voce pode dizer qualquer coisa menos que a ferrari nao e criativa na hora de batizar seus carros o pessoal de maranello nao hesita em usar nomes alfanumericos codigos neologismos ou tudo isto junto e bem eles podem faze lo pois seus carros falam por si e se venderiam praticamente sozinhos mesmo que se tivessem nomes de dsts tome por exemplo a ferrari f12tdf era mesmo preciso escrever tudo junto e com letras minusculas fica parecendo erro de digitaçao ou preguiça mas e assim mesmo que se escreve de qualquer forma o que importa e nome da ferrari f12tdf e uma homenagem dupla a antiga corrida chamada tour de france automobile e a ferrari 250 gt tour de france que ja homenageava a corrida no fim dos anos 1950 vamos falar um pouco sobre tudo isso a tour de france foi uma competiçao automobilistica disputada pela primeira vez no distante ano de 1899 nada menos que 118 anos atras nao apenas as corridas de carro eram novidade mas o proprio automovel era uma criaçao recente mas voce sabe o que dizem o automobilismo começou assim que o segundo carro foi fabricado a primeira ediçao da corrida organizada pelo jornal diario le matin publicado entre 1884 e 1944 com o apoio do automobile club de france a corrida teve 19 ou 21 inscritos depende da fonte consultada apenas nove chegaram ao final da prova que utilizava vias publicas para definir um circuito que começava e terminava em paris passando por cidades como nancy aix les bains aix les bains perigueux nantes e cabourg nao precisamos dizer que embora os carros fossem lentos naquela epoca a velocidade media da prova era de apenas 13 km/h nem todos aprovavam a ideia de usar vias publicas para corridas de carro consideradas um esporte perigoso especialmente com as frequentes fatalidades decorrentes de acidentes e atropelamentos na epoca por conta disto as primeiras ediçoes da tour de france automobile aconteceram de forma intermitente nas decadas de 1910 e 1920 antes de desaparecerem completamente no inicio dos anos 1930 para piorar veio a segunda guerra mundial e a preocupaçao das pessoas com corridas de carro desapareceu dando lugar a tensao do conflito fabricantes de automoveis passaram a produzir equipamento belico enquanto jovens que talvez fossem se tornar pilotos acabaram pegando em armas paralelamente em 1903 teve inicio outra tour de france um corrida de bicicletas patrocinada por outro jornal que ironicamente se chamava l auto e na verdade nao cobria apenas noticias sobre automoveis mas sobre esportes em geral mesclados com comentarios politizados e permanece ate hoje como um dos principais eventos do ciclismo mundial se nao o mais importante deles [youtube id= 2yxdd_nkhac width= 620 height= 350 ] virou ate album do kraftwerk lançado em 2003 o retorno aconteceu em 1951 ja depois da segunda guerra aquela altura os carros ja estavam bem mais velozes e as corridas exigiam mais dos carros e dos pilotos no entanto estamos falando do inicio da primeira era de ouro do automobilismo na europa pilotos como stirling moss phil hill e juan manuel fangio que se tornaram nomes lendarios decadas depois ja estavam na ativa e hoje sao vistos como herois mas quem venceu a primeira ediçao da tour de france renascida foi o hoje desconhecido pierre pagnibon ao volante de uma ferrari 212 export cupe do qual 28 exemplares foram fabricados e era movido por um v12 colombo de 2 6 litros e 150 cv e foi ai que começou a relaçao toda especial da ferrari com a tour de france que venceu novamente em 1956 e seguiu com uma sequencia de outras oito vitorias ate 1964 sendo as duas ultimas com a ferrari 250 gto os belgas olivier gendebien e lucien bianchi dividiram a ferrari 250 gt berlinetta que venceu em 1957 1958 e 1959 carro que recebeu o sobrenome tour de france ou tdf depois de sua primeira participaçao uma corrida que durou dez dias algo incomum diga se pois as corridas costumavam durar entre seis e oito dias a carroceria era fabricada pela carrozzeria scaglietti com desenho da pininfarina foram feitos apenas 77 exemplares sendo que nove deles fazem parte da serie ii mais rara a ferrari f12tdf lançada no fim de 2015 e equipada com um v12 naturalmente aspirado de 780 cv esterçamento das rodas traseiras visual agressivo ate mesmo para sua proposta e carroceria estupidamente larga e uma referencia a estas ferrari 250 tour de france e as nove vitorias em sequencia da scuderia na corrida classica vale observar que a tour de france se tornou uma corrida diferente na decada de 1950 desta vez um trajeto de quase 4 000 milhas cerca de 6 400 km começando e acabando em nice passava nao apenas por varias cidades diferentes mas tambem por circuitos de corrida e estagios em subidas de montanha os trechos em vias publicas eram marcados como em um rali de regularidade enquanto nos circuitos eram disputadas corridas de ate dez voltas e nas subidas de montanha eram realizadas baterias cronometradas tal configuraçao aproximou a tour de france automobile de um rali [youtube id= k3onctiseao width= 620 height= 350 ] de fato em 1973 o tour de france deixou se tornou parte do calendario do campeonato mundial de rali como parte de uma transiçao que vinha ocorrendo ja havia alguns anos visava se economizar dinheiro e combustivel a crise do petroleo se instaurou exatamente em 1973 e o custo de organizar uma etapa de rali era bem menor que o custo de uma prova de longa duraçao que circundava todo o pais e causava muito desgaste e muitos gastos para carros e pilotos nao por acaso o tour de france se tornou um dos principais eventos do mundial de rali e foi vencido ainda outras tres vezes pela ferrari em 1972 ainda antes da inauguraçao do wrc com a 365 gtb e em 1981 e 1982 com a ferrari 308 gtb em 1986 com o fim do grupo b de rali por conta de acidentes fatais que vinham ocorrendo naquela decada tambem trouxe a ultima apariçao do tour de france no wrc a prova foi extinta e retornou apenas cinco anos depois em 1992 como evento historico mais proximo de sua configuraçao original desde entao foi rebatizada simplesmente como tour auto e conta com a presença de automoveis fabricados ate 1974 que disputam uma prova de regularidade em vias publicas francesas igual ao que era antigamente [youtube id= 4lboz1gale0 width= 620 height= 350 ]
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