o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts o melhor de dois mundos muitos de nos começamos a gostar de carro muito cedo muitas vezes antes mesmo de entendermos qualquer coisa sobre eles leva um tempo para que depois de aprender um pouco sobre as diferentes fabricantes as diversas configuraçoes mecanicas e a historia de cada automovel escolhamos nossa favorita e ainda assim para quem realmente gosta de carro pode ser tao dificil escolher uma marca do coraçao quanto explicar os motivos para esta escolha cheguei a esta conclusao depois de conversar com luiz gustavo tambem conhecido como jack dono de um belissimo honda civic vti ek4 modelo da ultima geraçao do civic hatch a ser oferecida no brasil originalmente equipado com mitico motor b16 quatro cilindros de 1 6 litro naturalmente aspirado que ficou famoso por ter uma das potencias especificas mais altas do mundo 100 cv por litro sem induçao forçada o vti de jack passou por um procedimento que para alguns e uma heresia recebeu um turbocompressor assim e um carro que junta o melhor de dois mundos a redline estratosferica do motor b16 e a elasticidade dos motores turbinados com uma boa dose de torque sempre que desejado o melhor de tudo e que seu dono nao poderia estar mais feliz com o carro que ja e seu ha dez anos e com uma bela pintura laranja ele certamente nao sera confundido com nenhum outro vti que roda pelo brasil nem pelo visual nem pelo ronco e muito menos pelo desempenho relaçao antiga o carro foi comprado por jack em 2010 das maos um amigo que estava passando por mudanças em sua vida historia antiga que muitos ja vivemos ou conhecemos alguem que viveu e o vendeu a um bom preço daqueles que voce nao se perdoaria nunca caso deixasse passar alem do valor amigavel era um carro que jack ja conhecia bem seu amigo havia comprado o vti de seu primeiro dono um senhor que utilizara o carro muito pouco sendo o terceiro proprietario nosso personagem da semana conhece muito bem seu historico e so tem elogios ao hatchback robusto bem acertado dificil de quebrar e pouco exigente em manutençao so o basico de que todo carro precisa para funcionar bem por muitos e muitos anos sabendo disso perguntei a jack qual era a razao para que ele gostasse tanto do civic e especificamente do vti ek4 e como tudo na vida foi um processo jack começou com digamos substancias mais leves hoje eu estou com 31 anos quanto eu tinha uns 13 mais ou menos comecei a frequentar os foruns de carro e o primeiro foi o corsa team tanto que meu primeiro carro foi um corsinha gls completao e tal era bem louco mas quando fiz 14 anos conheci os grupos de honda nao sei exatamente o motivo acho que gostava do pessoal e foi nesta epoca que eu andei pela primeira vez em um ek de um amigo meu o fabio aro que devia ter uns 18 anos na epoca foi paixao a primeira vista o nome e familiar para boa parte dos leitores do flatout o carro a que jack se refere e o civic vti que fabio ja vendeu ha algum tempo e ate ja apareceu nos achados meio perdidos do flatout muito integro e bem acertado e nas palavras do juliano barata temperado na dose certa nao e de se admirar que o hot hatch do fabio tenha sido a porta de entrada de jack para o mundo dos vti mundo do qual ele nao pretende sair tao cedo evoluçao na epoca da compra o vti tinha cerca de 85 000 km o motor ja havia sido montado pelo dono anterior ha bastante tempo e jack diz que basta procurar para encontrar alguns videos bem antigos de mais de dez anos onde o vti aparece com uma configuraçao completamente diferente verde escuro com o motor supercharged e jack nao esconde o fato de que o civic ja participou de uma infinidade de track days e eventos de arrancada com ele e com o dono anterior [gallery columns= 2 size= large type= grid ids= 270164 270159 ] na verdade ele ate fala com orgulho eu acompanhei este carro por muito tempo e sei que ele e muito bem nascido nunca deu nenhum tipo de problema so foram feitas manutençoes e melhorias de performance mas nunca quebrou nunca trincou o bloco nada do tipo e um atestado a robustez do projeto original claro mas o merito tambem vai para marcio mastroianni dono da way motorsport oficina especializada na preparaçao dos motores honda em sao paulo/sp que faleceu em 2017 jack ressalta alias que o corsa que ele teve antes do vti era o unico nao honda no qual mastroianni colocava as maos a receita jack ja pegou o carro com o deslocamento ampliado de b16 passou a b18 com a adoçao de pistoes de 81 5 mm e virabrequim com maior curso os componentes internos sao todos forjados pistoes cp custom bielas eagle e virabrequim crower as valvulas sao de inox da ferrea com pratinhos e molas de titanio e o comando e um gsr de graduaçao mais agressiva o cabeçote teve os dutos polidos e o trabalho de fluxo foi feito na paula faria e o bloco ganhou um reforço block guard para evitar surpresas desagradaveis [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 270230 270228 270198 270188 ] o turbocompressor e um k26 com rotor de titanio com direito a um intercooler gigante nas palavras do proprio jack a pressao de trabalho e generosa 1 6 bar e com a injeçao programavel fueltech ft500 e injetores id1050x da injector dynamics o motor rende 454 cv nas rodas e 54 kgfm o cambio e original sem alteraçoes pois o escalonamento ja e muito bem feito e os componentes sao superdimensionados reza a lenda que o cambio do vti aguenta 600 cv tranquilamente sem reforços o chao do carro segue a receita basica deste tipo de projeto com molas eibach mais firmes e amortecedores tag preparados aliados a discos de freio de 300 mm da power brakes na dianteira os traseiros sao os originais do carro [gallery type= grid link= file size= medium ids= 270199 270193 270194 270195 270191 270185 ] as rodas sao replicas das enkei rpf1 de 15 polegadas calçadas com pneus 195/55 nas quatro rodas pintadas de preto elas complementam de forma muito interessante a pintura laranja tri coat da carroceria que tem a base laranja e um verniz translucido amarelo por cima proporcionando uma tonalidade aberta e com bastante profundiade o carro ja tem esta cor ha tres anos e o processo de pintura envolveu desmonta lo todo pintando tambem a parte interna do monobloco e o cofre do motor o interior e bem mais discreto fora o volante momo os mostradores auxiliares e a manopla de metal para o cambio os demais elementos internos sao originais de fabrica e impecaveis [gallery type= grid link= file size= medium ids= 270221 270220 270219 270218 270214 270209 ] e o acerto de autoria do ro da ro garagem na vila maria e muito bem feito suave e perfeitamente utilizavel quando se conduz normalmente e selvagem quando se pisa fundo e um carro bem manso bem docil para andar no dia a dia mas quando voce espeta o pe e vai trocando as marchas e cantando pneu ele gira ate 9 500 rpm e voce cola no banco da ate certo medo mas e muito bom [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 270177 270172 ] uma coisa bacana do carro de jack e a forma como ele o utiliza o tempo todo em viagens a trabalho e para lazer sem qualquer restriçao isto fica claro pelas marcas no interior pequenos sinais de um carro que da alegria a seu dono a cada vez que e levado para um passeio a expressao de felicidade do dono ao lado do vti nao nos deixa mentir bem quem nao abriria um sorriso de orelha a orelha sabendo que pode acelerar todos os dias um dos melhores hot hatches ja feitos preparado para render quase tres vezes a potencia original isto mesmo ninguem
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