a volkswagen apresentou ha poucos dias o taos sua arma para combater o jeep compass soberano no segmento dos suvs medios e ele nao vem para brincadeiras feito sobre a plataforma modular mqb o vw taos une uma base que ainda e referencia na industria design bem resolvido e uma suite de equipamentos bem generosa desde a versao mais barata trunfos que foram calculados com extremo cuidado para pegar na veia do jeep e tentar minar seus 70% de participaçao no mercado ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] em nosso primeiro contato no qual o juliano barata deu um belo apanhado sobre as caracteristicas externas internas e tecnicas do volkswagen taos ficamos com a impressao de que ele tem tudo para dar bastante trabalho ao jeep compass mas o compass apesar de seu gigantesco sucesso nao e o unico concorrente todos querem uma fatia do bolo e cada um tem seus pontos positivos e negativos na briga https //www youtube com/watch v=ouk_ev4kaxu embora ainda nao tenhamos andado no taos ja temos tudo o que precisamos saber para coloca lo frente a frente com os principais participantes dessa disputa que promete pegar fogo temos o ainda recente corolla cross que ja se mostrou mais que capaz de conquistar publico e uma serie de nomes que ja estao ha algum tempo no mercado e tambem tem seus atrativos neste comparativo vamos colocar as duas versoes do taos lado a lado com seus concorrentes mais relevantes mas antes vamos relembrar o que o vw tem na manga o que oferecem e quanto custam as versoes do taos como ja vimos na ocasiao do lançamento a estrategia da volks para a versoes do taos e a mesma do nivus apenas duas versoes comfortline e highline sem contar a serie especial de lançamento a launching edition que e baseada na highline com o mesmo powertrain e uma diferença de preço consideravel entre ambas o volkswagen taos comfortline versao de entrada custa r$ 154 990; e o taos highline esta quase r$ 30 000 acima saindo por r$ 181 790 vamos recapitular os equipamentos o taos comfortline vem de serie com ar condicionado dual zone com saidas para o banco traseiro carregador de celular por induçao direçao com assistencia eletrica cruise control sensor de chuva sensor crepuscular e painel digital com tela de 8 polegadas e ele tambem ja conta com a central multimidia vw play de 10 1 polegadas com apple carplay sem fio e android auto pelo cabo usb algo que pode e deve ser resolvido com uma atualizaçao de software rodas de 18 polegadas seis airbags hill holder camera de re controles eletronicos de estabilidade e traçao e detector de fadiga alem disso estao presentes retrovisor interno fotocromico retrovisores com ajustes eletricos e tilt down automatico monitoramento de pressao dos pneus lanternas traseiras de led porta luvas refrigerado sensores de estacionamento dianteiro e traseiro chave presencial start stop tres portas usb tipo c no interior tomada 12v no porta malas e frenagem automatica pos colisao na versao comfortline o rack de teto e preto como opcionais o taos comfortline tem o pacote conforto r$ 5 420 com bancos de couro sintetico e para o motorista banco com aquecimento regulagem eletrica e ajuste lombar o pacote segurança r$ 4 790 acrescenta cruise control adaptativo e frenagem autonoma de emergencia com detecçao de pedestres para justificar os quase r$ 27 000 a mais que o comfortline o taos highline inclui de serie todos os equipamentos do mesmo mais os pacotes conforto e segurança o diferencial fica pelos farois iq light com sistema automatico de ajuste e anti ofuscamento iluminaçao ambiente com seletor de cores pela central multimidia painel com tela de 10 25 polegadas alerta de ponto cego alerta de trafego cruzado sistema de som com oito alto falantes seletor de modos de conduçao e retrovisores com aquecimento o rack de teto do taos highline e pintado na cor prata e as rodas de 18 polegadas tem desenho exclusivo seu unico opcional e o teto solar panoramico que custa r$ 5 520 como o taos se compara com os rivais antes de começar vamos traçar os principais atributos do volkswagen taos de cara ele conta com a plataforma mqb a1 usada por outros suvs de mesmo porte dentro do grupo vw incluindo modelos da seat e da Škoda alem do atual vw jetta e do crossover t roc a plataforma comporta eixo traseiro do tipo multilink uma sofisticaçao que nao esta presente em todos os rivais e tambem recursos semiautonomos que sao vistos na versao highline em dimensoes temos 4 46 metros de comprimento 1 84 m de largura 1 63 m de altura e entre eixos de 2 68 m o porta malas comporta 498 litros de bagagem e o carro pesa 1 420 kg ambas as versoes do volkswagen taos tem o mesmo conjunto mecanico o motor 1 4 tsi da volkswagen com 150 cv e 25 5 kgfm de torque sempre ligado ao cambio automatico aisin de seis marchas e o bastante para ir de zero a 100 km/h em 9 3 segundos com maxima de 194 km/h com isso ja podemos alinhar os concorrentes começando claro pelo lider do segmento jeep compass dimensoes 4 41 m de comprimento / 1 82 m de largura / 1 63 m de altura / 2 64 m de entre eixos / 1 585 kg / porta malas de 410 litros motor e cambio 1 3 turbo tres cilindros 185 cv e 27 5 kgfm cambio automatico de seis marchas traçao dianteira o jeep compass e o suv medio mais vendido do brasil por uma razao com ele a stellantis soube muito bem aproveitar o valor e o peso da marca mas tambem oferece uma boa variedade de versoes motorizaçoes e equipamentos de serie agradando a todo mundo um pouco no fim de cada mes a variedade de opçoes se traduz em numeros e agora com o motor 1 3 turbo gse nas versoes a gasolina que sao as que estao na mira da volkswagen com o taos e o interior totalmente reformulado o compass entra na briga com folego renovado https //www youtube com/watch v=s1j9uamsusi claro o jeep compass tambem tem seus pontos fracos a plataforma small wide apesar de fazer seu trabalho de forma competente tem como base uma plataforma antiga anterior a popularizaçao das arquiteturas modulares e isso cobra seu preço na balança com 1 585 kg o compass e quase 170 kg mais pesado que o taos o que acaba mitigando um pouco a vantagem do jeep sobre o taos em termos de desempenho para peitar o vw taos comfortline r$ 154 990 escalamos o jeep compass longitude r$ 154 990 os dois custam exatamente o mesmo e em equipamentos ambos se equivalem ha vantagens pontuais para o taos a tela do quadro de instrumentos tem 8 no vw contra 7 no jeep compass e apenas o vw tem carregador por induçao so o compass porem oferece o teto solar eletrico panoramico o chamado command view como opcional r$ 8 990 se quiser dirigir a ceu aberto no taos voce precisa do highline e marcar a caixinha do teto solar mas o taos highline custa r$ 181 590 o que o deixa mais proximo do jeep compass limited t270 que custa r$ r$ 176 990 o compass limited tem o mesmo powertrain e oferece todos os itens do longitude mais painel digital de 10 25 polegadas mesmas medidas do painel do taos em ambas as versoes e ainda leva vantagem na presença de um airbag a mais para os joelhos do motorista que o taos nao tem em nenhuma versao ainda que isso nao importe muito o taos certamente nao precisara dele para atingir uma performance exemplar em crash test norma interna da marca vw o compass limited tambem tem teto solar eletrico panoramico como opcional r$ 8 990 bem como o chamado pack high tech r$ 9 990 que acrescenta frenagem autonoma de emergencia reconhecimento de placas detector de fadiga piloto automatico adaptativo farois com antiofuscamento automatico monitoramento de mudanças de faixa porta malas com sensor de presença adventure intelligence plus sistema equivalente ao vw play da volkswagen som beats banco do passageiro com ajuste eletrico e tomada auxiliar de 127v toyota corolla cross dimensoes 4 46 m de comprimento / 1 82 m de largura / 1 62 m de altura / 2 64 m de entre eixos / 1 420 kg / porta malas de 440 litros motor e cambio 2 0 16v 177 cv e 21 4 kgfm cambio cvt com dez marchas simuladas traçao dianteira o corolla cross e o proximo rival natural ele tambem aposta no peso da marca e nos clientes fieis que so trocam seu corolla por outro corolla mas agora com o sobrenome cross quem esta na duvida entre o taos comfortline e o corolla cross deve considerar a versao xre intermediaria ela custa r$ 153 690 r$ 3 700 a mais que no lançamento em março ele tem quase tudo o que o vw oferece mas fica devendo farois de led as luzes principais sao halogenas carregador por induçao e painel totalmente digital ha apenas uma tela colorida de 4 2 polegadas junto dos mostradores analogicos mas ha outro detalhe que pesa a suspensao traseira que perde o eixo multilink presente no corolla seda e tambem utilizado pelo compass e pelo taos e algo que nao faz tanta diferença na rotina diaria que esses suvs costumam levar mas e um sistema mais simples e mais barato ja versao que se compara melhor ao taos highline e a xrv a mais barata com conjunto hibrido custando r$ 177 290 alem do powertrain mais economico ele esta a altura do vw em equipamentos incluindo alerta de ponto cego farol alto automatico alerta de colisao com frenagem automatica sensores de estacionamento dianteiro e traseiro alerta de trafego cruzado e aviso de saida de faixa que o taos highline tambem oferece e diferentemente das versoes com motor 2 0 o corolla cross hibrido tem painel 100% digital hyundai tucson dimensoes 4 47 m de comprimento / 1 85 m de largura / 1 66 m de altura / 2 67 m de entre eixos / 1 624 kg / porta malas de 513 litros motor e cambio 1 6 turbo 177 cv e 27 8 kgfm de torque cambio de dupla embreagem e sete marchas traçao integral sob demanda lançado em 2006 o hyundai tucson ou melhor all new tucson ainda pode ser um rival interessante com mais idade e uma nova geraçao apresentada recentemente la fora prevista para desembarcar em nao muito tempo os preços estao atraentes na versao de acesso a gls que custa r$ 152 130 o tucson oferece boa parte dos itens do taos comfortline mas fica devendo requintes que o brasileiro ja aprendeu a esperar de um suv nessa faixa de preço como painel digital ha apenas uma tela monocromatica de 3 5 entre os mostradores e uma central multimidia com tela grande a do tucson tem so 7 em compensaçao o teto solar panoramico e item de serie e o tucson e o unico com porta malas maior que o do taos a versao limited por sua vez custa r$ 172 190 e traz todos os itens da versao gls mais abertura do porta malas por sensor de presença detector de pontos cegos farol led com facho alto direcional painel de instrumentos e quadro de instrumentos digital com tela colorida de 4 2 polegadas e um rival interessante para o taos highline ao custar quase r$ 10 000 a menos ford territory dimensoes 4 58 m de comprimento / 1 93 m de largura / 1 67 m de altura / 2 71 m de entre eixos / 1 632 kg/ porta malas de 348 litros motor e cambio 1 5 turbo 150 cv e 22 9 kgfm cambio cvt com oito marchas simuladas traçao dianteira ninguem sabia na epoca mas quando o ford territory foi lançado no brasil em agosto de 2020 ele marcava o inicio da nova fase da ford no brasil como importadora de veiculos mais caros e sofisticados o territory e fabricado na china e usa uma base chinesa o landwind x7 que por sua vez e inspirado no toyota rav4 de quarta geraçao produzido entre 2013 e 2018 em porte ele leva vantagem sobre o taos com entre eixos maior mas o porta malas e menor o territory nao tem opçoes na mesma faixa de preço que o taos comfortline a versao sel porem concorre como taos highline e custa r$ 179 900 sua lista de equipamentos equivale a do taos highline em grande parte com vantagem pelo teto solar panoramico de serie lhe faltam assistencias semi autonomas contudo so disponiveis na versao titanium que ja chega aos r$ 198 000 chevrolet equinox dimensoes 4 65 m de comprimento / 1 84 m de largura / 1 69 m de altura / 2 72 m de entre eixos / 1 673 kg / porta malas de 468 litros motor e cambio 1 5 turbo 172 cv e 27 8 kgfm de torque cambio automatico de seis marchas traçao dianteira o lado gravateiro da força e representado e muito bem por sinal pelo chevrolet equinox que parte de r$ 189 900 o que o deixaria mais a vontade contra o taos highline com teto solar que vai a r$ 187 110 sem opcionais ele tambem fica parelho ao volkswagen em equipamentos com direito a toda a suite de assistencias semiautonomas e o acrescimo de itens de comodidade comumente vistos em veiculos mais caros como o sensor de presença para abertura do porta malas teto solar panoramico de serie sistema de som bose mas a tela da central multimidia mylink e menor 8 polegadas e o painel e analogico com tela colorida para o computador de bordo chery tiggo 8 dimensoes 4 70 m de comprimento / 1 86 m de largura / 1 70 m de altura / 2 71 m de entre eixos / 1 600 kg / porta malas de 500 litros motor e cambio 1 6 turbo 187 cv e 28 kgfm / cambio de dupla embreagem e sete marchas / traçao dianteira o chery tiggo 8 tem um diferencial importantissimo ele e o unico que oferece sete lugares equipado com motor 1 6 turbo de 187 cv e 28 kgfm de torque ele e o unico que supera o compass em numeros por pouco e verdade tem cambio de dupla embreagem banhada a oleo de sete marchas que leva a força para as rodas dianteiras vendido em versao unica a txs os equipamentos de serie do tiggo 8 incluem teto solar panoramico painel digital com tela de 12 3 polegadas central multimidia de 10 25 polegadas acendimento automatico dos farois monitoramento de ponto cego monitor de pressao e temperatura dos pneus e camera de 360° conclusao tenha em mente que este comparativo nao visa cravar uma opçao perfeita ao taos a ideia e ajudar nao so a quem esta pensando em comprar o novo suv da volkswagen mas a qualquer um que esteja em busca de um veiculo com a mesma proposta embora o taos ofereça um interessante equilibrio entre equipamentos espaço interno e plataforma moderna os concorrentes tem outros atrativos sejam eles o motor mais potente e o prestigio de marca do jeep compass o conjunto hibrido do toyota corolla cross o combo de traçao integral + cambio dct do hyundai tucson ou mesmo os sete lugares do chery tiggo 8 opçao nesta faixa e tipo de carro realmente nao esta em falta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.