o que faz um ferrari ser um ferrari qual e a magica que faz essas maquinas transcenderem o normal e subverterem ate a ordem natural das coisas ao serem valorizadas como carros de segunda mao e nao depreciadas como quase todo o resto o que faz a marca manter esta mistica viva tantos anos depois o velho ter morrido e suas outrora famosas vitorias em pista definharem o que faz um ferrari ser um ferrari a base e a historia a fabula de enzo o ex piloto e aspirante a imperador deus de maranello que fazia carros sensacionais que venciam corridas importantes mundo afora mas que tambem podiam ser vendidos como carros de rua para milionarios mas sabemos que isso se perdeu num passado distante; a historia original permanece como uma fabula quase mas a realidade e que nada dessa epoca afora seus simbolos e divindades eternizados em pinturas e bustos pelas paredes permanece muito pouco e o acaso aqui a empresa protege sua marca de uma forma poucas vezes repetidas controlando a minucia toda noticia teste ou uso indevido dela batalhoes de advogados que imagino passaram a juventude defendendo a mafia ou terroristas de esquerda na italia hoje experientes o suficiente para nunca perder sao empregados pela ferrari para defender a marca mesmo que seja nos mais longinquos rincoes deste planetinha o longo braço da lei e uma das armas antigamente se a ferrari nao emprestasse carros para testes as revistas os conseguiam pelos donos hoje feito um governo orweliano a empresa descobre quem fez isso e nao mais ferrari para ti o que seria ok mas neste caso em particular significa que o cara para de receber ferraris a preço de tabela; receber ferrari a preço de tabela e o mesmo que imprimir dinheiro e esta para nascer um milionario que nao goste de dinheiro em primeiro lugar nao hoje o controle e total mas nada que nao tem uma base de significado solido uma acordada por todos nos como parte da aldeia global ainda signifique algo dura mantendo este valor mas o valor existe ainda primeiro pela exclusividade quando receber o privilegio de comprar um ferrari e so para quem ja tem ferrari ja começa ai a cobiça dos outros existem mais uma miriade de formas que a empresa usa para manter essa aura mas o que interessa aqui para a gente que se interessa na verdade por carros e bem os carros em si sao eles ferrari de verdade ferrari de verdade o que e isso se e carro de corrida que pode ser emplacado nao e mais desempenho superioridade tecnica pode uma empresa sozinha reivindicar a superioridade tecnica quando a gm pode fazer um ferrari generico pela metade do preço e claro que existem carros de maior desempenho ate eletricos mas ainda assim a mistica permanece o que faz de um ferrari um ferrari ha um ponto a ser defendido aqui uma que diz que um ferrari e a extrema expressao do carro italiano a culminaçao o maximo que se pode pedir da gente que fez todos os fiat todos os lancia todos os alfa romeo e todos ou cisitalia isotta fraschinni e oscas do passado um carro de temperamento latino agil leve ao toque com respostas rapidas relaçoes de marchas curtas brio nas curvas e giro alto mas mais que isso um que faz musica mais emocionante que a de qualquer pavarotti quando da a nota mais alta de todas as arias ja entonadas em todas as operas ja criadas um ferrari tem que fazer musica sim tem que fazer todas as outras coisas que um ferrari faz ter o fardo de toda sua historia ser exclusivo e belo como la loren ser inalcançavel quanto uma fabula e tudo mais mas para muitos tem que tambem ser o equivalente automobilistico de enrico caruso uma voz como nenhuma outra mas o que dizer de uma ferrari que no afa necessario de se manter tecnologicamente relevante e avant garde de ter seu desempenho inquestionavel frente aos competidores mundo afora abandone este basico principio musical quando a ferrari transformou o aspirado 458 italia pelo turbocomprimido 488 criou um carro melhor claro mas um pouco de sua alma nao se perdeu ali sim or turbocompressores fizeram parte de sua historia tambem mas parece que hoje olhando para tras algo de errado aconteceu ali basta ver que quando a gm foi fazer o tal ferrari generico o corvette c8 z06 baseou seus estudos nao no modelo turbo mas no ferrari 458 italia de 2009 a 2015 se copiar e a forma mais sincera de homenagear esta ai para quem quiser ver como o mundo ve como um ferrari deve ser a nova ferrari desde os anos 1980 quando luca de montezemolo chegou na empresa para acabar com a apatia e a crença que a ferrari sempre seria a ferrari mesmo fazendo carros inferiores a empresa começou a se tornar o que e hoje a ferrari de hoje moderna e filha do cerebro de montezemolo e nao de enzo; este morreu com o f40 sua ultima contribuiçao para a mitica da marca que leva seu nome [caption id= attachment_338861 align= aligncenter width= 999 ] 360 modena[/caption] a nova ferrari trazia primeiro a proteçao ativa da marca depois para manter esta marca valendo algo alem da exclusividade um investimento e confiança na engenharia sob montezemolo a ferrari se tornou um polo tecnologico talvez o mais importante fora da alemanha e japao para se manter relevante segundo esta estrategia toda mitica e historia sao apenas pano de fundo carros melhores farao o serviço e pronto o efeito e claro e imediato o mais ou menos 348tb/ts rapidamente se tornou o muito melhor 355 mas foi com o 360 modena de 1999 que se enxergou que a ferrari agora era protagonista de sua historia [caption id= attachment_338860 align= aligncenter width= 999 ] o 360 vira 430 com um novo motor[/caption] o carro por exemplo foi desenvolvido em parceria com a alcoa para uma estrutura agora intensiva em aluminio e bem mais moderna que o tradicional spaceframe tubular de aço usado nos ferrari desde tempos imemoriais o chassi era segundo a empresa 28% mais leve apesar de um aumento de 10% nas dimensoes gerais nao mais presa a tradiçoes a ferrari ia adiante mesmo de forma definitiva e sem duvidas alem do cambio manual de seis marchas aquele com a grelha de metal na base a fina alavanca cromada e a bola preta em cima o mais prazeroso dos comandos de transmissao ja inventados pela humanidade a ferrari tinha uma novidade a transmissao manual automatizada f1 com acionamento eletro hidraulico e caixa de cambio construida pela graziano trasmissioni quando se coloca fe na tecnologia como libertadora esta fe e total ainda de uma so embreagem essa transmissao era o primeiro passo na automatizaçao e o fim do manual na ferrari [caption id= attachment_338824 align= aligncenter width= 896 ] o f136 um novo motor e o ultimo aspirado[/caption] isso e fe em tecnologia e na ferrari parece ter funcionado melhor ate do que em lugares como a porsche as mas linguas diriam que os clientes da ferrari mais interessados em andar devagar no promenade des anglais preferiram o automatico; mas o fato e que era o melhor para alto desempenho o 360 deu lugar os 430 uma evoluçao de seu desenho mas mais um salto tecnologico e de capacidade tecnica no 360 o compacto v8 de virabrequim plano e 3 6 litros e 400 cv apesar de avançado e sensacional ainda era um descendente do v8 dino dos anos 1970 no 430 estreava um v8 completamente novo avançadissimo e pronto para deslocamentos maiores [caption id= attachment_338871 align= aligncenter width= 999 ] o f136fb a variaçao que iria no 458 italia[/caption] o novo motor designado f136 era necessariamente fisicamente maior que o anterior pois para alojar deslocamento maior precisava de mais distancia entre cilindros mesmo assim era apenas 4 kg mais pesado nesta primeira encarnaçao excelente o motor como seria usado depois no 458 e e efetivamente o ultimo v8 aspirado da ferrari entao merece descriçao era um v8 de aluminio a 90° com virabrequim plano como todo ferrari e aqui media 92 x 81 mm para um total de 4308 cm³ os cabeçotes eram dohc com variador de timing em todos os comandos 4 valvulas por cilindro e taxa de 11 3 1 com isso dava 490 cv a 8500 rpm e 47 4 mkgf a 5250 rpm a ferrari dizia que 80% deste torque estava disponivel abaixo de 3500 rpm [caption id= attachment_338836 align= aligncenter width= 999 ] 458 italia[/caption] os comandos eram acionados por corrente agora e o motor era mais baixo graças a um volante menor e mais leve e carter seco duas borboletas controladas pelo sistema bosch motronic me7 alimentavam dois plenum de admissao e debaixo deles quatro trombetas de admissao individuais em cada o 430 tambem contava com novos freios em liga de ferro fundido mais leve diferencial blocante eletronico novidade e a primeira aplicaçao em rua do hoje famoso manettino no volante para selecionar modos de conduçao a transmissao f1 e a manual continuavam opcionais o ferrari 458 italia em julho de 2009 aparecia um carro totalmente novo que hoje sabemos seria o ultimo ferrari v8 de motor central sem turbocompressor era o 458 italia o carro e uma culminaçao de anos de pesquisa da marca de maranello e um carro esporte com capacidade muito alem do que um mero mortal pode imaginar sem previa experiencia com um supercarro moderno tudo era novo num carro mais baixo largo e maior media agora 4527 mm num entre eixos de 2 650 mm mesmo assim quase nada mais pesado aos 1 565 kg o 430 pesava 1517 kg; o aliviado e mais caro 430 scuderia 1429 kg a suspensao era por duplo a sobreposto na frente e multi link na traseira juntamente com os sistemas de controle de traçao e diff e f1 trac pneus e rodas cresceram para 235/35 zr20 na frente e 295/35zr20 na traseira amortecedores magnetoreologicos e freios carbono ceramicos tornavam o carro extremamente obediente em direçao esportiva a direçao ainda era hidraulica ajudando um sistema de pinhao e cremalheira e um cuidado extremo para que sumissem todas as folgas e atritos parasitas no sistema; desenvolvido em parceria com a americana trw a revista car and driver disse a direçao lembra um pouco a de um honda leve como se os pneus dianteiros mal tocassem o chao mas com uma relaçao de 11 5 1 e incrivelmente rapida o controle direcional em uma curva e tao claro e explicito que voce jura que nao ha slip angle ir rapido e facil muito facil o 458 italia foi o primeiro carro deste tipo a nao oferecer mais o amado cambio manual vinha exclusivamente porem com um transeixo dct da getrag com sete marchas que casava muito bem com sua performance superlativa mas o que dominava a experiencia claro era o novo motor e seu berro de banshee celta se os banshee celtas tivessem aulas de canto lirico no la scala de milao o motor chamado f136fb era uma evoluçao do motor da 430 medindo agora 94 x 81 mm para um total de 4499 cm³ era o motor aspirado de maior potencia especifica entao com 127 cv/litro o que significa um total de 570 cv a 9000 rpm e 55 mkgf a 6000 rpm tres desenvolvimentos foram vitais injeçao direta de combustivel reduçao do atrito e menos restriçoes ao fluxo de ar de admissao e escape o sistema de injeçao funcionava a alta pressao 2 900 psi e o formato do topo do pistao em concha ajudava a carga de injeçao ser rica perto da vela e pobre em outros lugares resfriando as temperaturas de combustao e permitindo a alta taxa de compressao de 12 5 1 as saias do pistao recebem um revestimento de grafite para reduzir o atrito e os tuchos recebem um revestimento diamond like carbon o dlc as perdas por bombeamento no carter que chegavam a fazer se perder 1 mkgf no motor anterior segundo a ferrari foram reduzidas a quase zero com um novo sistema de carter seco totalmente diferente para v8 de alta rotaçao assim o gerenciamento do oleo e onde esta o segredo como a chevrolet descobriu na sua copia moderna o z06 atual a aceleraçao oficial de 0 100 km/h e de 3 4 segundos e a velocidade maxima mais de 325 km/h um carro realmente impressionante em tudo que fazia mas que ainda assim nao pode ser descrito so assim https //www youtube com/watch v=dxusyzpe a8 disse aaron robinson da c&d emergimos de lado em um bale de borracha virando fumaça o tacometro fixo em sua linha vermelha de 9 000 rpm barulho nos temos o seu barulho aqui voce nao dirige uma ferrari 458 italia voce pega seus terminais positivo e negativo e deixa a corrente eletrica arrepiar seus cabelos ela faz whaaaoooop quando voce pisa no acelerador e explode para frente um dardo vermelho de aluminio equipado com cintos de segurança nunca mais uma descriçao tao vivida foi feita sobre um carro deste tipo a escalada de potencia e velocidade continua impressionante e tem suas vantagens embutidas logico mas quando a 488 com o som inevitavelmente mais mudo e mais grave dos turbo apareceu o que perdemos parece bem mais memoravel do que o que ganhamos o ultimo v8 aspirado central da ferrari em 2015 menos de uma decada atras se tornou passado hoje se voce quiser algo remotamente parecido zero km vai ter que procurar uma imitaçao americana numa loja da chevrolet e mole
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