ja faz algum tempo que retomamos a serie uma breve historia de quase todos os hot hatches iniciada com os modelos da fiat depois de dar sequencia com a trinca das fabricantes francesas peugeot renault parte 1 parte 2 e citroen parte 1 parte 2 e chegada a hora de falar ingles neste post começaremos a contar a breve historias de quase todos os hot hatches da ford o braço norte americano da ford criou alguns esportivos lendarios especialmente na decada de 1960 a era de ouro dos muscle cars na europa porem carros com dimensoes mais contidas e motores menores levaram a ford a adotar os costumes locais assim enquanto os esportivos da ford nos eua eram via de regra cupes com motor v8 e vocaçao para o quarto de milha na europa investia se em motores mais giradores e capacidade de fazer curvas nos anos 60 foram o lotus cortina e as duas primeiras geraçoes do escort carros que se tornaram lendas por seus proprios meritos foi assim ate meados dos anos 1970 ou seja ate a chegada dos hot hatches nos vamos começar a traçar a historia deles neste post partindo do primeiro de todos e indo ate o inicio dos anos 1990 ford fiesta rs e xr2 se a volkswagen tinha o golf a ford tinha o fiesta o primeiro hatchback de traçao dianteira e motor transversal da ford foi lançado em 1976 dois anos depois do golf e na verdade era menor com dimensoes mais proximas do vw polo originalmente o ford fiesta de primeira geraçao era equipado com o motor valencia com 957 cm³ que tinha comando no bloco e 45 cv o motor valencia era derivado do ford kent que tambem deu origem ao motor endura e visto no brasil ate meados dos anos 1990 a primeira versao esportiva do fiesta veio em 1979 inspirada pelos antigos escort rs1600 rs1800 e rs2000 o fiesta rs acima para fazer jus ao sobrenome rallye sport o fiesta rs tinha um motor kent de 1 3 litro capaz de entregar 75 cv era potencia o bastante para ir de zero a 100 km/h em 11 2 segundos com maxima de 166 km/h no reino unido o fiesta rs mk1 era vendido como fiesta supersport o carro tinha rodas de liga leve com desenho exclusivo adesivos nas laterais farois auxiliares grade na cor da carroceria e molduras pretas nos para lamas segundo consta a ford colocou o fiesta rs no mercado para testar a receptividade do publico a uma versao esportiva do hatch como o carro foi bem recebido em 1981 foi lançado o fiesta xr2 a sigla xr vinha de de xperimental research pesquisa experimental e o carro tinha um motor 1 6 kent com 84 cv capaz de leva lo de zero a 100 km/h em 9 5 segundos com maxima de 171 km/h foi o que bastou para que o fiesta xr2 se tornasse um dos favoritos dos pilotos de rua da epoca que no reino unido eram conhecidos como boy racer em 1983 foi lançada a segunda geraçao do fiesta que na pratica era uma atualizaçao da primeira novos farois e lanternas na dianteira para choques envolventes e um interior mais moderno e confortavel o fiesta xr2 foi atualizado de acordo ganhando um novo body kit e tambem um novo motor o cvh derivado do kent porem com comando simples no cabeçote com isto chegava aos 95 cv e levava o fiesta xr2 aos 100 km/h em 9 4 segundos com maxima de 180 km/h ate entao o fiesta xr2 usava carburadores para alimentar o motor isto mudou com a chegada da terceira geraçao em 1989 desta vez uma nova geraçao de fato o fiesta mk3 tinha linhas mais modernas e acabamento ainda mais caprichado e a versao esportiva ganhava injeçao eletronica passando a se chamar xr2i movido por uma versao de 110 cv do motor cvh com comando no cabeçote o fiesta xr2i ia de zero a 100 km/h em 9 8 segundos com velocidade maxima de 193 km/h seu visual tambem era mais agressivo com para choques exclusivos rodas maiores e farois auxiliares quadruplos na dianteira que talvez fossem meio exagerados mas com certeza tornavam o xr2i inconfundivel ford escort xr3 e rs turbo a terceira geraçao do ford escort lançada em 1980 foi a primeira a adotar o layout de traçao dianteira e motor transversal e tambem foi a primeira com carroceria hatchback de duas portas a fim de ganhar praticidade e brigar com o vw golf as geraçoes anteriores eram cupes como tal o mk3 tambem deu origem ao primeiro hot hatch da familia escort o xr3 acima lançado junto das demais versoes o xr3 era movido por cvh 1 6 com carburador weber de corpo duplo para entregar 96 cv e 13 4 kgfm de torque suficientes para ir de zero a 100 km/h em 9 7 segundos com velocidade maxima de 182 km/h o visual do carro trazia rodas de desenho exclusivo para choques na cor da carroceria e um spoiler traseiro de borracha este visual apareceu no nosso escort xr3 em 1983 exceto que o modelo brasileiro tinha uma versao modificada do motor cht 1 3 de origem renault com comando no bloco e 83 cv enquanto isto em 1982 a ford adotou um sistema de injeçao eletronica no motor cvh rendendo ao hot hatch um novo sobrenome xr3i com 105 cv o escort xr3i conseguia acelerar de zero a 100 km/h em 9 6 segundos com velocidade maxima de 185 km/h a quarta geraçao do escort lançada em 1986 era na verdade uma reestilizaçao do mk3 com linhas um pouco mais suaves e interior remodelado o xr3i permaneceu praticamente igual com a mesma decoraçao e o mesmo motor cvh de 105 cv [gallery type= grid columns= 2 size= medium link= file ids= 221617 221618 ] por outro lado aquela altura ja havia uma versao esportiva do escort que era ainda mais interessante o rs turbo lançado em 1984 ainda na terceira geraçao o escort rs turbo tinha visual bem mais radical com molduras bem destacadas nos para lamas um grande spoiler frontal grade na cor da carroceria e farois auxiliares o motor era uma versao turbinada do cvh 1 6 com 132 cv e 18 5 kgfm de torque era potencia suficiente para ir de zero a 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de 207 km/h [gallery type= grid link= file size= medium ids= 221621 221622 221623 ] a partir de 1986 com a chegada do escort mk4 o rs turbo mudou de visual mantendo a distinçao em relaçao as outras versoes o motor era o mesmo cvh 1 6 turbo de 132 cv mas o zero a 100 km/h agora era cumprido em 7 9 segundos os carros desta fase costumam ser chamados de escort rs turbo s2 de series 2 com apenas 5 000 exemplares fabricados para homologaçao no wrc o campeonato mundial de rali a rs turbo s2 e uma das versoes mais cobiçadas do escort mk4 europeu ford fiesta rs turbo o escort nao foi o unico hot hatch da ford a adotar a sobrealimentaçao na segunda metade dos anos 1980 em 1989 com o lançamento do fiesta mk3 a ford lançou o fiesta rs turbo que tambem usava uma versao sobrealimentada do motor cvh curiosamente o 1 6 turbo era marginalmente mais forte que no escort 133 cv e 18 8 kgfm [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 221626 221627 ] como resultado o fiesta rs turbo tinha desempenho semelhante ao do escort rs turbo 0 100 km/h em 8 2 segundos e velocidade maxima de 210 km/h o visual do carro era bem semelhante ao que se via no fiesta xr2i porem com rodas de tres raios curiosamente o ford rs turbo protagonizou um dos poucos casos de upsizing da industria automotiva em 1992 a ford optou por trocar o motor cvh 1 6 turbo pelo zetec 1 8 naturalmente aspirado com 130 cv o desempenho do pocket rocket permaneceu o mesmo mas seu nome passou a ser fiesta rs 1800 ford sierra rs cosworth o ford sierra rs500 e o grande parentese desta lista ele e o unico com traçao traseira era este o maior defeito do sierra seus rivais como o opel ascona tinha aderido ao arranjo mais moderno de traçao dianteira com motor transversal com isto o ford sierra nao foi um sucesso logo de cara a ford precisou tornar seu visual mais palatavel ao grande publico e investir em versoes esportivas para faze lo vingar [caption id= attachment_221630 align= aligncenter width= 1024 ] ford sierra xr4i[/caption] esta segunda parte do plano foi concretizada pela primeira vez com o sierra xr4i fabricado entre 1983 e 1985 e equipado com um v6 cologne de 2 8 litros e 150 cv nao era exatamente um conjunto empolgante ainda em 1985 porem a ford se redimiu com o sierra rs cosworth criado para homologar o sierra nos campeonatos europeus de turismo o sierra rs cosworth tinha este nome porque o cabeçote do motor era desenvolvido pela cosworth com dois litros de deslocamento comando duplo no cabeçote e turbo o motor 2 0 16v entregava 204 cv e 28 1 kgfm sendo capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em 6 8 segundos a velocidade maxima era de 235 km/h o visual do sierra rs cosoworth incluia para lamas alargados novos para choques com farois auxiliares embutidos e a hoje emblematica asa traseira elevada dos cerca de 5 500 exemplares do sierra rs cosworth fabricados 500 deles foram transformados pela aston martin no sierra rs500 cosworth em 1987 na epoca a aston pertencia a ford o que possibilitava este tipo de manobra o sierra rs500 ganhava um turbo maior um jogo de quatro injetores extras e uma nova bomba de combustivel para entregar 227 cv acompanhados de 28 2 kgfm de torque o motor era acoplado a uma caixa manual de cinco marchas a borgwarner t5 a mesma do mustang na epoca e o conjunto era capaz de levar o carro ate os 100 km/h em 6 1 segundos com velocidade maxima que encostava nos 250 km/h ford escort rs cosworth eis aquele que certamente e o mais emblematico desta lista o escort rs cosworth ainda que na verdade ele nao fosse bem um escort era praticamente um sierra rs500 disfarçado com entre eixos mais curto para caber na carroceria de um escort mk5 e um sistema de traçao integral para torna lo mais neutro nas curvas assim o rs cosworth e o unico escort mk5 com motor longitudinal ele tambem era ligeiramente diferente dos outros mk5 com porçao traseira depois da coluna c um pouco mais longa alem disso com mais de 400 peças estruturais alteradas o escort rs cosworth tinha a carroceria duas vezes mais rigida que a do escort comum os escort rs cosworth trazia uma nova versao do motor 2 0 16v turbo com cabeçote cosworth capaz de entregar 220 cv a 6 250 rpm e 29 6 mkgf a 3 500 rpm — o suficiente para chegar aos 100 km/h em 6 3 segundos como o sierra o escort rs cosworth era uma versao especial de homologaçao porem para o grupo a do wrc por isto a ford foi obrigada a fabricar 2 500 exemplares em 1992 estes primeiros carros eram considerados demasiadamente ariscos visto que o motor cosworth era basicamente uma versao amansada do 2 0 turbo usado em competiçoes que era capaz de entregar mais de 300 cv por isto nos anos seguintes a ford realizou alguns ajustes para torna lo mais docil um turbo menor e um novo modulo de controle do motor com isto o rs cosworth pasou a entregar 227 cv a 5 500 rpm e 31 1 mkgf a 2 750 rpm os numeros eram maiores porem aproveitados em rotaçoes mais baixas tornando o escort rs cosworth um carro mais acessivel ao motorista comum ao todo foram fabricados 7 145 exemplares do escort rs cosworth ao longo de cinco anos de produçao de 1992 a 1996
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