumidor final que no fim da conta fazem o carro brasileiro custar mais caro para piorar o icms incide sobre outros impostos como o ipi e o pis/cofins o que significa que sua base de calculo nao e o valor do produto em si mas o valor do produto com os impostos federais em um exemplo simples um produto de r$ 40 000 com aliquota de 7% de ipi e 17% de icms ira pagar r$ 40 000+2 800 7% de ipi mas o icms sera calculado sobre r$ 42 800 e nao sobre r$ 40 000 — dai a cascata dos impostos preço do carro vs renda quando se fala que o brasil e o enesimo pais mais caro para alguma coisa nao significa que o produto x e mais caro aqui significa que a proporçao entre o preço do produto x e a renda media do brasileiro e maior do que em outros paises por que a renda media do brasileiro e r$ 2 715 por que este e o valor da produtividade media do trabalhador brasileiro na economia globalizada https //flatout com br/a industria automobilistica brasileira tem futuro/ o trabalhador brasileiro — e aqui estamos todos nos incluidos — e quatro vezes menos produtivo que um americano ou um alemao e tres vezes menos produtivo que um coreano e nao pense que e por preguiça ou falta de talento a produtividade tem muito mais a ver com a qualidade da formaçao tecnica e sua atualizaçao com a infra estrutura das empresas com a burocracia de um pais e ate com sua carga tributaria aquela da qual eu falava mais acima explicando como o carro fica mais caro aqui nem mesmo a revoluçao tecnologica nos ajudou sabe quanto nossa produtividade aumentou desde 1995 apesar dos smartphones computadores autenticaçoes e validaçoes eletronicas banda larga movel etc somente 1% sim tudo isso nos tornou 1% mais produtivos e o negocio piora a produtividade do trabalhador brasileiro caiu em 2022 e esta caindo ao longo de 2023 ninguem explica isso no noticiario mas e por isso que o nosso dinheiro vale cada vez menos — e que os carros parecem cada vez mais caros se produzimos menos e claro que vamos receber menos salario nao e presente afinal https //flatout com br/a diferenca entre o preco dos carros e o preco do dinheiro/ e por isso que o brasil e o 5º lugar mais caro do mundo para se manter um carro e os eua e a alemanha sao respectivamente o segundo lugar e o sexto lugar mais barato para se manter um carro por que a comparaçao e feita relativa ao salario anual os custos sao parecidos a diferença esta na renda o americano gasta 54% de sua renda anual para comprar e manter um carro o alemao gasta 78% de sua renda anual para comprar e manter um carro o brasileiro gasta 442% de sua renda media anual para comprar e manter um carro — 8 2 vezes menos que um americano e 5 6 vezes menos que um alemao entao chegamos a situaçao em que ha um esforço conjunto do governo federal governos estaduais industria e instituiçoes financeiras para tornar o carro popular mais acessivel verdadeiramente popular — enquanto as motos e que cumprem o papel de verdadeiros veiculos populares provavelmente ira funcionar por algum tempo mas em algum momento durante o prazo do financiamento ou quando o poder de compra diminuir nos veremos novamente na mesma situaçao porque nao estamos dando poder de compra ao publico do carro popular mas encontrando uma forma de ele se endividar com menos riscos ao comprar algo incompativel com sua renda lembra da conta do financiamento mais acima quem vai pagar 45% do salario em uma prestaçao de carro esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo 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