a maioria esmagadora dos carros a combustao tem motores com cilindros em linha ou em v os motores flat e boxer com cilindros deitados sao mais raros mas ainda estao por ai nos porsche e subaru modernos cada configuraçao tem suas vantagens e desvantagens em packaging distribuiçao de massas e rendimento e cabe a cada fabricante definir as razoes para adotar um ou outro tipo de motor sejam elas tecnicas economicas ou mesmo filosoficas o que voce nao costuma ver por ai sao carros com motores radiais entao quando a gente topa com um como o porsche 356 ai em cima nao ha como nao ficar no minimo intrigado e ou nao e ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] esse carro e um porsche 356 outlaw escola de modificaçao popularizada pela americana emory motorsports alias e bem possivel que o proprio rod emory fundador da empresa tenha sido o criador do termo que colocando de forma simples descreve um hot rod feito com base em um porsche alivio de peso motor mais forte e mudanças no chassi para acompanhar suspensao preparada freios maiores esse tipo de coisa um porsche outlaw tambem costuma ter elementos que nao condizem com o que geralmente se espera de um porsche classico e podem gerar controversia e ate revoltar os mais puristas dai a ideia de fora da lei e voce quer algo mais controverso que um porsche 356 que troca o boxer por um motor radial antes de tentar responder vamos falar um pouco sobre os motores radiais em si os primeiros motores radiais comerciais foram produzidos antes de 1910 e foram bastante utilizados por fabricantes de avioes na primeira metade do seculo 20 ha uma razao tecnica para isso por sua propria natureza eles eram perfeitos para a instalaçao no nariz dos avioes com a helice instalada diretamente no virabrequim um motor radial possui os cilindros dispostos radialmente em relaçao ao bloco como os raios de uma roda dai seu nome geralmente possuem numero impar de cilindros motores tres cinco sete ou nove cilindros sao os mais comuns e por causa do seu formato tambem sao chamados de motor estrela em alguns idiomas sternmotor em alemao motore stellare em italiano ou moteur en etoile em frances um dos cilindros tem a chamada biela mestra que e a unica ligada diretamente ao virabrequim os demais utilizam bielas articuladas que dependem do movimento da biela mestra para serem atuados na aviaçao os motores radiais tem algumas vantagens uma delas e o tamanho apesar do grande diametro sao motores bem curtos a maior parte deles tem apenas uma fileira de cilindros outra vantagem e a modularidade para aumentar o deslocamento do motor radial basta adicionar uma segunda fileira identica a primeira para obter o dobro do deslocamento e em tese o dobro da potencia sem aumentar o diametro do motor mais um vantagem e a simplicidade mecanica se comparados aos motores em linha o aspecto de um radial e intimidador mas a verdade e que os motores radiais possuem menos partes moveis que um motor em linha no virabrequim por exemplo ha apenas dois rolamentos independentemente da quantidade de cilindros ja um motor de quatro cilindros em linha possui pelo menos cinco rolamentos alem disso o proprio virabrequim e mais curto e mais rigido e os motores radiais tambem sao mais suaves nos quatro tempos a ordem de igniçao sempre alterna os cilindros em um radial de cinco cilindros por exemplo a ordem de igniçao e 1 3 5 2 4 e 1 novamente formando um pentagrama perfeito alias somada a adiçao de um contrapeso no virabrequim essa caracteristica garante funcionamento liso e sem vibraçoes por fim os motores radiais costumam dispensar arrefecimento liquido os cilindros fresados e o proprio posicionamento do motor no nariz do aviao sob constante fluxo de ar ajudam a manter a temperatura ideal sem a necessidade de radiadores a nao ser que estejamos falando de duas ou mais fileiras de motores ja que as fileiras de tras nao recebem tanto ar quanto a primeira https //flatout com br/quais as vantagens dos motores radiais entenda como eles funcionam/ claro que com o passar do tempo o surgimento de outros tipos de propulsores aeronauticos como os turbojatos aposentou os motores radiais como principal tipo de motor usado em avioes como os v8 flathead ou o boxer a ar do fusca eles hoje em dia sao mantidos em atividade pelos entusiastas das aeronaves classicas ou como viemos aqui para contar acabam indo parar na traseira de um porsche 356 outlaw sim agora vamos falar do carro o projeto foi criado por uma empresa australiana chamada radial motion e sim voce adivinhou eles sao especializados em motores radiais no caso estamos falando de motores de tres cilindros criados especificamente para automoveis e os motivos para a ideia sao simples de entender segundo a radial motion tem mais a ver com a busca por algo diferente e cheio de personalidade do que com as vantagens tecnicas o motor da radial motion e robusto simples e tem alto desempenho alem de entregar um ronco marcante e de ter tremendo apelo visual diz o site da empresa e de fato ver dois cilindros brotando do assoalho de um porsche 356 e algo definitivamente raro por aqui inedito https //www youtube com/watch v=jnvgp4ibl18 a radial motion nao diz exatamente as especificaçoes do motor que foi instalado no carro como prova de conceito ou seja para mostrar que e possivel e da certo o que eles dizem porem e que pode se comprar versoes 2 0 1 998 cm³ ou 2 1 2 104 cm³ e que ambas tem potencial para entregar ate 100 cv por litro sem induçao forçada ou seja se for o motor 2 1 estamos falando de 210 cv ha uma boa razao para que o 356 tenha sido escolhido os motores radiais da radial motion sao feitos sob medida para serem instalados em carros com motor boxer a ar na traseira volkswagen e porsche alem do 356 uma kombi e um fusca diferentemente do porsche eles receberam a versao arrefecida a liquido que aceita melhor preparaçao pesada em todos os casos a radial motion garante que os motores sao plug and play e so remover o boxer e colocar o radial em seu lugar sem a necessidade de qualquer tipo de adaptaçao como mostra o video abaixo no qual o motor e instalado em um triciclo https //www youtube com/watch v=je0aszxdznq a radial motion e bastante jovem na verdade o primeiro motor vendido foi funcionou pela primeira vez em fevereiro de 2021 e segundo eles trata se apenas do primeiro projeto outros motores pouco comuns para carros ja estao nos planos incluindo um v2 modular que pode ser transformado em v4 ou v6 apenas ligando dois ou tres motores pelo virabrequim talvez esses caras nao vao revolucionar o mercado de swaps mas iniciativas ousadas como essa sao sempre bem vindas
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