a menos que estejam completando o visual original de um classico as calotas sao um dos acessorios mais rejeitados pelos entusiastas e por qualquer pessoa que se importe um pouco com um visual equilibrado para seu carro — especialmente porque elas tendem a ser associadas a versoes de baixo custo e quase sempre tem uma estetica questionavel mas esta e uma percepçao moderna da coisa na maior parte de sua historia as calotas tinham uma funçao pratica alem da estetica quando foram inventadas em 1680 nao digitei errado nao elas serviam para cobrir as pontas de eixo besuntadas de graxa das carruagens impedindo que a graxa sujasse as pessoas que eventualmente tocassem a roda e tambem que a graxa acabasse contaminada por poeira o que anularia seu efeito lubrificante quando os primeiros carros surgiram elas continuaram adotadas pelas mesmas razoes era uma forma de proteger a ponta de eixo e ao mesmo tempo providenciar um acabamento mais bonito a algo tao caro como o automovel isso so mudou sutilmente quando as rodas de aço estampado surgiram com a possibilidade de modelar a superficie da roda voce nao precisava mais de uma peça destacavel para proteger a ponta de eixo — que tambem começaram a receber suas proprias tampinhas protetoras quando isso aconteceu as calotas se tornaram acessorios meramente esteticos que serviam para refinar o visual dos carros escondendo os parafusos de roda e o anel centralizador desde entao as calotas se tornaram meros elementos esteticos geralmente usadas quando os contadores de moedinhas precisam manter o custo de um carro o mais baixo possivel mas como sempre os automobilistas entraram na jogada e descobriram que as calotas nao precisavam ser somente umas peças decorativas que so serviam para acrescentar massa nao suspensa e sair voando por ai nas corridas eles perceberam que se uma roda de seus carros de corrida dava quase 20 voltas por segundo a 160 km/h essa rotaçao poderia ser usada como uma turbina para proporcionar efeitos aerodinamicos que auxiliam varios aspectos do desempenho do carro bastaria projetar uma calota com aletas que gerassem o efeito desejado assim surgiram as rodas do tipo turbofan — uma mistura das palavras turbine e fan que significam turbina e ventilador em ingles a primeira fabricante a produzir estas rodas e calotas foi a bbs ainda nos anos 1970 [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 160942 160943 ] a ideia por tras delas e simples apos uma frenagem o ar aquecido pelos freios fica estagnado ao redor do disco e na caixa de roda com a rotaçao das rodas as aletas das calotas passam a atuar como um exaustor que extrai esse ar quente e ajuda a arrefecer o sistema impedindo a perda de desempenho dos freios por superaquecimento fading como efeito colateral eles ainda poderiam auxiliar sutilmente no aumento da downforce uma vez que extraiam o ar que ficava sob o carro — ainda que o efeito fosse minimo as rodas turbofan foram muito comuns nas corridas de endurance dos anos 1970 de modo que outras marcas começaram a produzir e a utilizar esse tipo de conjunto ja nos anos 1980 a evoluçao das tecnologias de usinagem e fundiçao permitiu que as rodas fossem fabricadas com um design que providenciava resistencia ao mesmo tempo em que gerava o efeito aerodinamico [caption id= attachment_160941 align= aligncenter width= 1025 ] as rodas tipo turbofan dispensavam as calotas[/caption] como era praxe naquele tempo a tecnologia nao demorou a ser transferida para os carros de rua logo no final dos anos 1970 a bmw instalou as calotas aerodinamicas no seu supercarro o m1 depois foi a porsche quem adotou o sistema no 959 a chevrolet no corvette c4 a bmw no m5 e34 e praticamente todas as fabricantes passaram a desenvolver rodas de liga leve que gerassem este efeito — fosse para extrair o ar quente ou lançar ar fresco para os discos caso do m5 e34 [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 160937 160938 160939 160940 ] as calotas turbofan contudo tinham um inconveniente aumento da massa ainda que fossem estreitas e feitas de aluminio elas acrescentavam massa nao suspensa ao carro e tambem aumentavam a massa do conjunto roda e pneu o que afeta o momento polar de inercia das rodas mesmo as rodas que eram construidas em uma unica peça tinham uma face parcialmente fechada sem janelas no fim dos anos 1980 surgiram as primeiras rodas com raios espaçados que permitiram um melhor arrefecimento dos freios ao mesmo tempo em que reduziam o peso do conjunto de roda e pneu tambem nesta epoca surgiram os primeiros discos de carbono ceramica mais eficientes em altas temperaturas combinados as novas rodas com janelas de ventilaçao maiores a eficiencia dos freios ja nao era mais uma preocupaçao como nos anos 1970 e as rodas/calotas tipo turbofan cairam em desuso o retorno inusitado em 2006 a ferrari apareceu para a temporada da formula 1 com uma cobertura de fibra de carbono nas rodas traseiras a ideia era a mesma das calotas dos anos 1970 extrair ar quente mas nao apenas para arrefecer os freios e sim reduzir a zona de baixa pressao entre a roda e a carenagem do carro mantendo um fluxo de ar limpo direcionado para a asa e o difusor traseiro logo as equipes perceberam a vantagem e praticamente todas adotaram o componente naquela mesma temporada a ferrari apareceu com um dispositivo semelhante na roda dianteira porem ele nao girava junto com a roda o principio era o mesmo extrair ar quente da roda e arrefecer os freios a festa durou pouco com problemas devido ao desprendimento destas calotas a fia decidiu banir qualquer tipo de cobertura das rodas para contornar o banimento a ferrari adotou uma mini calota feita de magnesio o mesmo material das rodas como pedia o regulamento que era instalada entre o parafuso central e as bordas de forma semelhante as antigas rodas turbofan dos anos 1980 como os componentes precisam ser homologados antes do inicio da temporada nenhuma equipe conseguiu copiar o apetrecho a malandragem tambem durou pouco em 2011 a fia criou zonas de exclusao nas quais qualquer aplicaçao de material tornou se proibido entre as zonas estavam os raios das rodas alem da formula 1 quem tambem usou calotas aerodinamicas foi a equipe penske nos ovais de alta velocidade da indy naquele caso contudo a intençao era apenas reduzir o arrasto aerodinamico — que segundo mr roger penske era 2 5% menor com as calotas elas acabaram banidas em 1994
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