dizem que o carro flex e carro a alcool sao coisas do brasil mas a verdade e que quando o proalcool ainda estava engatinhando na virada dos anos 1970 para os anos 1980 os americanos ja fabricavam carros flex ja contamos esta historia ja contamos esta historia anteriormente no qual explicamos que a tecnologia flex e nem o carro a alcool sao invençoes brasileiras nosso credito e te las feito funcionar em larga escala isso sim mas foram os americanos que as inventaram — e que tambem tentaram mata las ao menos e o que diz uma das maiores teorias da conspiraçao do universo automobilistico as petroliferas conspiraram para matar os carros a alcool e o uso do alcool como combustivel de acordo com a teoria o magnata do petroleo john davison rockefeller percebeu que seu negocio poderia ser ameaçado pela nova criaçao de henry ford entusiasta dos combustiveis vegetais ford lançou uma versao flex do ford t capaz de rodar com etanol gasolina ou querosene — ou uma mistura dos tres combustiveis como a standard oil de rockefeller dependia do aumento do consumo de gasolina fomentado pela popularizaçao do automovel ele supostamente influenciou o governo na criaçao da famosa lei seca que proibiu a fabricaçao manufatura e venda de destilados sendo o etanol e um produto da destilaçao ele estaria proibido o que eliminaria a possibilidade de popularizar os carros a alcool mas sera mesmo que rockefeller agiu nos bastidores para proibir o alcool henry ford planejava realmente popularizar o carro a alcool indo mais alem ele realmente criou um carro a alcool no principio era o alcool embora tenha se popularizado globalmente nos ultimos dez ou quinze anos como aditivo da gasolina e10 e e15 o etanol foi o primeiro combustivel dos motores de combustao interna nikolaus otto criou o motor de quatro tempos queimando uma mistura de ar e alcool e samuel morey inventou o carburador para dosificar esta mistura de forma mecanizada ja contamos esta historia anteriormente mas isso aconteceu simplesmente porque o etanol era o combustivel dos aquecedores domesticos e por isso isento de impostos tornando se mais barato quando os primeiros carros surgiram no final do seculo 19 ainda nao havia um padrao de combustivel para estas novas maquinas — havia ate mesmo motores a vapor foi somente a partir de 1903 que o derivado do petroleo que conhecemos como gasolina se tornou o combustivel regular para os carros a partir dali os carros passaram a ser desenvolvidos para rodar com gasolina lançado em 1908 o ford t foi um destes carros embora o querosene fosse o combustivel liquido mais popular da epoca o uso da gasolina era recomendado pelos fabricantes por questoes de lubrificaçao a primeira geraçao de carros americanos consumia mais oleo do que combustivel e a gasolina solucionou este problema por ter propriedades lubrificantes uma pequena crise de combustiveis se a gasolina foi a soluçao para os motores os motores foram um problema para a gasolina o crescimento da produçao de automoveis aumentou a demanda pelo combustivel ao mesmo tempo em que a popularizaçao da luz eletrica reduziu a demanda por querosene a primeira vista parece uma questao facil de resolver basta inverter a proporçao da produçao isso e possivel com os metodos atuais de destilaçao mas ela ainda nao havia sido desenvolvida na epoca o que significa que os derivados do petroleo eram obtidos por destilaçao simples metodo que resultava naturalmente em uma proporçao de querosene maior que a de gasolina a soluçao veio logo no ano seguinte quando um novo processo permitiu o craqueamento termico do petroleo bruto que conseguia extrair mais gasolina de uma mesma quantidade de petroleo mesmo assim a demanda era maior que a capacidade de produçao e ainda havia alguma demanda externa por querosene — que resultava na gasolina destilada para suprir a demanda as refinarias passaram a misturar os diferentes tipos de gasolina alem de eventualmente adicionar querosene como ate entao a gasolina praticamente nao tinha aditivos a ford respondeu ao novo combustivel reduzindo a taxa de compressao do motor 2 3 do modelo t de 4 5 1 para 3 98 1 e modificando o perfil do comando de valvulas alem disso o modelo t vinha equipado na epoca com carburadores holley das series g e nh que tinham um ajuste da agulha para alterar remotamente a mistura ar combustivel no corpo do carburador o sistema foi criado para compensar a variaçao de altitude mas o ajuste tambem possibilitou regular a mistura ar combustivel para outros tipos de combustivel como benzeno alcool isopropilico querosene puro e claro alcool o combustivel do futuro esta pequena crise dos combustiveis levou ford a iniciar pesquisas com o alcool como combustivel tendo crescido em uma fazenda ford conhecia o potencial de produçao de alcool de origem vegetal — o processo fora desenvolvido no seculo 19 e era usado pelos fazendeiros para produzir combustivel para aquecedores foi por isso que ford usou um motor a alcool em seu primeiro automovel o ford quadricycle desenvolvido em 1896 ainda por sua primeira empresa que acabou falindo em 1901 [caption id= attachment_222644 align= aligncenter width= 999 ] ford e seu carro a alcool[/caption] em 1916 a ford obteve os primeiros resultados um relatorio enviado a imprensa na epoca dizia o seguinte usando alcool em um carro comum da ford conseguimos 15% mais potencia do que com a gasolina atual embora a autonomia nao tenha sido muito alta contudo e uma questao de consumo algo que pode ser ajustado e regulado [ ] os materiais que usamos nos laboratorios para produzir alcool de forma barata foram diversos tipos de graos e substancias vegetais os testes foram feitos com milho e trigo depois tentamos com batatas uvas cerejas pessegos groselhas morangos e todo tipo de frutas pequenas cenouras nabos beterrabas cana de açucar e madeira tambem foram usados tambem descobrimos que os residuos — como cascas de maça e caroços de cereja; residuos de produçao de açucar e talos de legumes normalmente descartados em uma fazenda tinham um valor de produçao alcoolica surpreendente alto um dos melhores materiais que encontramos foram os pes de milho mexidos e fervidos produziram um alto percentual um acre aprox 4 050 m² de pes de milho produzem 100 galoes 378 litros de alcool — alguns tipos de milho podem produzir 50% mais depois o destilador ainda pode vender os residuos de volta ao fazendeiro como comida para o gado nada e tirado alem do alcool — todo o nitrogenio ainda esta la para voltar ao solo como fertilizante os resultados positivos entusiasmaram ford que se tornou um defensor do combustivel vegetal em entrevista ao new york times concedida em 1925 ele disse o seguinte o combustivel do futuro vira dos frutos como os sumagres que crescem nas estradas ou das maças sementes serragem — quase tudo ha combustivel todo vegetal que possa ser fermentado a produçao anual de um acre de batatas tem alcool suficiente para mover o maquinario agricola por 100 anos a proibiçao paralelamente as mudanças nos combustiveis e aos experimentos da ford com alcool combustivel o movimento de temperança um movimento social contrario ao consumo de bebidas alcoolicas começou a ganhar força a ponto de colocar em pauta a discussao sobre a abstinencia que levaria a aprovaçao do volstead act que deu inicio a proibiçao da fabricaçao manufatura e consumo de alcool isso aconteceu por meio da campanha da uniao feminina crista de temperança um do principais grupos de pressao na campanha que levou ao volstead act que iniciou a lei seca nos eua em 1920 e aqui que jd rockefeller entra em cena nessa historia o magnata foi o maior financiador da organizaçao e graças ao seu apoio financeiro as mulheres cristas conseguiram elevar a discussao sobre o consumo de alcool ao nivel nacional por que rockefeller apoiaria o banimento do consumo produçao e manufatura de alcool a resposta facil seria porque ele nao queria que produzissem alcool para os carros mas esta nao e uma teoria conspiratoria como as outras duas da nossa serie jamais saberemos o que aconteceu com rudolf diesel ou se john delorean planejava realmente usar dinheiro de drogas para salvar sua marca mas a teoria rockefeller vs ford tem uma resposta plausivel os fatos rockefeller nao financiou o movimento de temperança como um investimento para seus negocios ele ja era um doador frequente desde os anos 1880 e sua esposa laura spelman rockefeller foi uma das fundadores da uniao feminina crista de temperança alem de ter bancado seu sogro para que ele pudesse fazer pregaçoes ao movimento alem disso ele ja havia deixado o comando dos negocios em 1895 passando a dedicar se apenas a filantropia claro isso nao significa que rockefeller nao tinha intençao comercial alguma com suas doaçoes — o cenario poderia muito bem ser apenas convenientemente adequado as suas crenças mas ha uma serie de outras evidencias de que sua intençao era apenas reduzir o alcoolismo e seus efeitos colaterais nos eua a primeira e que a lei seca nao proibia a produçao de alcool para uso como combustivel apenas para consumo como beverage uma palavra sem traduçao que designa qualquer bebida preparada como sucos chas leites refrigerantes cervejas vinhos uisque e qualquer bebida que nao seja agua ou seja voce poderia produzir alcool so nao podia produzir bebidas com alcool isso estava escrito logo no cabeçalho do texto da lei uma lei para proibir bebidas intoxicantes e para regular a manufatura produçao consumo e vendas de bebidas de alto teor alcoolico para fins de consumo e para garantir o amplo suprimento de alcool e promover seu uso em pesquisas cientificas e no desenvolvimento de combustivel corantes e outras industrias licitas alem disso rockefeller nao foi o unico empresario a apoiar a lei seca na epoca muitos industriais incentivaram a temperança porque acreditavam que a abstinencia poderia melhorar o desempenho e o comportamento social de seus funcionarios o proprio henry ford acreditava nisso tanto que quando construiu suas cidades no para determinou que seus funcionarios seguissem a risca uma dieta fornecida pela empresa — que nao incluia nenhum tipo de bebida alcoolica como se nao bastasse o proprio ford foi um incentivador da temperança por meio da anti saloon league outro grupo contrario ao consumo de bebidas alcoolicas que influenciou a criaçao da lei seca ford assim como rockefeller era um dos financiadores da organizaçao por que ele apoiaria uma lei que prejudicaria seus negocios [caption id= attachment_222649 align= aligncenter width= 999 ] manifestaçao da anti saloon league[/caption] tambem e sabido que rockefeller sugeriu aos congressistas a inclusao da mençao ao uso do alcool como combustivel no texto da lei visto que sua empresa produziu etanol brevemente durante os anos 1920 — mesma epoca em que henry ford concedeu sua entrevista ao new york times na qual falou que o combustivel do futuro teria origem vegetal por ultimo o ford t nunca foi um carro a alcool ele foi desenvolvido como um carro a gasolina para ser usado com gasolina como dizia seu proprio manual e somente os carburadores holley nh e g tinham o ajuste da agulha que permitia o uso de outros blends combustiveis o ford t rodava com alcool por acaso nao pelo desejo de seu criador com a evoluçao das tecnicas de produçao de combustiveis fosseis e com a produçao de alcool nao se mostrando tao eficiente quanto se esperava a gasolina se tornou rapidamente o padrao dos carros em todo o mundo simplesmente porque atendeu melhor as demandas dos motoristas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.