nunca mais veremos algo como o lamborghini miura primeiro ha sua incrivel beleza o apice do desenho voluptuoso cheio de curvas femininas belissimas que foi tao popular nos anos 1960 depois e sua primazia em colocar algo tao gigante quanto um v12 de quatro litros atras do piloto fazendo algo ao mesmo tempo impossivelmente baixo para sua epoca e impossivelmente avançado e temerario para os olhos de 1966 sua beleza faz adjetivos pequenos demais para se descreve lo e tao definitivo que os maiores desenhistas de sua epoca brigaram por decadas sobre de quem era a autoria da obra giugiaro e gandini depois do miura a briga por se fazer o caro mais bonito do mundo teve que ser sumariamente encerrada e impossivel de ser melhorado https //flatout com br/dez motivos para amar o lamborghini miura/ e por mais que pareça classico e tambem avançado quando surgiu a ferrari ainda nao podia imaginar colocar motor central nas ruas; e seus v12 tinham so um comando tecnicamente era uma nave espacial de um planeta distante quando apareceu e seu desempenho algo simplesmente inacreditavel em 1966 ainda que hoje seja desempenho de golf mas e dai nenhum golf grita como um lamborghini v12 grita nenhum golf deixa voce tao baixo e tao na frente do carro a estrada sendo engolida aparentemente ali na frente debaixo de seus pes nenhum golf vibra seu corpo em unissono com o inacreditavelmente grande e poderoso v12 aspirado aparafusado nas suas costas em nenhum golf pode se ver uma bateria de quatro webers triplos virando a cabeça para o lado ou olhando no retrovisor foda se o golf sim aquilo bem no seu ouvido sao webers triplos o miura e mais que um carro e uma fabula jovens engenheiros e designers se juntando num momento unico da historia para criar algo que transcende o mero produto industrial apesar desta ser a definiçao do resultado e por isso prova que definiçoes sao so palavras usadas para tentar explicar algo; se as fotos de lata de sopa de warhol sao arte e o miura e so um produto industrial nao sei o que e arte e o que e um produto industrial o miura e sonho e realidade tecnologia e arte desempenho e beleza simbolo supremo de tudo que nos faz gostar de automoveis alfa e omega; começo e fim; julieta impossivel de milhoes de romeus que proclamam seu amor em balcoes virtuais como o do flatout e o nosso impossivel amor impossivel de se esquecer with love’s light wings did i o’erperch these walls for stony limits cannot hold love out and what love can do that dares love attempt therefore thy kinsmen are no stop to me o automovel miura mas este lamborghini e um automovel tambem e por mais que defini lo tecnicamente com a fria logica da tecnica da matematica e da engenharia pareça uma tentativa futil de explicar a sua majestade vale a pena tentar pois entendemos isso tudo como parte intrinseca desta criaçao divina da mao humana o miura e basicamente um cupe criado com esperanças de pista; dallara stanzani e wallace seus criadores mecanicos ansiavam colocar a lamborghini nas pistas mesmo que ferruccio aquele com sobrenome na fachada dissesse um sonoro nao mas a epoca era diferente e as pessoas eram diferentes; trabalhavam ali nao para fazer carreira ou alegrar o chefe o faziam por precisar fazer por uma chama dentro de si os impelir adiante e ferrucio nao podia impedir isso mesmo sendo dono; podia apenas dar passos para tras e se maravilhar do que acontecia ali naquele novo galpao num escondido vilarejo do regio emiglia chamado santa agata bolognese em 1965 dia e noite giampaolo dallara paolo stanzani e bob wallace dedicaram seu tempo ao desenvolvimento de um prototipo conhecido como p400 posteriore quatro litri trabalharam no projeto a noite na esperança de convencer ferruccio lamborghini que o carro nao seria muito caro nem desviaria o foco da empresa o resultado foi primeiro um chassi apenas um chassi plataforma de chapas de aço dobradas e soldadas que faziam a banheira central onde ficavam os ocupantes e era o elemento estrutural principal com as caixas do tunel central e das soleiras juntando as duas paredes corta fogo o chassi era todo aliviado em peso com furos feito um queijo suiço atras desta banheira estava o berço onde ia o v12 lamborghini o mesmo fabuloso motor de corrida dohc que bizzarrini vendeu para um ferruccio que queria tudo menos isso aqui o motor estava em posiçao transversal e seu bloco ganhara uma carcaça de transmissao embaixo para a montagem do cambio assim como no mini ingles o oleo do motor e do cambio seria o mesmo e mesmo ficando o motor meio alto por isso fazia um rigido conjunto e dava espaço suficiente para caber transversalmente no baixo cupe as suspensoes eram geometricamente perfeitas por duplo a sobreposto nas quatro rodas com braços largos e grandes na frente de alguma forma conseguiram colocar um estepe de tamanho normal praticamente debaixo do para brisa os freios eram modernos discos girling nessa epoca ainda solidos mas grandes 12 polegadas na frente e 11 atras os pneus eram modernos radiais pirelli cinturatto 205/70 r15 montados em rodas de aluminio exclusivas fabricadas pela campagnolo nenhuma assistencia na direçao de pinhao e cremalheira nem muito menos nos freios de duplo circuito o chassi pronto e mostrado ja em novembro de 1965 no salao de turim nao era o primeiro carro de motor central da historia longe disso mas motor central era ainda algo rarissimo em produçao seriada e com um exotico v12 dohc mais ainda tanto que ninguem acreditou que seria produzido em serie; para isso uma carroceria de cair o queixo era necessaria bertone e marcello gandini outro jovem entao com 27 anos cria sua carroceria inesquecivel e o resto como se diz e historia mas e este resto esta historia que viemos contar aqui hoje todo miura criado pela lamborghini do começo em 1966 ate o fim em 1973 e um par deles feitos depois disso de quebra em ordem cronologica sao eles miura p400 1966 o miura na verdade ficava um pouco aquem dos 4 litri; o v12 media 82 × 62 mm dando um total de 3 929 cm³ o que arredonda para 3 9 litros e nao 4 o motor de qualquer forma era uma fera impressionante ate hoje 350 cv a 7000 rpm e 37 4 mkgf a 5000 rpm tinha dois comandos por cabeçote totalizando 4 comandos e duas valvulas por cilindro; quatro carburadores triplos weber 40 idl3c eram usados e a taxa de compressao era de 9 8 1 o transeixo de cinco marchas era integrado ao motor e ficava debaixo dele todos os carros tinham chassis e portas de aço com seçoes dianteiras e traseiras revestidas de aluminio aparentemente os 125 carros originais tinham chapas de aço mais finas os primeiros miuras eram caracterizados por seus volantes de madeira e alavanca de cambio reta tambem; em certo ponto o p400 ganha volantes revestidos em couro e a alavanca de cambio era ligeiramente curvada em direçao ao motorista mas a maneira mais facil de diferenciar um p400 dos modelos subsequentes e que o farol o para brisa e o acabamento da janela lateral sao pretos enquanto nos carros posteriores sao cromados o p400 era originalmente equipado com pneus pirelli cinturato cn72 na medida 205vr15 em rodas de aluminio exclusivas com parafuso central knock off as medidas basicas do miura nao mudariam; todos medem 4 360 mm de comprimento num entre eixos de 2500 mm e sao extremamente baixos aos 1 060 mm o p400 pesava a seco 1 125 kg e com todos os fluidos 1292 kg fazia o 0 100 km/h em 6 7 segundos; a lamborghini dizia que era capaz de 300 km/h mas ninguem o mediu acima de 275 km/h; era conhecido por ficar com a frente excessivamente leve depois de 200 km/h entao raramente foi testado alem disso miura p400 roadster 1968 so um miura roadster existe um carro especial criado pela bertone em 1968 na verdade um targa baseado no p400 foi exibido pela primeira vez no salao do automovel de bruxelas de 1968 alguns outros miuras tiveram seus tetos removidos e transformados em conversiveis mas o bertone miura roadster foi o unico miura de fabrica com teto aberto miura p400 s 1968 o p400s tambem conhecido como miura s foi apresentado no salao automovel de turim em novembro de 1968 e uma grande reformulaçao na verdade uma versao mais desenvolvida do carro originalmente o s seria um pacote opcional sobre o p400 mas no fim acaba substituindo o; poucos p400 foram feitos apos a introduçao do s o motor era basicamente o mesmo mas com algumas mudanças a principal delas nos dutos de admissao foram aumentados de 28 para 30 mm de diametro com isso e comandos de valvulas diferentes e outros ajustes no acerto resultam em 25 cv a mais para um total de 375 cv a 7700 rpm e 39 6 mkgf a 5500 rpm era mais pesado com 1 298 kg a seco entao o desempenho e semelhante ao do carro anterior 0 100 km/h em 6 5 segundos mas uma infinidade de outros itens foi alterado tambem os vidros das portas foram substituidos por vidros eletricos os revestimentos das portas foram trocados e um interruptor foi adicionado ao console central no teto havia agora um maneiro console cheio de chaves aeronauticas a soleira da porta foi revestida com uma chapa de aço inoxidavel com a inscriçao bertone serigrafada; o compartimento central do porta luvas recebeu uma tampa com trava articulada na parte traseira e a manopla de cambio de madeira foi substituida por uma manopla revestida de couro os pneus cresceram para 215/70vr15 na dianteira e 225/70vr15 na traseira e originalmente eram pirelli cinturato cn12 depois de 140 carros p400s produzidos uma serie 2 aparece com mais uma rodada de melhoria os semieixos foram trocados de juntas universais por juntas homocineticas; os freios a disco passaram de solidos para ventilados nas quatro rodas e olha vejam so finalmente um ar condicionado era opcional o p400s e produzido ate 1970 miura p400 jota 1970 o jota na fabrica em 1970; no cantinho wallace saindo este e um carro criado pelo engenheiro de validaçao e piloto de testes da lamborghini o neozelandes bob wallace era na verdade uma mula de teste para tentar homologar o miura nos regulamentos de corrida do apendice j da fia o carro foi apropriadamente chamado de miura jota a pronuncia da letra j em espanhol mais uma tentativa de entrar em competiçoes; seria pela recusa de ferruccio em gastar dinheiro nisso que no fim provocaria a saida de dallara e de wallace https //flatout com br/bob wallace o esquecido pai do countach original/ wallace fez extensas modificaçoes no chassi e motor em aerodinamica tambem; na frente um spoiler dianteiro tentava evitar o miura de decolar por exemplo a suspensao foi retrabalhada e as rodas alargadas 9 na frente 12 na traseira em liga de magnesio levissima as reduçoes de peso incluiram a substituiçao de componentes de aço do chassi e paineis da carroceria pela liga leve de aluminio avional e a substituiçao das janelas laterais por plastico alem do depenamento geral dos itens de conforto com o carro resultante pesando aproximadamente 400kg a menos que um miura de produçao o motor foi preparado para dar algo em torno de 440 cv a estratosfericos 8 800 rpm com uma taxa de compressao aumentada para 11 5 1 comandos de valvulas modificados igniçao eletronica lubrificaçao por carter seco e um sistema de escapamento menos restritivo infelizmente alem de nunca competir o unico carro foi vendido e destruido num acidente miura p400 sv 1971 o ultimo miura de produçao normal e o sv spinto veloce e facil de identificar por perder os cilios em volta dos farois dianteiros tambem lanternas traseiras e parachoques sao diferentes os para lamas traseiros sao tambem mais largos para acomodar as novas rodas traseiras e pneus pirelli cinturato 215/70r15 cn12 e 255/60r15 cn12 mecanicamente os carburadores mudam de weber 40idl3c para os mais modernos 40idl3l; junto com novos comandos e outra rodada de ajuste fino de wallace o motor chegava a 385 cv a 7850 rpm e 40 8 mkgf a 5750 rpm os ultimos 96 carros tambem finalmente tinham um transeixo separado do motor com sua propria lubrificaçao o que permitia o uso dos tipos apropriados de oleo para a caixa de cambio e o motor isso tambem aliviou as preocupaçoes de que aparas de metal da caixa de cambio pudessem entrar no motor com resultados desastrosos e caros e tornou a aplicaçao do diferencial autoblocante opcional muito mais facil como pesava o mesmo que o s reputa se que o sv conseguia fazer o 0 100 km/h em menos de 6 segundos miura p400 sv/j lembram do jota de wallace pois bem; sua majestade imperial o xa da persia mohammad reza pahlavi em uma de suas muitas visitas a fabrica da lamborghini ve o carro e se apaixona; pede uma versao de rua para si baseada no sv de rua nasce o miura p400 svj ou sv/j https //flatout com br/os lamborghini miura do xa do ira/ o svj usava o v12 do sv com 385 cv e nao o motor de corrida de 440 cv de wallace existem seis exemplos do miura svj construidos pela fabrica enquanto o miura ainda estava em produçao um foi construido novo e cinco foram convertidos de svs existentes um desses e o chassis 4934 que começou a vida como um miura sv pintado blu ischia metallizato com um interior branco mas antes de ser concluido convertido no svj do nosso amigo xa existiu tambem um svj spyder embora seja apenas uma curiosidade foi exibido no salao do automovel de genebra de 1981 muito depois do miura descontinuado e um carro pessoal do entao dono da empresa patrick mimran com acabamento em branco perolado o svj spider era o antigo miura s amarelo apresentado no salao do automovel de genebra de 1971 modificado mençao honrosa miura svr este nunca foi um carro de fabrica; como o svj spyder foi criado modificando se um carro antigo na fabrica mas vale a pena menciona lo como a versao mais extrema do miura a sair de santa agata o alemao hans staber queria converter seu miura s 1968 em jota; mas como nao fabricava mais miuras em 1974 a fabrica lhe disse que nao era possivel como e comum entre milionarios nao aceitou um nao como resposta e bateu nas portas da fabrica em fevereiro de 1975 munido de um conjunto de freios de um porsche 917 componentes de suspensao koni enormes rodas bbs de tres peças e uma tonelada de outros itens de alto desempenho ele tambem estava munido de uma lista de desejos do que queria que a lamborghini construisse o carro; dinheiro nao era um problema oito meses depois a lamborghini deu a ele o carro o miura jota svr o unico assim no mundo com o motor de corrida semelhante ao do jota de wallace com cerca de 440 cv com paralamas alargados e pneus muito maiores e reduçao de peso e reputado em fazer o 0 100 km/h em 4 segundos o mais radical de todos os miura ainda que um que nunca foi um modelo de catalogo
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