por manoel malafaia amigos flatouters eu sou o manoel e e uma honra ter a oportunidade de contar para voces a aventura de alguns amigos motos e um dos destinos mais sonhados de dez entre dez gearheads janeiro 2021 todo mundo literalmente de saco cheio de 2020 pandemia parecia na epoca controlada e indo para o fim ledo engano entao era o momento perfeito para terminar a viagem iniciada em 2018 permitam me um desvio rapido esse relato esta prometido desde julho de 2018 mas uma quebra fez mudarmos os planos e concluir de carro alugado um abraço para o fred que estava em 2018 e nao pode ir nessa voltando para 2021 joguei a ideia em um grupo de whatsapp da turma de moto imaginando que ninguem aceitaria e para minha surpresa todos aceitaram para definir a data os que tinham limitaçao foram negociar as ferias com os respectivos chefes data inicial definida e duraçao 10/05/2021 com sete dias vamos iniciar os planejamentos planejamento e preparativos aqui cabe uma serie de ressalvas viajar de moto requer preparo fisico e planejamento dos trajetos algumas motos tem autonomia limitada e/ou posiçao de pilotagem esportiva que interfere no tempo do piloto em cima da moto e por consequencia no tamanho dos trechos entre abastecimentos isso tudo deve ser considerado por mais romantico e aventureiro que possa parecer uma viagem de moto saindo sem destino a realidade e muito mais proxima disso porque a vida adulta e cruel quando voce tem tempo nao tem dinheiro quando voce tem dinheiro nao tem tempo entao o planejamento tem que ser muito otimizado em tempo porque nunca e facil conseguir sete dias com os amigos em uma vida adulta de alguns coroas quarentoes detalharei mais abaixo… e claro nao podemos esquecer das temperaturas proximas de 0ºc agora que temos o contexto vamos deixar a musica de fundo aperte o play e continue a leitura https //www youtube com/watch v=4ruj4kagblc&ab_channel=ac%2fdc topic criei uma planilha no google drive e comecei calculando a autonomia das motos os dados de consumo foram informados pelos donos sendo assim pude definir que o trecho maximo seria de 250 quilometros o ponto de partida seria vila velha/es com destino a sao joaquim/sc passando pelo rastro da serpente apenas o trecho ate curitiba/pr partindo de apiai/sp e conhecendo urubici/sc e urupema/sc com os limites definidos e os objetivos vamos para o google maps horas debruçado nos mapas procurando postos trajetos e hoteis no fim ficou assim ai alguem pode questionar mas precisa tabelar tudo olha minha experiencia em viagens anteriores e que o dia esta rendendo chega hora de almoçar acha que esta cedo fica conversando um pouco mais e quando percebe ja se passaram duas horas e voce ainda tem 400 quilometros pela frente e acaba viajando a noite em estradas desconhecidas o que nao recomendo estando de moto mesmo assim com todo esse planejamento aconteceu imagine sem a planilha o primeiro dia foi o mais extenso e foi proposital na vespera ninguem dorme na ansiedade da viagem entao combinamos de sair muito cedo as 05 00 e adiantar o maximo mas o que percebemos logo apos o almoço foi planejar 833 km na frente do computador e mole mas va rodar isso tudo começamos o dia em rodovias simples e passando dentro do rio de janeiro com medo de assalto e apesar dos trechos de baixa velocidade media conseguimos executar o cronograma muito bem mas existe um dado nessa planilha que foi acrescentado apenas naquele primeiro dia o tempo de deslocamento essa informaçao nao foi considerada e se mostrou relevante e se voce estiver achando muita frescura vou destacar uma triste realidade ser quarentao e sedentario nao e a mesma coisa de ter 30 ou 20 e ser sedentario os tiozoes sofreram na viagem principalmente os tres com motos de posiçao esportiva os detalhes estarao nas consideraçoes finais frio como se preparar de moto para o frio aqui pode parecer complicado mas nao e a dica de ouro nada de equipamento gringo impermeavel isso so serve pra te fazer passar calor o ano inteiro e te molhar quando chove no brasil e equipamento de cordura de verao ventilado e capa de chuva isso mesmo capa de chuva igual de motoboy com essa dupla e uma segunda pele de inverno comprada em lojas de materiais esportivos voce enfrenta muito bem as mudanças de temperatura outra coisa que nao posso deixar de citar e que aconteceu durante o planejamento definam as regras antes combinem tudo e exponham as preocupaçoes melhor uma pequena discussao antes que uma briga durante a viagem e isso e muito importante façam de tudo para evitar desentendimentos durante a viagem ainda durante o planejamento fui acompanhando as noticias da regiao e ja estavamos de olho na manutençao que a serra do rio do rastro esta passando percebemos que saindo na segunda feira pegariamos tres dias de serra fechada o bloqueio acontece durante os dias uteis da semana entre 07 00 e 18 00 entao alteramos o dia da saida para quarta para assim termos a possibilidade de passarmos pela estrada na vespera entao a viagem começou a planilha estava feita e eu fiz minhas reservas no dia 22 de março divulgamos a viagem para toda turma e mais cinco toparam seria uma viagem de 10 motos mas soldados foram caindo pelo caminho e dois dias antes da viagem restaram cinco motos que agora serao as apresentados eu com 39 anos 1 83 m 93 kg semi sedentario de yamaha fazer 600 s ano 2009 denilson com 39 anos meio em forma de yamaha fazer 600 s ano 2007 delano de 42 anos totalmente sedentario com um ganho de 10 quilos na pandemia de triumph speed triple ano 2015 paulo com 37 anos em forma de yamaha tracer 09 ano 2020 e eduardo 49 sedentario de yamaha xt 1200z super tenere ano 2015 [gallery type= grid link= file columns= 5 size= medium ids= 290049 290050 290051 290032 290033 ] a tenere 1200 e disparada a melhor opçao para longos trechos a tracer e o meio termo as duas fazer tem posiçao de naked esportiva mas com guidao um pouco menos baixo e bolha como faz toda diferença ter bolha na moto ja a speed triple foi a mais puxada foi importante fazer um paralelo entre o condicionamento fisico idade e motos porque algumas das aventuras a seguir foram influenciadas por essas combinaçoes começa a viagem primeiro dia partimos em tres eu denilson e paulo de vila velha/es as 05 00 da quarta feira dia 12/05/2021 e encontramos o delano as 05 30 em guarapari/es 40 quilometros a frente os quatro seguimos com destino a sao jose dos campos/sp com 833 quilometros planejados para o dia pistas simples no espirito santo percorridos sem nada a destacar apos campos do goytacazes/rj começam as duplicaçoes e a velocidade media sobe mas nao posso deixar de destacar a tensao de passar em quatro motos grandes dentro do rio de janeiro/rj apesar da nova alça que liga a rio niteroi com a linha vermelha ter ajudado muito entramos na dutra e chegamos ao primeiro pedagio o combinado e uma pessoa pagar o pedagio de todos para otimizar o tempo ao sair do pedagio o cabo de acelerador do denilson fica solto parecendo que arrebentou a moto continua andando mas com aceleraçao limitada ficamos preocupados com uma possivel parada no caminho mas seguimos para ver ate onde iria chegamos ao hotel as 17 40 com as motos ja abastecidas e correntes lubrificadas prontas para o segundo dia [caption id= attachment_290035 align= aligncenter width= 892 ] delano manoel denilson e paulo[/caption] segundo dia o segundo dia começa com o terror do motociclista chuva terror nada so a chatice de colocar as capas de chuva mesmo partimos com um pouco de atraso aquela famosa enrolada para ver se passa a chuva para tentar nao vestir os equipamentos mas nao teve salvaçao [caption id= attachment_290036 align= aligncenter width= 1360 ] os 4 ja preparados para chuva[/caption] o destino no segundo dia era o rastro da serpente era porque a moto vermelha do denilson novamente nao queria trabalhar parando no primeiro pedagio a atendente avisou esta saindo fumaça da sua moto ja rolou aquele desespero mas pagamos o pedagio e encostamos logo a frente identificamos um vazamento de oleo e ficamos na duvida se seria um vazamento pelo filtro ou ate o retentor do eixo o que seria menos provavel olhamos nao encontramos nada apertamos o filtro novamente e decidimos seguir saimos da dutra sentido campinas/sp a luz do oleo acendeu denilson desligou a moto na hora e encostamos novamente ficamos pensando o que fazer chamar o guincho da rodovia ele so tira voce da beira da estrada vamos chamar o guincho do seguro entao entra no app descreve tudo e envia enquanto isso liga na seguradora para confirmar enquanto estava na ligaçao encosta um guincho ele estava nas proximidades e viu o chamado no app foi mais rapido que a ligaçao [caption id= attachment_290037 align= aligncenter width= 892 ] bora para concessionaria yamaha mais proxima reparem na felicidade do dono da moto mas quem estava feliz mesmo era o guincheiro tudo isso aconteceu as 07 40 da manha do segundo dia na foto e possivel ver o brilho no pneu traseiro era oleo de motor… um perigo [/caption] foi o melhor lugar possivel para acontecer um problema as melhores rodovias do pais perto de grandes centros e ainda no inicio do dia o problema filtro de oleo nao sabemos como mas o o ring do filtro se soltou depois de 1 200 quilometros rodados desde a ultima troca de oleo o filtro e de um lote e marca conhecidos por acaso tres das cinco motos estavam com filtro do mesmo lote o serviço foi realizado por mim mesmo e o dono com o maior cuidado ja para viagem mas o resumo do prejuizo uma troca de oleo e filtro por r$ 220 o cabo do acelerador corrigido apenas soltou do guia e moto lavada para seguir viagem as 11 00 vejam bem o dia começa com uma moto parada com luz de oleo acesa e tudo resolvido em tres horas por r$ 220 prontos para seguir viagem melhor impossivel infelizmente tivemos que retirar o rastro da serpente do roteiro mas foi uma pequena perda depois de tudo que aconteceu e estavamos muito felizes por seguir viagem todos pela regis bittencourt pilotamos ate curitiba tudo correu sem percalços e o unico destaque fica para a pessima entrada da cidade que esta em obras a pelo menos 5 anos que eu presenciei ficamos 30 minutos para percorrer 8 quilometros de moto mas o hotel e a churrascaria fizeram esquecer essa chateaçao com louvor infinitas gargalhadas regadas a cerveja e churrasco e isso foi so o fim do segundo dia terceiro dia no cafe da manha uma grata surpresa duas meninas motociclistas de campinas/sp estavam em curitiba/pr chegaram pelo rastro da serpente e iriam descer pela serra da graciosa com destino a morretes/pr e tao dificil ver meninas gearheads motociclistas entao foi digno de nota encontramos o eduardo que apesar de ser de vitoria/es esta trabalhando em manaus/am e chegou na noite anterior pegou a moto que ja estava preparada e estava no posto na saida da cidade começamos o dia sob uma leve garoa que sumiu ja na descida de curitiba/pr com destino a lauro muller/sc pelas excelentes estradas do litoral sul chegamos no bloqueio ao pe da serra do rio do rastro as 17 00 sim bloqueio como citado acima a estrada esta passando por manutençao ja ha um ano e fica liberada das 18 00 as 07 00 apesar de nao ser tao bonita a noite esta sem iluminaçao provisoriamente tivemos o beneficio de subir sozinhos fomos os primeiros da fila e nao estava aberta para carros naquela hora — eles sao liberados a partir das 19 00 voce esta imaginando que subimos acelerando essa estrada nao e para isso cotovelos variaçao de grip asfalto / concreto agua atravessando sujeira de obras e baixa luminosidade nao recomendo fazer graça nessas condiçoes entao apos uma calma subida chegamos ao principal objetivo depois das fotos partimos para sao joaquim/sc onde passariamos a noite mas nao sem mais um causo a soma de cansaço sedentarismo e frio fazia 6ºc fez o delano errar uma curva para direita indo para a contra mao pouco antes de dois caminhoes que vinham no sentido oposto nada aconteceu alem do susto e a calça suja mas fica o alerta longas viagens de moto demandam preparo fisico e equipamento adequado ele estava passando frio e apenas a sorte nos salvou de uma acidente serio como bons amigos que somos passado o susto a curva foi batizada de serra do delano cagado [caption id= attachment_290021 align= aligncenter width= 1360 ] panoramica do entardecer de sao joaquim[/caption] aquecidos e descansados encerramos o dia com vinho e pizza quarto dia começamos o dia com 4ºc no termometro na programaçao era o dia mais e leve menos quilometros e muitos lugares depois de tres dias seguidos de viagem acabamos esticando o cafe da manha e ja saimos tarde ainda no estacionamento da pousada vimos que a tracer do paulo estava com pneu um pouco baixo paramos no posto para calibrar e identificamos um vazamento todo dia uma novidade calma o dia estava so começando agora era hora de ir para urubici/sc pegar os ingressos para acesso a area militar do cindacta/morro da igreja e pedra furada mas o que seria uma viagem sem os amigos chegando no vilarejo de perico ainda em sao joaquim/sc o delano erra uma curva e cai ja pensei pronto acabou a viagem ele esta machucado a moto nao anda mas incrivelmente nada aconteceu apenas arranhou o slider da moto alavanca do freio traseiro e spoiler o piloto um arranhao na mao calça suja e orgulho ferido [caption id= attachment_290026 align= aligncenter width= 892 ] o arranhao na mao[/caption] como nada de grave aconteceu imediatamente batizamos o local de serra do delano deitado uma amizade pode ser refeita mas o momento de uma piada jamais sera recuperado enviei para o google maps a atraçao turistica vamos esperar se eles aprovam e publicam para que possa ser facilmente encontrada passada a zoeira fica o aprendizado segundo o proprio delano deitado agora em pe fui economizar no pneu e saiu bem mais caro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 290028 290030 ] o passeio no icmbio e bem concorrido tem que ficar de olho no site e fazer o cadastro com uma semana de antecedencia como aconteceu muita coisa antes atrasamos a chegada para retirar o ingresso e tambem a entrada no parque mas foi muito bom ficamos praticamente sozinhos no local e a vista e surpreendente [caption id= attachment_290023 align= aligncenter width= 892 ] pedra furada[/caption] [caption id= attachment_290025 align= aligncenter width= 1190 ] eduardo manoel paulo delano e denilson[/caption] [caption id= attachment_290027 align= aligncenter width= 1190 ] elas… speed triple tenere 1200 tracer 09 e duas fazer 600s[/caption] proximo destino serra do corvo branco a ideia inicial aqui era ir ate a entrada da serra mas o eduardo esteve aqui um mes antes com a namorada e desceu com garupa e uma estrada bem inclinada e alterna entre asfalto precario e cascalho solto bom se ele desceu com a garupa por que nos nao vamos [caption id= attachment_290029 align= aligncenter width= 1360 ] foto na entrada[/caption] [caption id= attachment_290031 align= aligncenter width= 1360 ] vista de baixo[/caption] [caption id= attachment_290042 align= aligncenter width= 1190 ] paulo e manoel[/caption] [caption id= attachment_290053 align= aligncenter width= 1360 ] a na volta paramos para mais umas fotos…eduardo paulo e manoel[/caption] o paulo que estava de tracer tem 1 60 m de altura mas ele e um profissional circense equilibrava a moto com apenas a ponta de um dos pes a moto patinava no cascalho rabeava mas ele nao deixou cair ao contrario de outros como veremos a frente sao aproximadamente 14 quilometros imperdiveis ida e volta de estrada de terra nao e um caminho para iniciantes mas esta longe de ser complexo ou impossivel indo devagar e bem tranquila recomendo a todos o terceiro local do dia era a serra do rio do rastro sob a luz do dia mas o tempo ja estava apertado saimos do corvo branco com destino a urubici e depois a lauro muller ja no asfalto foi a vez do denilson palavras dele avistei uma bicicleta com uma vassoura virei para tras para olhar e quando percebi ja estava fora da rodovia do acostamento la no mato usando sua moto de arado e preparando o terreno para plantio ninguem sabe como mas saiu ileso e voltou para a rodovia mais uma para o dia o momento nao foi registrado mas fica aqui uma imagem semelhante acabamos chegando tarde e pegamos o tempo virando e anoitecendo mas faz parte da experiencia o nevoeiro pesado [caption id= attachment_290058 align= aligncenter width= 1190 ] nevoeiro na serra do rio do rastro[/caption] [caption id= attachment_290065 align= aligncenter width= 1190 ] fechamos bem o dia[/caption] quinto dia começamos o retorno com essa vista de sao joaquim/sc com destino a curitiba/pr mas ainda tinha mais acho que podemos afirmar que demos muita sorte com o clima [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 290056 290059 290055 290061 290062 290057 290075 290079 290066 290078 ] realmente a estrada a vista o clima sao indescritiveis vale a pena e e real e verdadeiro tudo o que dizem sobre a estrada sendo um domingo estava cheio comboio de carros motos e todo tipo de veiculo ate quadriciclos voltando de alguma competiçao na regiao espaços disputados tudo lotado mas nao reduziu em nada a experiencia valeu a pena cada momento e sem nenhum contratempo chegamos a curitiba no final do dia aqui tem um detalhe legal o eduardo nao estava na foto pois sua filha de 12 anos iria com a gente para vitoria/es esperamos ter mais uma gearhead no futuro sexto dia saimos de curitiba com garoa mas o tempo abriu em seguida agora com uma nova integrante na turma duda 12 anos em sao paulo decidimos passar pela marginal e nunca vi uma sinalizaçao tao confusa nao pode expressa o que e expressa e quem nao e de sao paulo nao pode horario xx nao pode direita nao pode esquerda sobe velocidade desce velocidade tudo foi feito para voce errar — e logico tem um radar bem escondido em cada canto graças ao medo de perder a carteira comprei um suporte de celular para moto e o waze guiou a medida do possivel ate a saida mas foi sem duvidas o momento mais tenso de toda a viagem [caption id= attachment_290060 align= aligncenter width= 1360 ] a vassoura de urubici voltou para atormentar denilson[/caption] setimo e ultimo dia a tenere 1200 resolve chamar atençao um raio da roda traseira se soltou e foi devidamente descartado sera substituido ao final da viagem [caption id= attachment_290082 align= aligncenter width= 1360 ] depois de descer a serra das araras[/caption] [caption id= attachment_290067 align= aligncenter width= 1190 ] ultima foto da turma reunida[/caption] mas o ultimo dia nao terminou sem historias uma cancelada de pedagio no capacete e um tombo de moto parada ficam registrados para posteridade pelo delano como disse acima o paulo de moto alta e com 1 60 nao fez feio e o delano caiu com moto baixa e parado amigos nao perdoam ele esta sofrendo ainda consideraçoes e aprendizados preparo fisico e idade ficou claro para mim que viajar de moto depois dos 35 sem estar com preparo fisico em dia ou com uma moto mais apropriada nao e mais facil como antigamente o tiozao aqui sofreu na moto baixo e em defesa do delano que tem cinco parafusos na perna de acidentes anteriores ele foi um guerreiro entendemos por que os coroas viajam de bmw gs 1200 banco largo total proteçao aerodinamica altas velocidades por longos periodos tudo favorece a moto menos as multas entre campos dos goytacazes/rj e tubarao/sc as estradas sao todas duplicadas e com boa velocidade arrisco dizer que concluimos 4 300 km sem multas mas respeitamos bastante os limites nas estradas duplicadas no ultimo trecho de campos ate vitoria foi pista simples e lenta muito transito de caminhoes e obras de duplicaçao so nao foi pior porque conhecemos bem o percurso mas apos sete dias na estrada e 4 000 quilometros foi bem sofrido chegamos todos inteiros por volta das 19 00 a viagem foi um sucesso veiculo e equipamento na planilha de preparaçao tinha uma aba de checklist de equipamentos meu primeiro aprendizado foi que esqueci de luva de inverno confiando em polaina de guidao nao foi suficiente nos 6ºc de sao joaquim/sc o aprendizado do delano foi economizar o pneu dianteiro resultou em tombo bobo mas que poderia ser serio nao brinque com o frio na moto demos sorte de nao pegar chuva mas esses 6ºc em chuva seriam muito mais dificeis evite ao maximo terminar o dia viajando a noite saia mais cedo pilotar o dia inteiro e rodar o ultimo trecho cansado e no escuro nao e uma boa decisao aconteceu com a gente e eu nao recomendo preparo fisico nao importa o que voce fazia antes dos 35/40 a idade e cruel aprenda isso logo mais tarde sera pior ainda se voce nao chegou se prepare para chegar bem se assim como eu ja chegou ou esta passando recupere o tempo perdido tenho planos para viagens ainda maiores e elas so vao acontecer se eu estiver no peso e em forma voce aproveita o caminho o destino acorda bem disposto e tudo fica melhor e amigos e foda envelhecer escrevo para voces um semana apos chegar e ainda estou me recuperando o caminho ele importa por que o caminho ja pensou quanto tempo e dinheiro nos dedicamos a algum bem material isso te trouxe a experiencia que desejava estou perguntando isso porque as vezes despejamos muitas expectativas em coisas e perdemos o caminho a experiencia eu nao lembro de rir tanto em um espaço tao curto de tempo e sabe de uma coisa a viagem nao ficou cara veja o previsto e realizado se voce for em uma moto menor ou de carro dividindo a gasolina com amigos procurar hoteis mais em conta e economizar na alimentaçao pode facilmente fazer essa viagem com r$ 1 500 entao deixo aqui o meu convite façam suas aventuras conheçam os lugares que desejam aproveitem o caminho que e tao importante quanto o destino a vida passa passa rapido o tiozao aqui de 39 demorou muito mais que imaginou para fazer essa viagem e percebeu que o relogio esta correndo que o tempo aquele cruel perseguidor nao para proximos destinos eu ouvi ushuaia quando irei quantos dias precisarei sera que fica muito caro ainda nao sei essas respostas mas espero que nao demore muito para descobrir e desejo a todos muitos quilometros de gargalhadas e incontaveis historias para suas vidas um abraço dos tiozoes do trecho
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