ferdinand porsche foi indiscutivelmente um dos maiores engenheiros automotivos da historia ao longo de sua carreira ele criou o primeiro carro hibrido de que se tem conhecimento dezenas de carros iconicos como o mercedes ssk os lendarios monopostos de corrida da auto union e o fusca sua criaçao mais famosa mas apesar de ter sido o homem que transformou o nome porsche em sinonimo de velocidade e esportividade ferdinand porsche nunca projetou nenhum modelo porsche quem projetou os mais iconicos modelos da porsche foram ferdinand porsche e ferdinand porsche e embora isso pareça um erro de digitaçao o negocio e que tanto ferdinand porsche quanto seu filho ferdinand porsche batizaram seus filhos como ferdinand porsche e os tres ferdinand porsche tem relaçao direta com a porsche evidentemente e colaboraram significativamente para a criaçao da empresa para desfazer esta confusao voce deve ter em mente o que cada ferdinand porsche fez pela porsche e como eles sao identificados entre os iniciados no assunto para começar claro temos de conhecer o primeiro ferdinand — o homem que todos imaginam quando o nome ferdinand porsche e citado o homem que criou o fusca e fundou a porsche nascido em 1875 ferdinand porsche começou a trabalhar com carros em 1898 exatamente 50 anos antes de fundar a porsche — isso mesmo meio seculo antes da fundaçao de sua propria marca foi em uma fabricante de carrocerias austriaca chamada jakob lohner & company seus primeiros carros foram o egger lohner c 2 phaeton e o lohner porsche mixte hybrid ambos eram carros eletricos — algo relativamente comum naquele inicio de seculo — e coincidentemente ja tinham caracteristicas que seriam vistas mais tarde nos modelos porsche https //www flatout com br/o primeiro porsche foi um carro eletrico chamado p1/ o primeiro por exemplo era uma carruagem com um motor eletrico na traseira atras do eixo traseiro como um 356 ou um 911 e era capaz de chegar aos 35 km/h o segundo o lohner porsche mixte hybrid era um hibrido com motores eletricos nas rodas mas em vez de pesadas baterias para alimentar os motores ele usava um motor a combustao feito pela daimler que movia um gerador de eletricidade lançado em 1901 o lohner porsche mixte hybrid e considerado o primeiro carro hibrido da historia e tinha versoes de traçao integral ou traseira foram feitos cerca de 300 chassis deste modelo a maioria usados como caminhoes onibus e carros de bombeiros depois ferdinand foi para austro daimler a subsidiaria austriaca da daimler ali ele desenvolveu uma serie de carros de corrida dentre os quais se destaca o prinz henry de 1910 com o bom trabalho feito na austria ferdinand foi promovido ao cargo de diretor tecnico da daimler e mudou para stuttgart na alemanha seus primeiros projetos foram os mercedes w02 e w03 ambos sedas familiares de seis cilindros mas seu maior projeto na fabricante alema foi o ssk o lendario esportivo com motor seis em linha sobrealimentado por compressor mecanico que se tornou o carro mais rapido do mundo em sua epoca com velocidade maxima de 190 km/h com um curriculo solido e agraciado com o titulo de doutor honoris causa em engenharia na austria e na alemanha ferdinand conseguiu um emprestimo reuniu alguns colegas de trabalho e fundou a dr ing h c f porsche gmbh konstruktionen und beratungen fur motoren und fahrzeugbau em 1931 como fica claro pelo nome a nova empreitada de porsche era uma empresa de consultoria e construçao de carros e motores e foi isso o que eles fizeram começando por uma serie de motores para a wanderer e por um carro de corridas que nunca correu o p wagen a historia começou a mudar em 1933 quando adolf hitler decidiu motorizar a alemanha e mostrar ao mundo a superioridade tecnologica de seu pais ferdinand porsche acabou fechando um contrato com o governo alemao para produzir um carro popular e ainda se envolveu com a auto union voce sabe do que estamos falando o fusca e as flechas de prata da auto union ambos desenvolvidos pela empresa de ferdinand porsche o sucesso de porsche foi brevemente interrompido pela segunda guerra mundial entre 1939 e 1945 ferdinand acabou envolvido com os esforços de guerra e desenvolveu o tanque elefant alem de auxiliar a produçao de veiculos como o schwimmwagen e o kubelwagen usados pelos militares alemaes o envolvimento com os nazis lhe custou alguns anos na cadeia como criminoso de guerra em 1945 logo apos o fim do conflito foi nessa epoca que entrou em cena o segundo ferdinand porsche seu filho ferdinand anton ernst porsche mais conhecido como ferry porsche o segundo ferdinand ferry havia sido preso com seu pai e seu tio anton piech contudo ele foi libertado depois de seis meses enquanto os dois mais velhos continuaram presos em liberdade ferry retomou os negocios da familia em gmund na austria consertando carros bombas de poço e guinchos ate que o piloto e empresario italiano piero dusio o procurou para desenvolver um carro de corridas para disputar os grandes premios da epoca o resultado foi o type 360 cisitalia um dos primeiros monopostos de traçao integral da historia no fim o carro nunca correu mas o dinheiro recebido pelo projeto foi suficiente para libertar seu pai e seu tio da prisao aquela altura ferry tambem estava desenvolvendo um outro carro um modelo proprio que receberia o nome da familia colocando em pratica um velho sonho de seu pai ele usou como base o chassi do porsche type 64 um carro de corridas desenvolvido em 1939 a partir do prototipo do fusca feito no ano anterior e concluiu o primeiro prototipo com chassi tubular e carroceria de aluminio em 1948 no mesmo ano o carro foi homologado pelo governo austriaco e os porsche começaram a produzi lo em uma pequena serie feita a mao — o que significa que os primeiros porsche nao eram alemaes [caption id= attachment_133868 align= aligncenter width= 999 ] erwin komenda ferry porsche e ferdinand porsche ao lado do 356 nº 1[/caption] no ano seguinte a familia voltou a stuttgart mas nao conseguia credito nos bancos e nao podia usar sua antiga oficina ainda sob embargo americano para levantar recursos para continuar a porsche ferry pegou um dos 356 de gmund e começou a visitar concessionarias volkswagen para apresentar o esportivo para assinar uma ecomenda o concessionario precisava apenas pagar adiantado pelos carros assim ferry conseguiu dinheiro suficiente para retomar a fabrica e reiniciar a produçao dos carros na alemanha abaixo dando origem a porsche como conhecemos hoje ferry continuou a frente da porsche apos a morte de seu pai em 1951 cinco anos mais tarde seu filho ferdinand alexander porsche entao com 22 anos começou a trabalhar no departamento de design da fabricante depois de ter sido reprovado no teste de admissao para o curso de design industrial da waldorf school começava ali a historia do terceiro ferdinand o terceiro ferdinand ferdinand alexander porsche tinha o mesmo nome do avo e do pai mas ficou conhecido por seu apelido butzi diferentemente de seu pai e seu avo que eram engenheiros butzi era mais interessado no design dos produtos ele tentou estudar design industrial porem foi reprovado no exame de admissao por segundo seus examinadores nao ter talento para a arte talvez por isso butzi nunca se viu como um designer e sim como um artesao com talento para modelagem quando butzi começou a trabalhar na divisao de design da porsche seu pai ferry estava planejando o sucessor do 356 e gostaria que ele tivesse mais espaço interno butzi fez os primeiros esboços para este sucessor e os desenhos foram bem recebidos por ferry mas nao por erwin komenda chefe da divisao de design desde os tempos em que a empresa era comandada pelo velho ferdinand ferry entao orientou butzi sobre alguns elementos que deveriam mudar entre eixos mais longo sistema de suspensao e reforços para a potencia mais elevada mesmo assim komenda nao aprovou o design diante disso ferry levou os esboços de butzi a reutter uma fabricante de carrocerias sediada na mesma rua que a porsche la o projeto 901 ganhou seus traços finais e se transformou no carro que a porsche apresentou no salao de frankfurt de 1963 no ano seguinte ele foi posto em produçao porem rebatizado como 911 depois que a peugeot intercedeu com seus direitos sobre combinaçoes numericas com o zero no meio alem do 911 butzi porsche tambem foi o responsavel pelo design do porsche 904 um belo cupe de corridas lançado em 1964 por ter sido desenvolvido em um prazo apertado o projeto original sofreu praticamente nenhuma alteraçao ou intervençao externa e por isso e considerado por butzi seu melhor trabalho na porsche o 911 e o 904 foram os dois unicos modelos desenvolvidos por butzi ainda nos anos 1960 a porsche decidiu alterar sua natureza juridica passando de companhia limitada a sociedade anonima — uma mudança concretizada em 1972 e que acabou com qualquer envolvimento da familia na administraçao dos negocios diante disso butzi criou o porsche design studio em 1972 e passou a desenvolver conjuntos de malas e bolsas de viagem camisetas calendarios relogios material de escritorio e uma serie de outros produtos com design autoral entre seus itens mais famosos estao os oculos teardrop verdadeiros icones dos anos 1980 e ate mesmo os vlts de vienna
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