estamos de volta com mais uma faixa do project cars greatest hits depois de relembrar dois projetos mopar nesta terça feira vamos relembrar algo mais europeu o escort xr3 mk5 conversivel do leitor regis vasconcellos o inicio o project cars #321 começa com a paixao de regis pelo escort mk5 apesar de ja ter um xr3 conversivel da geraçao anterior regis sempre nutriu maior apreço pelo modelo dos anos 1990 a ponto de certo dia começar um cadastro pessoal com o maximo de informaçoes possiveis sobre cada exemplar do esportivo brasileiro certo dia quando decidiu que finalmente compraria um xr3 mk5 regis topou com o xr3 de um conhecido que por acaso tambem tinha um xr3 conversivel azul europa proposta feita proposta aceita e assim regis arrematou um xr3 mk5 1995 com rodas de 16 polegadas do escort rs europeu o carro nao estava 100%; o motor tinha vazamentos no carter e em mangueiras da direçao hidraulica havia alguns problema eletricos e na suspensao a marcha lenta estava irregular e a pintura tinha alguns danos que precisavam ser refeitos por ultimo o ar condicionado nao estava muito eficiente e o ar quente nao funcionava note contudo que sao problemas simples de resolver dificil mesmo seria se ele nao tivesse os bancos originais em perfeito estado cd player original com equalizador farois e lanternas originais os reparos a primeira coisa a se fazer com um carro antigo e uma revisao geral no motor e no restante da mecanica por isso regis deu umas voltas com o carro e logo o mandou para a revisao geral o motor foi aberto para sanar os vazamentos de oleo e ja foram trocadas as bronzinas e a junta do carter com defletor sabo a junta da tampa de valvulas tambem foi trocada e a linha de combustivel foi refeita com mangueiras de malha de aço a bomba de oleo tambem foi substituida por uma original e o trocador de calor passou por uma limpeza por ultimo os chicotes eletricos do cofre foram todos refeitos no cambio regis trocou as buchas do trambulador e acabou comprando um cambio de relaçoes mais longas para poder viajar com rotaçoes mais baixas o cambio curto do xr3 faz o motor girar 3 600 rpm a 100 km/h o que torna a viagem desconfortavel e nao ajuda muito na economia de combustivel depois foi a vez da suspensao que recebeu novas bandejas com buchas integradas da axios novas bieletas nakata uma nova barra axial amortecedores recalibrados nova bucha superior da suspensao traseira o restante da revisao incluiu a substituiçao de pequenos componentes para deixar o carro 100% confiavel para pegar a estrada foram trocados tampa do reservatorio de arrefecimento; cabo e trava do varao do capo; vareta do oleo; correia de comando/tensor e todas as demais correias; velas e cabos; filtros de ar e combustivel; mangueira anti chama; todos os fluidos do carro inclusive o oleo da caixa; tampa do rotor da igniçao; rotor de eixo grosso bosch 300; tampa do oleo no cabeçote; prisioneiros da tampa de valvulas; kit de vedaçao dos bicos injetores; cabo do acelerador; cabo da embreagem; reservatorio da direçao hidraulica original alemao som e imagem com a mecanica em dia regis deu um trato no visual do carro enquanto o carro estava na oficina ele ganhou novos farois originais com os refletores refeitos a vacuo para recuperar a capacidade de iluminaçao nessa modificaçao tambem ocorreu a troca dos piscas laranja por modelos transparentes e as lanternas traseiras por outras mais novas pois as originais ja estavam desbotadas depois foi a vez de um detalhe estetico que regis sempre quis e que e muito comum entre os proprietarios do xr3 um spoiler dianteiro do renault laguna uma peça rarissima e dificilima de se encontrar uma vez que era vendida apenas com o para choques completo do carro frances regis ja tinha a peça guardada e apos a instalaçao o carro ganhou um ar mais encorpado na dianteira ajudando no novo stance do modelo em conjunto com as rodas de 16 polegadas do escort rs europeu com a imagem resolvida hora de cuidar do som como dito anteriormente o carro veio com o sistema de audio original com cd player e o raro equalizador grafico e ainda que haja sistemas melhores hoje em dia regis decidiu mante los para dar um ar nostalgico ao interior o unico problema era um alto falante original chiando entao a soluçao foi instalar um par de coaxiais de cinco polegadas da alpine na dianteira e outro par de triaxiais de cinco polegadas da bomber na traseira tudo alimentado pelo amplificador integrado do radio project life durante a restauraçao do xr3 regis soube que seria pai de um garoto assim que soube pensou em buscar o garoto na maternidade com o xr3 algo que infelizmente nao deu certo devido ao reparo do ar condicionado/ar quente o carro estava na oficina quanto o garoto veio ao mundo mas tudo bem o carro acabou ficando pronto logo apos o nascimento do menino que segundo nossos calculos deve estar prestes a completar um ano como o escort tem cintos traseiros de tres pontos ele ja pode passear no banco traseiro em seu bebe conforto acompanhando seu pai nos encontros e viagens de classicos alguem duvida que o garoto ira acompanhar o pai nos fins de semana na estrada e na garagem nao deixe de reler os posts do project cars #321 na integra parte 1 a historia do escort xr3 conversivel 1995 parte 2 a primeira revisao e alguns upgrades parte 3 mais upgrades e alguns detalhes parte final a conclusao e a primeira viagem
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